quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

UM AMIGO DO PEITO (45)

NEM TUDO ESTÁ TOTALMENTE PERDIDO - SALVE OS QUE SE REUNEM PELA BOA MÚSICA
Noite de segunda, 06/12/2010, calor escaldante aqui no sertão paulista e uma turma de abnegados adoradores da boa e inabalável MPB resolvem se reunir para fazer o que gostam: degustar uma boa comida, tocar, cantar e ouvir música de reconhecida qualidade. O motivo (sempre existe um) era mais do que justo. Mês passado a maioria estiveram envolvidos com o espetáculo "Dois na Bossa", que reviveu no Templo Bar o imortal musical onde Jair Rodrigues e Elis Reginal encantaram o país. Do sucesso alcançado no Templo foi marcada uma festa, algo para celebrar o ocorrido e traçar planos futuros. O local escolhido foi justamente no mesmo onde ocorreram os ensaios para o musical, o imenso barracão (o que seria aquilo, um pré-estúdio ou um imenso salão de baile?) defronte a casa de dois protagonistas, Denise Amaral e seu marido, Neto.

Amigo de todos que por lá estiveram, fui também convidado e não comparecer num evento desses, na noite de uma segunda é o mesmo que você dar um tiro no próprio pé. Será que existiria outro lugar reverenciando a boa música como aquele na noite de segunda? Com certeza, o que presenciei ali foi algo indescritível. Vamos aos nomes. Os dois donos da casa, Norba Motta (que fico sabendo é uma espécie de presidente do lugar, faz o que quer, decide, manda prender e soltar), o baterista Toninho, João Paulo Biano e namorada (ela canta lindamente e estarão juntos do Mister Up, dia 12, no SESC), Sivaldo Carmargo (que dirige musicais magistralmente, assim como um copo de uma boa bebida - faz a ambos sem se alterar), Cida Conca (vem tirando lindas fotos de todos os espetáculos na cidade) e um baterista que estava sumido da cidade e volta agora de Londrina para reassumir posto que sempre foi seu, Paulinho Saca, juntamente da esposa. Naquele dia recebia meu amigo paulistano Fausto Bergocce, ilustrador de mão cheia e o levei à festa. Depois chega outra cantora de mão cheia, a outra Denise. Com esse time reunido Neto abre seu "baú de encantos" e põe na mesa variedades de sua especialidade culinária. Liberou o estúdio para quem quisesse tocar e cantar e "obrigou" todos a adentrarem um lagarto feito em fatias, de um dia para outro, desses de lamber os beiços. Quase no fim, Denise, a esposa apresenta algo seu, um cuscuz iguais ao que minha mãe faz em casa.

No teclado instalado ao fundo, Norba sentou e mostrou seu outro lado, o de excelente pianista. Sentadinhos no banquinho ao seu lado foram se revezando os presentes. Tudo começa com a Denise Amaral (lindos os clássicos de jazz), depois a outra Denise, depois João Paulo (começou com o Bêbado e a Equilibrista) e depois um revezamento, de cantoria e garfo. Neto, que ficou anos sem tocar, devido suas atividades bancárias, voltou com a corda toda. Num certo momento, disse estar sendo assediado por alguns amigos, que insistem para que toque junto música sertaneja junto a eles. "Até vou. Marco presença, gosto do ritmo, mas me realizo mesmo com a boa MPB", reafirma. De tudo o que vi, uma constatação simples, direta e conclusiva: NEM TUDO ESTÁ TOTALMENTE PERDIDO, EXISTE QUEM GOSTE E PRATIQUE O EXERCÍCIO DA BOA MÚSICA. Me vi no meio deles e isso me recarregou para o restante da semana. O melhor nome para aquele reencontro é o de um CD que tenho aqui no mafuá, o "NINHO DE COBRAS - AO VIVO". Caiu como uma luva.

RICARDO KOTSCHO NO PROGRAMA DO JÔ - Na terça, quem esteve no Programa do Jô, TV Globo, 23h50, foi o jornalista Ricardo Kotscho. Jô, como sempre, tenta encostar na parede os adversários do seu pensamento e o interpela sobre a Censura, Liberdade de Expressão e controle social da mídia (sic). Kotscho dá uma lavada no indelicado gordo. Cliquem a seguir e vejam o que realmente existe de verdade sobre isso: http://programadojo.globo.com/videos/v/ricardo-kotscho-e-o-controle-social-da-midia/1389308/

Nenhum comentário: