quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

UM COMENTÁRIO QUALQUER (77)
UM BANQUEIRO QUE SE VIRA COM SEUS PRÓPRIOS RECURSOS
Não gosto nem um pouco de elogiar banqueiros. Diante de meus 50 anos de vida dentro de um cruel regime capitalista, onde o capital predatório se faz presente e atuante, seria um contrasenso fazê-lo sem uma explicação. Faço o elogio e depois a competente explicação. Espero que entendam. O banqueiro que quero elogiar é o também apresentador de TV e dono do SBT, o SILVIO SANTOS. Todos acompanharam a enrascada onde se meteu o sr Abravanel com o seu banco, o Panamericano. Ficou à beira do precipício, quase falido, mas foi salvo pelo gongo. A solução veio dele próprio. Contrariando tudo o que já foi feito quando bancos quebram nesse país, mostrou ser diferente do usual. O habitual são todos darem uma sonora banana para os correntistas, investidores, clientes e salvar o que podem, recorrendo sempre aos préstimos dos governos, tanto estaduais como federais. Saem sempre ilesos. Desconhecia quem não agia dessa forma entre banqueiros até me deparar com o que Silvio fez para salvar seu banco.

Ele colocou todo o seu patrimônio pessoal como salvaguarda para garantir um empréstimo milionário e manter o banco funcionando. Até o SBT e o Baú da Felicidade entraram no risco. Tudo, mas tudo mesmo. Ele não recorreu em nenhum momento a qualquer tipo de empréstimo federal, desses a fundo perdido, sem garantias. Foi macho, como poucos. Fez o empréstimo colocando em risco todo o amealhado ao longo dos seus 80 anos e salvou seu negócio bancário (temporariamente ou não, veremos). Gostei disso e daí meu elogio. Imaginem um Daniel Dantas na probabilidade de quebrar seu banco. Alguém em sã consciência imaginaria ele fazendo o mesmo. Nunca. Daí a diferença.

Vi outras. Depois do anúncio, Silvio foi procurado insistentemente por evangélicos televisivos, os tais a arrebanharem multidões via TV, aquela ladainha usando o nome de Cristo para tornarem-se milionários da noite para o dia. Resistiu e colocou todos para correr. Não vendeu espaço no SBT para nenhum deles. Ponto para ele. Depois, algo mais da quebradeira, quando sabe-se da paúra dele para com esse segmento religioso, bem presente dentro do seu lar. O banco estava entregue a esse segmento, ligado à esposa e daí deu-se o desenlace conhecido. Silvio continua o cruel capitalista de sempre, mas age com mais sensibilidade que seus pares. Faço isso aqui, para reestabelecer a verdade dos fatos e em homenagem às nossas mães, principalmente a minha, que todo santo domingo não desgruda os olhos da telinha, tudo para ver o programa do sr Abravanel.

EIS UM DOS MOTIVOS PARA ELOGIAR ARGENTINOS: A grande maioria dos países da América do Sul passaram por cruéis ditaduras militares, todas truculentas. Passados vários anos do fim de todas elas, percebo que o Brasil é um país que manterá insepulto a criminalização dos excessos cometidos no período. Faltou coragem para colocar no banco dos réus os ditadores e seus asseclas, os que executaram o serviço sujo. Isso não ocorre na Argentina. Hoje, Jorge Rafael Videla, o ditador militar que melhor representou a exceção argentina foi julgado e condenado a prisão perpétua e cumprirá pena num presídio. Deu para sentir as diferenças... Por aqui, nem um torturador como Brilhante Ustra não conseguimos penalizar. Lá o buraco é mais embaixo e gosto disso.

3 comentários:

Anônimo disse...

Pelo jeito minha mãe é igualzinho a sua, pois adora Silvio Santos.

Aurora

Anônimo disse...

Henrique

Sabe, qual o nome disso que o Silvio fez e que os outros banqueiros costumam não fazer?

HONESTIDADE...

Ele é daqueles que ainda tem vergonha na cara.

Regina

Anônimo disse...

Eu tenho avó como tantas outras vovós que adoram a simpatia do sr. Silvio, que é mesmo, mas sempre soube usa-la para ser mais um picareta neste país, muito cuidado com aparencias e informações jogadas na imprensa, vamos lembrar que além de sua emissora ser um lixo cultural no país e contribuir com a falta de cultura, o sr. Silvio nao ganhou grana com suor e sim com severas negociatas, vamos lembrar tb que o próprio afirmou ter ganho uma emissora do presidente Geisel, vamos lembrar tb da grana do então governador Quercia dada do Banespa ao sr. Silvio.
Sílvio Santos é um picareta que vem se ocupando de ludibriar e se aproveitar da boa-fé popular desde sempre. O provecto "apresentador" de TV, sempre foi um gângster com carta-branca para agir. TELESENA, Baú da Felicidade, loterias organizadas por empresas particulares (proibido por lei), e finalmente o Banco Panamericano, que segue a bem conhecida receita de extorquir as camadas mais pobres com juros avassaladores e condições leoninas para empréstimo.
As garantias para o empréstimo?? Mais três ou quatro empresas igualmente falidas, uma pirâmide que vende cosméticos no melhor estilo "Herbalife", uma emissora endividada e com índices de audiência despencando e equipamentos sucateados e meia dúzia de títulos podres. O dinheiro do "socorro" sempre é pago pelos contribuintes, dinheiro nosso, peça para o BC, BNDES, ou o proprio banqueiro socorrer a divida de um popular a juros zero mesmo este dando seu carrinho de garantia.
Trouxas sempre somos nós, que bancamos toda essa merda capitalista e ainda cantamos "lá lá lá".
E pra nao dizer q não há nada bom no SBT, lá tem o seu Madruga, o pobre mas grande cidadão que fica 14 meses dando calote no capitalista burgues predador.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação