quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

UMA DICA (68)

QUERIA ESCREVER SÓ SOBRE "CULTURA", MAS ELEGERAM O SAKAI... - MEU BALAIO DE GATOS
Eu sou daqueles que tenho dentro de mim um bichinho carpinteiro. Gosto muito do meu cantinho, mas gosto com a mesma intensidade de vivenciar a cultura por onde ela aflore. Deixo de estar em lugares que gosto por absoluta falta de disponibilidade, como as reuniões ocorridas nessa semana no CODEPAC e no Conselho Municipal de Cultura (ambas as últimas do ano). Por outro lado, à noite circulo mesmo, gasto sola de sapato e tenho três relatos a fazer. E cutuco o lado considerado nefasto desse neoliberal, globalizado e vale-tudo mundo atual.

No primeiro fui com o filho assistir ao filme "Rede Social" sobre a façanha de um nerd norte-americano, o Zuckerberg (eta difícil sopa de letrinhas) quando criou o Facebook. Cada vez mais me certifico de que o mundo perdeu a sensibilidade para com as pessoas. Todos fazem questão de estarem inseridos nesse negócio, uma troca desnecessária e fria de falsos afagos. É o estar cada vez mais sózinho, achando-se plugado coletivamente em modismos. O que me chama muito a atenção é como a grana transforma as pessoas e o mundo, cada vez mais tudo está girando só em torno disso, o fazer dinheiro a qualquer preço e custo. Todos à procura de uma grande idéia para alavancar sua conta bancária. E como gasta-se mal o dinheiro conquistado. Uma coisa não entendi no filme e peço que me expliquem: Se todos participam de tudo gratuitamente, de onde entram os tais zilhões que o rapaz conquistou? Isso não fecha na minha cabeça.

Na noite de segunda, 13/12, como já havia anunciado aqui ocorreu a abertura da Exposição fotográfica "A Arte de Fotografar - Técnica e Linguagem", sobre fotos tiradas por alunos do curso ministrado por Sandra Rubin. Festança lá na Oficina Cultural, casa cheia e gente reunida falando de técnicas fotográficas, cultura local e uma Bauru mais palatável nesse setor. Pessoas como Sandra, tão dedicada no que faz é algo a dignificar a palavra "fazer". Adoro conviver com gente que faz e acontece. Estou no meio de algumas delas. Querem ver as fotos? Basta irem lá, até o final da semana que vem tudo continuará exposto.

Na terça, 14/12, um show que não pode passar sem registro, o "Ella canta... Ella", com a Suzana Buccalon interpretando magistralmente as canções que imortalizaram a grande Ella Fitzgerald. Suzana é de Bauru, filha de um ex-gerente do BB, o Buccalon e mãe de um rapagão com Paulo Caruso, o cartunista. Foi-se para Sampa e volta muito de vez em quando. Quando o faz, como dessa vez, arrasa. Dessa vez trouxe consigo alguns montros sagrados, como Arismar do Espírito Santo (não me canso de vê-lo, rei das cordas), Lito Robledo (esposo de Suzana e um contrabaixista de mão mais do que cheia - encanta Sampa, principalmente no Famíglia Mancini, na Avanhandava) e um rapagão novo, Daniel D'Alcântara, barbarizando no trompete. Suzana canta maravilhosamente em inglês. Gostamos tanto que teve gente a cair literalmente da cadeira durante sua extasiante apresentação (Sivaldo só não o fez porque foi contido a fórceps). Vendo eles interpretarem magistralmente Blue Moon, ouço e dou razão: "O barato do jazz são os instrumentos dialogando. E o cantor entra para fazer parte desse diálogo". Por fim na nossa mesa saboreamos um "Frango à Siva" (sim, Sivaldo está no cardápio) e na saída a confirmação de que Fernando é mesmo dono de um oásis encravado em Bauru, quando perguntado sobre Arismar saiu-se com essa: "Trago ele aqui n'O Templo há vinte anos". Frequento a casa desde meus tempos de USC, vinte e lá vai fumaça.

A política continua na mesma "MERDA" (no pior sentido possível). Ontem, 15/12, tudo junto no mesmo dia. Nelson Jobim, um aliado norte-americano é confirmado no Ministério da Defesa de Dilma. Por que um cara que joga contra os atuais interesses brasileiros nesse campo tem que continuar no cargo? Que raio de acordo é esse? Depois, o salário dos deputados tem um aumento de mais de 60% e passam longe a casa dos R$ 20 mil mensais, enquanto a ralação pelas migalhas segue cruel aqui no mundo real. O cara do WikiLeaks continua preso por mostrar como agem os atuais mandatários mundiais. E o garotão do Facebook é eleito Homem do Ano (sou muito mais o do WikiLeaks, esse sim, corajoso) pela revista porta voz dos interesses lá deles, a Times, que nós, aculturados, fazemos questão de endossar. E para completar a escancaração do fisiologismo político, a eleição aqui em Bauru para presidir a Câmara Municipal de Vereradores, de um porta-voz do conservadorismo mais arcaico e retrógrado, o pastor Sakai (SAKA AHI, Ó MEU!). O cara não tem vergonha nenhuma de estar ao lado da situação até ontem e hoje, para eleger-se é transformado em porta-voz oposicionista. Política rasteira elevada à quinta potência. A ética possou longe de tudo o que ocorreu lá na eleição de nossa Câmara. O pastor que sai, o Luiz da Universal é menos ruim que esse que entra, o Sakai (sou obrigado a registrar isso). Tradução: anos difíceis para nossa Bauru. Preparo meu megafone e minha "pilot", pois prevejo manifestações mil nos próximos anos. Ontem Bauru assistiu uma aula de como não se deve fazer política e isso deveria ser gravado e passado nas escolas, como algo repugnante. Asco total. Tudo pelo poder... Nós, o zé povinho, estamos ficando sempre com a cara desse aí ao lado. Até quando?

15 comentários:

Anônimo disse...

HENRIQUE

Vamos ter muito trabalho pela frente. Bauru precisa de um grupo organizado para desmascarar as atrocidades políticas cometidas por esses caras. Essa é a pior Câmara que vejo desde sempre. Pode contar comigo para levantar cartazes lá contra esse povo. Que tal já na abertura da Câmara ano novo, nós lá com cartazes e megafone contra eles? Vamos ver como fazemos isso. O que não podemos é continuarmos presenciando tudo com a cara de bunda, como vi no desenho que voce publicou.

André Ramos

Anônimo disse...

Henrique, alguma novidade nos acordos tantos em Brasilia como cá?? É isso, mas querer discutir a causa disso tudo é ser chamado de louco, então segue-se na merda e nós temos que seguir na loucura sã de um ideal.
Só cuidado com o Assange, hoje as pessoas são bombardeadas pelas noticias superficiais, mas olhe bem como a coisa está acontecendo e da onde tem vindo o dinheiro para o Assange, muito pé atrás para não trocar a máscara de um monstro por outro.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

FABI disse...

Caro Henrique

Para mim não foi novidade as nomeações de Dilma, pode-se mudar o presidente , mas o sistema podre do capitalismo e toda escória que se esconde por trás dela continuam.
Hoje mais do que nunca as palavras do comandante Marcos fazem sentido, todos os e-mail que ele enviou alertando sobre isso se tornaram reais.
Está na hora de encarar a verdade , nada vai mudar , e isso é só o começo.

Anônimo disse...

Deve ter sido um belo show mesmo, mas cad~e o vídeo dela cantando que não achei no final do texto?

Valéria

Mafuá do HPA disse...

cara Valéria e outros que leram sobre a postagem do vídeo:

Infelizmente tive que abdicar da idéia, pois com problemas técnicos não consegui sua reprodução, muito menos execução. Fiz algo errado na hora da gravação e perdi a oportunidade de rever esse belo trecho do quarteto em cena. Tudo ficará só na minha lembrança.

Quanto ao Sakai e a eleição da presidência da Câmara, nossos dois jornais deixam bem claro, na edição de hoje, como se processou a tal eleição, em que condições, usando de quais métodos e quem contando com a ajuda de quem. Estamos mesmo perdidos? Num mato sem cachorro...

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

O la do de lá tb usou da putaria, é o formar da mesma moeda como discutido aqui outro dia, ou se denuncia esse sistema ou ficaremos sempre a falar a mesma ladainha de sempre. Quem mergulha nesses joguinhos viciados do sistema está até o pescoço comprometido no seio da corrupção. Salve o exemplo de Che Guevara que ao invés de ser igual no sistema se enfiou nas selvas do mundo contra tudo isso.
Isso que tentam vender como esquerda, não é esquerda, são assaltantes batedores de carteira dos trabalhadores. Por isso os acordos esdruxulos e putaria geral.

Pátria ou morte, venceremos!!!

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Reynaldo disse...

Pobre Bauru....Temos um prefeito que teve que fazer acordo ate com o diabo pra poder se eleger e acabou ficando nas maos dele....Uma camara de vereadores onde se salva o quanto muito uns dois representantes....O resto so de ver a fotos deles nos jornais ja da pra perceber o quanto sao incompetentes e interesseiros....E a cidade cada vez mais ficando pra tras por causa deste povo....Caraca...Ate quando????

Anônimo disse...

O que salva Bauru são os shows proporcionados pelo pessoal ainda motivado pelas verdadeiras boas coisas da vida. Imagina uma Bauru do jeito que esse pastor Sakai tem em mente. Obscurantismo total.

Jota L.

Unknown disse...

MEU CARO HPA

O nosso sistema é um mafuá.
Quem governa lá?
Sarney, Renan, Collor, Temer (que temeridade)Até o Maluf está na base, na base do perdão e do não tenho nada com isto. Ou melhor dizendo, deixa disso.
E a Dilma ficou refém do governo Lula.
A Câmara de Bauru é um microcosmo do macro, do sacro do profano.
TURQUINHO.

Anônimo disse...

Foram 13 horas de tortura para findar a eleição do Sakai. Foi a Severinada da sem limites. A criatura se rebelou contra o criador.O prefeito durante dois anos privilegiou o clientelismo na relação com esta figura abjeta.Me coube a tarefa de ser candidato pois não votaria nesta figura.Usei o meu tempo para explicar e denunciar da tribuna, quais são as relações que se estabelecem por dentro do parlamento.
Roque Ferreira

Mafuá do HPA disse...

caro Roque:

Eis o resultado. Quem opta pelo clientelismo deve saber que o cara quer sempre mais e mais. Nunca estará satisfeito. A mostra mais exata disso sedeu na eleição. O que ele vai querer agora para continuar dando o tal apoio e votanmdo a favor? Já não basta o que lhe foi dado até agora, será necessário muito mais. Isso não tem fim. Vamos criar o movimento SAKA AHI, Ó MEU! para escancarar algumas coisas. Foi uma vergonha, mas isso, como disse o nosso amigo em comum, o Kizahy, lá da distante Curitiba: isso se repete por todo o lugar. O sistema está mais do que falido e propicia isso, a repetição disso por todo lugar. Mas ainda contamos contigo ai dentro. E se for fazer o que realmente necessita ser feito estará cada vcez mais isolado. Esteja ciente disso.

Um abraço e que tenha boa sorte em 2011. Bote o povo aí dentro para estar ao teu lado nas denúncias disso tudo.

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Quando um prefeito aceita fazer do governo um balcão de negócios tb não está fazendo parte da corrupção?? Acusar apenas um de traição é hipocrisia já que TODOS aceitam participar do jogo sujo deste sistema, o próprio chefe do executivo não mandou sua tropa de choque para negociar??? Toda vez é a mesma ladainha, e nunca se discute o porque isso acontece, o tal pastor(sempre perigosos) é mais uma peça assim como outros desta corrupção chamada capitalismo, se não é ele, é outro e outros a fazerem o uso da péssimas regras. Vamos parar é de tratar o povo como clientes.

Que a memória de Che Guevara permaneça viva.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

henrique
o show ella foi imperdível. tomara que o fernando continue trazendo pra bauru este jazz de primeira linha. lembrando sempre as origens em new orleans e em nova york. noites tranquilas e gostosas de curtir em nossa cidade.
um beijo da ana bia
e, mais uma vez obrigada por ter mencionado a exposição. a sandra realmente é uma pessoa muito bacana e especial que merece todo respeito e oportunidades profissionais.

Inverso do Reverso por Sandra Rubin disse...

Caro Henrique... adorei seu comentário sobre a nossa mostr fotográfica! Valeu pelo apoio e carinho, em nome de toda turma!
Gde abraço.
Sandra Rubin

Anônimo disse...

Henrique:

Tem uma música, acho que do Geraldo Pereira, bem antiga, anos 40, que diz mais ou menos assim "onde tem cabritada eu vou". falava da festa, do encontro com comida boa, essas coisas. Nos tempos atuais junto o começo da frase com outra coisa e tem dado muito certo: "ONDE TEM EVANGÉLICO, EU NÃO TÔ". Eles só pensam neles e em grana. Observe se não é isso. Fuja deles.

Pascoal