sábado, 11 de dezembro de 2010

CENA BAURUENSE (74)

O QUE VEJO NAS RUAS NUMA CIRCULADA NUM SÁBADO À TARDE
Durante a semana toda algo me chamava muito a atenção. Na Rua Araújo Leite, quadra 11, entre a Batista e a 1º de Agosto, numa loja de motos, uma manequim com corpo escultural de costas para as ruas e a cada dia com uma calcinha diferente, uma mais provocante que a outra. Inevitável o olhar para o lado. O que seria aquilo? Calcinhas sexys sendo vendidas numa loja de moto. Não pode ser. Hoje para o carro e vou fotografar. Especulo e fico sabendo da história, bastando para isso dar uma lido num cartaz colado nas costas da manequim. Trata-se de um criativo garoto, que faz lavagem de motos e está a divulgar seu negócio. Com o apoio dos balconistas da loja, que me dizem a manequim já possui três calcinhas diferentes, muitos param para olhar, carros dão volta no quarteirão e a clientela de gente querendo lavar a moto aumentou. Gostei tanto (da idéia, não da manequim, viu?), que divulgo aqui. Tem mais, a balconista me diz que para chamar mais a atenção, levanta mais a calcinha, expondo mais o bumbum arrebitado da manequim. Mal sabe que qualquer dia provocará um acidente de trânsito. Confiram aqui como a criatividade ainda é a alma do negócio, pois nem sei se o tal garoto lava bem ou não motos.

Circulando pela Rua Treze de Maio uma grata surpresa. Reencontro o garoto Vitor Franco de Souza, hoje com 12 anos, sempre acompanhado do avô, Jair Franco, 83 anos (completará semana que vem). Sabem quem é esse garoto? É um dos maiores intusiastas do passeio férreo da Maria Fumaça em Bauru. Durante os quatro anos que por lá atuei, não perdia um só passeio. Chegava cedo e insistia de querer passear em todos os horários. Lembro bem dele, com nove anos fiz um Memória Oral aqui no mafuá, pois sua história era mesmo de empolgar. Arrastava o avô todo sábado para a estação e só não continua a fazê-lo porque o passeio foi paralisado. "Se voltar, vou todo sábado. Quero encontrar o prefeito para pedir isso a ele", me diz. Seu avô conta que um dos voluntários lá no passeio, o professor Vicente Aiello vendo a aflição do garoto, mesmo diante da impossibilidade dele ir em todos horários, sempre acabava dando um jeitinho dizendo: "Como deixar de fora uma pessoa que gosta tanto de trem". Paramos os três para conversar e matar saudade de algo, que certamente precisa voltar a funcionar o mais rápido possível.

Prometeu, cumpra. Eu recebo aqui no portão de casa infinitas visitas de moradores de rua. Residir próximo a linha férrea e a estação rodoviária propiciam isso. Não abomino, faço amizades. Numa delas, prometo a um deles que revelaria uma fotos tiradas meses atrás na Praça Rui Barbosa. Promessa feita e não cumprida a contento. Ele voltava durante umas duas ou três vezes por semana ao meu portão. Conversamos de tudo, mas nada de revelar sua foto. Não houve mais jeito. Semana passada acho as fotos, tiradas em junho e hoje entrego os originais para ele. Sai num contentamento de dar gosto e eu com mais uma certeza, aquela com que inicio esse tópico.

4 comentários:

Rui Zilnet disse...

Ainda bem que temos pessoas, como você, que ainda possui sensibilidade por estas questões tão importantes.

Parabéns!

Mafuá do HPA disse...

Meu caro Rui, além de ti, decubro que o pessoal do diário bauruense BOM DIA, na pessoa da jornalista cristina Camargo, também me lê. Veja as duas notas que sairam hoje na Coluna Bastidores daquele jornal:

FUMAÇA
O garoto Vitor Franco de Souza, 12 anos, fã da Maria Fumaça, disse ao blogueiro Henrique Perazzi de Aquino que quer encontrar o prefeito Rodrigo Agostinho para pedir a volta dos passeios ferroviários. A famosa Maria Fumaça continua parada na garagem.

DEFENSOR
O vereador Fabiano Mariano (PDT) assumiu a missão de brigar pela volta do passeio com a Maria Fumaça. Está sempre presente nos eventos que envolvem a ferrovia.

É isso. Obrigado a ambos.

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Quase bati o carro por causa dessa bunda.
Curiosidade mata!!!!!!!!!

Ricardo K.

Unknown disse...

hoje eu com 16 anos de idade continuo gostando e admirando os diversos trens do brasil.. pena que a maria fumaça acabou ass:victor franco de souza