quarta-feira, 24 de agosto de 2011

PRECONCEITO AO SAPO BARBUDO (39)

VEREADOR CASSADO POR INCOMODAR OS DEMAIS – AQUI PERTINHO DE BAURU
Uma notícia despertou minha atenção ontem na TV e no JC: “CÂMARA CASSA VEREADOR POR OFENSAS”(leia aqui: http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=214064 ). Vi a matéria na TV TEM e fui ler o texto do jornal. Trata-se do vereador Rui Sérgio dos Reis PV, de Santa Cruz do Rio Pardo e a matéria destaca que o motivo foi por “ofensas aos companheiros de legislativo, prefeita do município e autoridades do Judiciário. Por sete votos a um, o parlamentar foi acusado de decoro parlamentar”. Na alegação do agora ex-vereador o motivo foi outro: “Estava incomodando os políticos”. Ele chegou a acusar os demais vereadores de “cúmplices de supostos atos ilegais do Poder Executivo”. Disse mais: “Sou o maior inimigo desse governo municipal. Estou tranqüilo não participo de cabide de emprego. Se você não pode fazer crítica, então virou ditadura. Isso é uma afronta à Constituição. Aqui há muita promiscuidade entre as autoridades”.

O texto todo está aí em cima e mais alguma coisa pode ser encontrada na internet. Escrevo dos motivos disso me chamar a atenção. O tal vereador encontrava-se isolado em suas denúncias e dessa forma, tudo o que falava, não contava com apoio dos demais colegas vereadores. Isso ocorre muito Brasil afora e em dezenas de outros casos, na continuidade, os demais acabam dando um jeito de defenestrar a “ovelha negra”. Seria isso? Quase certeza. Não quis me posicionar sem conhecer a versão de um amigão lá de Santa Cruz do Rio Pardo. Sérgio Fleury Moraes é jornalista de uma linhagem das mais vigorosas, dono do semanário, O DEBATE (http://www2.uol.com.br/debate/1585/index.htm ), já mereceu textos aqui no Mafuá por causa também de uma perseguição, no caso dele judicial, que por pouco não lhe fecha o jornal. Leia sobre isso aqui: http://mafuadohpa.blogspot.com/search?q=sergio+fleury%2C+debate

Eis sua versão: “Caro Henrique: O Rui Reis é (era) o vereador mais atuante da Câmara. Praticamente era o único que fiscalizava a fundo a administração tucana. No entanto, pecava muitas vezes pela verborragia. Ao invés de criticar, chegou a xingar pessoas em rádios e na tribuna. Mas a imunidade parlamentar existe para isso mesmo, pois o vereador, no calor das discussões, comete invariavelmente impropérios e, portanto, é protegido pelo manto da imunidade. Daí que, ao meu ver, ele deverá recuperar o mandato na Justiça - não local, pois também criticou juízes e promotores, mas em instâncias superiores. O julgamento foi, de fato, de "cartas marcadas". Ele era primário e, portanto, deveria, por exemplo, receber uma pena menor (advertência, suspensão temporária do mandato etc.). O fato é que Rui fez muitos inimigos na Câmara. Há dois anos denunciou que um vereador meteu a mão no dinheiro da Câmara numa prestação irregular de contas de viagens. O tucano devolveu parte do dinheiro e só escapou de ser suspenso por 15 dias por comiseração dos colegas, já que é paraplégico. Por trás do processo de cassação do Rui está, obviamente, o ex-prefeito Adilson Mira (PSDB), outro alvo de denúncias por parte do vereador. O Rui era o único vereador que remetia denúncias contra políticos ao TCE e MP. Qualquer dúvida, me contate novamente. Um forte abraço. Sérgio”.

Tudo isso me faz pensar em algo a me instigar o cerebelo. Seria esse o motivo de alguns políticos Brasil afora terem um ousado discurso sem mandato e quando lá chegam o amenizam? Não seria receio de perdê-lo? Quantos não passam pelo mesmo problema? Eis a questão, diria Shakespeare.

Obs.: Outra manchete, também de ontem mereceria minha opinião, a “APÓS DOIS ANOS, SEM-TERRA VOLTAM A OCUPAR FAZENDA DE LARANJA DA CUTRALE”, essa em Borebi, onde escrevi um Memória Oral, com o que acho daquela cidade (leia aqui minha opinião: http://mafuadohpa.blogspot.com/search?q=borebi . Hoje ao abrir os jornais, nova manchete: “JUSTIÇA CONCEDE À CUTRALE REINTEGRAÇÃO DE POSSE DE FAZENDA”. E eu pergunto: Mas o Incra não declarou que a terra pertence ao Estado?

Nenhum comentário: