terça-feira, 9 de agosto de 2011

ALGO DA INTERNET (48)

AS CAMISETAS COM ESTAMPAS DE RESISTÊNCIA E LUTA: FX E DOM
Sou um adepto do uso de camisetas. Vivemos num país tropical e ela me cai bem. Prefiro as com alguma estampa e como vivencio 24h do meu dia algo político, na maioria das vezes, expresso ali um pouco do que me vai na cabeça. As largas me caem bem, ajudam a esconder a barriga. A camiseta é uma espécie de outdoor e nela dou meus toques, demonstro meus gostos, preferências e sinalizo de que lado me posiciono nos embates da vida. Na última campanha presidencial enverguei uma com a cara da Dilma a la Andy Warhol. Já escrevi aqui sobre a DOM CAMISETAS, que revende estampas politizadas e virei cliente, além de amigo dos proprietários, pai e filho, o Hamilton e o Marcos. Leiam o que escrevi deles em 26/01/2011 clicando a seguir http://mafuadohpa.blogspot.com/search?q=dom+camisetas . Todas as últimas que visto, com a Mafalda, Che, John Lennon são dele e a bolsa da Mafalda, feita em brim idem. Virei divulgador desse trabalho. O site deles é http://www.domcamisetas.com.br/

Na Argentina conheci uma pessoa a fazer exatamente o que os dois paulistas fazem. Trata-se do designer ENRIQUE AURELLI (eaurelli@gmail.com ), comandante em chefe do Espacio Diseño FX (http://www.fxd.com.ar/ ). Localizado num dos locais mais românticos da capital portenha, no bairro San Telmo, reduto de uma verdadeira e autêntica boêmia. Ali todas as ruas são de pedra, por aqui mais conhecidos como paralelepípedos e o clima dos mais “fora da nova ordem mundial”, como um dia apregoou Caetano, bem antes de sua fase atual, onde está a defender o neoliberalismo. A porta é pequena, quase uma garagem, num subsolo, na rua Defensa 786 e foi passar pela rua para algo me puxar para dentro. Esse lugares são imantados e me atraem. Algo incontrolável me leva logo para dentro.

Encomendamos três. Eu, Ana Bia e filho. A minha um Piazzolla com seu acordeon, a da Ana o companheiro da Mafalda e a do filho uma que fez sucesso nas ruas de Buenos Aires, estampando um “BARBIE ES UNA PUTA”. São mais de duzentas estampas, desenhos únicos, em sua grande maioria temas politizados e engajados. Dentro da temática argentina, uma da presidente Cristina fazendo um “V” da vitória gostei de cara e hoje, ao não trazê-la me bate um bruta arrependimento (vou pedir a estampa para o Enrique, meu xará). Tem para todos os gostos, malha boa e só uma obrigatoriedade, a de gostar de vestimenta original e irreverente. No slogan da casa os dizeres: “Tu imaginacion es el limite”. Igual ao brasileiro Dom, estampa a sua idéia e faz sucesso.

Escrevo esse texto para demonstrar, em primeiro lugar por gostar demais de camisetas nesse estilo e depois, não deixo de enaltecer todos os que buscam sua sobrevivência com fazeres de crítica ao stabelechiment, o poder constituído. Esses dois fazem isso e caíram logo no meu agrado. Com esse escrito espero favorecer uma aproximação de interesses, um intercâmbio de estampas e uma maior aproximação entre o FX e o DOM. No mais, aqui em Bauru conto sempre com a CLÉO MALHARIA para estampar as minhas invencionices e a TRENA possui uma máquina para estampar na hora a minha idéia numa camiseta. Por lá comprei outra camiseta, uma a louvar o trabalho das MADRES DA PRAÇA DE MAIO, numa lojinha junto a sede delas (essa história eu conto num outro dia) e outra coisa que, até deixo como uma dica para o pessoal da DOM, a massificação de botons, com uma temática das mais variadas, vendidos em todas as bancas de revistas da Argentina. Trouxe alguns e um mais inspirativo que o outro. São formas de sobrevivência com irreverência e criatividade dentro desse cruel e insano mundo capitalista predatório. São brechas.

Obs.: Todas as fotos foram tiradas dia 25/07, segunda, por mim e pelo filho em Buenos Aires, Argentina.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Henrique, tudo bem?

Parabéns pela matéria sobre nós estampadores de camisetas alternativas! Pra nós é um grande incentivo a continuar na luta! O blog está cada vez melhor!
Estamos tentando montar um blog também, mas devido a falta de tempo ainda não aconseguimos deixá-lo como gostaríamos:
http://domcamisetas.blogspot.com/


Um grande abraço.

Marcus - Dom Camisetas