terça-feira, 16 de agosto de 2011

PALANQUE – USE SEU MEGAFONE (12) e DICAS (81)

LIQUIDIFICADOR LIGADO E TUDO ESPALHADO PARA SUA APRECIAÇÃO
1. Cerrado e Savana – Uma mistura de alhos com bugalhos:
Ontem na sessão da Câmara Municipal de Bauru, o vereador Renato Purini na ânsia de justificar sua saga para restringir área de preservação do cerrado, faz uma comparação esdrúxula entre a nossa vegetação típica e a africana. Tocou no ponto que queríamos, ou seja, farão qualquer coisa para decepar o cerrado. Recebo um texto elucidativo sobre a mistureira feita pelo vereador: “Para aqueles que como eu acreditam na Teoria da Deriva dos Continentes, a Terra, diferentemente da crença criacionista, nem sempre teve a formação tal como é hoje. Provas geológicas estão por todo planeta atestando que os continentes se movem sobre a crosta do globo devido ao movimento constante das Placas Tectônicas. Registros sub-oceanicos compactuam com o fato de que todos os continentes formaram, um dia, uma única extensão de terra chamada PANGEA (Pan= toda; GEA = Terra , ou seja, todas as terras juntas, conforme termo grego). Assim, características de relevo e vegetação podem vir a serem semelhantes mesmo estando em continentes diferentes. É o caso do Cerrado Brasileiro e da Savana Africana. A vários milhões de anos, a placa sul-americana era "grudada" na placa africana e após o constante movimento, ela foi "dividida", surgindo o Oceano Atlântico entre elas e separando a vasta vegetação que cobria a região duas partes: O Cerrado e a Savana. São vegetações que conservam características semelhantes, devido aos seus passado siamês, entretanto, os milhões de anos de evolução planetária não deixou de imprimir características peculiares entre uma e outra. Considerando que o bioma Cerrado é vizinho do gigantesco bioma amazônico, do bioma pantanal e do bioma caatinga, obviamente que as trocas naturais de espécies da fauna e flora iriam fazer com que a "Savana Brasileira" adquirisse características semelhantes aos de seus biomas limítrofes. Já o bioma Savana faz divisa com o deserto do Saara, as pradarias centro africanas e as florestas tropicais úmidas da região Atlântica africana, ou seja, as trocas com seus biomas vizinhos foi imputando características à savana que, com o passar dos milênios, distanciou-se em semelhanças originais do cerrado. Assim, comparar Cerrado e Savana, sem contextualizar a situação da comparação é cair em um erro geográfico grosseiro”, ASSESSOR PARLAMENTAR, SILVIO DURANTE.

2. Convite para Audiência Pública sobre a criação da Fundação Pública de Direito Privado:
“Tramita na Câmara Municipal de Bauru, Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo, propondo a criação de Fundação Estatal Regional Pública de Direito Privado de Saúde, envolvendo além da cidade de Bauru, outros municípios da região, que deverão também aprovar Projetos de Lei com o mesmo conteúdo. O objetivo dos idealizadores desse modelo é transferir a responsabilidade pela gestão de bens e serviços públicos da área da Saúde para a Fundação Regional Pública de Direito Privado. É evidente que o objetivo de criar essa "nova figura jurídica" é a precarização do trabalho, traduzida na perda da estabilidade do emprego, indo no caminho inverso à consolidação do SUS, com a implementação de uma carreira única. Caso este projeto seja aprovado, o Município passa a ficar comprometido por uma política divergente ao Sistema Único de Saúde, na medida em que evoca o mercado como canal natural de satisfação das necessidades sociais pela incompetência dos gestores no trato das questões públicas. Criar fundações públicas de direito privado para gerenciarem a saúde e outros serviços, parece mais uma fuga dos mecanismos moralizadores e de controle da administração pública, pois estas não serão capazes de combater os sérios problemas estruturais que cada vez mais se aprofundam. Nosso mandato está comprometido com a luta para a preservação do caráter público dos serviços, com a valorização dos servidores públicos, e no caso específico da saúde, com a luta pela regulamentação Emenda Constitucional n°29, que poderá mudar de forma substancial o financiamento da saúde pública no Brasil. Convidamos todos os servidores e população de Bauru para participarem da Audiência Pública no dia 17 de agosto de 2011, às 18h30min na Câmara Municipal de Bauru”, VEREADOR ROQUE JOSÉ FERREIRA.

3. I Encontro Bauruense de Graffiti, domingo passado e o resultado:
“Olá Henrique. Desculpa mais uma vez a demora. Fico o dia todo trabalhando sem poder ver meus e-mails. Não sei se posso escrever o texto com detalhes, pois não peguei nomes, nem entrevistei ninguém. Estava a passeio mesmo. Mas eram em torno de dez grafiteiros que ficaram o dia todo fazendo arte ao som de reggae, música eletrônica e muito rap. A Esquina da Tinta cedeu tinta em lata e rolinhos de graça. Tinha os sprays de graffitis para comprar e uma galera que não era artista confraternizando. Usaram bastante estêncil (técnica que recorta um tecido ou papel para aplicar a tinta na superfície), rolinho, pincel, canetas (poucas) e spray. A OUT produções abre espaço para o graffiti do Fino na Festa que acontece esse fim de semana. Se faltar algo me avise ou se extrapolou seu dead line de publicação, desculpe. Prazer em colaborar. Agora nosso site está no ar http://www.coletivonatural.com.br/ Se puder colocar um crédito na foto para publicar seria legal. Quando quiser trocar uns pensamentos e informação estamos ai! Obrigado”, LUCAS RIBEIRO – COLETIVO NATURAL (14) 9807 4030 (Em tempo, fica o registro: todas as fotos do resultado lá nas paredes da loja são do Lucas).

DICAS DE ÚLTIMA HORA:
1. Escrevi um texto exclusivo para o blog do amigo REYNALDO GRILLO, o http://www.blogdonorusca.blogspot.com/ e ele saiu publicado ontem por lá. É o “Noroeste reabilita os da rabeira do campeonato – Propostas e Soluções”. Cansado de tantas derrotas e uma pífia administração, sugeri que alguns torcedores assumissem cargos dentro da estrutura do time.
2. começou ontem no SENAC Bauru algo que divulgo todo ano por aqui, é a “8ª feira itinerante de troca de livros”, QUE NESSE ANO ACONTECE DE 15 A 20/08. Um balcão na entrada da unidade e tudo pode ser levado, desde que outro seja deixado no lugar. Passei por lá hoje junto do filho e levamos oito. Na programação tem mais coisas, confira no www.sp.senac.br/bauru
3. Recebo hoje por e-mail algo que não posso deixar de publicar aqui. Na sessão da Câmara de ontem, o vereador do DEM (não seria a sigla de Demônios?), SEGALLA resolve brincar e de óculos com aros azuis diz usá-lo para tentar enxergar as coisas com essa coloração na cidade. Como os demistas são vesgos e não enxergam os seus próprios problemas, um gaiato resolveu brincar devolvendo o cutucão com a mesma moeda. Usou um personagem conhecido na televisão, o SEU PERU, também a usar óculos coloridos. Publico sem traumas, mesmo ciente de estar próximo da Semana da Diversidade e não tenho medo desse negócio de ser Politicamente Correto, pois nunca o fui. Vale aqui a brincadeira e Segalla, que brincou, deve estar preparado para trocos. O faço por causa disso, esse vereador tem um mandato a merecer risos, unicamente isso. Outras conotações, não as faço, pois não brinco com isso. Essa brincadeira, talvez a mais suave, recheada com uma certeira verve de ironia é para demonstrar o quando algumas vezes somos ridículos.

2 comentários:

duilio duka de souza zanni disse...

Meu amigo Henrique.
Recebo na escola uma "ordem", aliás, todos nós professores; para declararmos nossos bens.

É verdade, o governador se baseia num decreto de 1997 para nos obrigar a apresentarmos a tal "Declaração de Bens". Farei isso sem o mínimo constrangimento. Aliás, gostaria que o governador tornasse pública a minha declaração bens.

E aqui eu quero perguntar: - Será que esses políticos também fariam isso, sem constrangimento? Esse vereador José Segalla, por exemplo? Afinal, esse vereador foi eleito para representar o povo e não fazer esse papelzinho ridículo.

Mas a gente sabe o porquê o vereadorzinho Segalla anda "brabo".

Se ele não é um desses grandes proprietários que sempre se beneficiaram da injustiça – fruto da distorção da cobrança de impostos – e que o prefeito Rodrigo quer agora corrigir; que venha a público e diga. Que use a Tribuna, pelo menos uma vez na vida e diga alguma coisa séria. Ou ainda, como ele se apresenta sempre o guardião da moralidade e acha que pode atirar pedras, que torne pública a sua Declaração de Bens.

Olha, Henrique, aproveitando o gancho de você ter postado a figura do artista "Seu Peru", eu digo a esse vereador José Segalla (DEM) e seus comparsas de pensamento como Marcelo Borges (PSDB) e Moisés Rossi (PPS): "ESTOU PORRAQUI" com vocês seus inúteis!

DUILIO DUKA DE SOUZA ZANNI – Professor (sem medo de declarar meus bens).

Anônimo disse...

Henrique

Percebi sua preocupação ao publicar, não a foto do Segalla, mas a do Seu Peru, um artista, como disse o Duka. Esse outro, não é artista, e sim, mais um pago pelo dinheiro público e tentando fazer encenações da tribuna de nossa Câmara. Seu Peru usa óculos para encenar diante dos holofotes da TV e Segalla sua seus óculos coloridos para encenar uma ópera bufa diante dos holofotes de uma Câmara cada vez mais bufa. Perceba em mais alguns dias a encenação que todos farão para não aprovar o aumento progressivo aos que tem mais renda, no quesito IPTU. Vão exigir mil coisas e os que que tem muito continuaraão pagando o mesmo de sempre, sem diferenciação. Segalla foi eleito por esses abastados e cumpre seu papel de defender só a esses e a mais ninguém. Não sejamos bobos. Ele devia ser ator, mas acho que no teatro sério não teria vez.

Não se preocupe, a publicação pegou bem.

Paulo Lima