quinta-feira, 18 de agosto de 2011

DOCUMENTOS DO FUNDO DO BAÚ (27)

UM ATO SUBVERSIVO: TENTAM ALTERAR A LEI DO CERRADO, VAMOS TOMAR UMA PROVIDÊNCIA?
Ontem viajei cedo e deixei lançada uma garrafa ao mar. Apelei para os amigos se posicionar sobre algo cruel a nos acometer, uma tentativa insana de agredir a mata nativa no entorno de Bauru. Reproduzo abaixo o meu apelo para diletos considerados (as), escolhidos à dedo:

AMIGOS NOVOS E ANTIGOS: TENTATIVA DE ALTERAÇÃO DA LEI DO CERRADO LEVA POLÍTICOS A PROCURAR CETESB
Temos uma espécie de missão hoje. Alguns vereadores de Bauru, comandados por Renato Purini e Marcelo Borges instigam o prefeito a tomar uma decisão mais do que errada, a de ir até o Escritório Regional da CETESB em Bauru e tentar junto aquele órgão que ocorra uma alteração na Lei de Proteção do Cerrado. A justificativa deles, a de que existe demanda de construção para indústrias e a lei impede isso. Conhecida de todos nós, essa não cola. Estão mesmo interessados na ampliação de ação da especulação imobiliária.

Pelo que li nos jornais, principalmente na Entrelinhas do JC de ontem, 16/08, "LEI DO CERRADO - Purini agendou com a Cetesb uma reunião para discutir os impactos da Lei do Cerrado. O encontro acontece na próxima quinta-feira e contará com a presença de Rodrigo Agostinho e do presidente do Ciesp, Domingos Malandrino. O líder do governo municipal falou que o prefeito terá que mandar projeto revogando 11 doações de áreas que não puderam ser ocupadas por empresas em razão da lei".
A idéia é a seguinte. Precisamos todos nos antecipar a eles. Por que não entupimos a caixa de e-mails do representante da Cetesb em Bauru com algo mostrando exatamente o lado oposto disso? Temos hoje para fazer isso. Viajo nesse momento e não tenho o nome do dirigente regional da CETESB, mas repasso o e-mail dele: Escritório Regional Cetesb Bauru, Avenida Rodrigues Alves 38-138 - fone 14.32032058, e-mail: bauru@cetesbnet.sp.gov.br . Deixo essa missão para vocês e me comprometo a acessar meu email de onde estiver e ir repassando mensagens, inclusive uma que reproduzo abaixo e que está no meu blog, o Mafuá do HPA (http://www.mafuadohpa.blogspot.com/ ), quando Purini fez uma confusão danada da tribuna da Câmara, misturando cerrado com savana para justificar a devastação que pretende fazer com o que nos resta de nossa mata nativa. Recebi um belo texto do Silvio Durante, elucidativo e recomendo a sua leitura. Purini, Marcelo e outros não pensam nem um pouco em conciliar qualidade de vida com a chegada de novas indústrias, essas coisas. Querem mesmo é fazer o que querem e do jeito que sempre imaginaram, sem qualquer impedimento.

Conto com todos para a produção de belas mensagens para sensibilizarem o tal do representante da Cetesb e seus superiores. Vamos nos comunicar durante o dia e trocar e-mails, para que todos fiquem sabendo o que o outro está fazendo. E amanhã quando a turma de Bauru for lá já terão um calhamaço de documentos provando exatamente o contrário de suas maléficas pretensões. É ou não uma boa causa? Pois, então vamos à luta... Devo estar esquecendo um monte de gente e peço que repassem a idéia para frente, pois precisamos ampliar o protesto.
Henrique Perazzi de Aquino - Bauru SP, 17/08/2011

Muitos enviaram mensagens sem cópias para mim, mas dois o fizeram e os reproduzo aqui:
1.) Caro Amigo Henrique Perazzi (O Mafuento)!... Recebi o seu pedido de socorro referente ao nosso Cerrado. Esses loucos de plantão, intitulados "pseudos representantes do povo", devem ser enquadrados. Essa historia de que Bauru precisa se desenvolver é um fato conturbado. Crescer é preciso e é a lógica do progresso. Se não crescermos não poderemos dar condições digna de vida e trabalho à sociedade de Bauru e Região. No entanto, essa dos vereadores: Purini, Marcelo Borges e Cia., que tem que liberar geral em relação ao nosso Cerrado, para que as indústrias venham para Bauru, é uma piada de mal gosto. Misturar Cerrado com Savana é querer confundir o tico e teco dos cidadãos. É querer destruir o pouco do que resta do nosso maravilhoso Cerrado em nossa região. O Prefeito Rodrigo Agostinho, que ouse mandar o projeto revogando as 11 doações de área que não puderam ser ocupadas por empresas em razão da lei. Será escalpelado por nós na próxima eleição. Vai ficar igual a um frango sem pena.
Um abração sincero e cheio das energias advinda o nosso Cerrado. Ademar Aleixo Camilo

2.) Caro Dirigente CETESB Bauru SP - Como cidadã paulista peço-lhes ENCARECIDAMENTE que não auxiliem os irresponsáveis vereadores de Bauru ( Renato Purini e Marcelo Borges) na sua proposta em revogar a Lei de Proteção do Cerrado (segundo notícia veiculada pelo Jornal da Cidade em 16/08). Como já é mais do que sabido, o crescimento não sustentável trará apenas tragédias e mais tragédias para a humanidade. O bioma do cerrado, como sabemos, é riquíssimo e sua preservação é crucial para o Brasil e o planeta terra!! Atenciosamente, Profª Drª Maria Salete Magnoni - São Paulo – Capital

Hoje, pelos jornais, leio sobre a confirmação da tal visita e um alento, o prefeito ressalta que: "A cidade precisa crescer sem derrubar o cerrado". Hoje é dia de colocarmos nosso nariz de palhaço na cara e batermos de frente contra interesses destrutivos em marcha na cidade. Na sequência, eu e Amilton Sobreira, do SOS Cerrado estaremos fotografando áreas nos Distritos Industrias e na cidade, verdadeiros vazios urbanos, provando o contrário do dito e afirmado pelo comboio de interesses outros. REPITO O E-MAIL DA CETESB BAURU PARA MANIFESTAÇÃO POPULAR - AINDA DÁ TEMPO, A VISITA SERÁ ÀS 15H: bauru@cetesbnet.sp.gov.br
OBS.: As duas charges publicadas são do Angeli e Santiago, bem em cima do tema apresentado.

12 comentários:

Anônimo disse...

Henrique

Só uma ressalva, isso não é subversão, é ato de cidadania na sua essência. Mas entendi, para os que querem e pregam a devastação todos nós somos mais do que subversivos. Não é isso? Tô nessa.

Karen

Anônimo disse...

a título de informação: henrique foi procurado antes das 8 da manhã por duas rádios de bauru e deu uma pequena entrevista para a tv prevê que será exibida ao meio dia de hoje. ana bia

Anônimo disse...

Sr Henrique,

o sr, quer é aparecer.

Wander Florencio disse...

Já enviei o e-mail e você vai receber uma cópia dele, Henrique!

Mafuá do HPA disse...

caro anônimo,

Sim, quero aparecer, mas é tudo pela causa do cerrado. Antes aparecer e fazer alfo pela preservação do que nos resta de cerrado, do que ficar com a bunda cravada numa cadeira sem nada fazer. Ponho a cara para bater e sem medo do ridículo, estou aí em exposoção, feito sardinha de balcão.


Henrique - direto do mafuá

Mafuá do HPA disse...

ESSE FOI O EMAIL ENVIADO PELO WANDER:

Bauru, 18 de agosto de 2011.


Exmo. Sr. Presidente da CETESB

Venho , por meio desta, pedir-lhes ENCARECIDAMENTE que não auxiliem os irresponsáveis ditos vereadores de Bauru (Renato Purini e Marcelo Borges) na sua proposta nefasta (ou melhor, desgraçada!) em revogar a Lei de Proteção do Cerrado (segundo notícia veiculada pelo Jornal da Cidade em 16/08).

Em 1981, em um de nossos mais surpreendentes diplomas legais, ou seja, a Política Nacional de Meio Ambiente, posteriormente recepcionada pela nossa Constituição Federal de 1988, o legislador criava o princípio do Poluidor Pagador, reconhecendo que, na impossibilidade de se exercer determinada atividades sem correr o risco de causar uma po-luição mais agressiva ao meio ambiente, o empreendedor arcaria com as conseqüências de qualquer eventual dano.

Recentemente, criou-se a política reversa, obrigando o responsável pela geração dos re-síduos sólidos a dar ou garantir uma destinação correta aos mesmos. Paralelamente e dando suporte a todas as normas relacionadas com o assunto, temos, dentro do capítulo dos direitos e deveres fundamentais de nossa Constituição, o princípio da função social da propriedade.

O objetivo destas normas é garantir a toda sociedade, inclusive à geração futura, o direito fundamental à vida com qualidade. Não é, como se pretendem fazer entender infelizmente ainda hoje, atender à solicitação de algumas ONGs ou de poucos ambientalistas.

O Cerrado, com suas árvores tortas e campos sujos, só é admirado por aqueles que aprenderam a ver, na sua essência, a importância que tem para o equilíbrio ecológico, essencial à sadia qualidade de vida, garantida a todos pela nossa Constituição. E foram seus estudiosos que, com argumentos sólidos, sensibilizaram os legisladores paulistas a criar uma lei bastante rígida que garantisse a sobrevivência dos poucos remanescentes de nosso Estado. Felizmente, Bauru ainda possui um pouco dessas matas e devemos orgulhar-nos de as manter intactas, aprendendo a tirar delas o que têm de melhor a nos oferecer.

Como já é mais do que sabido, o crescimento não sustentável trará apenas tragédias e mais tragédias para a humanidade. O bioma do cerrado, como sabemos, é riquíssimo e sua preservação é crucial para o Brasil e o planeta terra.

Este blogueiro que vos fala, através do seu blog, de nome Boteco do Valente (http://botecodovalente.blogspot.com/),se alinha com a coalizão de vários movimentos sociais desta cidade e rejeita veementemente esta proposta absurda, apresentada pelos supra citados vereadores, por crer que ela vai aumentar o desmatamento de nosso cerrado, além de estar se mobilizando para impedir a aprovação dessa proposta pela CETESB e QUEREMOS SABER QUAL SERÁ O SEU VEREDICTO quando tal proposta for colocada em votação, sendo que nosso prefeito, Rodrigo Agostinho, para quem está indo uma cópia deste e-mail, cuja pessoa é reconhecidamente conhecida dentro e fora de nossa cidade , por sua luta em prol do meio ambiente, já disse que "A cidade precisa crescer sem derrubar o cerrado". A transparência é o pilar da democracia e nós, deste município, temos o direito e o interesse em saber como seremos representados por Vossa Senhoria. Lembramos que não declarar o seu posicionamento também acaba sendo uma forma de declaração.

Espero aqui que o senhor conheça bem as propostas que estão sendo colocadas por eles na mesa e decida de acordo com políticas que visam o desenvolvimento sustentável, a segurança climática, a manutenção da biodiversidade e das fontes de água e, principalmente, o cumprimento da lei. A sociedade bauruense não pode pagar o preço de interesses imediatistas de grupos econômicos que querem impor padrões instustentáveis de produção,consumo e ocupação urbana.

No aguardo de breve retorno, agradeço a atenção e conto com seu apoio em defesa das florestas e de todos nós,

Cordialmente,

Wander Custódio Florêncio
http://botecodovalente.blogspot.com

Anônimo disse...

ai que medo, o pelego do henrique tá nervosinho.
o que não faz para arrumar uma boquinha né mesmo?

Peru Rosa

duilio duka de souza zanni disse...

Henrique, meu amigo.
Você não está sozinho nessa.
Aos que te chamam de "pelego", como o Sr. anônimo Peru Rosa (e nós já sabemos quem é), ou aqueles que acham que você quer se aparecer, deixo um recadinho:
Faz tempo que eu estou com uma vontade doida de fazer uma devassa nessa cidade, contra esses covardes!
E eles não se cansarão de esperar não. Só espero que tenham a coragem, pelo menos uma vez na vida e apareçam.
Aos citados vereadores e outros não citados, que se escondem, digo que a cidade está até tolerante demais com eles, então, que aguardem!
Estamos nessa, meu amigo, e as ratazanas (os anônimosos) vão ter que sair da toca. E os ratos vão ter que sair dessa piscina suja, podre, fétida que se tornou a Câmara de Vereadores de Bauru.
Prefeito Rodrigo, nosso amigo, se liga!!!
duilio duka de souza zanni - professor.

Mafuá do HPA disse...

RECEBI ESSA RESPOSTA DO REPRESENTANTE DA CETESB EM BAURU E A REPRODUZO AQUI:


Agradecemos a participação.

Nossa função é a de órgão fiscalizador e licenciador de atividades consideradas potencialmente poluidoras, bem como a de analisar a supressão de vegetação e intervenções em áreas consideradas ambientalmente protegidas, e assim estaremos cumprindo essa meta.



Eng. Alcides Tadeu Braga

Gerente da Agência Ambiental de Bauru

Reg. 07.4263-5

Mafuá do HPA disse...

ESSE E-MAIL FOI ENVIADO À CETESB POR WELLINGTON LEITE:

Olá senhores da CETESB Bauru
Venho por meio deste pedir que esclareçam os edis que se dirigem, hoje, à CETESB de Bauru. Imagino que os senhores são funcionários públicos de bem e cônscios de seus deveres para com o meio-ambiente.
Infelizmente, os vereadores em questão não ouvem o povo bauruense, que já sofre com altas temperaturas, queimadas e outras agruras que não sofria antes. Isso sem mencionar na falta de espaço para os bichos do cerradão.
Trabalho em duas emissoras de rádio, uma delas cravada no cerrado. É triste perceber os bichos mortos por atropelamento nessa região. Apesar disso, a temperatura nessa área nem se compara ao concretaço do centro de Bauru, onde os edis "trabalharam".
Atenciosamente
Wellington Leite
Radialistas da Veritas Fm e Unesp FM e diretor do Sindicato dos Radialistas de Bauru e Região.


"Quero fazer coisas tão árduas para mim quanto jamais foram para alguém; é apenas sob essa pressão que tenho uma consciência clara o bastante de possuir o que poucos homens têm ou alguma vez tiveram: a bem dizer, asas." Nietzsche WCML

Anônimo disse...

Henrique

Rodrigo, o prefeito, deve passar mal bocados tendo como seu líder dentro da Câmara alguém a representar algo tão bestial. É o que de mais arcaico existe dentro do conservadorismo brasileiro. Esse moço, o seu líder, representa o lado ruim do PMDB, o lado que atrapalha o governo da Dilma, o lado que exige cargos. Enquanto esse moço continuar ocupando esse espaço o governo do Rodrigo estará de mal a pior. Não existiria um jeito de modificar uma lei de preservação de líderes de governo e deletar esse?

Pasulo Lima

Anônimo disse...

Quero parabenizar o senhor pelo artigo publicado no jornal da Cidade de hoje. Com o qual concordo totalmente. Leio todos
Os seus artigos.