sexta-feira, 20 de julho de 2012

AMIGO DO PEITO (70)
DÉCIO, SUA RESISTÊNCIA E O ALMEJADO LIVRO “ENERGIZANDO” UMA LEGIÃO À SUA VOLTA
“Décio Bassan de Freitas Miranda, um lutador, louco e sonhador, teve a ousadia de escrever seu livro sobre Energia: Alternativas, baseado em sua vasta experiência profissional na área. Muitos, como eu, conheceram Décio na militância política e na alquimia de suas panelas no restaurante Alternativa, onde transformava pratos em amor e amizade (ganhei a receita do Joelho de Porco e uma baita aula de como fazer). Décio já casou (duas vezes com a mesma doida), já plantou suas arvores, já tem filhos e netos e agora vamos contribuir para que o livro que ele já escreveu seja finalmente publicado. Publicar livros não é uma tarefa fácil e nem barata e meu amigo não tem muito tempo, prazo de validade ta expirando, mas podemos dar essa alegria e realização para ele. Como muitos já sabem ele luta bravamente há 4 anos contra o câncer. Quem desejar contribuir ou adquirir o livro antecipadamente pode adquirir o seu vale-livro no valor de R$ 25,00 comigo ou outros amigos. Este vale deve ser apresentado na data do lançamento, ou após isto. Eu, tenho comigo vários vales-livros, e quem puder contribuir me deixa mensagem ou liga que vou levar. Quem puder contribuir com mais ou mesmo com recursos pode efetuar deposito na conta da Rosangela Maria Barrenha (a esposa doida) na CEF: agência 2001 – 013-28672-1. Maiores informações pelos fones: (14) 3454-2744 em Marília ou (14) 8164-6913”, aqui quem vos escreve é TATIANA CALMON.
Tatiana espalhou isso no facebook desde ontem e o ato faz parte de uma ação coletiva dos amigos do DÉCIO BASSAN (do qual orgulhosamente faço parte) para conseguir viabilizar a publicação do grande sonho acalantado durante toda sua vida: a publicação do seu livro “ENERGIA: ALTERNATIVAS”. Décio é um entendido no assunto, tendo trabalhado em algumas das empresas de ponta nesse setor e como bom observador foi reunindo ideias para transformar o setor (revolucionar, diria). Juntou tudo e escreveu um primoroso texto, recheado de ilustrações, como se fosse um bate-papo com o filho (que realmente ocorreu), ou seja, a forma mais didática possível de transmitir algo tão complexo e numa forma onde qualquer leigo entenda tudo. Uma ajuda substancial para os novos tempos onde todos estaremos metidos até a medula dos fios dos cabelos dentro de processos de revitalização energética.
O trabalho coletivo comandado pela esposa Rose Barrenha (foto acima), servidora municipal na área da Saúde, atingiu e conquistou várias pessoas. Cada um ficou encarregado de uma missão. Um na revisão do texto, o próprio Décio enxugando o máximo para viabilizar a publicação, outros na diagramação e arte das capas, eu e mais alguns tentando arrecadar valores para custear a gráfica e por fim, outros na divulgação do projeto e já pensando no lançamento. São tantos nomes e não os cito por um único motivo: acabaria por me esquecer de alguns e como tudo está sendo uma bela ação coletiva, acredito que o principal seja mesmo conseguir o intento final que é proporcional a realização desse sonho para o Décio, que sofre resistindo como pode, buscando novas forças a cada dia, driblando com genialidade uma cruel e insana doença.
Falar o que mais do Décio. Ontem batuquei aqui mesmo no blog em Retratos de Bauru e citei texto escrito em 2010, cheios de frases pinçadas de suas falas. Tudo o que está ocorrendo nos bastidores como contribuição está sendo tão lindo e são tantas coisas, emocionando todos os envolvidos com essa verdadeira ação coletiva. Exemplificando isso deixo um texto trocado entre alguns sobre a definição da ilustração da capa. Sintam o clima coletivo: Aí vão as ideias para a capa do
 livro. O primeiro desenho é aquele que eu tinha comentado: linhas soltas, quase abstrato. E o segundo segue a ideia que me passaram: o menino com o catavento. Espero sinceramente que vocês gostem! E se houver algo a acrescentar, ou alguma outra ideia nova, é só avisar. Hoje estou em casa o dia todo, dá para fazer, escanear e mandar. Textos como esse trocamos a todo instante. Mês passado, dia 13/06 fui pessoalmente almoçar com o Décio e a Rose em Marília, onde mora, simplesmente pelo fato de estar próximo do atendimento médico que melhor se encaixa em suas necessidades e o que vi foi emocionante. Décio busca forças lá do fundo e produz cheio de garra e disposição. Isso o move e dessa forma sobrevive lindamente. O livro é uma espécie de chama acesa a iluminar todos à sua volta. E quantos mais puderem se inserir nesse processo, mais essa chama permanecerá acesa. Trouxe um presente feito por ele, uma moldura, com um texto de Albert Einstein sobre amizade, cujo final é apoteótico: "Há duas formas para viver sua vida:/ Uma é acreditar que não existe milagre./ A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre".

8 comentários:

Anônimo disse...

HENRIQUE. RESERVE UM LIVRO DO DÉCIO PARA MIM. AGUARDO. ABRAÇOS. MAURÍLIO LAZARI CAMARGO - REGINÓPOLIS SP

Anônimo disse...

Olá Mestre Henrique Aquino: Boa Tarde.

Fico na expectativa de uma nova edição do MAFUA DO HPA, sp. com
novidades,fatos do cotidiano local ou nacional, denuncias violação de
direitos do trabalhador.
Parabéns !!!!!

Abço>

GASPAR REIS MOREIRA

Anônimo disse...

Caro Henrique
Grato pela mensagem. Quero participar dessa experiência.
Um abraco - Isaias Daibem

Anônimo disse...

Oi, Henrique!

Estou te escrevendo e repassando p/ as bailarinas e professoras de danca p ver se vcs nao tem ideia de realizar um evento p promover o livro do Decio com danca, seria muito interessante e tenho certeza de que as meninas topariam.
Elas tb sempre precisam de uma forcinha p os figurinos das alunas, etc, vcs podiam fazer um evento em conjunto e dividir de alguma forma os ganhos, mas isso fica entre vcs.
Bjs!
Márcia Nuriah - da Holanda

Anônimo disse...

HENRIQUE

BELA INICIATIVA A DE VOCÊS TODOS.
Vou ajudar dentro de minhas possibilidades, mas tenho interesse em ler a obra, pois trabalho com captação e estudo de águas. Água deve ser um dos enfoques do trabalho do Décio. Quero ver como ele encara essa questão no futuro. Aguardo ansioso.
Paulo Augusto

Anônimo disse...

HENRIQUE, O LANÇAMENTO EM BAURU ESTÁ PRA´TICAMENTE FECHADO NA TERCEIRA SEMANA DE AGOSTO, NA CASA DA CULTURA. FAREI A DIVULGAÇÃO PELO FACEBOOK. QUEM QUISER ADQUIRIR ANTECIPADAMENTE DEVE DEPOSITAR NA CONTA E GUARDAR O RECIBO...ABRAÇOS A TODOS. ROSÂNGELA MARIA BARRENHA (ROSE, A ESPOSA DOIDA!)

Anônimo disse...

o livro trata sim sobre água. especialmente sobre desenvolvimento sustentável. não é por ser dele, mas o livro é ótimo! eu que sou analfabeta nestas questões, ao revisar o livro aprendí tudinho, kkkk...abracitos. Rose, a doida.

Anônimo disse...

Oi Henrique!
Estou dentro! Veja com o pessoal pra fazermos uma entrevista-divulgação aqui nas rádios!
Abração
W.Leite