domingo, 16 de dezembro de 2012

ALGO DA INTERNET (65)

O FACEBOOK E MEUS PERSONAGENS SEM CARIMBO – O LADO B DE BAURU
Sei que o facebook hoje é algo onde o que rola é pura tentativa de diversão (não seria perversão?). Na maioria das vezes banalidades, coisas fúteis, brincadeiras, onde poderia prevalecer algo mais sério, até contribuindo na conscientização de um número cada vez maior de pessoas. Não sei mensurar direito, mas acredito que por volta de 80% são coisas sem proveito e cada vez mais participamos de algo assim. Não sou diferente de ninguém, cada um age do seu jeito e modo. Eu pensando nisso tudo iniciei em 29/11/2012 um projeto novo. Estou tentando manter um post diário com personagens de Bauru, mas não os representantes da elite da cidade. Trata-se do “Personagens sem Carimbo – O Lado B de Bauru”. Na explicação inicial postei isso: “Começo hoje e tento publicar uma foto por dia de um personagem bauruense, gente da melhor laia, estirpe em extinção, fotos tiradas por mim e representativas de uma Bauru resistente e que insiste em dar murro em ponta de faca, ou seja, faz e acontece, os sem medo de buscarem a felicidade ao seu modo e jeito”. Tenho conseguido esse intento até então com a publicação dos seguintes personagens: Zé da Viola (29/11), pipoqueira Inês Faneco (30/11), timbeiro Tiãozinho (01/12), o Baiano dos Ratinhos (02/12), cantora Audren Victorio (03/12), ex-goleiro Luís Carlos (04/12), radialista Maria Dalva (05/12), João Dez e Meia (06/12), hippie Celsão (07/12), Neizinho do ARCA (08/12), jornalista Maria Inês Ferreira (09/12), advogado Arthur Monteiro Jr (10/12), Adilson da Banca (11/12), Corintiano Guardador de carros do SESC (12/12), Rubens verdureiro de Carriola (13/12), militante Eliza Carulo (14/12), azulzinho Marco Labão (15/12) e hoje o corredor Alberto Goiaba (16/12).

Imprimi cada um numa folha e estou juntando-os para não sei o que. Virei colecionador dos meus personagens. Comprei até uma pasta para guarda-los e o texto original deixei salvo numa pasta no computador. Esses personagens, sabia desde o início, seriam os que, pelo meu crivo, mereceriam um destaque e uma palavrinha de incentivo, reconhecimento, essas coisas. Nada mais que isso. Sempre vejo que para enaltecer os personagens do LADO A  daqui existem muitos meios, porém poucos para dizerem algo dos do LADO B. Vou reproduzir abaixo dois desses textos, sendo que o da Maria Dalva, Luizão e Celsão já estão inseridos em algum texto do blog e outros tantos farei um resumo do que já publiquei aqui como Memória Oral.

O mais polêmico deles foi publicado ontem, o MARCO LABÃO, DE ESCREVINHADOR DE CARTAS À AZULZINHO DA EMDURB - Está mais do que comprovado, pobre paga mais impostos que os ricos. Rico renega, repudia, rejeita, negocia e faz de tudo para não pagar o que lhe é devido. Toda Bauru sabe quem são os maiores devedores do DAE, assim como vi pessoalmente numa blitz meu velho Palio ser abordado e permanecendo por mais de meia hora sendo autuado, comentei com o comandante da operação: “O sr só para cara velho”. Não era uma pergunta, mas uma constatação. Já vi carro novo descer do guincho após algumas certeiras ligações, carro velho nunca. Nas rejeições à atuação dos “azulzinhos” das ruas, os fardados fiscais de trânsito de Bauru encontram de tudo, mas os mais problemáticos, os que criam mais problemas nas autuações, sempre com a fatídica pergunta, “você sabe com quem está falando?” são os mais abastados, o lado A de Bauru. MARCO LABÃO escrevinhou cartas e mais cartas para os espaços dedicados aos leitores nos jornais locais, fez fama, ora na defesa do lado mais abastado da população, ora tentando se fazer entender como cidadão. Participou ativamente dos Consegs, os Conselhos de Segurança, uma espécie de elo entre a comunidade e a Polícia Militar, mas depois de tanto tentar se fazer entender dessa forma, hoje pratica o contrário. Está efetivado como um dos famosos Azulzinhos da Emdurb na cidade e vivencia na pele o outro lado, o da aplicação das multas e do contato direto com o provável infrator. Escrever, diz que ainda o faz, mas de forma mais comedida, pois pegou gosto pelo lado funcional da nova função. Aberto ao diálogo, fico a observá-lo numa manhã com seu bloquinho nas mãos, sem ser notado. Nada de anormal, o registrado foram os que estacionavam em locais proibidos e principalmente os que dirigem falando ao celular, com latinhas nas mãos ou com lanches. Risonho e franco, porém resoluto, cumpre sua missão sem receio de enfrentar os mais exaltados. Labão está menos alfinetador, como nos tempos das missivas aos jornais e hoje é um digno membro dos fardados (ou seria uniformizados?) representantes da aplicação das leis de trânsito na cidade. Aos 56 anos, demonstra estar feliz e sabendo discernir muito melhor, agora na prática e na observação do dia a dia, o que acontece no relacionamento entre os lado A e do B na conflituosa Bauru. Enxerga tudo com novos olhos.
O publicado hoje é sobre um velho conhecido das ruas bauruenses, um corredor de rua, o: GOIABA É A MINHA MAIS GRATA RECORDAÇÃO DE UM CORREDOR - Tem personagens que marcam a vida da gente de forma decisiva. Não são assim incisivos, mas pela postura adotada e praticada ao longo de toda uma vida tornam-se inesquecíveis. Na maioria das vezes são pessoas populares, tipos das ruas, expressões de labuta e persistência. São aqueles que ao bater os olhos te fazem lembranças de algo ou expressam significativamente algo. Existem muitos assim por aí e pouco valorizados. Eis a oportunidade de destacar um desses. ALBERTO é um retinto senhor, que durante minha vida toda não consegui descobrir nada sobre como ganha a vida, seu ofício, mas algo o torna uma figura das mais populares, trata-se de um corredor. Mas conhecido pelo apelido, GOIABA, 60 anos, desde meus tempos de moleque corre pelas ruas e tenta fazer o mesmo com muitos que foi encontrando vida afora. Seu local de treinamento preferido é a pista da Nuno de Assis, junto ao rio Bauru, ali bate cartão quase que diariamente, sempre com trajes de atleta, correndo de um lugar a outro e fazendo exercícios nos poucos equipamentos postados junto à avenida, quase debaixo do viaduto da Treze de Maio. Pessoa muito simples, faz isso como uma espécie de compromisso seu com a vida. Foi nosso representante em diversas corridas São Silvestre e esse ano estará novamente indo à São Paulo no último dia do ano. Ganha as passagens da empresa de ônibus e o resto paga do próprio bolso. Um abnegado, desses possuidores de algo diferenciado dos demais, o amor desmedido pelo que faz. Um amor que muitos não conseguem entender, decifrar, mas algo que o torna uma pessoa cheia de luz própria, irradiando isso para todos os que o conhecem.
O do Labão gerou algumas ligações telefônicas e uma explicação minha no espaço dos comentários do face (reproduzidos nos comentários desse blog) e não era para menos, pois confesso ser o que menos se enquadra na proposta inicial. Quero continuar fazendo isso, com erros e acertos (mais acertos que erros) e conto com a ajuda de todos para dicas, sugestões, críticas, incentivo, discussões, tudo com o intuito de trazer algo sobre gente que merece ser lembrada e discutida. Façamos isso juntos. Topam?

8 comentários:

Mafuá do HPA disse...

ESSES OS PRIMEIROS COMENTÁRIOS NO FACEBOOK:

Eliza Carulo Curti o que vc escreveu mas há muito oque se discutir sobre multas em Bauru.Deveria até uma audiencia publica para sabermos mais coisas dessa grande arrecadação.
Ontem às 09:30 · Curtir

Schubert José Luiz Esse da foto é o cidadão MARCO LABÃO?
Ontem às 09:34 · Curtir

Schubert José Luiz Porque todos eles usam ÓCULOS DE SOL mesmo nos dias chuvosos?
Ontem às 09:37 · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Eliza, vc mora no meu coração, sempre atenta e vigilante. Esse os dois lados da moeda, Labão esteve do lado de lá e só por estar do outro lado, sabe que não pode errra, não é mesmo Schubert. Achei-o com postura renovada e sujeito a chuvas e trovoadas. Entender a função deles também é necessário.

Mafuá do HPA disse...

COM AS LIGAÇÕES QUE RECEBI ESCREVI UM ALGO MAIS NOS COMENTÁRIOS DO FACEBOOK:

Henrique Perazzi de Aquino: Labão sempre foi cara polêmico e contrário à minha linha de pensamento e ação. Nos digladiamos muitos pelos jornais, num passado não tão recente. Eu um "fidelista e chavista" convicto, ele contrário a eles e a defender o neoliberalismo. Nunca fomos amigos, assim como não o sou de muitos dos retratados nesses perfis que escrevo aqui. Uns admiro mais, outros menos. Não entrei no mérito de como chegou a estar hoje na função de "azulzinho". O motivo de tê-lo retratado aqui mesmo considerando-o um adversário (não inimigo) político é pelo simples fato de querer escrever sobre esses profissionais e sobre os que pagam realmente suas multas, o lado B da cidade e os que as postergam, o lado A. Por ele estar vivenciando um novo momento em sua vida, longe de sua antiga loja de Açai e das corretagens, acredito que também por ser polêmico, como eu, acabou se enquadrando bem no relato feito. Hoje recebi algumas ligações indignadas pelo fato de ter privilegiado justamente ele, mas acredito que com o que está vivenciando possa também estar podendo fazer uma comparação mais justa com a linha de pensamento que tinha anteriormente e a que possui hoje. Quando ressaltei no texto sobre "os mais exaltados", pensava justamente em como ele estaria encarando isso vindo de alguém que antes defendia. Isso tudo provoca um nó na cabeça das pessoas e faz um bem danado reflexões advindas disso. Era o que tinha a dizer.
há 21 horas · Curtir · 1

Schubert José Luiz: Professor, eu apenas perguntei se esse azulzinho era o cidadão Marco Labão porque eu não o conheço pessoalmente e não sabia que agora ele era um azulzinho da EMDURB, foi apenas por essa razão que eu perguntei. Na foto ele está bem diferente de outras fotos que eu já tinha visto.
há 21 horas · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino: Schubert, não tem de que. Eu escrevo e crio minhas polêmicas, gosto delas, provoco, instigo e tudo isso tem um preço. Sabia que sofreria por publicado uma foto de alguém que muito criticou no passado esse meu mode de pensar. Mas o vejo vivenciando uma outra situação e espero que isso areje, renove, refresque, sirva de reflexões. Tudo nessa vida pode dar voltas. Labão vivencia outro momento em sua vida, vê com os próprios olhos os dois lados `pa sua frente e com condições de fazer uma análise mais justa. Só isso, nada mais.

Anônimo disse...

HENRIQUE

Voce não devia se preocupar com essas coisas, pois mais transparente que voce existem poucos, pois fui ver aí do lado e escreve esse blog desde 2007 com um escrito diário e sempre na mesma linha. E voce ainda vem e explica quando acha que deu uma pisadinha de bola. Siga em frente, pois fazer o que voce faz, são poucos.

Aurora

Anônimo disse...

Henrique

Final da semana que vem estarei em Bauru para passar o Natal aí na cidade e queria muito te reencontrar. Vamos conversar.

Sobre esses personagens lado B, achei muito interessante sua idéia de mostrar um lado pouco valorizado das pesssoas, as mais simples, cheias de belos exemplos. Quanto isso pode render de coisas maravilhosas. Sei que vai dar vazao a isso. Nisso voce é bom. Tento imaginar isso daqui a dois anos, com 700 personagens e em quantro com 1400. Aonde vai dar isso? Poderá ser um painel muito interessante de pessoas que na maioria das vezes não teriam espaço para serem valorizadas.

Conheci o Labão pelas cartas queescrevia no jornal. Nunca gostei do seu estilo, raivoso e defensor do capital como solução para tudo. Entendi o que tentou fazer ao publicar sua foto. Está acreditando que trabalhando como multador poderá enxergar as coisas por outros olhos. Seria bom, mas não acredito. Mas sua tentativa é válida.

Tenho comigo que muitos personagens podem e devem pensar diferente de sua linha de pensamento. E nem por isso não poderão estar aí na lista de estarem no Lado B da cidade.

Paulo Lima

Anônimo disse...

ELE NÃO MUDOU
ELE NÃO MUDOU
ELE NÃO MUDOU
ELE NÃO MUDOU
ELE NÃO MUDOU
ELE NÃO MUDOU
ELE NÃO MUDOU

Anônimo disse...

Henrique gostei do título:" Personagens sem Carimbo",bem adequado ao texto.

Vc como escrevinhador é nota 10 !!!!!

MJ

Anônimo disse...

"Henrique não faz muito tempo que falamos sobre o DAE. Vc. sabe o que aconteceu meu irmão mora na Vila Falcão e derepente o esgoto comecou retornar, fato ocorrido na quinta feira a tarde. Como trabalhei no DAE ele me pediu uma ajuda. Pois bem liquei no DAE e convercei o o funcionario que estava atendendo. O DAE prontamente foi até o local e verificou que realmente o pedido tinha procedência. Mas nada fizerm para solucionar o problema, pois o defeito era na rede do DAE. Moral da historia pedi socorro para todos os Diretores e funcionarios e até a presente data Domingo o retorno do esgoto continua. Que saudade do DAE de antigamente. Esse Presidente não tem voz para comandar o DAE. Ponto final.
PAULO EDUARDO MARTINS NETO

Anônimo disse...

Henrique, conheço o Alberto Ramos há alguns anos.Como ele, também sou apaixonado pelo atletismo, pois participo de competições há quase 15 anos.Brinco que o Alberto é uma "figura folclórica" da cidade.De vez em quando ele "bate cartão" em casa para uma boa conversa.É um sujeito bem rodado.Ele me disse que foi roupeiro do Flamengo, nos anos 80, na época de Zico, Andrade, Júnior e cia, além de treinar na pista de atletismo do clube rubro-negro.Se não me engano, ele também chegou a treinar corrida no São Paulo.Já trabalhou como vigia concursado da Prefeitura local.Recentemente, aposentou-se.Foi vigia concursado do Horto Florestal por quase 20 anos.Tem muitas outras histórias dele, que pratica atletismo há mais de 40 anos, mas se for contar todas, iremos fazer um livro de sua vida.Espero ter colaborado com essas informações.
Abraços!
Orlando A. Martins