segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

PALANQUE – USE SEU MEGAFONE (33)

HÁ UM GALVÃO BUENO DENTRO DE VOCÊ?
Ontem o Corinthians foi Bi-Campeão Mundial de Futebol e não se falou em outra coisa. Esquecemos de tudo o mais (que precisa ser retomado hoje) e dentre os muitos textos recebidos, um me chamou a atenção, sendo ótimo para reflexões variadas. A reprodução serve para desestimular o tal do exacerbado “galvanismo”, espalhado como vírus pais afora. Eis o texto, que me chegou com o título acima e no final o seu autor:


Ontem, domingo(16/12/12), levantei cedo como a imensa maioria para ver um importante jogo de futebol, e um bom jogo como foi com uma vitória corinthiana, diferente do São Paulo de 2005 e Internacional 2006, em que esse times se fecharam atrás e ficaram no chutão pra frente a espera de uma sobra para fazer o gol, dessa vez não, o Corinthians ganhou se impondo taticamente, tendo bons momentos, uma estrutura e aplicação sólida em todos os setores, incontestável o jogo, que se não foi uma grande obra de arte, mas com certeza um bom jogo para um momento inesquecível, a torcida dando cara de Pacaembu na noite fria no Japão, a lembrança que nos leva ao grande Doutor Sócrates, tudo muito memorável.

Mas não escrevo aqui para falar do jogo em si, gostaria que nesse momento apenas, fosse somente para o jogo, mas ao sair na rua para ir na padaria perto de casa e encontrar com várias pessoas entre conhecidos ou não, constato como as pessoas, boa parte delas, incorporam esse ufanismo, esse bairrismo cretino disseminado pelo Galvão Bueno, esse narrador que as pessoas dizem odiar, mas amam comprar as suas babaquices, um discurso raivoso contra o adversário, seu país, seu continente, parecia que o jogo era o que menos importava, e uma postura de uma burrice colossal, parece que o próprio torcedor tenta diminuir a categórica conquista de seu time ao dizer que o adversário não joga nada, que os ingleses e europeus no geral são todos enganadores, que o futebol brasileiro é o máximo e não tem pra ninguém. É de assustar a forma raivosa típica de Galvão Bueno, assim como ele faz com argentinos, agora muita gente comprando esse discurso nacional-nazista ofensivo contra a nação do adversário, sendo que ganharam de um bom time, independente dos problemas de transição que passa o Chelsea, mas é um bom time e o Corinthians passou de forma imponente no jogo, então que merda é essa desse galvãonismo babaca em colocar além de uma situação irreal ao futebol brasileiro, ainda ofender e desqualificar o adversário e seu país???

O sujeito tem que entender que essa é uma vitória do Corinthians e não do Brasil como quer colocar o galvãonismo, o Corinthians taticamente e em termos também de como se organizou para isso, é único no Brasil hoje, aqui a realidade ainda é de um Marín comandar a CBF, de Felipão e Parreira, dois arcaicos treinadores comandando a seleção, os clubes totalmente entregues a corrupção, desmandos, calendário mal organizado, estádios e tudo mais que convivemos todos os dias não só no futebol como em todos os setores desta sociedade, agora vamos entrar nesse oba-oba bairrista e sermos como o Brasil tem sido, narcisos de sua própria incompetência?? Colocar uma algema na consciência e calar a ácida crítica que desenvolve e amplia horizontes?? É isso que vamos continuar sendo, reprodutores de Galvão e cartilhas partidárias?? O engraçado nisso tudo também, é que parece ser tudo de forma inconsciente, sem perceber o quanto no fundo seguem o narrador da Globo e cometem uma injustiça com um corinthiano, muitos relembraram o Sócrates e demais da democracia corinthiana, mas deixaram o Casagrande de fora, dizem ser um vendido por trabalhar na Globo, ora quanta burrice, se tem um cara que destoa desse ufanismo cretino do Galvão, é o Casagrande, é um sujeito sincero e que mantém seu orgulho em ter participado daquela geração até hoje, então é um absurdo esse desdém com esse ex-jogador tão importante para o clube.

Agora, um outro ponto, esse talvez na minha visão de comunista, um mais pesado ainda que esse citado, alguns intelectualóides tanto nas ruas como na TV, querendo utilizar o jogo para comentários classistas, racistas e outros absurdos sociais, gente, isso foi um jogo de futebol, se tem um momento onde as pessoas se tornam homogêneas, esse é um momento, porque futebol não tem classe social para torcer, não tem raça, a maioria dos torcedores de qualquer clube, seja ele pequeno ou grande, sempre será numa sociedade capitalista de explorados pelas mazelas do cotidiano do capital, nada mais ridículo do que colocar a vitória de um time como um "tapa na cara da elite brasileira", até incoerente sendo este clube um dos mais ricos da nação e assim como os outros, com torcedores formados por cidadãos explorados em sua maioria assim como também vários ricos, estes intelectualóides estão anos-luz de compreenderem alguma coisa de ciência social, precisam urgente pegar em livros e estudar muito para saber o que é luta de classes, que a origem da consciência de classe não está diretamente ligada à origem de sua classe, não distorçam o socialismo científico gente, por favor.

O futebol como uma manifestação artística deveria ser usado para expandir os horizontes, como toda grande arte e com suas paixões sadias, gozações, mas sem entrar nessas cretinices, mas antes de tudo, no momento do jogo, no calor da partida, vamos comemorar, apreciar um bom jogo e depois, seguindo em frente, pegamos o que de melhor aprendemos e saber construir um ponto crítico para desenvolver como indivíduos e como nação.

Ser papagaio de Galvão Bueno, pseudo-intelectual e narciso da própria incompetência, é continuar comendo merda e achar que tá tudo muito bem, e ainda sim no final das contas acabam sempre se sentindo uns bostas. Então pessoal, muito cuidado nessa hora para não confundir bola de futebol com bola de bilhar, sempre em busca do buraco.

MARCOS PAULO C. RESENDE - MOVIMENTO COMUNISMO EM AÇÃO
obs.: as duas charges são do amigo Fausto Bergocce, retiradas (ou seriam gileteadas?) do seu facebook.

7 comentários:

Anônimo disse...

Henrique
O texto não é ruim, mas tem algo que preciso contestar.
Nacionalismo sempre existiu. O futebol, como sabemos é um dos mais propícios campos para sua propagação.
O Galvão, por mais que se possa combater o que diz, de forma meio despropositada, ufanista, nunca pregou como os nazistas fizeram. Achei um pouco pesado e se o Marcos pudesse me fazer entender onde é que ele disse isso, poderia até me convencer.
Também, como a maioria, discordo do jeitão autoritário como ele transmite jogos e sei que influencia milhares de pessoas a ter rivalidades bestas até contra outras nações, mas outra pergunta: Isso também não aconteceria de lá para cá? No caso da Argentina vejo que isso acontece.

Valeu.

Alvarenga - hoje um pouco longe de Bauru, curtindo férias chuvosas do litoral paulista

Anônimo disse...

Não confunda rivalidade com esse ufanismo cretino, os argentinos tem sim ferrenha rivalidade com o Brasil, mas não esse ufanismo com ar de falsa superioridade com que alguns tentam forjar na nação, o Galvão passa muito disso no que comenta, porque ele não apenas desqualifica o time como também cai nesse bairrismo insuportável como várias vezes o vi fazendo e que já recebeu tb severas críticas do grande jornalista José Trajano.
Se vc não sabe como começou o nacionalismo alemão e o que pregava sugiro ler um pouco mais e entenderá como na sociedade de hoje há vários Fuhrers escondidos por aí. Ande nas ruas e veja a reação nos comentários das pessoas e compare com os argumentos da antiga Alemanha.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

Esse dequalificado já morreu na ideologo ( assim como o COMUNISMO ) e esquecera de enterrar. Deve estar fedendo a milhão ...

Anônimo disse...

A INTOLERÂNCIA EXISTE DE TODOS OS LADOS.

Do Marcos que não aceita os contrários e até os xinga.

Dos que não concordam com ele e sua ideologia e os atacam também de forma violenta.

O estilo do Galvão é tudo isso mesmo, mas existem outros canais e por que ninguém se atreve a assistir os jogos nesses outros? Basta algo simples, mudar de canal.

Vejo intolerância de todos os lados.

José A. Ruiz

Mafuá do HPA disse...

É verdade Ruiz
Já fomos mais tolerantes num passado não tão distante.
Aceitávamos os que pensavam diferente e debatíamos com todos, um tentando convencer o outro.
Hoje, vejo aqui algo que denota bem como são os tempos atuais, quando publico algo do amigo Marcos Paulo e as pessoas não aceitam nem mais discutir o tema, já o desqualificam.
Isso para mim chama-se RETROCESSO.
Estamos andando para trás.
Já do mesmo ocorrer do Marcos para os que não concordam com ele, discordo, pois vejo que quando alguém o questiona de forma normal, sem agressão, como o fez o Alvarenga, sua resposta não é grosseira. Quando o cutucam abaixo da linha de cintura ele contra ataca no mesmo estilo. Se isso é certo ou errado, melhor perguntar para ele, não?

Um abracito e ao diálogo. E por fim, Galvão é mesmo um chato, prefiro o estilo da ESPN, o do jornalista Trajano e o do jornalista Juca Kfouri, escrevendo e opinando de forma mais inteligente sobre nosso esporte. São meus ícones hoje. Adorava também o Sócrates, mas esse já se foi e isso está já fazendo um ano, exatamente nesse período.

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Meu caro, minha resistência é devolvida no mesmo grau de força com o que esta sociedade impões e escraviza as pessoas, não tolero mesmo mazelas, se vc é incapaz de entender e debater, acha que se resume a um simples mudar de canal daquela que é a emissora que domina não apenas o cultural, mas o político da nação e muitas vezes detém monopólio de transmições, parabéns, está a um passo do buraco.

Digo sempre meu caro, que devemos manter sim a mente aberta, mas não ao ponto de esvaziá-la.

O Henrique ás vezes me pergunta o porque desapareço dos comentários, simples, não tenho saco para debater com quem argumenta em cima de clichês prontos para desqualificar os outros.

vá pentear macaco rapaz.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

Torcedores do Timão,
CLIQUEM AÍ EMBAIXO E VIBREM NOVAMENTE!!! É NÓIS MANO, VAI CURINTIAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!! (E não é que ele foi? rsrsrs)
Rádio Globo - Corinthians - Especial Corinthians Campeão do Mundo –
http://radioglobo.globoradio.globo.com/futebol-clube/corinthians/2012/12/16/ESPECIAL-CORINTHIANS-CAMPEAO-DO-MUNDO.htm
Ab s,
José Esmeraldi

http://www.semlimitesfm.net/