segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

CARTAS (94)

UM PROVEDOR, UMA SANTA CASA E A CONSCIENTIZAÇÃO DE UMA CIDADE, PEDERNEIRAS – publicado hoje, segunda, 24/12/2012 no Painel do Leitor, seção especial do Jornal da Cidade – Bauru SP*
Maurício dos Passos é desses a não desistir facilmente daquilo que acredita. Desde quando foi convidado para ser o provedor da Santa Casa de Pederneiras empreende uma verdadeira batalha consigo mesmo e tudo para conscientizar sua cidade a entender dos reais motivos da existência de um hospital aos moldes do que administra, sem manter dependências e atrelamentos que o inviabilizariam e da importância de assumirem o papel de seus reais mandatários.

Tornou-se um apaixonado pelo que faz e defende com unhas e dentes algo realmente a encantar todos os predispostos a uma paradinha para ouvi-lo. Pederneiras possui um hospital de quase oitenta anos, levantado com o suor de muitos dos seus históricos munícipes. Cada tijolo daquele prédio possui uma particularidade, cada pessoa que possibilitou o levantamento da edificação tem algo registrado nos seus anais. Tudo está registrado em algo único na história da cidade, talvez o seu mais bem organizado e definido arquivo. Uma riqueza pouco conhecida, de inestimável valor.

A riqueza disso tudo, a reunião de toda essa vasta documentação move Maurício num único objetivo. Poucos na cidade conseguem compreender da real necessidade da Santa Casa continuar sendo mantida pelos munícipes. Existe hoje uma contribuição mensal, valor irrisório, porém com poucos participantes dentro do universo da atual população da cidade. Primeiro ele deseja que todos entendam o que venha a ser uma Santa Casa, como é constituída, a participação do Estado e a da cidade na sua manutenção e existência. “Existe muito de desinformação. Muitos acreditam que o Estado deve prover tudo. Se isso ocorre, a cidade perde muito, pois fica dependente total e não gere mais nada. Nós temos condições de fazer uma administração compartilhada e a cidade só ganha com isso. Tudo continuará sendo só nosso, como o foi até hoje”, conta Maurício.

Ele constata que o Hospital Amaral Carvalho, da vizinha Jaú possui na cidade mais colaboradores do que os que contribuem com a Santa Casa. Não tem como desmerecer o que hospital jauense faz, tanto que deseja chegar no mesmo patamar e para isso se faz necessário uma ampla campanha. Pensa longe e para isso quer conseguir recursos para editar um livro sobre a história da Santa Casa, praticamente entrelaçada com a da cidade. A intenção é contar tudo nos mínimos detalhes, desde o envolvimento inicial, como foram levantados os recursos para construção, as histórias dos seus provedores, seus pacientes, a vida intensamente acontecendo dentro dos seus corredores e tudo o que já foi possibilitado pela cidade e pelos seus profissionais. Imagens, fotos e ilustrações a motivar isso tudo. Com isso quer sensibilizar toda a cidade da necessidade de uma união, tudo para não deixar esse sonho esmorecer, nem fenecer.

“Primeiro explicar o que é o sistema das Santas Casas, depois relatar tudo o que já foi feito aqui, o que está sendo feito e o que pode ser perdido se a cidade não ajudar e valorizar o que já temos. Isso aqui é de uma riqueza tão grande e poucos entendem isso. A cidade possui um hospital só dela e isso não têm preço. Quero fazer isso chegar a todos. Ninguém vai contribuir se não acreditar, se não ver a seriedade com que tudo isso é feito e com o livro quero fazer isso chegar a todos”, conta um emocionado Maurício.

Esse barbudo e inquieto administrador é dessas pessoas que transpiram trabalho, revelam sinceridade nos gestos, na fala emocionada e tudo isso pode ser comprovado pela forma como pensa transformar uma já proposta de sucesso em algo duradouro, permanente e onde toda a cidade esteja envolvida, participe de fato e de direito dos destinos de algo só seu. Divulgar essa vontade e dar uma pequena contribuição para a realização desse sonho, que deverá ser coletivo é valorizar algo único de uma cidade, é vê-la decidindo sobre o seu próprio destino, impondo sua força e ela mesmo conseguindo mover os moinhos da história.

Essa busca por um pertencimento só dela a livra desse estado de dependência coletiva vivido hoje, onde abandonamos tudo para que outrem o faça e se eximindo de nossas responsabilidades, ficamos só a criticar, vendo a “banda passar”. A proposta de Maurício é que sua cidade, mantenha ela mesma a sua Santa Casa, receba os benefícios provenientes do Estado, mas continue sendo independente e só de Pederneiras. Tudo compartilhado. Isso é tão lindo e único que precisa ser incentivado e divulgado. Maurício precisa ser empurrado para a frente, fazer vingar esse projeto e mostrar para o país como é que se cuida de fato e de direito das coisas a nós pertencentes. Essa minha contribuição na divulgação desse projeto.

Henrique Perazzi de Aquino, jornalista, professor de História e descobridor/desvendador/divulgador de histórias como essa. * Eu me emocionei ao tomar conhecimento da história do Maurício e do cuidado com que cuida do hospital de sua cidade, algo que se cada um fizer a sua parte, pode vir a se transformar em algo tão grandioso, uma experiência única, a de toda uma cidade estar envolvida nos destinos de algo só seu. Esse escrito nasceu de uma única conversa com Maurício e o JC, felizmente comprou a idéia, reproduzindo o texto com um destaque mais do que especial. Se tudo já nasce assim, esse sonho tem tudo para se tornar realidade, prosperar, vingar e se eternizar. As fotos foram todas gileteadas da internet.

4 comentários:

ainda vou ser um escritor famoso disse...

PARABÉNS MAURÍCIO, PEDERNEIRAS PRECISA MESMO É DE PESSOAS IGUAIS A VOCÊ, QUE LUTAM COM "GARRA E DENTES" PELAS COISAS PÚBLICAS SEM QUERER LEVAR VANTAGEM ILÍCITA. NÃO VEJO A HORA DO LIVRO SER PUBLICADO. MAIS UMA VEZ PARABÉNS !!!!

Anônimo disse...

Henrique

Eu não conheço o Maurício, mas se voce diz ser ele um cara com boas intenções eu acredito e boto fé. O que conheço e desmereço é alguns de Pederneiras, principalmente o ex-prefeito Cury, que é médico, conhece a situação da saúde como poucos e nada fez e nem faz para minimizar a situação da saúde municipal, nem da Santa Casa. Pessoas que agem como ele, só com o intuito político e quando fora do poder, menosprezam tudo o que o adversário faz é um triste painel de como não se deve fazer política. Fiquei maravilhado de ver que uma cidade como a vizinha Pederneiras pode através da conscientização popular fazer perdurar uma Santa Casa totalmente com recursos advindos dos próprios munícipes. Como é lindo ver isso acontecendo. Torço para que tudo dê certo. E parabéns a voce por nos propiciar conhecer um pouco disso. Conte mais.

Abracitos de final de ano da

Aurora

Anônimo disse...

Ter uma Santa Casa e sem as amarras de vê-la atrelada a nenhuma FAMESP é algo que essa minha Pederneiras precisa cuidar com o máximo de carinho. Vejam as diferenças aí entre o que ocorre hoje em Bauru e Pederneiras.

João Carlos, o Jota

Santa Casa Pederneiras disse...

A Santa Casa de Pederneiras, fica muito emocionada e agradecida com a Matéria de nosso Provedor Maurício dos Passos, de todo seu empenho e dedicação com nossa Entidade.

Em nome dos Funcionários o nosso muito Obrigado !!!!!!!