terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

CENA BAURUENSE (104) 

CARNAVAL: ELOGIOS, UM BLOCO AINDA NÃO ENTENDIDO E A REVELAÇÃO DE QUEM MAIS SAMBOU NA PISTA

O Carnaval de rua bauruense está nos seus estertores, quase no fim. Hoje, um restinho de folia nas ruas do Mary Dota, com o baterista Toninho e sua banda, a Tropical Super Show. Imperdível para quem não quer perder o que ainda nos resta antes de voltar à normalidade na tarde de quarta. A Prefeitura acertou em cheio com o Carnaval desse ano. Elogios para a organização, empenho geral do pessoal da Cultura, todos por lá atuando nos bastidores, para que a festa ocorresse dentro da normalidade. E quando nada se comenta deles é porque tudo deu certo. O Elson Reis, Secretário de Cultura não arredou pé das atividades e só não sei se perdeu peso ou ganhou, pois eu acho que na ansiedade comemos mais. Eu critico muita coisa que ocorre na cidade, mas adoro ter que elogiar e faço sempre que encontro algo que goste. De tudo o que vi no Sambódromo só uma crítica: a festança era de Carnaval e nos intervalos dos desfiles uma música sendo propagada pelo alto-falantes que nada tinha a ver com a festa. Se boa ou não, discutível, mas acredito que nesses dias o que deve prevalecer são as músicas envolvendo o tema. Fora disso, pisada na bola. Evitar isso é sensatez.

Abro o jornal de hoje, JC e na Entrelinhas a última nota cita o bloco de rua, onde estive metido por esses dias. Foi isso: “Bauru sem água - Em entrevista concedida ao pool de transmissão do carnaval, formado pelo JC, Auri Verde, 96 FM, TBR e o programa “A Noite é Sua”, Rodrigo considerou, para o período de festas, despropositadas as críticas feitas pelo bloco “Bauru sem Tomate é Mixto”, que no sábado desfilou pelas quadras do Calçadão da Batista de Carvalho e criticou a falta d’água, entre outros. Ele, no entanto, reiterou o respeito por qualquer
manifestação, crítica ou não”. Meu comentário é simples. Rodrigo não deixa de ser o simpático garotão que adoramos cumprimentar, não me considero seu amigo, porém muito menos inimigo. Ele precisa entender que ao optar pela vida política, mesmo boa praça, está sujeito a “chuvas e trovoadas”. Deixo claro em tudo o que escrevo, mesmo ele ter feito muita coisa de boa para Bauru, não gosto de algumas de suas companhias, de sua opção politica, por aceitar certas imposições administrativas, pela demora na solução dos problemas do DAE, na Saúde e morosidade em outros quesitos, como o tratamento de esgoto e finalizarde vez a bazófia na Cohab. Apontar erros, sugerir caminhos e mostrar isso de forma jocosa durante o Carnaval é algo natural .Elogio seus acertos, mas não me furto a fazer a crítica, nada arrivista, feita de forma maldosa e inconsequente. Ele sabe bem de outra coisa, quem critica também pode ser criticado. Todos, criticados e críticos querem mesmo uma Bauru melhor. Só isso. Da critica sempre se tira um proveito muito maior do que dos falsos e rasgados elogios.

Eu estive nos dois dias no Sambódromo e gostei da evolução do Carnaval. Esse problema dele ainda ser dependente do poder público é algo para ser discutido de forma ampla. Discordo das contumazes críticas a essa ajuda, mas penso que algo deva ser feito para desassociar isso. O Carnaval deve ser só mais um com repasse de recursos, sem os falsos moralismos que alguns tentam impingir ao fato. Talvez um grande evento reunindo o pessoal das escolas e bloco, onde todos os envolvidos possam vislumbrar possibilidades outras seja um bom início. Quando alguns não conseguem enxergar algo diante dos seus narizes, nada melhor do que ser didático. Esse papel cabe para a Prefeitura e a Cultura municipal. Gente para falar disso e demonstrar opções outras é o que não falta. Posso criticar o cinema norte-americano em muita coisa, o produzido em Hollywood, mas seu acerto é não depender um centavo de recursos públicos. Nada ocorreu por lá de um dia para o outro e alguém precisa dar esse pontapé inicial.  Pois que seja agora.

Desses dois dias por lá quero deixar algo aqui registrado. Observei muito, bati muita palma, cheguei a criticar outros, vi o esforço de cada um, fui entendendo em cada gesto novo como cada escola foi sendo construída, formatada e a olho nu deixo aqui publicada fotos de um sambista, uma pessoa que para muitos passou pela avenida de forma incógnita, mas não para mim. Um anônimo, desses arrebatadores, um dos que fez com que a festa tivesse o brilho e o sucesso obtido. Sempre existirão aqueles que gostam de desfilar em várias escolas e blocos, dançam até não poder mais. Fiquei o observar um desses, todo de roupa branca e com um pandeiro na mão. Afirmo sem medo de errar, foi a pessoa que mais desfilou diante de nossos olhos. Esteve na maioria das escolas e blocos, cavou um espaço só seu. Dançou muito, mostrou o que sabe fazer com o pandeiro na mão e fez sempre bonito. Não sei seu nome, nada dele, mas ficava encantado a cada retorno seu na avenida, mal acabando de desfilar por uma escola, lá estava ele novamente na avenida o fazendo para outra. Sempre sorridente, foi talvez uma das figuras mais marcantes da festa bauruense desse ano. As fotos desse post de hoje são todas dele, pois sendo o que mais desfilou, nada melhor do que tentar descobrir algo de sua pessoa. Aguardo informações dos que o conheçam...

43 comentários:

Anônimo disse...

Henrique, vou no sentido contrário de algumas coisas que coloca nesse artigo.

A começar por essa mesmice de sempre da discussão do repasse de verbas para escolas de samba, todo ano é a mesma coisa, "dar o pontapé inicial para sua independência", "desassociar do poder público", ora, ninguém vai fazer isso, definitivamente o capitalismo "a la brasileira" que tenho chamado, enraizou a corrupção na sociedade brasileira, o jeitinho, a malandragem, a massa de manobra, o velho pão e circo.

Muitos chefes de agremiações, como Paulão, Cidinha e etc, fazem uso político das mesmas, você sabe, todos sabem, é uma prática Brasil afora, só que ninguém se dispõe na acidez de mudar isso, todos levam no bumba meu boi.

O poder público não tem que dar um centavo a escolas de samba, a entidades que fazem passeatas para trampolim políticos de seus membros, tem que dar sim, infra-estrutura social e também estrutura cidadã a seus munícipes, se ainda houvesse a desculpa de que o município arrecada o dobro com isso, por exemplo, gastou 200 mil com o carnaval, mas lucrou 500 mil, ainda se poderia discutir isso, mas não é o caso, muito menos existe uma prestação de contas e uma auditoria decente para ver realmente o uso desse dinheiro pelas escolas, porque não é o interesse da prefeitura, sinto muito em dizer esta realidade meu amigo, sei que você vai no embalo dos tambores, mas que a prefeitura, a secretaria se utilizam de algo que era apenas para ser uma festa popular, alegre, usam sim, para populismo safado, para render votos, fazer política e sim, transformar uma parcela boa da população em pão e circo, e o carnaval na verdade não é isso, mas descaracterizou-se para esse lado.

Você sabe muito bem que o Tuga, claro, também não é nenhum santinho e muito menos salvador da pátria, mas ele ao ter um mínimo, um tiquinho de bom senso, responsabilidade, ao fechar a torneira, queimou com seu patrimônio político, ou seja, as pessoas gostam mesmo de serem enganadas, você sabem também que muitos que nessas horas adoram aparecer de "bem intencionados" vivem de baterem em portas de gabinetes.

continua...

Anônimo disse...

Sofremos com as mazelas inerentes ao capitalismo, mas agravamos pela falta de pensar uma nação, de ter coragem para criticar com acidez, e de levar aquele péssimo clichê ao máximo, "um povo que ri de sua desgraça", falar o que disso?? Narcisos da própria incompetência??

Procure na história da Inglaterra, um país capitalista, sugado pela coroa, mas veja o que os ingleses fizeram sobre duas questões sociais em seu país, moradia e saúde pública. Inglês não é mole não, na hora que resolve brigar, sai de perto, as ruas ficam em chamas, aqui o sujeito desfila, e ainda assim quando se consegue pisar de leve no calo do prefeito, este ao reclamar, parecem que depois mais procuram pedir desculpas do que fazer mesmo uma afronta a esse sujeito que por parecer um teletubbie passa um ar de bom moço, mas quem conhece os bastidores sabe o quanto se esfrega na corrupção do sistema, veja que ele nunca foi oposição de nada, não tem nada de bobo, sabe muito bem a sujeira que faz, agora quando ele dá mais uma chance de levar uma bordoada, vão peidar na farofa??

Só essa falta de uma prestação de contas séria do carnaval que citei acima, numa sociedade séria, já era para pedir cadeia ao prefeito e seus subordinados a esse setor, assim como também não vejo ninguém pedindo a prisão da secretária do "bem estar social" e também do prefeito, sobre esse caso do hotel no centro onde estavam sendo e continuaram a mandar desamparados naquela merda sem condições, Bem estar social, que piada de mau gosto, já seria mais do que motivo para meter na cadeia esse pessoal, não se tem o mínimo de respeito com as pessoas.

Não podemos esperar nada de mudança vindo do poder público, nem de imprensa, sindicatos, nada, porque tudo e todos estão amarrados com a bunda no sistema, agora, se os que tem espaço ainda para crítica, não o fazem da forma que deveria ser feita, pensando uma nação e com acidez, não se tem mais jeito então, todo ano vai ser a mesma coisa e as mesmas conversas vazias.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

Já vi esse cara em algum lugar, é o que posso dizer... Quanto ao prefeito, acho que ele tem aceitado elogios e críticas de uma forma cordial. Sempre o vejo tentar explicar e se comprometer a fazer algo em torno dos erros da administração. Nossa parte é continuar a reivindicar pelos acertos e incentivá-lo com o nosso apoio na luta pela solução dos problemas.
ANA lELLIS

Mafuá do HPA disse...

MARCOS

As coisas são simples não queira complicar ainda mais.
Eu e voce vivemos dentro do capitalismo, queria viver outra situação, mas sabemos que isso não ocorrerá e não vou ficar dando murro em ponta de faca. Luto sim por mudanças estruturais e não sou totalmente contra que uma Prefeitura dê seu quinhão ao Carnaval.E isso sem malandragem repasse junto e necessário.

Sei dividir o joio do trigo. Tuga não fechou só a torneira do Carnaval, vc bem sabe, a situação da cidade era outra. No capitalismo sempre existirá os que fazem tudo como trampolim e os que não fazem. Vejo que a contribuição pode continuar sendo dada e os que agem de forma equivocada denunciados e cobrados.

Marcos, inglês é mole sim, pois banca um desmedido gasto com um coroa decadente e num alto. Só isso já os desmerecem. Não venho para defender ninguém, mas os que não prestam conta dos gastos aqui em Bauru não recebem no ano seguinte.Os sacanas, os que reaproveitam fantasias e embolsam algo merecem denúncia e corte de verba. É essa a linguagem que entendem.

Sobre esse caso do hotel no centro da cidade também achei o fato mais lamentável da fiscalização feita nos estabelecimentos pós incêndio de Santa Maria e escrevo dele nos proximos dias.

Acredito que sou ácido quando devo ser e ameno quando vejo algo ocorrendo e sendo bem feito, como a organização que presenciei na festa. Tendo algo de errado em tudo o que vi serei o primeiro a denunciar, mas não tenho problema nenhum em fazer elogios aos que dele merecem.

Nos falamos, vou deitar pois estou um caco...

henrique - direto do mafuá

Helena Aquino disse...

Críticas e mais críticas .... colocar a "bunda" na cadeira e escrever criticando algo é mto fácil, quero ver atitudes e não somente palavras e idealismos ...
Não estou aqui para vir em defesa de ninguém não, mas não posso deixar de dizer que Rodrigo Agostinho está tentando acertar , não tem idealismos baratos, vai à luta ... Co-logações existem em todas as áreas, nem tudo é perfeito ... Nem Jesus Cristo foi perfeito, teve seus desafetos ...
O importante é boa intenção com realização, não somente idealismo sem concretização.
Vamos deixar isso de lado agora .... quero saber do herói anônimo... realmente saiu em praticamnte todos os desfiles .... Alguém sabe quem é ???? O que faz ????
Estou curiosa também, assim como meu mano ....

Helena Aquino

Anônimo disse...

Henrique, não complico nada, só que babaca, idiota, eu não sou, tenho vivência e bagagem política o suficiente para saber como funcionam as coisas e quem é quem principalmente em Bauru.

Sim, não disse no meu comentário que o Tuga fechou as torneiras apenas ao carnaval, leia de novo se for preciso, só que ele não foi populista malandro a ponto de fazer loucuras com o dinheiro público, mas foi incompetente em não saber ousar, agora o outro aí, gastou dinheiro, foi incompetente por não ousar e ainda se dispõem a abraçar a corrupção, ele mesmo admitiu em entrevista que esse mandato não terá caixa como o outro, isso por si só já não demonstra incompetencia no mínimo, sobre o dinheiro público??? Pois gastou, não resolveu e complicou o que já era uma merda na cidade.

Eu dei o exemplo da Inglaterra meu caro, por ser um país capitalista, seria covardia comparar com algum país revolucionário, citei dois pontos na história, sobre a moradia e saúde inglesa, não quis pesquisar para saber a comparação que sugeri fazer??? Está assim agora?? Esse país como muitos no mundo dão banho de postura de sua população, não de seus governos, com os bunda moles daqui, que ao se depararem com a ponta de faca, não procuram nem calejar as mãos para darem um murro sequer.

E como falei, caberia a prefeitura dar condições estruturais para qualquer evento, festividade que seja, nesse caso, o sambódromo certinho, demais apoios e tal, mas dinheiro público é para isso, obras públicas, serviço público, não para agremiações, associações e o caralho a quatro, se é capitalismo que larguem as tetas e vão capitalizar para os seus.

Você sabe muito bem como são feitas essas prestações de contas, não estou falando nenhum absurdo aqui para tal indignação, sabe o quanto são obscuras essas relações entre essas turmas, ou vai acreditar também que o papa renunciou por motivos de "saúde"??

Marcos Paulo
Comunismo em AÇão

Anônimo disse...

O que é "atitude" pra vc senhora?? Eu não tenho poder de rambo pra sair sozinho mudando tudo, no que me cabe o quanto conhecer e vivenciar o mundo real e ataca-lo quando preciso sem covardia, eu faço, e mais, tendo postura que deveria ser a premissa de qualquer pessoa, ter caráter e ser de bem, não aceito corrupção em nenhum nível e sei muito bem como agem esses caras na política, se há pessoas que vivem no mundo da lua, dos astros e não enxergam a realidade, o problema não é meu, só aprendam uma coisa, a premissa para as atitudes coletivas na história é a crítica e vocês perderam a receptividade a ela, é alguem sair do senso comum da adulação já atiram pedras, foda-se o sistema. Eu não tenho que fazer marketing aqui do que fiz, faço ou deixo de fazer porque diferente dos que querem holofotes em suas hipocrisias para benefícios políticos próprios, tenho consciencia do que sou e das pessoas com as que realmente construí história, transformações e respeito.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

Esse bando de comunistas vagabundos, adoradores do atraso, são via de regra embusteiros, não se mancam. Vendem o peixe para o povo e, quando o povo abre a sacola em casa, ver que apenas existe as espinhas do peixe.

Por isso eu digo: "Comunistas só no Pau-de-Arara"

Anônimo disse...

Ai,ai,ai, senhorito Marcos Paulo, eu já disse, não tenho culpa de você ser um imbecil com a mente embotada pelas idéias marxistas.
Para que você se torne uma pessoa coerente e sensata,
faz-se necessário abandonar essas idéias estapafúrdias.
Caso contrário ficará sempre a escrever asneiras típicas
de adolescentes mimados.

Helena Aquino disse...

Sr. Marcos Paulo , em primeiro lugar, se sou "senhora", não sou "você", questão de colocação do nosso querido português...
Idiota também não, muito pelo contrário,sou advogada, e não vivo no mundo da lua... se o sr. quis colocar isso como termo pejorativo, o tiro saiu pela culatra....
Se o termo "mundo da lua" é devido à minha profissão, cuidado com suas palavras, não fale sem conhecimento de mérito...
O sr. que vem aqui com suas críticas em hora errada... saiba separar o joio do trigo ...
Estamos em festa ...agora se o sr. prefere ficar em casa ruminando seus pensamentos, não estrague a festa dos outros .... deixe as considerações aqui para quem gosta da festa de momo e não para simplesmente fazer colocações políticas ou pessoais .....
O assunto aqui era de um sambista maravilhoso ... uma simples homenagem ... uma figura anônima, que fez do seu desfile algo lindo aos nossos olhos ...
Me perdoem as outras pessoas por eu estar relatando meu pensamento numa hora errada ....
Mas não posso deixar uma crítica na qual sou contra, passar em vão..

Helena Aquino

Anônimo disse...

Helena:

Nós e todos os amigos que compartilham da vida do Henrique já o alertamos para não dar mais trela ao Marcos. Um rapaz perturbado, ultrapassado e que ainda cospe no prato do único amigo que o defende. Basta.

Rosana

Mafuá do HPA disse...

Meus caros e caras:
Não posso nem tirar uma soneca à tarde, numa terça gorda de Carnaval que o pau começa a comer solto por aqui. Hoje, como ainda me resta uma bocadinho de carnaval, no Mary Dota e depois na Associação dos Aposentados, primeiro vou lá e depois dou meus pitacos por aqui e passo um corretivo em todo mundo.
Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Com toda certeza caro Henrique principalmente quando você cita " péssimas companhias".
Jorge Makalenka

Anônimo disse...

Queridos amigos Henrique e Helena Aquino!

Que boas peças a vida nos reserva. Divagando pelo Facebook caio neste blog e reencontro amigos tão queridos.
Conheço e convivi muito com o Marcos Paulo, faz anos que não o vejo pessoalmente, por isso discordo com todo respeito das críticas feitas a esse menino-homem(sempre um menino para mim rs). Sempre foi inquieto com a sociedade e idealista dos mais confiáveis e um estudioso a finco do mundo.
Pecam e muito, aqueles que acham ele ter uma vida fácil e serena.
Se ele não puder expor sua opinião sobre determinado assunto abordado no blog, estamos diferentes da época da ditadura?
Argumentações são válidas para todos, mas sempre tenho comigo ser injusto um lado expor seus argumentos e um outro apenas desmerecer e ofender.
Não quero polemizar com ninguém, apenas que possamos compreender mais aqueles que se propõe a expressar seus pensamentos.

Um grande abraço e beijos a todos!
E vamos pular carnaval que a noite ainda tem festa!

Maria Inês

Anônimo disse...

Aos covardes anônimos de sempre nada a falar diante de tamanho retardo mental.

Helena, primeiramente algo a observar, ainda bem que ao menos assina o comentário, a pior coisa são esses que surgem covardemente.

Mas quero listar uma série de equívocos que cometeu, onde em meu comentário a você disse ser uma idiota?? Sobre o "mundo da lua" aí sim ironizei com tal crítica, você se refere a "uma ideologia barata" mas não contra argumenta com uma estrutura sólida para derrubar algum argumento, e é engraçado dizer isso, pois logo a sua "ideologia" galgada em ideias supersticiosas da idade do bronze vem aqui me criticar por expressar um ideal totalmente sólido.

O texto do blog não fala apenas do sambista, alias se refere a ele no último parágrafo, o texto em si é uma análise pessoal sobre o poder público e o carnaval, eu expressei a minha crítica em cima desse tema, o debate gerou aí, não tem nada de crítica pessoal ou fora de hora, aliás quem deu tal declaração parecida sobre o bloco foi o prefeito, que acha que tem ocasião certa para criticar, o mundo está insuportável, as pessoas não sabem mais debater nada, pensar nada, é fazer uma crítica que foge do puxa saquismo vigente, o pessoal fica louco.

Falo o que penso, tenho base sólida para sustentar minhas críticas, e a hora que eu quiser, nem se tivessem os militares eu permitiria que alguém estabelece quando, onde e o que devo falar.

Sobre ter cuidado com as palavras, pode ter certeza que tenho total conhecimento do assunto a que se refere, pode vir até o João Bidu debater sobre isso que lanço o desafio a quebrar com tais delírios.

E dizer que o Rodrigo vai a luta é brincadeira, procure saber dos bastidores desde a época do vidagua, da sua vereança na época do Nilson Costa, falam hj do Sakai e seu clientelismo, esse era igualzinho, eu tenho uma visão de dentro dos bastidores, vi muita coisa, muita mesmo, isso que vocês veem de fora, é tudo fachada, como os delírios religiosos.

Quanto aos tais "amigos" anonimos do Henrique que me odeiam tanto, eu particularmente não gostaria mesmo de ter amigos assim que querem controlar a vida da pessoa com quem anda ou deixa de andar, no mais, sei que a maioria dos amigos dele, os quais poderia fazer uma lista imensa aqui, jamais diriam tal absurdo para ele.

Mas fico muito contente que em todo lugar que vou debater, em todo lugar que escrevo consigo provocar reações tão fortes e depois acham que sou nulo.

Meus caros, sei o quanto muitos me odeiam, mas também não vejo ninguém tão amado quanto eu :)

Na hora que quiserem pensar uma nação, debater realmente, serei o primeiro a estar pronto, porque de resto, esses ataques vazios são apenas ódio de quem encara a realidade.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Tati disse...

Esse anonimo que voce menciona da roupa branca e pandeiro, se chama Marcelo e mora aqui pertinho de mim. Quando menino ele "cuidava" dos carros na frente da ITE.
De fato ele sambou na maioria das escolas, e sempre com a mesma disposição e alegria, mas, tambem, com a mesma fantasia.... não se importou com o enredo proposto pelas escolas, mas nao deve ter atrapalhado, ja que todas permitiram sua presença.
Tatiana

Mafuá do HPA disse...

meus caros e caras
Marcos, Helena, Tatiana e até aos anônimos )esse talvez seja um dos únicos blogs onde o são permitidos):

Avaliando tudo o que li chego a seguinte conclusão.
Pessoas como o Marcos nos são necessários, cadea vez mais, mesmo que não percebamos isso. Sabe por que? Ele não nos deixa aderir totalmente ao regime excludente em que vivemos. Ele nos dá toques de coisas e fatos que passamos desapercebidos ou mesmo fazemos vista grossa. Salutar isso. Concordar ou não é outra coisa. A Inês chegou aí no final e deu a dica acertada: antes tínhamos mais tolerância com os contrários, hoje cada vez menos. Por que isso? Eu quero continuar, concordando ou discoredando, tendo-os aqui.

O debate fluiu, como muitas vezes ocorre aqui e de tudo, podem ter certeza, algo de bom ficou disso tudo. É isso mesmo que é a proposta desse modesto blog: fazer pensar.

Hoje, quarta feira de cinzas, acredito que quem ler tudo o que postaram por aqui, vai ter uma bela visão de mundo e pensará melhor sobre esse mundo que vivemos.

Um abracito do
Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Inacreditável. Patético perceber que ainda existem abilolados que se aferram ao ideário marxista. Será que história não é suficiente? Todas as nações que adotaram o socialismo
de forma integral, todas sem exceção, soçobraram cedo
ou tarde. E e de se destacar, que só puderam manter de pé tal ideologia apoiados em regimes autoritários e totalitários. Eu adoraria ver um desses revolucionários
de shopping, filhinhos de papai ou néscios fudidos,
viver um mês apenas, em Cuba ou na Coréia do Norte.

AC

Anônimo disse...

eu também gostaria de viver pra ver isto. quem vive no mundo real não tem tempo de ficar no trono de príncipe herdeiro criticando e avaliando o texto dos outros em minúcias. é mesmo falta do que fazer e desrespeito à alegria alheia.

Mafuá do HPA disse...

Gente,
Menos...
Não gosto de quem critica o socialismo e principalmente países que possuem propostas concretas e muito belas de transformação social, como por exemplo Cuba. Enxergar um algo novo em quem propõe esse algo novo é salutar. Quem não enxerga esse mínimo, me desculpem, mas não gosto de dialogar com gente assim, pois já chegam com questões fechadas, pré-concebidas e sem argumentos para sustentar o que escrevem. O socialismo é uma bela teoria, um mundo mais igual, onde o dinheiro não seja o dono de tudo e o cidadão tenha mais valor que ele. Isso ocorrem em Cuba e sei que é isso que incomoda, um país provando que algo de diferente é possível. Sejamos mais sensatos nas críticas, pois não vivemos no melhor dos mundos e reconhecer acertos nos outros é também virtude.
Um abracito do
Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Vou tentar esclarecer algo aqui em definitivo, não sei se entenderão pois a alienação parece estar demais.

Ao anonimo que insiste em falar no vazio contra o comunismo, sem nenhum argumento, é a mesma lógica irretocável de sempre de um retardado mental, isso está claro.

Agora chama a atenção o último anonimo, primeiro a sua evidente covardia, e não tem mesmo direito de se expressar no anonimato para me criticar com coisas rasas, sendo que eu me exponho aqui e procuro argumentar ao máximo para se entender um pensamento.

Eu não perco, ganho tempo com leituras e se dou toda a atenção a detalhes ao que o Henrique escreve, sinal que valorizo o escrito, ou será que ele usa seu tempo para escrever para que os outros apenas deem uma passada de olho??? É assim que você vive anonimo??

É preciso ter conhecimento de causa para argumentar sobre qualquer ponto de vista que seja, isso é vivenciar o mundo real, entendam que a ciência social do comunismo(sim é uma ciência) ela em primeiro lugar demonstra os fatos sociais que constroem uma sociedade e suas formas de relações, Marx em antes de tudo era um teórico do capitalismo, entendeu e demonstrou como este funcionava, e serve meus caros covardes anonimos, para mostrar também o quanto a consciência social de vocês é alienada pela forma de relação com o sistema.

E sobre ser herdeiro de príncipe, não tenho nenhum problema com isso, aliás é a única besteira que vocês se apegam para querer me atacar, eu desafio qualquer um nesta cidade a debater frente a frente comigo e desafio um a dizer que falo insanidades. Não me recordo uma vez se foi o amigo Duka ou o Isaias que me perguntou se me incomodava o fato de ter parentesco com político e grande empresário, respondi que não, pelo contrário, isso me foi útil para ver de perto como funciona os bastidores do mundo real, das estruturas do estado, e mais, que ao não me amarrar a isso me daria totais condições a enfrentar o sistema. Sempre falo aos amigos que em primeiro lugar vem a honra revolucionária, que não basta o conhecimento se manchamos nossa honra, nossa moral, que nunca se amarrem com políticos, com o poder público, porque seria acima de tudo matar com o que mais temos de valor, a ácida crítica que transforma ideais e levam as lutas.

Eu não desrespeito ninguém, ao menos que seja alguém que não mereça um pingo de respeito, eu já debati muito com o Henrique, com o Duka, Daibem, o próprio Roque que já fiz pesadas críticas, agora pergunte a qualquer um deles, se alguma vez me dirigi a eles como gentinha, se alguma vez fui na vida pessoal de cada um para criticá-los, acho uma das coisas mais abomináveis na falta de argumentação para debater ir atacar na vida pessoal e ainda por cima com mentiras.

A conclusão que se chega caro anonimo, é que gente como você é o esgoto da humanidade, vive de olhos vendados e incapaz de desenvolver uma crítica construtiva.

E só para fechar o exemplo da honra, tirem esses clichês malandros sobre os comunistas, esse papinho manjado de sempre, e mostrem argumentos, provas de alguma conduta de corrupção por exemplo do Fidel Castro, de desvio de dinheiro público, contas bilionárias no exterior, simplesmente não tem, aí como agem os inimigos?? Basta ler os manjas de sempre.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Helena Aquino disse...

Olá ..... não estou aqui pra continuar debatendo o que o sr. Marcos Paulo pensa ou deixa de pensar ....
Ele tem seus pensamentos, ideologias e eu as minhas ..... e estou mto feliz com a minha maneira de ser ...nem li as suas últimas msgs, pois aqui é um blog onde não pode somente uma pessoa falar, ele que monte o seu blog e fale oque quiser nele...
Agora, amei ler Tatiana Calmon nos informar que sabe quem é o herói anônimo... pois esse era o "x" da questão .... obrigada amiga linda ...
Espero que o mano Henrique agora faça uma devida homenagem ao nosso amigo anônimo , que agora não é mais anônimo, pois chama-se Marcelo ....

Helena Aquino

Anônimo disse...

O sr. Marcos não merece suas considerações amigo henrique... usa e abusa da sua bondade é graosseiro e fica monopilizando o blog com suas doideiras.
Tome tento.

Anônimo disse...

tadinho do sr marcos.... da dó ! precisa de proteção... e o henrique é o único. e, ainda ocupa espaço pra que ele se ocupe.

Anônimo disse...

sr marcos

ainda tem a falta de vergonha na cara de retificar as pessoas. e, ainda chama os outros de manjados.... manjado é tu tatu que fica lendo e relendo e nada faz. comentários e discursos de quem nada faz e fica o tempo inteiro em livros e textos - pra lá de ultrapassados... é mole mesmo. duro é rapadura. é sair pra trabalhar. é ter horário e chefe. ou pensa que no seu tal comunismo cada um chega a hora que quer no serviço? vai estudar mais a realidade, vai pra luta em ação de verdade. cai na real meu! para de encher o saco dos outros. lava uma roupa pra variar. vai pregar na rua a sua tal ideologia pra ver se alguém te segue. talvez pare de chorar miséria e arrume algum. ou até uma namorada que te ature. filhinho de papai que todo mundo sabe. deixa de ser hipócrita e metido a intelectual. ninguém mais tem tempo pras suas baboseiras. te liga nessa. e, vive sua vida sem incomodar os outros.

Anônimo disse...

agora virou o thor ! desafia a todos na cidade para o debate ! vá para a praça dizer isto.

Anônimo disse...

a arrogância pesa ! é o único na cidade - até no mundo - a ter conhecimento de causa. que pobreza.

Anônimo disse...

lamentável que o blog tão legal tenha espaço pra esta pessoa que ainda se diz comunista - ainda mais em ação.

Anônimo disse...

o tal do marcos paulo....sem caráter. desfoca assunto tão mais importante do que o tema do post do blog. vai cuidar de carro na ite como faz o sr marcelo pra ver o que é bom pra tosse.

Anônimo disse...

É o típico vagabundo que vive de sustento do pai...HIPÓCRITA...deve tomar muita maconha tb pra tanta asneira

Anônimo disse...

Gente, que horror! Baixaria!
Não há razão a se tirar de alguém com ofensas tão de baixo nível.
Conheço e gosto do HPA, entrei por uma matéria e me assustei com tamanha indelicadeza e até falte de intelectualidade para se dialogar.
É sério gente, diante de tudo lido aqui, não tem como não apoiar o Marcos Paulo.
Gosto dos que se atrevem e discutem temas a exaustão, sem apelações.

Camys F

Mafuá do HPA disse...

gente

Me desculpem, mas desde que abri esse blog o faço permitindo comentários com identificação e principalmente, os de forma anônimas, pois vejo nelas um espaço para os que precisam fazer denúncias e não podem fazê-lo com identificação. Não gosto nem um pouco de algo anônimo, como está ocorrendo nesse momento, com ataques gratuitos e inconsequentes a uma pessoa. Peço a ela que não responda, pois isso nada acrescentaria ao blog. Quero manter esses posts aqui para que todos entendam e reflitam dos descaminhos a que estamos submetidos quando não conseguimos mais tolerar o diferente. Ocorreu um debate aqui nesse post e acompanhei com uma certa distância. Quando ocorreu a troca de argumentos entre um e outro, só elogios. Não gosto quando o Marcos destrata seus oponentes, pelos menos os que se identificam, pois dessa forma também está sendo intolerante. Quando o faz precisa ser questionado, pois isso também é péssimo. Já para os que o acusam de ser comunista, como se isso fosse algo demérito, não tenho nada a dizer a esses, acho deprimente, só isso. Não consigo viver num mundo onde os opostos não se entendam e um não consiga conviver com o outro. Prefiro e estimularei sempre que as respostas aqui dadas ocorram sempre no campo das idéias e quando isso deixa de existir, acredito que estão não só fugindo do tema, como faltando com o bom senso. Quando isso ocorre, o melhor é dar um breque, reler tudo e refletir onde pode contribuir com algo positivo, pois do contrário estará sendo tão ruim quanto o que critica. Tudo é permitido aqui, mas em alguns momentos tenho que impedir que tudo descambe e não quero ter que deletar posts que possam prejudicar não quem os postou, mas a mim, que permito sua publicação.

Um abracito do Henrique - direto do mafuá

Helena Aquino disse...

Sr. Marcos Paulo...lhe peço um favor ....não se dirija mais aos meus posts ...eu não me dirigirei mais oas seus ... vc caminha na sua linha de pensamento e eu na minha, que com ctza é mto diferente .... amo a vida .... as pessoas .... a alegria de viver ... sair ... me divertir ... dançar e não tenho tempo nessa vida pra ficar discutindo ideologias ..... tenho mais oque fazer .... cada um no seu quadrado .... vc no seu e eu no meu com ctza .... não sou idealista, apenas vivo a vida de uma maneira gostosa e alegre e é assim que quero continuar ..... procuro ajudar as pessoas a quem atendo e isso não é viver no mundo da lua é ser humanista , pensar no ser humano como pessoa que merece a felicidade .... por isso cada um no seu quadrado .....
Até nunca mais ....

Helena Aquino

Anônimo disse...

Helena
É isso, assim que deve ser, sem exaltação. Esse seu escrito ficou perfeito, maravilhoso. Cada um no seu quadrado. Um acreditando que ainda possa surgir um mundo novo, onde as pessoas sejam mais valorizadas e o dinheiro não mande em tudo e outra, como ti e a maioria de nós todos, que vivemos aqui e achamos que isso aqui é o único mundo e as mudanças tem que ocorrer todas nele.

Um pensa e age de um jeito e outro pensando e agindo de outro. Talvez lá na frente voltem a se encontrar e um e outro refletindo isso tudo acabem vendo o quanto nós, os penalizados, os sofredores, os que vivemos com as migalhas ainda nos digladiamos entre si ao invés de lutar contra as injustiças.

Queria dar um abraço nos dois, pois entendo os dois lados. Não dou razão em alguns momentos a nem um, nem outro. Eu só queria entender...

Alvarenga

Anônimo disse...

fico triste que no blog do henrique sejam tantas as discussões que em nada tem a ver com o assunto que trata do marcelo... que em tanto desfilou em todas as escolas de samba de bauru. é quarta feira de cinzas. primeiro dia da quaresma - tanto pra quem é católico, quanto para as religiões umbanda e candomblé. tem uma importância. vamos descansar. pra iniciar um belo começo de ano em trabalho (pra quem cumpre expediente). ou, pra quem é aposentado - por tempo de serviço - tempo de recomeçar a curtir a vida. carnaval tem um sentido de recomeço também. e de novos caminhos.
desejo que todos nós iniciemos o ano de 2013 com âninmo e felicidade e alegria.
beijos da ana bia andrade

Anônimo disse...

marcos paulo sem ser anônimo assume que é o esgoto da humanidade em pessoa. só falta posar na foto de lenin, stalin ou trotsky o que seja sua tal ideologia - que é única. devia ser marcospaulus - que tal adotar o latim? igual ao papa que renunciou? ou o russo que ninguém entende?

Anônimo disse...

é impressão minha ou o marcos fala 90 por cento de pura merda sem logica e desnecessariamente agressivo

Anônimo disse...

Quem será esse que coloca no mesmo balaio Stalin, Lenin e Trotsky? Como discutir com alguém que não consegue distinguir um do outro e os junta todos? É possível discutir com gente assim, que se preciso for, não sabe tecer comentário nenhum sobre o papel de cada um. Inócua discussão com gente assim.

Parem com essa intolerância e sejam mais sérios, por favor e com o devido nominho embaixo.

Isso aqui é algo sério, leiam o que o Henrique postou hoje e que gerou muitos comentários no facebook e nenhum aqui.

Alvarenga

Anônimo disse...

queridos e queridas
por favor. já basta. vamos continuar com a apuração do carnaval do rio de janeiro. em carnaval não resta mágoa, só magia.
beijos da ana bia
ps - que henrique e marcos pensem a respeito.

Anônimo disse...

Ei, pera lá, surge alguém propondo para o Henrique, que postou o texto e deixou a coisa fluir e o Marcos, que expos seu ponto de vista para pensarem a respeito. E os que agiram de forma anônima por aqui, com eles tudo bem? Eles agiram certo? Deu a entender que são eles que estão com a razão? Com essa nem a Helena irá concordar, pois os que mais precisam pensar a respeito são os que anonimamente promoveram uma baixaria nesse edificante espaço.

Tudo tem limite gente...

Alvarenga

Anônimo disse...

Blz Henrique, esse é o famoso PANDOLA, figura conhecida na vila Falcão, trabalha como segurança.

FERNANDO CALIXTO

duiliodukadesouza disse...

Meu querido amigo/irmão Henrique.

Nossa! Como rendeu comentários este seu artigo, heim?
Pena que muitos desvirtuaram do real objetivo do debate que, aliás, não seria nem motivo para debates, mas sim, para exposição de pontos de vistas, comentários mesmo.

Henrique, você e eu conhecemos muito bem o nosso amigo Marcos Paulo. E se há uma pessoa corajosa nesta cidade de espantos, essa pessoa é ele.

O Marcos não precisa de manto protetor, seja familiar ou de amigos. Portanto, não estou aqui para defendê-lo, repito: ele não precisa.

Quero simplesmente estar ao seu lado, presente. Ávido em ouvir seus bombásticos pensamentos expressados nos seus pontos de vista, e rir daqueles que, ausentes dessa cabeça pensante, se indignam. E lembrar aqueles chamados anônimos, que ausentes não têm direito, logo, anônimos não possuem legitimidade para se contrapor a qualquer ideia.

Marcos, meu amigo, continue nos incomodando! Você, ainda que sozinho, é o antídoto para essa nossa sociedade letárgica.

Hasta La Vista e um Baitabraço!
DUKA.

Mafuá do HPA disse...

Duka

Você chegou em boa hora e para finalizar com chave de ouro tudo o que foi postado aqui. Percebeu bem a que nível chegaram alguns anônimos. Em alguns momentos isso me desencoraja, em outros me revigora. Procuro deixar a coisa rolar por aqui, fluir, mas acredito que houve um certo exagero dessa vez e de quem menos esperava. Queria só que alguns dos envolvidos pudessem refletir sobre tudo o que foi dito e discutido aqui. Faltou bom sendo e um melhor entendimento do proposto por mim. Procurei não tomar partido e voce sabe dos motivos, me doeu muito receber pedidos para proceder como nunca o fiz na vida. Rejeito o que uma elite desumana e cruel faz com Lula e Dilma, por exemplo e não faria o mesmo, rejeitando alguém que participa somente com o intuito de expor a sua idéia. Aceitando-a ou não, ouço-o e debato. Era só isso ser feito e nada teria chegado aonde chegou. São sinais evidentes de uma intolerância aos diferentes, aos que pensam diferente, aos que não se enquadram, aos que insistem em propor o diferente. Isso visto aqui, está ocorrendo por todos os lugares e lados, aqui, ali e acolá.
Henrique - direto do mafuá