quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

PERGUNTAR NÃO OFENDE ou QUE SAUDADE DE ERNESTO VARELA (73)

A FALTA D’ÁGUA ESTÁ AÍ E O LADO “B” QUE MUITOS INSISTEM EM NÃO ENXERGAR
Ao abrir o Jornal de Cidade de hoje, novamente no Entrelinhas uma citação do bloco mais irreverente do Carnaval Bauruense em 2013: “Revolta - Moradores do Jardim Redentor, que desde segunda-feira estão com as torneiras secas, demonstraram indignação com a avaliação negativa do prefeito Rodrigo Agostinho (PMDB) das críticas sobre falta de água feitas pelo bloco ‘Bauru sem Tomate é Mixto’. O bloco aproveitou o Carnaval para descer o Calçadão da Batista cobrando o Executivo, que avaliou o período como despropositado para a manifestação”. Taí, pelo visto nada do que enaltecemos não pode ser considerado como despropósito, pois são fatos corriqueiros do nosso dia-a-dia. Da administração Rodrigo, quem melhor entendeu isso foi o próprio presidente do DAE – Departamento de Água e Esgoto, Giasone Candia, de uma velha geração e cepa, mente arejada, espírito pronto para ouvir elogios e críticas. Ele estava conosco na descida do bloco e sabe que os problemas que enfrenta são imensos e as críticas merecedoras. Gente assim sabe que um algo mais precisa e deve ser feito. Enfrentará “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, nessa verdadeira “Terra em Transe” que é hoje o DAE, interna e externamente, porém ciente de tudo o que precisa ser lá feito para devolvê-lo de fato à cidade, esperamos dele uma ação firme, coerente, concreta e decisiva para resolver de fato a questão da água na cidade.

Diretor argentino de O Lado B
Enxergar esse outro lado da cidade, o que sofre e padece o ano inteiro da falta de muitas coisas básicas é algo que tento fazer sem se mostrar um crítico desses incoerentes, que sempre só se mostram do contra, empedernidos inimigos, vendo algo ruim em tudo, tudo para favorecer seu grupo. Combato veementemente os que fazem isso com Lula e Dilma e não seria coerente comigo mesmo fazer o mesmo em Bauru com o Rodrigo. Critico e elogio com a mesma intensidade, clamando sempre pela solução de nossos problemas. Nada arrivista, mas como bom observador. Hoje mesmo ao ler pela internet o argentino Página 12 (como faço todos os dias – o melhor jornal da América do Sul), na capa de seu caderno Cultural, o Cultura & Espetáculos, algo sobre enxergar esse outro lado de uma cidade, num texto de Facundo Gari: “Buenos Aires Lado B – A Multidão: O artista plástico Martín Oesterheld, concebeu seu primeiro longa metragem a partir dos restos da grandeza de duas ditaduras, Onganía e Videla”. O autor resume todo o seu trabalho numa frase: “Estou interessado em saber como as sociedades escolheram para esquecer”. E ele mostra uma cidade esquecida e seus personagens vivendo dentro estado decrépito, de quase absoluta falência de assistência e benefícios. Leia mais em:
http://www.pagina12.com.ar/diario/suplementos/espectaculos/5-27788-2013-02-13.html e busquem uma tradução, fácil no site deles. Falar e mostrar esse Lado B causa indignação em quem está acostumado a ver retratado só o Lado A de uma cidade em tudo que lê, ouve e vê. Pois eu me interesso só e tão somente em retratar e ficar ao lado desse tão repudiado e maltratado Lado B. Nesse lado de uma cidade falta água, esgoto, luz, tem buraco, goteira, saúde precária, inundação, alagamento, enchente, transporte urbano deficiente, locomoção dificultada, adutora estoura e muito mais. Já no Lado A, pouco disso acontece. Tanto lá em Buenos Aires, como cá na nossa Bauru e em tantas outras, a exposição disso causa consternações. Queremos só e tão somente uma equiparação do atendimento das reivindicações desses dois lados, já que ninguém discute uma mudança no sistema político que nos rege. Defender o Lado B também gera consternações.

6 comentários:

Mafuá do HPA disse...

gente que me lê:

Postei hoje cedo no facebook e depois no blog esse texto. Lá no facebook bombou os comentários e os reproduzo para verem até onde chegou a discussão:


1. Oskar Sobrinho: Aqui no Geisel na parte da tarde não tem água nas torneiras. Ela chega de madrugada e depois desaparece.
há 4 horas · Curtir

2. Oskar Sobrinho: É O LADO "B", BEM RUIM DE BAURU.
há 4 horas · Curtir

3. Tatiana Calmon: que falta agua diariamente em vários pontos da cidade não é novidade. basta lermos jornais, ouvir as emissoras de rádio. Dizer que não falta é querer continuar cobrando o "ar" que sai das torneiras.... Aliás, nem mencionamos esse detalhe na marchinha..... Faltou a agua, mas sobra ar, e o hidrometro nao para de rodar...
há 4 horas · Editado · Curtir · 2

4. Rosangela Felix Silva: AH CHAME A KIARA PRA RESOLVER, JÁ QUE RODRIGO SÓ RESOLVE A ZONA SUL E CIDADE
há 3 horas · Curtir · 1

5. Claudia Pinto: menos, por favor, menos Rosangela!! rsrsrs
há 3 horas · Curtir · 3

6. Tatiana Calmon: proximo ano a mae d agua carrega o estandarte do bloco rs
há 3 horas · Curtir · 2

7. Claudia Pinto: é preciso assimilar que uma adminstração pública sempre terá o que fazer para melhorar a cidade... evolução existe a partir de crítica construtiva.
há 3 horas · Curtir · 3

8. Rosangela Felix Silva: AH COLEGA CLAÚDIA PINTO, SE FOSSE SÓ ISSO AINDA VAI, VEM AQUI NA POUSADA PRA VOCE VER, PESSOAS QUE NÃO BAGUNÇA O BAIRRO ESTÃO COM MEDO DAS DOENÇAS, OLHA ESTAMOS DENTRO DO INFERNO E NÃO TEMOS COMO MUDAR OQUE É PIOR, SÓ ORAÇÃO
há 3 horas · Curtir · 1

continua...

Mafuá do HPA disse...

continuação...
9. Rosangela Felix Silva AQUI NEM A CRÍTICA, PRECISAMOS MESMO É DE FISCAIS NOTURNOS PQ DIURNOS TEM EU E MAIS ALGUNS, PRECISAMOS QUE MUTEM OS TAIS, E OQUE EU NÃO ME CONFORMO É COMO O PREFEITO DA PONTO FACULTATIVO DE DIAS SE BAURU ESTÁ 80% NA LAMA?
há 3 horas · Curtir

10. Claudia Pinto: temos como mudar sim, Rosangela... não desista, bote a boca no trombone
há 3 horas · Curtir · 1

11. Henrique Perazzi de Aquino: Rosângela, entendemos tudo isso e temos mesmo é que botar a boca no trombone, mas achar que a proposta de um partido como a do DEM, tendo Chiara como prefeita resolveria isso é demais. Seu sofrimento tem que ser combatido com denúncia constante, para que os que estão no poder voltem os olhos para esse lado esquecido da cidade. Nosso toques diários são dados aqui, fazemos a nossa parte e divulgamos esse seu grito de dor e desesperança. Não esmoreça.
há 3 horas · Curtir · 3

12. Rosangela Felix Silva: RSRSRSR FOI SÓ UMA PIADA AMIGO, TRABALHAMOS AQUI COM O CONSEG, E VAMOS VER OQUE DÁ, TEMOS A LENA UMA PRESIDENTE ATIVA E BRIGONA
há 3 horas · Curtir · 1

13. Rosangela Felix Silva: VC SABE QUE PRA MIM É O GAZETTA , NÃO QUERO OUTRO MEU QUERIDO HENRIQUE PERAZZI
há 3 horas · Curtir · 1

14. Claudia Pinto: ufa! kkkk... 1 abraço, Rosangela!!
há 3 horas · Curtir · 1

15. Rosangela Felix Silva: CREIO QUE PELO MENOS 80% DE BAURU ELE CONSEGURIA DAR CONTA
há 3 horas · Curtir

16. Henrique Perazzi de Aquin:o Tua luta é a de toda essa cidade, para ver o atendimento que é dado ao Lado A da cidade ser estendido também ao Lado B. Nossas críticas e opiniões são lidas e quando o volume do alto-falante é propagado em alto e bom som tudo chega mais rapidamente. Façamos isso sempre, pois só pedimos para igualarem o atendimento, nada além disso.
há 3 horas · Curtir · 3

17. Henrique Perazzi de Aquino: Rosangela, veja o que o PV fez com Jaú. O Rafael, prefeito atual está com um buraco enorme deixado pelos tais verdes. Disso tudo tiro algo, não existe partido salvador, nem um salvador da pátria. O sistema capitalista é excludente. Temos que ser mais atuantes diante do Executivo e isso estamos fazendo, nosso papel é esse.
há 3 horas · Curtir · 2

18. Claudia Pinto: é isso, amigo...
há 3 horas · Curtir · 1

19. Rosangela Felix Silva: SIM COLEGA HENRIQUE PERAZZI EU SEI, MAS NÃO É CULPA DO GAZETTA, PQ ACHAMOS UM ABSURDO ENORME, ELA ESCONDEU PRA APRONTAR NO FIM, FOI FEIO MESMO, MAS CABE A ELA AGORA AJUDAR O PREFEITO QUE ELA AJUDOU ELEGER E BUSCAR VERBA, É O MÍNIMO NÃO É???
há 3 horas · Curtir

20. Rosangela Felix Silva: NÃO É ASSIM QUE FAZEMOS POLÍTICA, OU SOMOS SINCEROS E JOGAMOS TUDO NA MESA DOA A QUEM DOER OU SAIMOS FORA, COMIGO É ASSIM 8 OU 80, NÃO TENHO DUAS CARAS AINDA QUE ME CUSTE A VIDA
há 3 horas · Curtir

21. Henrique Perazzi de Aquino: Essa história eu não conhecia, conte para nós. Ela, que acho seja a Chiara, "escondeu para aprontar no fim". Quer dizer que fizeram um acordo no fim? Como foi isso? Isso não seria despeito do Gazzetta pela lavada? Vamos jogar tudo aqaui na mesa doa a quem doer. Conta vai...
há 3 horas · Curtir ·

Tendo mais eu publico posteriormente
HPA

Anônimo disse...

Henrique

Fiquei curiosa pela continuação do diálogo iniciado no facebook. A sra Rosangela, havia dito sobre um acordo entre Rodrigo e Chiara e você publicou até aí. Ela respondeu e concluiu seu pensamento? Queria saber... Não acho possível isso ter ocorrido, pois Rodrigo tinha tanta vantagem que não precisava de nada disso para ganhar de todos de lavada. Já se faz um bom governo e se aceita críticas, isso é outra coisa.

Valéria

Mafuá do HPA disse...

VALÉRIA

Ela não escreveu mais nada. Acredito que alguém lhe deu um toque da besteira que estava fazendo. Muitas vezes, os mais simples fazem isso, comprando uma briga que não é a sua, algo que na verdade nem lhes dizem respeito, mas defendem e assumem falas que depois até podem ser penalizadas e os citados grandões, os que de certa forma a condicionaram a agirem daquela a deixam a ver navios. Entendo assim.
Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

MEU CARO AMIGO HENRIQUE PERAZZI, O GAZZETTA NÃO TEM NADA Á VER COM ESSA HISTÓRIA, BURRO DO POVO QUE NÃO ACREDITOU NELE PARA GOVERNAR BAURU, E MINHA QUERIDA VALÉRIA NINGUÉM ME DEU TOQUE DE NADA NÃO, APENAS NÃO ENTREI MAIS PRA COMENTAR, E TAMBÉM NÃO ME REFIRO A ( ELA ) CHIARA, NA VERDADE FAZ TANTO TEMPO QUE NÃO CONSIGO ME LEMBRAR NESTE MOMENTO A QUEM ME REFERIA, MAS O FATO É VOTARAM AGORA NÃO RECLAMEM E SE TIVER IDÉIAS O MELHOR É AJUDAR O PREFEITO A SAIR DESTA SITUAÇÃO, NA MINHA CASA NÃO FALTA ÁGUA GRAÇAS A DEUS, ABRAÇOS

Anônimo disse...

AMIGO HENRIQUE, DESCULPE EU COLOCAR ANÔNIMO, É QUE MINHA FILHA CADASTROU O NOME DELA NO GOOGLE PQ É DELA O NOTBOOK E NÃO CONSIGO COLOCAR MEU NOME ROSANGELA FELIX, ABRAÇOS