sábado, 2 de fevereiro de 2013


PERGUNTAR NÃO OFENDE ou QUE SAUDADE DE ERNESTO VARELA (72)

LACRES, FISCALIZAÇÕES, OMISSÕES, VIGILÂNCIA, FORMAS DE LEGISLAR E A ESPETACULARIZAÇÃO

A tragédia de Santa Maria RS foi absurda, mas na sequencia disso muitas outras estão ocorrendo. Aqui em Bauru uma rigorosa fiscalização fechou ontem seis casas noturnas. Não entendi algo. Eles já estavam notificados? Parece que o Teatro Municipal apresenta os mesmos problemas dessas casas, mas no particular o lacre ocorre de imediato e no público existe o “dar um tempo”, ou como disse hoje Álvaro de Brito, responsável pela Defesa Civil na cidade: “Eles estão realizando um esforço para regularização”. O que seria isso? Dois pesos e duas medidas. Estão pegando pesado de um lado e nem tanto do outro e isso pode ser comprovado com a pífia fiscalização nas centenas de igrejas existentes na cidade, cheias de notificações, mas nada de medidas lacrativas. Diante do cenário chega-se a pensar que tudo está sendo feito de um modo espetaculoso, tirando até algum proveito da tragédia no sul do país. Tem muita coisa muito mal explicada e esquisita nisso tudo.

No JC de hoje uma pequena nota chama a atenção. O PP – Partido Popular, propriedade na cidade do pastor Sakai Pinto quer assumir a SEAR – Secretaria das Administrações Regionais na Prefeitura Municipal, como condição para apoiar as ações do prefeito, o alinhamento. Isso é fato é por si só é uma vergonha, pois vereador é pago para fiscalizar o executivo e nunca para comandar algo que estará sob sua fiscalização e vigilância (sic). Tem mais. Os cargos de coordenadores dessas regionais passarão também para gente do PP. Inadmissível alguém em nome de partido fazer esse tipo de negociação a céu aberto, portas escancaradas, sem que nada lhe aconteça. Isso é no mínimo passível de pedido de cassação. Sakai é só um dos que fazem isso, pois na verificação in locu da atividade de cada vereador será constatado que um número muito grande deles negocia algo parecido. E nada irá lhes acontecer?

O que seria de fato e de direito essa tal de governabilidade? Em todas as esferas de governo nesse país, os eleitos pelo voto popular dividem cargos entre todos os que estiveram contribuindo na campanha. Muitos assumem sem qualificação nenhuma para ocupar os cargos e o fazem só por imposição de apoio político. Quem é dono de quem nisso? Um chefe de executivo que cede as todos os caprichos e vicissitudes dos parlamentares, loteando seu governo sem discutir nomes merece ser não só questionado, mas denunciado. Está prevaricando. Vergonha nacional, com ocorrências locais envergonhando a todos. Batata sempre impôs só o seu nome e de mais ninguém para o Esportes, mesmo sendo acusado de nepotismo. Querem o Obras de qualquer jeito, um dos maiores orçamentos municipais, mas fora o Areco não possuem ninguém qualificado para assumir. Por que a insistência? É dessa forma que são construídas as maiorias parlamentares e garantida a votação nos projetos que dizem respeito aos interesses do Executivo. Dá nojo ir tomando conhecimento dos bastidores de cada caso, um mais escabrosos quer o outro. Clientelismo puro.

Dentro da Câmara Municipal, dentre tantos, mais um acinte ao bom senso. Pelo visto está ocorrendo um “pega pra capar” danado para decidirem entre si quem serão os responsáveis para ocupar os cargos mais importantes na legislatura, os membros das comissões permanentes na Casa. Uma escolha feita não por mérito, mas só e tão somente por interesses. Um não pode assumir cargo nenhum, de forma nenhuma, “nem que a vaca tussa”, mesmo bem qualificado, pois é opositor da atual administração. Por outro lado, alguns que fazem parte da base de apoio do Executivo estão se esfalfelando, pois todos querem ficar diante dos holofotes e terem seus nomes sendo citados frequentemente na mídia. Executar o script, possuir uma agenda clara para Bauru é outra coisa. Fiquemos atentos para algo, a Câmara não cumpre nenhuma das três funções vitais de um Parlamento: representar, legislar e fiscalizar. A representação está muito distante da vontade popular, pois os parlamentares omitem-se de legislar, estão sempre a reboque de interesses, adiam votações a todo instante e existe muito pouca fiscalização. Para aprovar algo é sempre um parto. E por vezes tudo acaba em desfechos vergonhosos. Algo está muito errado nas ações de uma instituição que sempre se negou a discutir seus próprios erros. E nós aqui do lado de fora ficamos observando a pouca vergonha só aumentar. Até quando?

13 comentários:

Anônimo disse...

Henrique, li seu post mas por motivos óbvios não tenho como escrever por lá, mas vai aqui minha sugestão para a sua "relação" de prováveis setores chamados "os foras-da-lei" ...os BANCOS!!! Como fica este segmento que não cumpre com nada que a legislação determina! Não sei se vc sabe, mas toda e qualquer agência bancária tem por obrigação possuir estacionamento para seus clientes! Muitas agências bancárias descumprem esta obrigação e preferem pagar "pesadas" multas e continuam atendendo sem nem mesmo possuir o tal Álvara de Funcionamento! Pense nisso!
Abraços!

PCA

Anônimo disse...

Sobre as casas noturnas é uma espetacularização!! Jogando pra torcida.

Bruno Lopes

Anônimo disse...

Realmente estranho td isso ..... pq ñ foi feito antes dessa tragédia ? onde estava a fiscalização ? sem respostas ...
HELENA AQUINO

Anônimo disse...

GRUPO DIREITOS HUMANOS É CIDADANIA. E O TEATRO MUNICIPAL COMO FICARIA EM CASO DE INCENDIO? NÃO SERIA DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS O QUE VEM OCORRENDO EM MATERIA DE FISCALIZAÇÃO. TIVE QUE COMPARTILHAR HENRIQUE. ABRACITO.
GILBERTO TRUIJO

Anônimo disse...

Henrique, as pessoas não tem o que reclamar de nada disso, não estavam a maioria festejando meses atrás a "festa da democracia"?? Os mesmos que agora reclamam são os mesmos que se mostram nada receptivos a crítica ao sistema dessa sociedade. Quando se aponta as questões estruturai desta sociedade, que leva a todas essas mazelas e se propões a mostrar soluções e a pensar um país, logo tratam a pessoa como maluco, radical.

Eu não tenho saco mais para rasas picuinhas, não adoram comprar gato por lebre?? Não é tudo muito lindo e maravilhoso o país "livre e democrático"?? Não é isso que aceitam passivamente??

Esses que aí estão nas entranhas da política são os reflexos da sociedade, porque a falta de caráter na maioria das pessoas é algo do cotidiano, o jeitinho brasileiro, e todos se amarram, aceitam e contribuem para essas mazelas, desafiar com a ácida crítica para semear novamente um novo ambiente social-cultural, ninguém quer, na hora de defender a sua sujeira, todos correm com suas vassouras e tapetes, e segue-se a corrupção do capital.

Só nesse caso das casas aí, é incrível como mesmo no acerto conseguem mostrar seus próprios erros, inacreditável.

Nos mais, acho que deveria ter deixado a frase do Che, porque é até irônico ver essa do Chico, logo ele que nunca quis que nada mudasse, omisso, covarde, se curvou a vontade das gravadoras, boicotou muitos bons músicos que tinham proposta para mudar tudo isso, para não dizer tb corrupto com sua relação promíscua com o Ecad. Dói ler isso não é?? Mas está na hora de verdades começarem a serem ditas neste país, para quem sabe um dia poder voltar a imaginar uma possibilidade de mudança e colocar estes que no fundo mais prejudicaram do que ajudaram em seus devidos lugares.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Mafuá do HPA disse...

Marcos
Eu só tirei a do Che e coloquei no lugar a do Chico, pois havia esquecido que a do Che já havia usado semana passada num outro post. Não quis repetir. Só isso. Constato isso também no Chico, mas pelo seu passado não consigoi desgostar dele.

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Henrique, querido amigo de sempre, ele sempre foi assim, de uma estudada mais profunda na história da música brasileira, pegue dos anos 70 ao começo da década de 90, mas faça mais com a razão do que o coração, pq foram justamente o comportamento dele e outros como os da tropicália no passado que formaram uma das panelas mais poderosas no Brasil dominando o político e o cultural, atacamos a péssima musica imposta hj pelas gravadoras no mainstream, mas muitos não percebem com o buraco é mais embaixo, esses caras tem envolvimento direto na realidade de hoje, eles se colocaram em patamares indevidos e postaram essa imagem as pessoas, mas não são isso que tentam parecer. Se quiser podemos sentar qualquer hora e mergulhar mais nessa história, mas esses caras tem responsabilidade direta nos mil problemas que os novos e bons músicos enfrentam hj, fora que o conceito desses caras nunca foi o que tentaram fazer parecer.

Abraços amigo

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

Ah Henrique, e só mais uma coisa, mesmo pessoas que tiveram um passado bom, precisamos acompanhar o processo da história, pq podem mudar do bom para ruim ou vice-versa, e tem os raros bons que melhoram ainda mais com o tempo, mas se fosse aplicar esse raciocínio de olhar somente o passado para não desgostar de alguém, vc teria que gostar por exemplo, do Gabeira até hj, não dá né??rs

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

Henrique

Li esse seu texto lá no facebook, mas preferi fazer um comentário aqui, pois lá tudo é muito pueril. Hoje está em evidência e depois some, esvai com o vento.

Até nos acertos dos legisladores de hoje, você enxerga os seus erros. Isso eu fui ler aqui num comentário ao seu texto.

O que queria escrever é sobre as seis casas fechadas em Bauru e que, com certeza, serão muito mais a partir de segunda. O prédio da Prefeitura é o paraíso da gambiarra. E vai ficar aberto? O Teatro melhorou, mas não está um primor. Já foi notificado? O Museu tem extintores? A Biblioteca Municipal idem? Pelo que sei e ouvi a fiscalização estaria nesse primeiro momento notificando e dando prazo para correções. Lacre só nos casos mais graves. O prefeito interferiu e disse que era para lacrar todos. E por que não faz o mesmo com os prédios públicos? E o homem da Defesa Civil,de uma forma que não deu para entender reproduz o ato na sua fala como acertada, nem questiona, pois trata-se da decisão do chefe.

Queria ver alguém me mostrar como era feita a fiscalização até o exato dia em que o acidente ocorreu. Mostrem isso. Como a Prefeitura e a Defesa Civil e os Bombeiros faziam isso e como os proprietários das casas de shows faziam. Enquanto ninguém me mostrar isso, voce acertou em dizer que está havendo uma ESPETACULARIZAÇÃO e até beneficiamento com a desgraça ocorrida em outro lugar.

Quem é que vai explicar isso para a gente, hem Henrique? Agora deu para entender como é que a Defesa Civil age. E será que isso tudo continuará sendo feito como agora daqui há uns quatro ou cinco meses?

Gostei também do pau nos vereadores, pois são eleitos para uma coisa e chegando lá a primeira coisa que fazem e se comporem e não fiscalizar nada. Como no caso da eleição do Renan Calheiros no Senado, fomos nós o povo que elegemos tanto o Rena como o Carlinhos do PS, a médica da Unimed, o dono do estabelecimento do gás, o aposentado policial federal, o ex pai de santo, o cara que um dia já foi líder comunitário e tantos outros. Eles tem a nossa cara e se estão lá é porque representam parte significativa do que acontece aqui do lado de fora. Eles são nós lá e agem como nós aqui fora. O Brasil está assim e quem reclama, na maioria das vezes não age diferente do que denuncia.

Desculpe o desabafo, mas no face fica muito longo e lá só leem coisas curtas e cheias de abreviações. Prefiro aqui.

Sua leitora

Aurora

Mafuá do HPA disse...

Reproduzo abaixo o comentário do vereador ROQUE FERREIRA no facebook momentos atrás:

"Caro Henrique Perazzi de Aquino, você alimenta alguma ilusão no parlamento e na forma de fazer política estabelecida? A cada dia que passa a iniquidade é que pauta as ações das maiorias. Nosso combate também deve ser com nossa prática no exercício do mandato que a classe trabalhadora e a juventude não pode depositar todas suas fichas neste sistema. Leia o artigo sobre o tema:http://www.roquevereador.com.br/artigos.php?id=144".

reproduzido por Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

aqui então, sem se fale...tem até primeiro marido exercendo cargo público ..e por aí vai, o nosso suado dinheiro sustentando a nova casta de gestores que acham que fazem parte de uma monarquia, se comportam como realezas, mas sequer lembram que o mandato da coroa é popular e dito democrático...
Rejane Busch - Pirajuí

Anônimo disse...

PARA ALIMENTAR UM POUCO ESTA DISCUSSÃO:
A vassalagem a suserania e os tempos atuais
Na Idade Média a vassalagem e a suserania formavam a base do sistema socioeconômico, o que determinava todas as outras relações sociais. O vassalo recebia do suserano, terra, objetos materiais, pequenas fatias de poder, e em troca lhe daria fidelidade absoluta e proteção.

Nos tempos atuais a vassalagem e a suserania se modernizaram, mas o paradigma é o mesmo. Basta observar o que ocorre na prática política. A maioria dos vassalos tem mandato, os suseranos controlam grandes corporações.

Na idade média havia uma cerimônia denominada "homenagem", que muitas vezes poderia acontecer dentro de uma igreja, para selar os laços entre vassalo e suserano. Na cerimônia, o vassalo se ajoelhava e colocava suas mãos entre as mãos do suserano (senhor), prometendo-lhe lealdade e fidelidade. Hoje estes rituais acontecem em grandes escritórios, em cafés sofisticados, em órgãos públicos, e os vassalos se ajoelham em instâncias do executivo, do legislativo e também do judiciário.

O rei era o suserano com mais poder na Idade Média, sendo que seus vassalos eram, principalmente, senhores feudais e cavaleiros. Estes senhores feudais e cavaleiros também possuíam vassalos, formando, na Idade Média, extensos laços de vassalagem. Desta forma, num momento de guerra, milhares de guerreiros eram mobilizados.

Hoje os reis não tem nome. São conhecidos por siglas e marcas, e possuem uma ampla rede de vassalos com o poder hierarquizado.

Se na época das Cruzadas os cristãos conseguiram mobilizar milhares de guerreiros, para combater os muçulmanos na Terra Santa, graças às inúmeras relações de vassalagem e suserania existentes na Europa Medieval, hoje esta mobilização também se repete em várias esferas de poder. Basta observar com mais cuidado e atenção o nosso dia a dia, que conheceremos os atores deste circo de horrores.
Roque Ferreira

Anônimo disse...

Aurora, é bem por aí mesmo, esse é o espírito da coisa.

E temos mesmo que generalizar no campo político, porque é o reflexo desta sociedade capitalista, do Brasil macunaímico, do jeitinho malandro, a mudança não virá de dentro desta estrutura, o processo histórico mostra que sem criar o ambiente socio-cultural não é possível mudanças.

Veja que sempre que houve subversão da ordem socio-cultural, permitiu o surgimento de pessoas a estruturar um ambiente propício a transformações por determinada geração, é preciso que as pessoas com um pingo de bom senso e capacidade para pensar um país, saiam do armário, revejam seus conceitos e atitudes e passem a entender toda essa estrutura, fazer primeiro sua revolução pessoal e tornar-se subversivo, porque do contrário as pessoas estarão sempre a se amarrarem e se alienarem ao sistema e muitas vezes se queixando de algo que não percebem serem parte integrante e contribuintes deste.

Digo sempre isto ao camarada Henrique, e ao tomarmos estas condições, também sempre alertava ao fato que necessitamos com nossa capacidade e competência criar mecanismos cooperativos para juntarmos o capital, nenhuma revolução, nenhuma manifestação artística foi feita sem ele, para combater o capitalismo, precisamos atacar dessa forma, de forma competente e não dando a bunda e mamando em tetas públicas, se atualizarmos a época e o momento vc entenderá quando Lenin em seu tempo disse sobre a participação no parlamento burguês, esse parlamento hoje é o capital, pq camaras, congressos em si hj, não representam nada de expressão, a mentalidade do povo se ataca em outros meios(culturais) e são nestes que precisamos adentrar, agora não será se conformando com mortadela e mentalidade de seresteiro de 70 anos atrás que vamos entrar nessa.

Pra fechar e apimentar como disseram aí, realmente o parlamento é ilusão, muitos até tentam convencer de forma teatral, gostaria então de perguntar ao vereador Roque o que está fazendo dentro desta ilusão?? Sei que vai querer voltar lá atrás nos bolcheviques pra explicar, mas Bauru, 2013, seremos funcionais nas colocações, por favor.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação