quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

MÚSICA (96) 

AQUI AS MÚSICAS CONCLAMANDO O POVO A FESTAR NAS RUAS E PRAÇAS 

Festas populares são locais onde o povo literalmente deve ocupar as ruas e praças, pois afinal como diz a famosa música de Caetano: “A Praça Castro Alves é do povo...”. Lindo esse momento do Carnaval onde o povo pode sair às ruas, de forma livre, espontânea e mostrar sua cara, coragem e disposição. Muitas músicas reverenciaram isso e na correria lembro de algumas. 

A primeira é essa, UM FREVO NOVO: “A praça Castro Alves é do povo/ como o céu é do avião/ um frevo novo, eu peço um frevo novo/ todo mundo na praça/ e muita gente sem graça no salão./ Mete o cotovelo e vai abrindo o caminho. / Pegue no meu cabelo pra não se perder e terminar sozinho ./ O tempo passa mas, na raça eu chego lá . É aqui nessa praça que tudo vai ter de pintar”. Vejam ela aqui: http://letras.mus.br/caetano-veloso/44787/ Sou de um tempo onde se proibiam as pessoas de ir festar nas praças e ruas. Superamos isso, vivemos outro momento, mais arejado, dito democrático e a circulação é livre e espontânea. Na história conta-se que impediam as pessoas de circular livremente por essa praça em Salvador, mas o povo não mais saiu dela e reverteu tudo. No Cairo, recentemente, um governo caiu após uma manifestação ter começado em sua maior praça. A nossa mais famosa, a Rui Barbosa, centro de Bauru é palco livre, soberano, reduto a possibilitar todo tipo de manifestação, inclusive uma de Carnaval.

A segunda que me lembrei agora é a SACA ROLHA, do Zé da Zilda e num refrão cantando até hoje brincamos que “se a polícia por isso me prender...”. Imagina que nos dias de hoje alguém ainda é preso por causa de querer pular e festar nas ruas. Leiam a letra: “As águas vão rolar/ Garrafa cheia eu não quero ver sobrar/ Eu passo mão na saca saca saca rolha/ E bebo até me afogar / Deixa as águas rolar/ Se a polícia por isso me prender/ Mas na última hora me soltar / Eu pego o saca saca saca rolha/ Ninguém me agarra ninguém me agarra”. Vejam ela aqui: http://letras.mus.br/ze-da-zilda/358543/

A terceira é a EU QUERO É BOTAR MEU BLOCO NA RUA, do Sérgio Sampaio, numa clara demonstração de que o gostoso mesmo é espairecer, driblar imposições, legislações esdrúxulas e pular com alegria, galhardia e picardia. Eis a letra: “Há quem diga que eu dormi de touca /Que eu perdi a boca, que eu fugi da briga/ Que eu caí do galho e que não vi saída/ Que eu morri de medo quando o pau quebrou/ .../ Eu quero é botar meu bloco na rua/ Brincar, botar pra gemer/ Eu quero é botar meu bloco na rua/ Gingar, pra dar e vender/ ...”. Vejam aqui: http://letras.mus.br/sergio-sampaio/236958/

Por fim, uma que mostra bem como deve ser a atuação do povo nas ruas, o “LIBERDADE, LIBERDADE! ABRE AS ASAS SOBRE NÓS”, da Imperatriz Leopoldinense, samba enredo de 1989 e seu refrão profetizava essa lindeza: “Liberdade, liberdade!/ Abra as asas sobre nós (bis)/ E que a voz da igualdade/ Seja sempre a nossa voz”. Vejam isso: http://letras.mus.br/imperatriz-leopoldinense-rj/46373/ Escrevo tudo isso por estarmos nas vésperas dos festejos e é sempre bom ressaltar que o espírito predominante deve ser sempre esse. Só e tão somente esse. E é dessa forma, relembrando isso tudo que o bloco BAURU SEM TOMATE É MIXTO sairá dia 09/02, 12h.

OBS. : As três primeiras fotos são da praça Tahrir, no Cairo, primeiro vazia e depois cheia, numa brincalhona alusão do que pode ocorrer no próximo sábado com a nossa, a Rui Barbosa.

5 comentários:

Anônimo disse...

Meu querido Henrique, adorei as músicas, unico senao ao samba da Imperatriz por conta do contexto... na época era permitido apenas exaltação.... e creio que faltou Saca-rolha As águas vão rolar
Garrafa cheia eu não quero ver sobrar
Eu passo mão na saca saca saca rolha
E bebo até me afogar
Deixa as águas rolar

Se a polícia por isso me prender
Mas na última hora me soltar
Eu pego o saca saca saca rolha
Ninguém me agarra ninguém me agarra

Tatiana Calmon

Mafuá do HPA disse...

é isso Tati, ainda bem que aqui em Bauru as praças estão livres para festas variadas e múltiplas...
Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

a constituição ainda garante a liberdade de expressão????

Tatiana Calmon

Anônimo disse...

Ratos e urubus ..... larguem minha fantasia

Tatiana Calmon

Anônimo disse...

Henrique

A ficha caiu e só hoje ao ler o texto da proibição é que fui entender o motivos das letras muito bem escolhidas. Sou de um tempo que quando nos proibiam de subir na árvore é aí que queríamos subir. E subíamos. Torço muito pelo sucesso de vocês, mas escolhi ir pro mato esses dias, eu e os meus.


Aurora