quarta-feira, 8 de junho de 2016

AMIGOS DO PEITO (120)


CLÁUDIA LUCCIOLA E MOACYR LUZ NO RENASCENÇA *
* Uma é dileta amiga, o outro é um dileto cancioneiro, o qual sou dileto fã. Estive ao lado dos dois na última segunda e aqui reverencio do encontro, inusitado e desses a merecer um escrito. É o que tentei fazer nas poucas linhas a seguir:

O Renascença é um clube negro encravado nos altos da Tijuca, quase divisa com o Andaraí. Toma conta de uma quadra quase inteira, rodeado de prédios. Começou há dez anos atrás um samba às segundas feiras, no meio da tarde com os músicos que descansam nesse dia e a ele deu um nome dos mais sugestivos, "Samba do Trabalhador". Deu tanto certo que o negócio explodiu e virou mais do que um point. Moacyr Luz é o sambista a dominar o pedaço, organizador, divulgador e cantante por lá. Tive o prazer de presenciar ontem um pedacinho da festa dos seus 10 anos.

O fiz num dia especial para mim. Estou no Rio à trabalho e reservei o final do dia da segunda, 06/06 para comparecer ao Renascença, cumprindo o papel de representar Ana Bia Andrade na festa de aniversário de uma de suas melhores amigas (minha também no Rio), a Claudia Lucciola, uma pessoa que, como me disse ontem, ex-policial e hoje uma aposentada policial civil, na luta contra o golpe e na luta para Dilma voltar ao poder o quanto antes. Era sua festa de aniversário, comemorada com uma mesa grande e bem ao lado do palco. Juntou à sua festa com a de uma amiga e na hora do bolo lá colocaram as velas da soma das idades, 100 anos.

As fotos dizem tudo, tanto da presença do Moacyr Luz, como do brilho dessa aniversariante, irradiando luz própria por onde passe. Ao seu lado, o grande Zé Filho, amor para uma vida inteira e juntos formando um belo casal, dançante e brincante pelo Rio. Adoradores dos blocos carnavalescos do Rio, possuem a cara dessa festa. Nessas fotos mais um presente de aniversário para ela e essa cidade, ainda muito maravilhosa e cheia de encantos mil. Lá estive ao lado de Valdir e Diva, ele paulista, ela mineira, cariocas por adoção e hoje mineiros por adoração. Foi assim meu final de segunda feira. Volto ao trabalho hoje, terça, logo cedo.

Escrever de amigos é algo a me encher de prazer e dos ainda cantantes e encantantes deste mundo, um prazer inenarrável. Num mundo, onde pouco a pouco, sem que as pessoas o percebam estão a sacar com direitos e liberdades, um privilégio ainda desfrutar de tudo isso. Como não sabemos por mais quanto tempo um general virá nos lacrar a ousadia de festar, continuo em estado de alerta, combatendo o golpe e festando ao lado dos de minha laia.
 

Nenhum comentário: