sábado, 25 de junho de 2016

UM LUGAR POR AÍ (83)


UMA DAS SOLUÇÕES É IR VIVER COMO NA COMUNIDADE “NOIVAS DO CORDEIRO”
Diante de um mundo cada vez mais irracional, onde quem dita as normas são as trais leis do mercado, o tal de “deus dinheiro”, nada como conhecer outra realidade, ainda possível. São tantas coisas a nos embaralhar o cerebelo, que já nem sei para que lado devo seguir. Ontem um tal de Pinho disse na Auri-Verde, junto com Alexandre Pittoli que “não existe mais saídas e os que tentam viver fora do mercado, como esses governinhos latinos de esquerda, a traulitada é para se reencaminharem ao único caminho possível, os dos que seguem cegamente as leis ditadas por grandes grupos. Enfim, eles possuem o poder, os grandes interesses e contas, daí contrariá-los impossível”. Ouça essa bestialidade humana elevada à sua máxima potência, uma que nos quer vivendo como gado, manada de cabeça baixa e olho para os lados. De um o golpista Temer, aliado à mídia e ao Judiciário ditam tudo conforme suas conveniências, nos EUA Donald Trump tem tudo para guiar o mundo para infindáveis guerras e até a Inglaterra capitula e num plebiscito diz sim para sair da Comunidade Européia, se isolar e guiada pelo pior conservadorismo existente no mundo, toma as rédeas de uma inerte Europa. Macri na Argentina, dois neoliberais horrorosos disputaram o Governo peruano, A Venezuela sendo conduzida para o caos social, refugiados sendo tragados pelo mar a cada novo minuto, países destroçados pelos interesses financeiros (Síria, Afeganistão, Líbia, Iraque, Palestina e outros).

E daí, o que nos resta? Sim, lutar e resistir é preciso, mas como diante de tanta iniquidade? A vontade é mandar às favas tudo isso e ir viver de uma outra maneira, ais humana, mais sensata em lugares ainda permitidos para tanto. Mas como viver de um jeito diferente dentro desses cruéis e insanos sistemas espalhados mundo afora? Imagine alguém propondo, por exemplo, uma vida alternativa no Iraque? Lá impossível, mas e aqui? Sim, existem redutos. Alguns amigos já demonstram vontade de ir morar em lugares distantes, longe de tudo, reunindo tudo o que possuem e longe dessa podridão que nos cerca. Escolher uma ladeia qualquer e fazer de um cantinho escondido seu mundo, sem se importar com o mundo à sua volta. Sei da impossibilidade disso, pelo menos para mim e amigos mais próximos, todos tendo suas vidas envoltas até hoje em ações sociais, lutas e embates constantes. Reflito muito sobre isso e busco saídas. Encontro algumas e cito uma.

Já ouviram falar na Comunidade NOIVAS DO CORDEIRO? Não, pois antes de fala deles é bom lerem um breve histórico no link a seguir:http://serfelizeserlivre.blogspot.com.br/…/noivas-do-cordei…. Essa localidade mineira, cheia de mistérios, envolta sob o véu de sugestivas iniciativas coletivas é o local onde vivem aproximadamente 250 mulheres e suas famílias. Vale a pena também conhecer o documentário com o mesmo nome, da diretora Regina Santiago:https://www.youtube.com/watch?v=cVmj1hORxso. A experiência de comunidades como essa não é única e devem ser copiadas, melhoradas e colocadas em prática. Vejo como salutar o que “elas”, as mulheres do Cordeiro fizeram num certo momento, quando resolveram entre si abolir o jeito religioso, castrador e indutor de medo que vicejava no seio da comunidade. Podem ter certeza, a partir daí, vicejaram mais e mais. Gosto muito de ir conhecendo algo nesse sentido. Isso me toca e muito, ainda mais no mundo atual, onde predomina essa irracionalidade do dinheiro como condutor de tudo. Daí, nada como começar a espiar experiências como e pensar seriamente em, qualquer dia desses, ir prum lugar assim. Isso se chama cansaço. Nos EUA tem algumas, em Portugal tem uma maravilhosa, aqui mesmo tem tantas outras e assim, penso em cair fora desse mundo adestrado e servil, resignado e cordeiro.

2 comentários:

Anônimo disse...

Henrique

Você conhece a experiência criada em Botucatu. Lá existe um bairro nesses moldes?

Ana Clara

Anônimo disse...

Na Alemanha, na região de Frankfurt, tem uma comunidade, talvez a maior do mundo, que é uma comuna onde vivem com alguns princípios marxistas. Muitos anos atrás, uma brasileira que conheci entrou para essa comuna, li muito sobre tudo o que ela mandou, me fez até um convite para ingressar, mas eu não quis. Não condeno, acho que cada um deve buscar a melhor forma de viver e sempre com respeito a humanidade, mas para mim, um revolucionário, não conseguiria jamais viver alheio ao mundo, reservado à uma comunidade. Preciso pulsar com o mundo, porque não há fuga na verdade, cedo ou tarde, as mazelas do mundo alcançarão a todos. Hoje consigo ir ganhando e juntando um bom dinheiro, poderia me isolar de tudo e todos, mas não seria eu, a felicidade está no altruísmo e no que posso fazer para compartilhar e transformar algumas vidas de gente que nada mais esperava deste país, e também buscar agitar o máximo possível o mundo como o projeto África que estamos desenvolvendo.

O mundo sempre foi conflituoso, nada disso é novidade, desde a evolução das espécies, sempre houve conflitos e violência, o ponto é que conforme evoluímos intelectualmente, avançamos no sentido de melhorar como civilização, daí uma luta justa, só que este ponto está se perdendo no momento em que a alienação toma conta da intelectualidade. Já falei, no vazio de ideias, a podridão toma conta dos espaços nas cabeças das pessoas.

A perestroika nos anos 80 destruiu naquele momento um ideal de luta, deu espaço para o neoliberalismo que em pouco tempo se enforcou por sua própria falácia, a esquerda ressurgiu, mas de forma totalmente errada, para não dizer os que se usaram de discursos para continuar na malandragem como foi o caso do PT. Agora a nova geração não sabe no que acreditar e por isso vemos um mundo complicadíssimo e cheio de caricaturas.

Você fala do Trump, mas ele é uma caricatura de tudo o que o governo dos EUA vem fazendo nas últimas décadas, o diferente já perdemos que seria o Sanders, um cara de discurso parecido com o Ciro, agora não tem diferença, a única talvez é que um fala abertamente de suas intenções caricatamente e a outra se esconde atrás de uma pseudo social-democracia. Veja o Obama, arrasou com a Líbia, seguiu detonando o Afeganistão, o Iraque, fortaleceu o terrorismo e veja os refugiados sírios, lembre-se da imagem do menino afogado. E aí vão dizer o tal do "menos pior"?? Não aceito quem faça essas guerras, não aceito a promoção de mortes e destruição de povos. O mundo continuará assim independente de quem vença a eleição americana, infelizmente.

Quanto a Venezuela citada, esse caos social do momento foi provocado pela incompetência do governo, coloque na sua cabeça que o Maduro faz cagadas atrás de cagadas e está completamente louco, e isso cai no que escrevi acima sobre o renascer da esquerda. Quanto ao Macri, se você acompanhasse as medidas econômicas com a mente limpa, veria que está fazendo os mesmos absurdos que o governo afastado cometeu aqui, incrível a semelhança das medidas econômicas.

De "menos pior em menos pior" a "esquerda" fica cada vez mais Macri. Por isso deve ser denunciada sempre as falácias.

Camarada Insurgente Marcos