sábado, 11 de junho de 2016

COMENDO PELAS BEIRADAS (20)


SE É PARA FALAR DE BAURU, AQUI TRÊS MOMENTOS

1.) IMPRESSÕES APÓS FOLHEAR ESSE ÚLTIMO NÚMERO DO BAURU ILUSTRADO

Ressalto o belo trabalho de resgate da história feito pelo memorialista Luciano Dias Pires, em parceria com o Jornal da Cidade, saindo hoje encartado no jornal sua edição de número 480. Inestimável valor, mas não posso deixar de registrar, ressaltar e dizer que, ali está escrita parte da história de Bauru, a das elites dessa cidade. Ainda que, Luciano poste fotos de tudo o que possa dizer respeito a vida de Bauru e, dentre elas muito dos trabalhadores dessa cidade, não vejo a história sendo contada segundo a sua visão dos acontecimentos. O que vejo, nitidamente ali exposto é a visão dos que comandaram a cidade até então, seus mandarins, suas atividades, seus hobbies, as fotos em todos os seus momentos, desde os profissionais, como os de lazer. Ruim isso? Não, pois temos que ter, todos os envolvidos com essas questiúnculas de historiografia de um lugar, bem definido algo de tudo o que vemos publicado. Quem escreve, primeiro o faz segundo sua concepção de mundo e levando em conta o seu envolvimento diante dos fatos, o onde está situado no contexto do que está escrevendo. Os textos do Bauru Ilustrado deixam isso bem claro e nem possuem outra pretensão. Essa outra História, a feita segundo a visão do trabalhador, do menos favorecido, a da força motriz que possibilitou chegarmos aos dias de hoje como o somos é feita, escrita e relatada de outra forma. Sim, o Bauru Ilustrado vale e muito como documento, mas desse explícito segmento e não do todo. Esse outro lado tem que sair das mãos de quem de fato vivenciou ou de pessoas interessadas nesse resgate. E devoro tudo o que sai nesse sentido e tudo o que vejo sendo feito com esse olhar. Muitas das fotos e fontes onde o memorialista Luciano foi e vai buscar informações pode também ser utilizado para contar a mesma passagem, mas com outros olhos. É desse confronto de opiniões e versões que, a verdadeira história é contada e tem validade. Não me furto de folhear e até ler mensalmente o BI, mas não podia deixar de deixar registrado essa minha visão de como o encaro como historiador. Sinto muito a falta de tomar conhecimento dessa outra história via mídia. Fica o registro.

2.) BAURU E O BAC NO LEILÃO DOS PEDAÇOS DA GLÓRIA DE PELÉ NA JULIEN’S DE LOS ANGELES
Tenho lido muita coisa sobre esse leilão dos apetrechos de uma vida inteira do Rei do Futebol, nosso PELÉ, em algo realizado pela casa do leilão das estrelas, a Julien’s, famosa mundo afora. Hoje mesmo leio na Coluna do Rufino no JC uma bela nota. Pelé teve sua vida entrelaçada com Bauru, mas pouca coisa vi de fato sobre um pedacinho de Bauru estar lá naquela exposição. Numa rápida pesquisada encontrei algo e diz respeito ao inesquecível BAC – Bauru Atlético Clube. Nessa foto aqui reproduzida, algo exposto num museu no Chile e diante de todas as coisas pelas quais Pelé envergou em sua vida, tudo começou em Bauru, no hoje saudoso BAC. Já, do famoso leilão aberto para visitação (www.juliensauction.com), dá para ver peça por peça o catálogo do que ele disponibilizou e diz que, parte da renda será destinada ao Hospital Pediátrico Pequeno Príncipe de Curitiba. Estavam a espera do martelo várias peças, todas únicas, da vida do craque e dentre elas, algo que não me passou despercebido, um Título e Medalha de conquista ocorrida em Bauru e pelo BAC. Ou seja, ele levou, lembrou e está na lista algo referente aos tempos vividos em Bauru. Fica o registro. Uma peça saída daqui, que por décadas repousou no acervo do próprio craque, hoje pode estar sendo cuidada por alguém em lugar não imaginado, talvez na China, Itália, Alemanha, Estados Unidos, Japão ou sabe-se lá aonde. Deem uma espiada no vídeo disponibilizado no facebook pela Julien’s e saquem a importância do feito: https://www.youtube.com/watch?v=3GtLUfjzMV8.


3.) HPA NO TRADIÇÕES DO INTERIOR DA TV UNESP
A TV UNESP Bauru tem programas regionais dos mais interessantes. Participei de um deles dias atrás. O TRADIÇÕES / SABORES DO INTERIOR veio para contar histórias culinárias de nossa região. Nesse primeiro momento o programa retrata três tradições, a COXINHA de Bueno de Andrade, a PAMONHA de Piracicaba e o SANDUÍCHE BAURU, de Bauru. A jornalista Tathiana Saqueto me entrevistou no Bar Aeroporto e lá falei o que sei da famoso sanduíche, conhecido por todo Brasil. Confiram o programa por inteiro e na parte de Bauru, lá está esse HPA. Cliquem abaixo para conferir:  http://www.tv.unesp.br/4653

Um comentário:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS NO FACEBOOK SOBRE O BAURU ILUSTRADO:

Silvio Selva Seu Luciano não é pesquisador. É alguém a ser pesquisado...
Descurtir · Responder · 2 · 11 de junho às 12:48

Ferdi Henrix Lindo ponto de vista, Henrique

Guilherme Reis Como sempre o BI sem negros, com pouquíssimas mulheres(só se for da alta) e com visão simplista e elitista de Bauru.
E ainda por cima não devolve as fotos que você empresta para ele usar no BI., mandamos muitas do meu pai retratando o futebol amador de Bauru e ele nunca mais devolveu apesar das solicitações de minha mãe.

Guilherme Reis Sr. Gabriel me representa na história....esse não!

Lazaro Carneiro Carneiro demoraram muito para por o dedinho nesta pereba
Curtir · Responder · 11 de junho às 18:56

Célio José Losnak Losnak É um dos memorialistas que a elite bauruense aceita e divulga. Essa aceitação já indicação é de sua abordagem elitista.

Ademar Aleixo Camilo Camilo Esse HPA sabe de tudo! Precisamos de mais HPA's.