sábado, 18 de janeiro de 2020

CHARGE ESCOLHIDA A DEDO (154)


O NAZISMO NO desGOVERNO E A CULPA DOS MUITO PRÓXIMOS DE TODOS NÓS - TAMBÉM DOU MEU PITACO

"Alvim não foi exonerado por ser nazista. Foi exonerado por não ser discreto", frase de Gilberto Maringoni, professor dos antigos, chargista de traço peculiar e bauruense exilado na Grande SP. Numa frase curta e grossa, o resumo de tudo, sem delongas e prosopopeias longas. Ali naquele antro denominado também como Condomínio Barra Pesada, local onde reside o seu Jair, o da casa 58, o que estava, atendeu o telefone, mas consegui comprovar não estar, enfim, no que se transformou o Palácio do Planalto, lugar de milicianos, nazistas, fascistas e tudo o que resvale em perversidade. Tudo ali reunido.

Não precisaria escrever mais nada, Maringa escreveu tudo, mas insisto. Vou mais longe e colo aqui outro escrito, muito elucidativo, esse do artista plástico e servidor público municipal junto ao Teatro Municipal de Bauru, o polivalente Silvio Selva (que este ano fez ilustração do bloco do Tomate): “Tenho 57 anos, sou artista plástico há mais de 30 anos, dirigi várias peças teatrais, sou cenotécnico de um Teatro que recebe muitos espetáculos financiados por editais de cultura, na maioria de São Paulo, além dos stand-up, youtubers e peças com Globais. Tenho contato diário com gente da área. Conheço bem o território. Já trabalhei também em Oficina Cultural examinando e formatando projetos. Quem pensa que Roberto Alvim é caso isolado, precisa conhecer mais sobre o assunto”. Ler isso dói muito, mas é a mais pura realidade e constato olhando para trás, quando da eleição do Bolsonaro e lanço a pergunta que não quer calar: Quanto lá na SMC - Secretaria Municipal de Cultura não estiveram ao lado do Bozo e rejeitando o voto no professor universitário? Alguém minimamente com algum vínculo verdadeiramente cultural teria a ousadia de votar em algo parecido com Bolsonaro? Claro que não, daí as conclusões são de quem me lê. Não dá mais para dourar a pílula, "eles" estão entre nós e faz tempo.


Lembro de Saramago: "Os fascistas do futuro não vão ter aquele estereótipo do Hitler ou Mussolini. Não vão ter aquele jeito de militar durão. Vão ser homens falando tudo aquilo que a maioria quer ouvir. Sobre bondade, família, bons costumes, religião e ética. Nessa hora vai surgir o novo demônio, e tão poucos vão perceber a historia se repetindo“. Alguns se apresentam como bonitinhos, modernosos, cheios de charme, mas no frigir dos ovos odeiam quem se mostra independente, libertário, diria mesmo esquerdista. Fomos tolerados por um certo tempo, mas hoje não mais, pois outros iguais a ele chegaram ao poder e hoje nos governam. Esses que os apoiaram, deram o seu quinhão para ver chegar ao poder algo como Bolsonaro e hoje, não dá mais para adulá-los, pois já mostraram suas caras e mesmo querendo voltar atrás, permanecerão marcados a ferro e fogo, pois ajudaram a coisa ruim a nos dominar e destruir tudo de bom à sua volta.

Para esses, os bonitinhos à nossa volta deixo esse texto para reflexão, pois a culpa deve ser dada a quem ela possui:
"Ele disse que praticou zoofilia… e você votou nele.
Ele disse que a ditadura tinha que matar uns 30 mil… e você votou nele.
Ele disse que sonegava mesmo, tudo que pudesse… e você votou nele.
Ele disse que não estupraria uma mulher pq ela não merecia, por ser feia… e você votou nele.


Ele disse que o trabalhador teria que optar por emprego ou direitos… e você votou nele.
Ele enalteceu a figura do pior torturador, o Ustra, em rede nacional… e você votou nele.
Ele confessou que usava a verba do auxílio moradia para “comer gente”… e você votou nele.
Ele defendeu a existência de milícias… e você votou nele.
Ele fugiu de todos os debates, por não ter o que falar de proveitoso… e você votou nele.
Ele disse que preferia um filho morto a ter um filho gay… e você votou nele.
Ele demonstrou ódio e desprezo por negros… e você votou nele.
Ele esteve sempre rodeado do que há de pior… e você votou nele.
Ele posou com maçons, católicos, evangélicos, para enganar você… e você votou nele.
Ele convidou você a metralhar pessoas (no Acre)… e você votou nele.
Ele nunca proferiu uma palavra de paz para a sociedade… e você votou nele.
Ele é misógino, homofóbico, preconceituoso, ladrão, miliciano, covarde, mentiroso, corrupto, odioso, incompetente, entreguista, traidor da pátria, lambe botas do Trump, mafioso… e Presidente do Brasil, porque VOCÊ VOTOU NELE!
Ele e você têm a mesma culpa. Ele não enganou você. Estava tudo às claras, mas você, cego(a) de ódio e por ver nele a sua imagem e semelhança, votou… "
, Emília Vieira Ramos.

"Eles" sabem quem somos e "nós, sabemos também muito bem quem são os que apoiaram isso tudo, esse quase (existe quase?) nazismo dando as caras no Brasil.

Nenhum comentário: