segunda-feira, 10 de agosto de 2020

COMENDO PELAS BEIRADAS (91)


COMEÇAMOS COM UMA AMENIDADE:
FAUSTO BERGOCCE E SUA CABEÇA FERVILHANDO IDEIAS SOBRE SUA ALDEIA, REGINÓPOLIS
Fausto é meu amigo e tempos atrás me convidou para junto dele participar do projeto que se transformou num livro sobre a cidade de Reginópolis. Ele desenhou sua cidade, duzentas aquarelas e me convidou para escrever o texto, contar a história. Foi um sucesso, onde até hoje, dez anos passados, ainda recolho elogios e acarinhamentos. Ele não para um só momento. Pouco antes da pandemia se instalar no país estava nos acertos finais com a prefeita Carolina Araujo, para mais uma exposição na cidade, onde mostraria para a cidade caricaturas de ilustres cidadãos. Tudo foi interrompido, mas não descartado. Originais devidamente guardados, a exposição deve ocorrer em breve. Isso não o impede continuar fervilhando ideias e as postando em sua página nas redes sociais. Ele pulsa sua aldeia nas 24h do dia. Disse a ele certa feita que o pessoal lá de Reginópolis deveria estender uma tapete vermelho toda vez que para lá volta. E o faz com frequência. Mora em Guarulhos, mas quando está carregado de fluídos não tão positivos, estes adquiridos em cidade grande, junta suas coisas e volta às origens, passando uns dias instalado no único hotel da cidade, perambula pelas ruas, frequenta bares e vai de casa em casa, toma café, como bolo, fila petiscos e quando retorna é outra pessoa, totalmente com energias repostas, recarregadas. Assim vive e em cada idas e vindas vai também reunindo mais histórias sobre a cidade, essas fervilhando seus miolos. De volta à Guarulhos, lá sentado em sua prancheta, começa a desenhar sobre o que viu e sei, o que mais gosta de fazer é ir descrevendo sua cidade natal.

Faço essa introdução, para contar um algo mais - e a novamente me envolver. Tenho visto algo novo em sua página no facebook e não esperava pelo convite. O telefone toca aqui hoje pela manhã e do outro lado, Fausto Bergocce.Me diz se havia visto as historinhas que tem contado dos personagens queridos de sua terra. Digo que sim e daí a surpresa: "Já estou na sétima, devo chegar a pelo menos 30, talvez 50 e queria que isso se transformasse num livro, uma espécie de continuidade do que já fizemos. A ideia é colocar uma por página e abaixo dela um texto de sua lavra. Topa?".

Topei na hora. Imediatamente abro uma pasta aqui em meu computador e começo a colecionar as histórias. Conheço todos os personagens, os quais aprendi também a amar quando da realização do livro. Em todos, além do inconfundível traço, a sensibilidade do artista, assim como eu, ressaltando os personagens mais simples, estes os mais significativos e deslumbrantes de um lugar. Quem conhece uma cidade pequena do quilate de Reginópolis sabe muito bem o que estou a dizer. Em cada canto um lugar com a cara do passado, a farmácia, a barbearia, o auto-falante na igreja, o dono do bazar, o contador, o que varre as ruas, o professor que um dia foi o melhor goleiro que o time local já teve, a professora que vai a pé dar aulas, o radialista que dava voz para todos em seus programas e assim por diante.
Escrever sobre estes será um orgulho e contentamento, pois é a união do que já faço. Fausto sabe disto e me convida exatamente por ter ciência do que já faço e propago. Ele é da mesma linhagem, laia e faz tanta coisa pela sua cidade, com um abnegado amor, desses pelos quais merece tudo, desde título de cidadão como um cartão com gastos ilimitados (sic). 

Enfim, ele me coloca na fita e já começo a escrevinhas dessas queridas pessoas, personagens desta cidade que aprendi a amar e reverenciar, como também uam espécie de embaixador aqui em Bauru. Tinha que contar isso, pois não só pelo convite, mas pelo que vejo ele segue fazendo, colocando sempre e sempre sua aldeia lá nos píncaros da glória. Quando ele quer uma coisa, como produzir seus livros, um por ano, no mínimo, sei lá como, mas ele consegue e suas obras estão pela aí, também para contar sua história e de Reginópolis. Esse cara é mesmo DEZ!


ALGO PARA AQUECER AS TURBINAS:
O FUTEBOL E O COVID - COMO QUASE UM JOGO DE INFESTADOS OCORRE NA TARDE DE ONTEM
Foi ontem, domingo, 09.08 em Goiânia GO, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol, Série A, jogo marcado para às 16h, entre Goiás e o São Paulo. Dizem que, os protocolos são seguidos à risca, mas exames de deveriam estar prontos já no sábado, justamente neste tiveram que ser refeitos e o resultado só sai no domingo pela manhã, quando o time paulista já estava em Goiás e a TV Globo, que transmitiria o jogo ao vivo não tinha mais como alterar sua grade de programação. Diante de 10 resultados positivos no time goiano, a TV pressiona e joga pesado para que o jogo ocorra, mas a CBF assume para si a responsabilidade e cancela a partida. Para o time paulista, prejuízos financeiros pela viagem sem motivo, para a TV além destes uma pitada de como se dão de fato as decisões nos bastidores, com pressões e admoestações. A TV, que produz em seus noticiários uma suposta defesa contra os que quebram o bloqueio da quarentena, aqui agia diferente, fugindo não só do tal protocolo mínimo de ação nestes casos e por um simples motivo, aqui o caso não ocorria com outros e sim contra seus interesses. Por pouco o jogo não acontece, o esfacelado time do Goiás é obrigado a entrar em campo, mas por sorte, alguém agiu dentro do bom senso e o jogo não aconteceu. Hoje no noticiário da TV Globo nem uma só palavrinha sobre a pressão para que o jogo acontecesse. Essa é só mais uma historinha de como ocorrem as coisas nos bastidores, sendo estes envolvendo o Covid ou qualquer outra questão onde estejam relacionadas questões de "confrontos de poder". Na imprensa internacional a notícia pulula, mas aqui na massiva tupiniquim tudo jogado para debaixo do tapete.

E A DECREPITUDE DA BAURU QUE NÃO SE EMENDA:
MAIS UM ODIENTO E ESPALHADOR DE ÓDIO SERÁ HOMENAGEADO HOJE EM BAURU, MILTON RIBEIRO
O Brasil que temos hoje exige de todos os ainda sensatos a rejeição absoluta deste odiento, pérfido, tresloucado e catastrófico momento vivido pelo país, demonstrado em todos os atos e pessoas participando deste desGoverno, afundando e vendendo o país na bacia das almas, demonstrações diárias de preconceito, racismo, negativismo, irracionalidade mentecapta em todos os níveis. Ninguém se salva nesses compondo e fazendo coro com o que Bolsonaro apresenta e sugere ao país como solução de seus problemas. São os piores que podíamos imaginar - nunca imaginei estes nos governando -, pois afrontam e se postam contra tudo o que possa ter algo de racional. É o irracionalismo sendo exercido na sua máxima potência. Triste mesmo é verificar o quanto muitos destes são reverenciados, paparicados e até homenageados quando circulam pela aí. Quando deveriam merecer a rejeição absoluta, só de imaginar a existência de parcela da população os paparicando, a certeza deste país estar doente, estado terminal de decrepitude.

Em Bauru no dia de hoje, segunda, 10/09 é anunciado a presença de um destes, um que décadas atrás por aqui circulou, estudou, concluiu seu curso de Direito, portanto advogado, o atual ministro da Educação, MILTON RIBEIRO. Desde que foi anunciado, algo foi revelado de cara, além do bauruísmo a nos envergonhar, o sujeito representa o que de pior temos no quesito Educação, pois está situado dentro de um contexto retrógrado, atrasado, cheio de dogmas conservadores, pífios em matéria de estar antenado com as reais necessidades da pasta onde atua. Foi escolhido e está ocupando o cargo exatamente por possuir posicionamento na contramão do que realmente precisamos. Mais um a promover o desmonte do serviço público. Ou seja, pérfido os pés à cabeça.

Este senhor estará hoje em Bauru, onde será "homenageado" (sic), quando deveria no mínimo padecer e ter de enfrentar manifestações de repúdio e rejeição. A ITE - Instituição Toledo de Ensino deveria ficar quieta, caladinha e se fazer de mal entendida, não oferecer suas instalações para presença tão aviltante, mas não, ela mostra sua verdadeira face e não só abre as portas, como demonstra orgulho pela presença do ex-aluno, formado na turma de 1990. A homenagem deverá acontecer às 10h, no salão principal da instituição de ensino. Além das autoridades de praxe, convocadas quando da presença de um ministro de Estado na cidade, no local um bom termômetro para ir medindo a quantas anda a onda de puxa-saquismo por estas bandas. Nas fotos ao lado dos baba ovos, vamos tendo a certeza dos que não só puxam o saco dos poderosos, sejam eles quem sejam, mas também o de quem ainda consegue, diante de tudo o que Bolsonaro & Cia fez à nação permanecer ao lado destes. Hoje, portanto, mais um capítulo desta Bauru fazendo questão de envergonhar tudo à sua volta.

Em situações como estas, assumo minha porção "Gastão, o Vomitador" e explícito aqui o sentimento por tão repugnante personagem. É o minimo que posso fazer em sua homenagem neste momento. Enfim, que tipo de pessoa aceita trabalhar ao lado de gente como Bolsonaro? No mínimo, pensa e age igual ou até pior que ele, daí algo mais que natural, ocorrer a rejeição destes. Não passo nem perto desse tipo de gente.

4 comentários:

Anônimo disse...

É algo inacreditável que coloquem o futebol como escudo para amenizar a dor de uma tragédia nunca antes passada pelo Brasil e pelo mundo. Uma necessidade de tentar tampar o sol com peneira que temos que chega a ser irritante....depois de uma final sem a mínima importância até a população imbecil da minha cidade ( Bauru) aparece em rede nacional com um bando de sem noção e egoístas, insensíveis e desumanos comemorando com aglomeração em uma avenida da cidade, para mostrar ao mundo que realmente somos imbecis e puro gado enganado por políticos e aproveitadores da ignorância e falta de cultura de educação que perneia o mundo que insiste em ignorar o pior momento que estamos vivendo, pior que uma guerra e o que é pior, estamos caminhando para uma "gripe espanhola" em pleno seculo XXI,c om tecnologia da informação disponível até para o ser humano mais humilde do mundo. tristeza do mundo que deixarei aos meus filhos e netos.....
PAULO NETO

Marcos disse...

Pelo bom jornalismo precisamos ser justos até com um dos vilões quando a culpa de algo não lhe cabe.
Passei parte da segunda-feira assistindo a repercussão do caso futebolístico e essa absurda volta do futebol que deveria ser cancelado até 2021. Vi na Fox Sports, ESPN, Sportv do grupo Globo e tb o Globo Esporte.
Todos massacraram a CBF por essa volta do futebol que não deveria acontecer, vi opiniões de gente séria como Trajano, Casão, este inclusive na abertura da transmissão do jogo voltou a criticar a volta do futebol.
O Goiás não entrou em campo, o único time no gramado foi o do SP, após a confirmação dos novos exames na manhã de domingo, o presidente do Goiás entrou com pedido de liminar no STJD pedindo o adiamento do jogo devido a falta de elenco...o jogo foi adiado após o STJD conceder a liminar, não foi a CBF quem decidiu, ela apenas teve que acatar a decisão do tribunal.
Ao ver tudo o que foi mostrado e comentado, não haveria o porque da Globo pressionar, visto que tinha o jogo do Flamengo para transmitir com a abertura do sinal para SP como ela fez, o dinheiro dos anunciantes no jogo ela já recebeu e como o jogo foi apenas adiado e não cancelado, financeiramente nada muda pq não houve perda publicitária.
Pressão pela volta do campeonato com certeza a emissora fez, mas nesse caso do jogo específico é indiferente pelo descrito acima.
Deixo essas observações pq são importantes para a informação não sair equivocada.
Camarada Insurgente Marcos

Mafuá do HPA disse...

Marcos
E tenha certeza de algo, o jogo mostrado na TV aberta, Flamengo x Atlético foi imensamente melhor do que teria sido o Goiás x São Paulo. Já das pressões, ela, a TV não gosta de perder e foi obrigada, mesmo a contragosto, a se vergar.
Baita abracito do Henrique

Marcos disse...

Mas foi o que falei, a pressão se deu pela volta do campeonato, mas o jogo em questão ela não perde com o adiamento porque as cotas dos anunciantes já estão pagas, ela só perderia caso do cancelamento da partida, mas ela vai ocorrer lá na frente.
Só fiz essa ressalva porque isso foi falado mesmo nas emissoras concorrentes, o que faz realmente sentido.
O absurdo é estar rolando futebol com uma pandemia sem controle no país, não tenho assistido nenhum jogo porque é uma aberração isso tudo, ontem só acompanhei as mesas redondas porque queria ver as opiniões dos que acompanham os bastidores.
Nas divisões menores vai ser pior ainda, estão loucos total em voltar assim como essa reabertura geral. Ver bares lotados mostra como há tempos vem sendo semeada a estupidez, a falta de empatia, o cada um por si, a ganância. Uma sociedade doente em estado terminal.