segunda-feira, 17 de agosto de 2020

DICAS (199)


HOJE O BICHO VAI PEGAR
1.) 8 MESES
Hoje, segunda, dia 17 de agosto a "Operação João de Barro", GAECO, Polícia Federal, Polícia Militar, sob o comando geral do juiz Fábio Correia Bonini (lavajatista) da 4ª vara criminal do Fórum de Bauru, está completando 8 meses. "O tempo passa, o tempo voa...", apregoava uma canção ouvida pela TV, anúncio de inesquecível memória do falecido Banco Bamerindus e a uso para relembrar da passagem do tempo, inexorável e irreversível, quando em oito meses, alguns questionamentos. O que avançou? Quem além do ex-presidente da Cohab, o Gasparini Jr está encalacrado até o presente momento? Tenho uma amiga, Dalva Aleixo, fazendo questão de apregoar, dia após dias, que essa aldeia bauruense não passa de "areia movediça", onde nada viceja honestamente e tudo afunda, mas eu ainda crendo - de dedos devidamente cruzados -, relembro a data redonda e cutuco mais uma vez, pois o que mais acontece nestas plagas é o barulho ensurdecedor no início, depois pouco a pouco, tudo devidamente esquecido, até ofuscado por novos escândalos. O caso aqui em Bauru do nosso mensalão, o da AHB - Associação Hospitalar de Bauru, com tucanos de pomposa plumagem é o exemplo mais edificante. Os próceres continuam impunes. Neste caso de outro escândalo bem com a cara da "Sem Limites", o inverso, só o prócer assumindo tudo. Estamos às vésperas de eleição municipal e muitos dos políticos, frequentadores habituais daquela sala de espera estão pela aí, concorrendo ao voto popular. Não seria o caso de expô-los o quanto antes, pois depois da eleição, quando alguns já com novo mandato, impunidade renovada. Meu disparo neste momento é para que o Poder Judiciário e as "autoridades competentes" produzam o quanto antes - se possível para ontem -, algo revelador, revelando a tudo, todas e todos os nomes dos envolvidos, os que se beneficiaram do valor desviado. Da CEI da Câmara de Vereadores, creio eu, pouco proveito, mas do que já estava confirmado pela Justiça, a esperança de ver de fato e de direito desmontada uma amostragem de como se dão as coisas nos bastidores desta insólita cidade. Oito meses se passaram e se bobear, daqui há pouco, um ano. Que as revelações e o que foi apurado seja revelado bem antes do pleito eleitoral.

OBS.: Na foto, a apreensão localizou R$ 1,6 milhão de dinheiro vivo na casa de Gasparini Jr, usado segundo dizem para alimentar mensalmente máfia de "mamadores", ainda não espezinhados.

2.) ALGO PARA QUEM AINDA GOSTA DE LER
HISTÓRIAS DE VIDA CONTADAS POR QUEM SABE DESCREVÊ-LAS COM A DEVIDA SAPIÊNCIA 
O jornalista Eric Nepomucemo conta uma hoje no diário argentino Página 12. São as tais leituras desfrutadas com dor e deleite.
https://www.pagina12.com.ar/285517-y-se-fue-mercedes-musa-y-guardiana-de-garcia-marquez

3.) EM QUE MÃOS ESTÁ HOJE A CINEMATECA BRASILEIRA - SE NADA FOR FEITO TUDO SERÁ DESTRUÍDO
Compartilho o texto abaixo, num histórico de estimado valor pára se entender todo o imbróglio onde está enfurnada a Cinemateca e todo seu rico, valoroso e único acervo, este contando a história do Cinema Brasileiro. De uma crise sem fim, hoje o desGoverno Federal assume as rédeas no local, demite todos os antigos funcionários e a partir de agora tem início uma nova realidade com a chegada de pessoas vinculadas e comprometidas com o retrocesso bolsonarista. E o que seria isso? É o caos estabelecido, pois com as demissões, por lá a partir de agora somente pessoas sem nenhum compromisso com a Cultura, mas para fazer o serviço sujo. E o que seria esse serviço sujo? Penso que, se nada for feito neste momento, eles lá chegarão e terá início a destruição de tudo, pois de nada entendem e tudo para esses são coisas perniciosas. Tudo o que foi duramente mantido e conseguido está não só em risco, mas com evidências nítidas, explícitas de ser tudo destruído. O movimento que precisa ocorrer não é somente pela Cinemateca, mas por tudo o mais, pois a destruição não ocorre somente ali e sim, por todos os lados. A BURRICE está no comando do país e como já é sabido estão aí, vieram para produzir o "terra arrasada". Em pouco tempo nada mais existirá de acervo. Digo mais, nada mais existirá de Brasil.

Eis o link do texto inicial postado na página da livreira carioca Maria Helena Ferrari, um histórico sobre a situação da Cinemateca e seu triste desfecho: https://www.facebook.com/mariahelena.ferrari.7/posts/3162068857202507

Só mesmo um levante, um motim, com o povo indo lá e pondo pra correr os invasores, pois do contrário, muito em breve tudo igual ao que ocorre na Amazônia e Pantanal, incendiários chegando e ocupando espaço, já posicionados e com o fósforo nas mãos.

4.) POLÊMICA QUE PODERIA TER UM FIM NUM DEBATE PÚBLICO ENTRE AS PARTES: CAFEO X MARCOS PAULO
Tudo pelas páginas do nosso único jornal impresso, o Jornal da Cidade. Marcos Paulo Resende, dito e visto como Comunista em Ação desancou com o economista neoliberal Reinaldo Cafeo e começou aí a contenda. Cafeo, para não piorar a coisa, respondeu de forma aleatória, evasiva, cheio de não me toques e ao fazer, numa meia-boca sem jeito e maneira, piorou a situação. Nas boas rodas da cidade passou a ser ironizado, pois lhe faltaram convincentes argumentos na defesa do que sempre fez, o lado dos privilegiados, abastados, rentistas, a tal minoria dos que se acham donos de tudo. Podem até o ser, menos da inteligência e do livre expressar – ainda. A ladainha “cafeísta” continua, mas está em baixa. Como novo round começou algo surreal na cidade. Como pipocaram cartas e dizeres jocosos contrários ao economista de difícil defesa, teve início pressão de setores de pessoas próximas dele, para que não o abandonassem. Teve até nota do próprio jornal, onde leitor pediu ao jornal para publicar nota onde dizia não ser a pessoa que havia feito crítica ao economista. Coisa de um homônimo. O fato é que não existe mais meio de fazer a defesa do indefensável. Cafeo bem que o tenta, mas foi devidamente desmascarado. Falta agora somente ser ovacionado em praça pública. Perdeu e na edição de ontem do JC, Tribuna do Leitor mais uma missiva de autoria do Marcos, a “Um desenho econômico”. Eis o link para leitura e deleite dos interessados: https://www.jcnet.com.br/opiniao/tribuna_do_leitor/2020/08/732800-um-desenho-economico.html

A carta, com certeza deve ter tirado o sono do economista, pois seus textos são para incautos, iniciados, pouco afeitos e menos esclarecidos, mas quando diante de alguém com argumentos, prefere o ataque a ter que confrontar olhos nos olhos. Pensando nisso, num confronto onde poderia ocorrer medição de forças, eis uma proposta das mais alvissareiras e peripatéticas, algo como um DEBATE, como feito em campanhas eleitorais, onde o economista, que se diz o sabichão, talvez lá mesmo no palco da universidade onde ministra aula, tendo alunos com público alvo. De um lado do round ele e seus argumentos e do outro, Marcos e os seus. Seria algo para engrandecer o curso de Economia ministrado na ITE. Um douto professor, com cabedal vomitado dia após dia e espaço na mídia local confrontando simples estudiosos do assunto. Quem tivesse mais garrafa vazia para vender venceria o imbróglio e assim se encerraria a polêmica iniciada pelas páginas do jornal. Não sei se a iniciativa poderia contar também com a chancela do jornal. Farei a sugestão ou mesmo, algo acontecer pelas ondas da rádio FM94, onde o economista possui espaço diário. Ou até mesmo a TV Preve, prevendo até aumento de audiência em sua pífia performance atual, poderia abrigar programa especial com os dois debatedores. Quem tem fortes e convincentes argumentos são perderia essa rica oportunidade, assim sendo, faço chegar ao ser Cafeo e ao sr Marcos, para não como no estilo do Velho Oeste, onde um dos dois sairia morto, neste algo mais simples, um confronto de ARGUMENTOS. Quem tem tanta CERTEZA do que diz, escreve e fala, com certeza não fugiria ou fingiria não ser com ele o chamamento.

Será que o Cafeo aceitaria? Será que o Marcos aceitaria? Não vejo outra solução...
OBS FINAL: Na qualidade de escrevinhador deste blog, deixo meu palpite se contenda houver - Quem tivesse mais garrafas vazias para vender venceria a contenda. Aposto minhas fichas no Marcos Paulo. O vejo mais preparado na defesa dos seus argumentos. E você?

Um comentário:

Marcos disse...

Henrique, esse é um debate que venho há anos tentando fazer, mesmo que por via impressa para expor as falácias econômicas do cidadão que visa ludibriar as pessoas com receita de quinta categoria vendida como ciência.

Ele jamais aceitaria um debate face a face porque até no jornal ele esquiva de vários pontos que foram questionados, principalmente na questão da dívida pública que é o grande calcanhar de aquiles dele, se o maior gasto, quase metade do orçamento da União vai para o poço sem fundo da dívida, um bom economista começaria por onde?? Pela dívida pública pedindo uma auditoria para saber o que realmente está se pagando e o que é fraude.

Não há na história do capitalismo sair de recessão e desenvolver um país cortando investimentos públicos, não sou eu que estou dizendo é a história.

Comerciante em Bauru deveria ficar preocupado em ter figuras assim como seus representantes porque o modelo econômico que ele defende destrói o comércio e a indústria, porque basicamente o que ele quer com austeridade fiscal é cortar do povo para garantir a liquidez dos pagamentos da farra dos juros da dívida.

Como falei na carta, se você corta investimentos em infraestrutura, educação, saúde, ciência e tecnologia, destrói com seguridade social e garantias sociais do trabalho, você tem uma previdência que perde arrecadação, o consumo das pessoas cai devido a precarização do trabalho, desemprego, informalidade, com isso perde o comércio e deixa as já parcas indústrias com enorme capacidade instalada ociosa.

Pra ter um exemplo de ciência e tecnologia e a questão dos grãos que citei na carta, a agropecuária extensiva está com os dias contados, o futuro são as fazendas verticais com produção de carnes a partir de células tronco, isso já é uma realidade no mundo, carnes como conhecemos mas feitas de células tronco sem a necessidade de confinar o gado e matá-lo, o Brasil está na contra-mão disso, estão abrindo pastos e mais pastos sendo que preservar a fauna o Brasil faria muito mais dinheiro com indústria de química fina para medicamentos.

É muita coisa para se abordar, mas pergunto: acha que o Cafeo sabe de alguma dessas coisas citadas?? Tem como haver debate assim??

Pro Cafeo eu sou "ralé", ele jamais correria o risco de passar carão para alguém tão de "baixo" nível como eu na visão dele e de seus pares. Porque comparando com o futebol, na disputa de penalidades ele é o batedor de pênalti e eu sou o goleiro, a obrigação seria dele em fazer o gol, mas ele tem se mostrado aquele atacante que consagra o goleiro.

Camarada Insurgente Marcos