quarta-feira, 26 de agosto de 2020

FRASES (199)


HOJE SOU PAUTADO POR TRÊS TEMAS DE MATÉRIAS PUBLICADAS NO JORNAL DA CIDADE
1.) O PERIGO DA REVISÃO DA LEI DO CERRADO? PREFEITO GAZZETTA NEGOCIANDO NA CAPITAL
https://www.jcnet.com.br/noticias/politica/2020/08/733653-estado-sinaliza-revisao-da-lei-do-cerrado.html
Existe aqui em Bauru faz tempo um movimento tentando de todas as formas e jeitos alterar e afrouxar a LEI de proteção ao cerrado. Essa lei foi conquistada tempos atrás com muito "sangue, suor e lágrimas" e aqui em Bauru, algo inédito na maioria de outros locais do interior paulista, uma área preservada por lei e não podendo ser invadida, muito menos dilapidada. Hoje, os próceres do tal progresso, algo inevitável em redutos de predomínio do capitalismo predatório, querem e pensam somente em ampliar seus lucros. Se na sua frente existe uma vegetação, seja ela cerrado, mata atlântica ou amazônica, tanto faz, pois na mentalidade vigente, o que vem em primeiro lugar é a grana que você pode tirar desse negócio. Tudo é transformado num negócio.

Isso posto, vamos ao passo seguinte, o caso bauruense. Gazzetta está em São Paulo negociando afrouxar a legislação vigente. Quer quebrar uma perna da lei para atender interesses dos tais "forças vivas", a especulação imobiliária e outros interesses. A princípio está sendo informado que, sua ida é para negociar não as áreas rurais e sim, as restantes de cerrado na urbana. Vejo isso com certo cuidado, pois aberta a porteira, os interesses por detrás disso tudo podem ser insuflados e para ir adiante, tarefa mais fácil. Onde passa um boi pode passar uma boiada.
 
Quem conhece os interesses que estão por detrás da especulação imobiliária sabe não existir ninguém inocente neste "auspicioso" negócio. Tudo envolve grana - e alta. A intenção não é somente para ampliação de áreas destinadas a empresas, mas a de condomínios fechados, todos para Classe A. E como propor alguma negociação para as áreas urbanas remanescentes de cerrado e não permitir o avanço para a mata, essa em área rural? Difícil, pois os tais ditos e vistos como "forças vivas" não pensam somente no bem estar de uma cidade e sim em lucrar. Junto isso tudo numa mesa de negociação, como a que o prefeito participou na capital é das mais complicadas, até para não entrar numa cilada. Encerro com algo para olharmos as intenções do prefeito: ele foi para essa reunião sem noção da cilada armada ou faz parte dela?

2.) CULTURA MUNICIPAL TRABALHA NOS BASTIDORES PARA CHEGADA DO DINHEIRO PROVENIENTE DA LEI ALDIR BLANC AOS ARTISTAS BAURUENSES - NÃO FIQUE DE FORA...
https://www.jcnet.com.br/noticias/cultura/2020/08/733588-cultura-foca-na-lei-aldir-blanc.html
Em matéria publicada na edição de hoje do Jornal da Cidade, assinada por Ana Beatriz Garcia, algo sobre as providências sendo tomadas pelo pessoal da SMC - Secretaria Municipal de Cultura, na pessoa de seu secretário Ricardo Ferreira. Aos artistas todos e demais envolvidos, os que trabalham nos bastidores destes, todos ansiosos pela chegada do auxílio, muita atenção para providenciar o cadastro e acompanhar com todo cuidado a TRIAGEM sendo feita pela secretaria. Aconselho a tudo, todas e todos envolvidos acompanharem as informações sendo repassadas pela SMC, mas também irem se informando das discussões dos grupos debatendo a questão e vendo formas de inclusão mais rápida e segura, como o do Fórum Regional de Cultura, já bastante ativo e com informações detalhadas, precisas e atualizadas sobre o andamento dessas questões. Para que ninguém alegue desconhecimento, se faz mais que necessário estar plugado em tudo o que acontece, pois perder prazo e não ter feito o devido cadastro não será motivo para ficar de fora. São mais de 130 pessoas antenadas e discutindo, vendo as formas mais plausíveis para real utilização dos recursos. Faça parte procurando se associar também a este grupo no whatts. Além do contato, algo mais pode ser solicitado pelo forumregionalculturabauru@gmail.com. O tempo urge e a necessidade é imensa.

3.) DESDE O COMEÇO DA PANDEMIA, COVID JÁ AFASTOU 668 SERVIDORES SÓ NO HE - FALTOU DIZER ALGO...
https://www.jcnet.com.br/noticias/geral/2020/08/731895-desde-o-inicio-da-pandemia--covid-ja-afastou-668-servidores-so-no-he.html
A manchete é do Jornal da Cidade, edição de hoje. Expressa um número assustador. A matéria está aqui lincada para leitura de tudo, todas e todos, porém, falta algo nela. Leio que "HE realizou 62 contratações emergenciais no período da pandemia" e isso não bate com informações recebidas do quadro de funcionários, dos sindicatos atuando junto a estes. O JC, em matéria muito boa escrita por Marcele Tonelli é elucidativa, porém, para fechar a questão deveria ter também ouvido o outro lado, os funcionários e quem os defende, no caso os sindicatos envolvidos para checar, principalmente a informação das contratações. Pelo que ouvi de muitos destes, existe um rodízio intenso entre os funcionários e nenhuma contratação foi efetuada neste período para repor os sobrecarregados a atuar dobrando horas, no limite das horas extras, exatamente pela direção se recusar a contratar ninguém novo. Com mais essa informação, creio a matéria está ótima e mostra bem o ambiente onde atuam hoje os profissionais na linha de frente do enfrentamento na cidade ao Covid-19.

OUTROS ASSUNTOS:
A.) MENTE HUMANA
"Na subjetividade humana é preciso considerar o olhar de forma punitivo, alinhando-se com os acusadores. Um exemplo pueril é ver uma viatura policial na casa de alguém. A tendência é pensar-se 'o que será que essa pessoa fez?', e não em 'o que será que o Estado está fazendo na casa dessa pessoa?'. Sobre essa base subjetiva, a máquina acusatória do Estado criou processos nos quais a figura da delação surge como prova definitiva, quando deve ser um meio de investigação e jamais de produção de provas", advogado Pedro Serrano. Existe um conceito de autoritarismo líquido disseminado no ar, exercido não mais pelos modos clássicos de exceção, como as ditaduras do século XX, mas na forma de produção intensa de medidas de exceção no interior também das pessoas.

B) POIS QUE DEIXEM O MAIS URGENTE POSSÍVEL O PALÁCIO DO PLANALTO... - BASTA DE OBSCURANTISMO
Existe uma clara e evidente desapropriação dos bem materiais e imateriais deste país, os que representam suas mais diferentes manifestações culturais por parte deste desGoverno "ainda" instalados no Palácio do Planalto - até o momento em que decidamos por irmos todos lá, em auspiciosa reunião cívica e pondo-os para correr. Não são néscios, nem totalmente avessos e imbecilizados, mas pérfidos, cruéis, insanos e muito bem cientes do que fazem. Essa ação aqui refletida no texto compartilhado é somente mais uma demonstração da irracionalidade destrutiva em curso. Conhecendo alguém a apoiar tal imbecilidade, o mais correto e imediato é também deletá-lo, pelo bem da saúde mental do que ainda perdura neste país, resistindo bravamente a essa invasão de carolismo preconceituoso. O posto inicial me foi passado pela amiga paulistana Juliana Guido e quando lhe disse num comentário de que "eles" em breve vão querer se mudar do próprio Palácio do Planalto, pois lá obra de vetusto comunista, o arquiteto Oscar Niemeyer, sua resposta foi mais que ótima: "Que mudem e deixem tudo aquilo para gente ocupar da forma mais maravilhosa possível". Ideia lançada, devidamente incorporada por este mafuento, lanço aqui a campanha: "QUE SE VÃO", parodiando a música da dupla Jane e Herondy, a "Não se vá", executando-a com o refrão ao contrário. Não consigo entender como nessa altura do campeonato ainda não reunimos forças e expulsamos esses malfeitores pros quintos dos (infernos é pouco pra essa gente) _______. Parece ou temos mesmo sangue de barata? Eis o link da matéria: https://www.hypeness.com.br/2020/08/governo-retira-obra-classica-dos-orixas-do-palacio-do-planalto-em-novo-ataque-contra-religioes-negras/?utm_source=social&fbclid=IwAR12o_RIMJTLx6DX1BGewwAOD7QdLHQ5MgwWd9zv7fllCcThjLU1IdPzOwg

Nenhum comentário: