quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

UM LUGAR POR AÍ (145)


"TODA UNANIMIDADE É BURRA"
A frase é por demais conhecida, autoria do dramaturgo Nelson Rodrigues e cai como uma luva para o que ocorre nas hostes da Câmara Municipal de Bauru, quando num CONLUIO, ocorreu na tarde de ontem a aprovação e sanção de Lei Municipal, pela QUASE maioria absoluta dos vereadores e logo a seguir pela prefeita Suéllen Rosin. Existe um consenso dentro da mídia massiva, também conhecida como hegemônica, toda a favor da tal da flexibilização proposta pela prefeita, batendo de frente com a determinação do Governo estadual, propondo a Fase Vermelha, baseado na Ciência e ela, seguindo orientação dos "donos do poder" da cidade, linha bolsonarista, se mantém em constante briga com Dória. Em pouco mais de um mês de atuação à frente da Prefeitura caiu nas graças do lado pervertido quando bancou a abertura dos estabelecimentos e outros setores, considerados por ela essenciais. Tudo pela cabeça dela e de quem a instrui.

A partir desse conceito, querem varrer tudo o mais que não pense igual a eles, daí, dentro da Câmara somente a vereadora petista Estela Almagro se mostra contra. A isolam de tudo quanto é jeito e maneira. Numa primeira retaliação, mostraram já de forma bem clara o quanto terá vida dura, não permitindo que ela participe de nenhuma das comissões, nem as menos concorridas. Por mais que tenha tentado, foi barrada em todas. O que está em curso é uma espécie de ROLO COMPRESSOR, triturando e moendo tudo o que não pense igual ao mandamento primeiro dos mandarins locais: primeiro os nosso interesses, bem depois o resto. Neste quesito está mais do que claro, evidente que TODA UNANIMIDADE É BURRA. Aqui é mesmo, pois o conluio não quer vergar somente a vereadora dissidente, mas tudo o mais que se coloque no caminho dos tais "forças vivas", os que sempre alavancaram o slogan, Bauru Cidade Sem Limites. Aqui mais do que nunca, explícito o que venha a ser uma cidade verdadeiramente sem limites, neste caso, o da imposição de interesses avessos à Saúde, mesmo no mais alto estágio do contágio do coronavírus.

O jogo é sujo e pesado. Todos os demais vereadores foram já devidamente envolvidos, cooptados e estão à serviço, não dos interesses da cidade, mas do grupo que comandado por Walace Sampaio do SinComércio já determinou dias atrás: em Bauru o comércio não fecha. O que seria isso? São tantas coisas. Primeiro o fundamentalismo negacionista igualzinho ao pregado por Bolsonaro sendo implantado em Bauru e já regado com louvação dos adesistas de sempre. Resistir é preciso e a vereadora, como já se previa, fará o contraponto a tudo isso dentro da Câmara.

Mas o que ocorrerá com ela diante de todos agindo diferente? O melhor exemplo me foi dado por um amigo hoje à tarde, quando me pediu para tentar imaginar o que aconteceria com um cidadão dentro de uma mesquita islâmica onde todos estivessem ajoelhados e voltados para Meca e um lá dentro ousasse tentar mostrar outro ponto de vista. No fundamentalismo sendo neste momento concebido por aqui, creio que, se a vereadora não tomar muito cuidado farão de tudo e mais um pouco para calar sua voz, cassar seu mandato ou vergá-la, para que não reme contra a maré se impondo de forma tão impetuosa e impositiva. Todos cordeirinhos, eis o que buscam. "Eles" acham que podem tudo, mas do lado de fora dessas hostes palacianas, grassam muitos se opondo. No próximo sábado, 9h na Praça da Paz algo neste sentido, com Carreata das Trabalhadoras (es) pela Vida. Ufa! Felizmente nem tudo está dominado. Existe uma luz no final do túnel...

IGUALZINHO NA ALEMANHA NAZISTA OS FASCISTAS DAQUI ESTÃO QUASE PRONTOS PARA EMILINAR TUDO E TODOS QUE SE COLOCAREM NO CAMINHO
Com o avanço do bolsonarismo aqui em Bauru, algo que até o JC diz ser inexorável e "cada vez menos pessoas conseguem ser do contra", assisto estarrecido a um documentário no canal Curta! sobre como se deu o avanço do nazismo sobre a Alemanha, logos na sequência da chegada de Hitler ao poder. É algo estarrecedor e as imagens da Berlim tomada de muita gente nas ruas e nas fachadas no centro, muitos símbolos nazistas, algo como a vida tendo sequência de forma normal (sic). Vendo aquilo tudo, fico a pensar em como algo muito parecido está sendo implantado no Brasil de hoje, sem tirar nem por. Não sou alarmista, sou somente realista. Escrevo num outro post sobre um até então amigo, mesmo sempre sabendo ele ser bolsonarista, mesmo que nem saiba direito o fato de sê-lo, pois é dos mais prejudicados pelo baú de maldades despejados sob a cabeça dos mais pobres, mas não percebe e continua colocando o "mito" como um quase deus. O cara que até então te respeitava, de uma hora pra outra te acusa, ainda veladamente, de forma grosseira, injusta, mas ainda insinuando. Na continuidade da implantação do bolsonarismo como norma, não tenho a menor dúvida, ele terá comigo a mesma atitude que muitos alemães tiveram com todos os que militavam na esquerda, primeiro agrediram e depois mataram. Não tenho a menor dúvida que, muitos que me toleram hoje, mesmo sendo inofensivo, estariam prontos para pixar meu muro, calar minha voz, meus escritos e me esbofetear pelas esquinas, pois não tendo argumentos para me confrontar, a violência é sempre mais rápida e eficaz. Cala mais rápido. Matar será mera ocorrência na trajetória do fascismo quando toma o poder. Estamos muito disso. Os sinais já estão por aí e se nada for feito, em breve o algo mais estará sendo colocado em prática. Somos alvos dos bestiais, pois eles não nos entendem, não sacam que o que queremos é algo para o bem deles mesmos, os que mais sofrem. O socialismo, comunismo, esquerdismo ou mesmo qualquer lutador pela valorização dos movimentos sociais, direitos humanos, só quer ampliar o leque dos beneficiados. Isso não entra na cabeça deles, mas entra que fechando tudo, alguém como o maluco do Bolsonaro pode ser a solução para seus problemas. Daí, tudo o que estiver no caminho precisa ser aniquilado. Não tenho dúvidas, muitos que se dizem amigos ou algo parecido estariam prontinhos para executar o serviço sujo quando ele começar a ser colocado em prática, igual zinho no documentário que acabo de assistir. O que vi ali no filme, pode estar novamente em curso e, pasmem, no Brasil do Século XXI.

REGRESSÃO
Que Bolsonaro é a desgraça maior deste país, pelo visto um percentual grandioso de brasileiros já possui a mais absoluta certeza, mas ainda se vê muito os cegos defensores, os que não conseguem enxergar palmo diante do nariz e até brigam e desfazem amizades por causa do "mito". Ontem passei por algo assim, quando ao cobrar algo da prefeita bauruense Suéllen, que mostre quem pagou as despesas de viagem até Brasília da mãe, um amigo de longa data - ele e seus pais, amigos de longuíssima data -me ataca com dizeres fora da realidade. Primeiro, demonstra aprovar e ser dentro da lei que uma pessoa investida de cargo público, viaje e leve acompanhante com despesas pagas por nós, mesmo sem nenhuma função na viagem, depois sem argumentos, me acusa de ter-me beneficiado de conchavos e benesses quando da única vez quando estive num. Se mostrou um sem noção, boçalidade dos que, não enxergam um palmo diante do nariz e nem querem enxergar, pois mesmo que Bolsonaro mate a mãe estarão aprovando seus procedimentos. Chegamos ao fundo do poço e com estes, nenhuma chance de conversa aproveitável, pois a lavagem cerebral foi muito bem feita. São os tais soldados do Senhor Inominável, os que infestam suas manifestações, sem nenhum tipo de questionamento por nada feito por ele e sua criminosa famiglia. Estamos, infelizmente, infestados de gente assim, muitos já nos rodeando, enfim, Bauru deu 75% de votos para seu Jair quando de sua eleição, daí, esperar o que daqui? Venceu Suéllen e com ela, todo o fundamentalismo vem junto. Pioramos.

A BAURU QUE TENTA DE TUDO PARA SAIR DA MESMISSE
TEM QUEM AINDA PRODUZA PURA POESIA NAS CALÇADAS
O Jack Music Pub continua resistindo bravamente ali no meio da avenida Duque de Caxias e mesmo com as portas mais fechadas que abertas, não entrega os pontos e mantém acesa a chama. Essa casa musical sempre produziu atividades extra-comerciais, como um varal que sempre é colocado ali no inverno e peças de roupas são disponibilizadas para quem delas necessitar. Agora, seu proprietário faz mais uma e mesmo com a caixa em baixa, passo por ali semanas atrás e vejo uma sala instalando uma janelão na calçada e com pinturas variadas, chamativas e dentro delas uma estante. O que viria dali? Passo essa semana por lá junto da mana Helena Aquino e para minha surpresa mais uma iniciativa livresca. As janelas permanecem abertas o dia todo e ali livros, que podem ser sacados, levados e outros deixados, sem regras e condições. Quem tem põe e quem se interessa por algum, que leve. Outras iniciativas de igual teor já pululam pela aí, como a Geladeira Cultural da igreja Humanidade Livre e agora essa, com uma diferencial lindo do lado de fora e inscrito na hastes da janela. Uma poesia ali transcrita e merecendo a atenção de toda pessoa que, além de um tempinho, tenha também bocadinho de curiosidade e seja sensível, goste do novo, do belo e se proponha a enxergar a beleza na simplicidade das coisas.

Eu paro, coloco uns livrinhos que tinha no carro - sempre carrego uns -, não levo nada, mas torço para com maior divulgação, ali flua mais um interessante intercâmbio, vai e vem incessante de leitura e com ela, a cabeça das pessoas possa ir se abrindo, deixando de lado esse fundamentalismo hoje se apossando dos bauruenses. Torço muito por isso, daí quanto mais a gente ler, menos irão nos engambelar com ideias mirabolantes, rocambolescas e desconectadas do bom senso. A Duque está mais bonita com o colorido ali defronte o Jack. Mesmo diante de tanta podridão vicejando ao nosso lado, um lodo quase interminável, algo ainda floresce e demonstrar a existência de um lado bom, um caminho do provável renascimento desta cidade e longe de continuar perfilada com o retrocesso conservador. 

Livro salva!

Nenhum comentário: