terça-feira, 17 de novembro de 2009

PRECONCEITO AO SAPO BARBUDO (18)

OS SALÁRIOS DA PETROBRAS e A VERGONHA DO CASO ASSOCIAÇÃO HOSPITALAR DE BAURU
Circula como se fosse um escândalo nacional um e-mail sobre prováveis altos salários na Petrobras, nossa maior estatal. Para um leigo, olhar aqueles valores e fazer uma simples comparação com o que ganhamos é realmente uma diferença considerável. Observando pelo outro lado, o negócio não passa de mais um traque, tentando atingir gente graúda do Governo Lula. Circula, com o título “PETROBRAS (NÃO DEIXEM DE LER!!!)”. A mentira começa no item IV da Ata de Reunião de 08/04/2009, com a divulgação dos nomes do CONSELHO DA ADMINISTRAÇÃO DA COMPANHIA e logo a seguir, com o Item VII: “Pelo voto da maioria dos acionistas presentes, em conformidade com o voto da representante da União, foi aprovada a fixação da remuneração global a ser paga aos administradores da Petrobras em R$8.266.600,00 (oito milhões, duzentos e sessenta e seis mil e seiscentos reais), no período compreendido entre abril de 2009 e março de 2010, aí incluídos: honorários mensais, gratificação de férias, gratificação natalina (13º salário), participação nos lucros e resultados; passagens aéreas, previdência privada complementar, e auxílio moradia, nos termos do Decreto nº 3.255, de 19.11.1999...”.

Quando recebo algo assim, procuro em primeiro lugar analisar os dois lados da questão e os interesses em jogo. A Petrobrás é nossa maior estatal e deve sim remunerar e muito bem seus diretores. Se não o fizer, estará abrindo às portas para a corrupção e para que bons profissionais procurem espaço em outros meios. Fui comparar os salários praticados pela nossa estatal e outras grandes do meio privado. Não somos os maiores e sim, médios. É muito dinheiro em questão e por que essas pessoas deveriam ganhar uma “merreca” para administrar um montante tão elevado? Não sejamos hipócritas. Eu não sou e fico “puto” da vida é com aceitarmos tudo o que recebemos como algo verdadeiro, sem nenhuma contestação. Uma investigação preliminar, para não comprarmos “gato por lebre” é sempre mais do que recomendável.

Sobre esse assunto leiam o que disse Luis Nassif em seu blog: http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2009/06/26/os-salarios-da-petrobras-2/
No blog da Petrobrás também algo elucidativo sobre o tema:
http://www.blogspetrobras.com.br/fatosedados/?m=20090625

Pior que tudo foi no e-mail recebido, uma tentativa de misturar alhos com bugalhos: “São SEIS PESSOAS para dividirem mais de 8 MILHÕES no ano. Dá mais de CEM MIL REAIS POR MÊS para cada um! Se alguém achar que é boato... é só acessar o link abaixo:
http://www2.petrobras.com.br/ri/port/InformacoesAcionistas/pdf/ATA_AGO_08abr09_port.pdf “. É claro que fui acessar e os salários citados são de toda diretoria e não do grupo do tal Conselho, onde constam nomes como Guido Mantega, Dilma Rousseff e José Sérgio gabrielli (atual presidente da empresa), etc. Embutem mentiras junto com verdades, fazem uma mistureira e nos passam como se verdade fossem. Isso tudo já é a eleição de 2010 em pleno curso. Isso deve ser só o começo.

Vamos aos finalmentes. Recebo o e-mail com os endereços enviados em aberto e repasso a todos a seguinte resposta, essa de minha lavra:
“Meus caros. Numa comparação simplista, dentro da importância dos cargos, o que cada um desses recebe é muito menos do que os indiciados e presos aqui em Bauru recebiam da Associação Hospitalar (um deles recebia R$ 35 mil mês). Prefiro continuar colocando o dedo na ferida aqui de Bauru e para isso poucos possuem coragem. Temos que colocar o dedo na cara dos corruptos de nossa aldeia, afirmando serem eles uns ladrões de merda. Quarta próxima, 18/11, irá ocorrer uma manifestação diante da Câmara de Vereadores. Vamos para lá? Preferiria que ela ocorresse diante do Comitê do Pedro, mas... Quem daí toparia fazer isso? Neste momento (sábado 10h), Pedro e a cúpula do PSDB está reunida no comitê. Imaginem uma grande manifestação lá, num dia como hoje? Vamos cuidar primeiro dos problemas de nossa aldeia que são iguais ou até mais preocupantes que os nacionais? Falar do Lula, da Petrobras, da Dilma é sempre muito fácil, estão lá longe, mas poucos possuem a coragem de por a cara para bater e enfrentar o tal deputado estadual de Bauru. Vamos nessa? Eu topo e vocês... Quanto ao e-mail recebido, afirmo que ser Conselheiro da Petrobrás é algo grandioso, assim como pertencer à sua Diretoria. Os salários lá citados são de toda Diretoria e não só do Conselho. Quem bolou o tal e-mail misturou tudo para confundir a cabeça dos incautos. Imagine um Diretor da nossa maior empresa estatal ganhando uma merreca e decidindo os destino de milhões de dólares? Seria alvo fácil, inclusive de corrupção. Não sejamos simplistas. Coragem mesmo é todos colocarmos um nariz de palhaço e enfrentarmos a cúpula que apoiou e garantiu a Diretoria da Associação Hospitalar de Bauru. Sim, o deputado fez muito para Bauru, como apregoam os tucanos e nem por isso, pode se isentar dos erros (gravíssimos, por sinal). Ou o que conta são só os acertos? Salim sou eu (para os abraços) e Salim saiu (para os problemas), continua valendo? Quem pariu Mateus que o embale... Aguardo todos lá no Ato da próxima quarta, inicialmente somente defronte a Câmara dos Vereadores".
Alguns poucos me responderam, mas a grande maioria preferiu ficar quietinha no seu canto, como sempre.

6 comentários:

Anônimo disse...

MUITO BOM, HENRIQUE!
Você me alegrou o dia com esse texto.

Também acho que os tucanos e o ninho provocador da catástrofe não podem escapar ilesos desse negócio todo. É tudo tão simples, não? Basta seguir o fio desse novelo e sabemos onde tudo isso pode dar. Pois que isso seja feito, sem mêdo e doa a quem doer. Chegou a hora de muita gente graúda prestar contas do que andou fazendo.

Duarte

Anônimo disse...

Lula terá cacife suficiente para transferir os votos de sua aprovação de mais de 70% para sua candidata Dilma? Deu para perceber que a pauleira será intensa e até usando de argumentos mentirosos. O eleitor terá o discernimento possível para entender o que está por trás disso tudo. E Dilma conseguirá levar adiante o projeto que Lula promoveu até agora?

Rosana

Anônimo disse...

Gosto de quando você cutuca os tucanos, pois o que eles mais fazxem, sem assumir, é cutucar, muitas vezes indevidamente, a vida alheia, principalmente a do Governo Federal.

Duvido que alguém vá defronte o Comitê do Pedro Tobias. Talvez o caminhão da CUT.

Lucas Keller

Anônimo disse...

Salim saiu, Salim sou eu...
Muito boa, caiu como uma luva para ilustrar o palavrório do deputado nesse caso e em todos os outros.
João Alvarenga

Anônimo disse...

E aí, o Ato ocorreu ou não?
Marcaram algo novo? Leio as cartas publicadas no jornal e ontem vi uma matéria muito boa na TV Tem, onde o deputado não se saiu muito bem. Disse que não sabia, que foi traído, que avisou a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, mas contratou o ex-diretor em seu gabinete e só o demitiu naquele negócio que todos conhecem, perdem-se os anéis para não perder os dedos. Tá ficando feia a coisa para ele. E ele ainda quer falar como durão como o prefeito por ele ter ido marchar num ato onde os tucanos não aprovavam a ida de aliados. Que as apurações não sofram interrupções.

Gu.

Anônimo disse...

Henrique

Pedro ataca os "pés de chinélos" que o cutucam e o jornal BOM DIA pelas continuadas críticas. Você seria um desses pés de chinélo e por que só o BOM DIA e não também o outro jornal?

João Alvarenga