terça-feira, 10 de novembro de 2009

UM COMENTÁRIO QUALQUER (56)

DUÍLIO DUKA: RESOLVER ISSO É MUITO SIMPLES, PAGUEM ELE.
Continuo hoje algo sobre meu amigo Duka, acampado defronte uma escola. Conheço Duílio Duka há quase trinta anos e por ele ponho a mão no fogo. Um idealista como poucos, bravo guerreiro contra as injustiças desta vida e honesto como poucos. Vive um momento desesperador e após tentar resolver pelas vias normais um problema pessoal, apelou, pois sabe que se não estava sendo ouvido, agora o será. Alguém errou nessa história e pelo visto, não estava com vontade de reparar o erro. Pelo visto, agora será obrigado a fazê-lo, pois o caso terá a repercussão devida. Pior que tudo é a constatação de que Duka, mesmo fragilizado, não entrega os pontos e pelo que o conheço não o fará. Levará seu protesto às últimas conseqüências e assim sendo, temo muito, por ele, pela sua saúde. Estive com ele ontem em dois momentos, primeiro pouco depois das 9h, no início de sua Greve de Fome e à noite, das 20 às 22h30, quando por lá já haviam passado vários órgãos da imprensa local, ligações mil e algo a surpreender e emocionar, o apoio total dos alunos. Foi emocionante ir verificando a preocupação de cada um com o destino do seu professor. Abraços, palavras de carinho e um gesto que se repetiu de muitos, com mensagens de apoio fixadas na barraca, onde o professor fez seu primeiro pernoite. Duka sabe como ninguém dos riscos de seu ato e por isso mesmo, não irá esmorecer. É um bravo e mesmo com críticas, fez um gesto nobre, demonstrando ainda existirem armas para enfrentar adversidades e injustiças. Não produziu nenhuma bravata, muito pelo contrário, prometeu e cumpriu. Veremos como agirá o outro lado da questão, a Secretaria de Estado da Educação, que poderá resolver isso rapidamente ou protelar isso indefinidamente. Que os erros sejam assumidos, exijam-se justificativas dos retardatários na execução de tarefas a elas designadas e que a solução venha rápida. Protelar e deixar para o mês que vem é prolongar o sofrimento do professor Duka e se isso for feito, algo de pior pode acontecer. Que tudo isso venha a ser levado em consideração. Por fim, uma constatação, a de que cada vez menos se fazem pessoas como Duka, esse forjado na labuta diária, com sofrimento, uma vida de “sangue, suor e lágrimas”. Não existe motivação política, mas motivação de resistência, de alguém a lutar por seus direitos.

UM MOTIVO DE ALEGRIA: Quem passou por Bauru no final da tarde de ontem, foi o artista do traço FAUSTO BERGOCCE ( http://www.faustocartoon.com.br/ ), vindo de alguns dias de descanso em sua terra natal, Reginópolis e a caminho de Sampa. Estava trabalhando em Itápolis e vim voando para reencontrá-lo, primeiro na rodoviária e depois, numa rápida cerveja antes do embarque. Fico emocionado ao receber deste um mimo, desses a serem guardados por uma vida toda. Uma caricatura em aquarela desse que vos escreve. Fausto diz onde foi buscar sua fonte inspiração: “Terminei de ler um livro sobre Van Gogh e o traço teve inspiração nele”. Fiquei maravilhado. Guardarei emoldurado o presente e diante do autor não perdoei: “Você é mesmo meu amigo, pois não me ressaltou o queixo e caprichou no visual”. Vou colocar lá no mafuá no lugar do espelho e toda vez de me olhar no dito cujo, de agora em diante, estarei diante de algo a irradiar um novo Henrique. Deixou comigo outra caricatura, essa do Fernando, do Templo, que deixo com ele tão logo o bar volte a abrir às portas hoje. Fomos, eu e Fernando, agraciados com algo a dignificar a vida humana e tão em falta hoje em dia, AMIZADE.

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Henrique
Ficaram bacanas...as cervejas e a porpeta estavam ótimas, mas, que pena faltou tempo pra um bom papo. Fica pra próxima.
Que bacana que você gostou das caricaturas ( principalemnte da sua )...por se tratar de um amigo fraterno, com certeza veio da alma.
Enquanto isso, vá estudando a proposta de nossa viagem pela América ( querida ) Latina!!!!
Nos veremos...grande abraço e obrigado pela atenção e carinho. Fausto Bergocce.

Anônimo disse...

Olá!

Meu nome é Paulo, moro em Blumenau, Santa Catarina.

Estou fazendo uma pesquisa e preciso do e-mail do Fausto Bergocce.

Tentei através do site dele, mas deu mensagem de erro...


att,

Paulo Castellain
castellain1@hotmail.com
losaltitan@gmail.com

Mafuá do HPA disse...

caro Paulo Castellain
Repiquei esse seu comentário para o email do Fausto. Aguarde que ele irá entrar em contato contigo. Grato
Henrique - direto do mafuá