quarta-feira, 25 de novembro de 2009

UMA CARTA (38)

YOANI SÁNCHEZ, UMA CUBANA, SEU BLOG E ALGUMAS EVIDENTES CONTRADIÇÕES
Alguém aqui já ouviu falar em Yoani Sánchez? É a cubana (34 anos e 49 quilos) que criou anos atrás um blog, direto de Havana, hoje lido e discutido no mundo todo, muitos a favor e outros tantos contra. Falo dela aqui, pois era sua intenção estar no Brasil dias atrás para o lançamento de um livro com textos extraídos do blog. Não veio (e não fez falta nenhuma). Na abertura do mesmo, lá está: “Generación Y es un Blog inspirado en gente como yo, con nombres que comienzan o contienen una "i griega". Nacidos en la Cuba de los años 70s y los 80s, marcados por las escuelas al campo, los muñequitos rusos, las salidas ilegales y la frustración. Así que invito especialmente a Yanisleidi, Yoandri, Yusimí, Yuniesky y otros que arrastran sus "i griegas" a que me lean y me escriban”. Ela se diz de uma geração que veio depois da Revolução Cubana e por esse motivo a renega. Critica a falta de liberdade, mas só o fato do blog existir é a prova do contrário. Prega um velado fim do regime e sofre por isso, algo natural, pois enfrenta nas ruas a maioria da população que é a favor do mesmo. Prega no deserto, pelo menos dentro de Cuba, mas atrai muita gente contra Cuba e o que ela representa, espalhados pelo mundo afora. Parte da mídia capitalista ajudou bastante a torná-la famosa e ela foi se achando. Semana passada formulou perguntas para os presidentes Obama e Raul Castro. Raul é claro, ignorou (e não teria porque responder a alguém que quer destruir tudo o que representa) e Obama respondeu. Os comentários já passaram dos 4000 e só eu participei quatro vezes, dentro do texto “Respuestas de Barack Obama a Yonai Sánches”, sob os nºs 4132, 4162, 4184 e 4202 (fui agredido verbalmente, algo normal por lá). E o fiz logo após ela ser elogiada aqui pelo senador Suplicy (que decepção, “Até tu, Brutus!”) e ter demonstrado a que veio, num vídeo da TV espanhola, quando se apresentou numa entrevista, mancando e com muletas, tentando evidenciar sinais de agressões. Tão logo a entrevista acabou jogou fora as muletas e saiu andando normalmente, sem saber que continuava sendo filmada. Caiu sua máscara. Seu marido quase foi agredido nas ruas de Havana, pelo mesmo motivo. Foi pregar a contra-revolução num local pró-Fidel e se deu mal (e podia ser diferente?). Dentro desse clima enviei um questionário a ela, com dez perguntas, no mesmo estilo que ela enviou para os presidentes. Queria sua resposta sobre as contradições demonstradas. Ela nem respondeu (muita pretensão a minha, ela responder a mim, um mero interiorano brasileiro, quando até Obama respondeu suas perguntas) e as publico aqui, como vou fazer lá no blog dela (havia enviado no email pessoal dela). Ela alega não ter acesso fácil à internet, mas possui computador e notebook em casa. Leiam e sintam o clima do que rola pelo blog: http://www.desdecuba.com/generaciony/

Cara YOANI SÁNCHEZ
Leio seu blog com certa regularidade e o faço com certo receio, pois não gostaria que Cuba retrocedesse e se integrasse ao capitalismo predatório. Cuba chegou a algo inimaginável nos países capitalistas de nossa América Latina, onde todas as pessoas possuem uma educação, saúde, cultura totalmente gratuitas. O estado atua voltado para o bem do seu povo e não existem privilégios de uns sobre os outros. Um verdadeiro paraíso. Vejo Cuba dessa forma e me preocupa a sua luta, enxergando algo perigoso para a sobrevivência do estado cubano, talvez um retrocesso só com a intenção de integrar o país ao capitalismo.
Lendo no seu blog e as suas perguntas feitas para o presidentes Obama e Raul Castro, queria fazer o mesmo contigo. Possuo também um blog aqui no Brasil (http://www.mafuadohpa.blogspot.com/) e queria expandir a resposta dessas perguntas aqui no Brasil, para entender melhor essa sua luta. O faço em português, pois é a minha língua, a que conheço e te peço para responder na sua. Como viria ao Brasil, gostaria de poder divulgar a sua visão do momento atual, respondendo aos seguintes questionamentos:
1. Por que você prega uma mudança radical do regime político em Cuba? Você é socialista ou já deixou de ser?
2. Você conhece as experiências capitalistas do mundo? Sabe da grande desigualdade existente em todos os países? Sabe que a liberdade por aqui (Brasil e demais) é também relativa, onde quem impõem o que você fala e escreve é o poder econômico? Sabe o que significa censura econômica?
3. Por aqui, para você ir a um dentista necessita de dinheiro, mendigos vegetam pelas ruas, uma massa de invisíveis não é nem mais enxergada nas nossas cidades. Cuba superou isso e ninguém passa fome e a saúde é para todos. Não entende que chegaram num patamar buscado por todos do lado de cá. Sua luta não está pondo em risco todas essas conquistas?
4. Você não se sente usada pelo capitalismo internacional? Sempre existirá uma luta fratricida dos grandes capitalistas, procurando integrar todos os que seguem caminhos diferentes e Cuba faz isso. Admiro seu blog, mas tenho receio de que estimulada pela grande participação mundial, não perceba os interesses por trás de tudo isso. Você percebe isso? Não se sente usada? Ou o que quer é isso meso?
5. Quais suas intenções políticas? Eu também luto por mudanças em meu bairro, cidade, estado e país, e as faço no sentido de que os menos favorecidos sejam ouvidos, de que os direitos básicos sejam exercidos de fato, de que as vozes dos excluídos sejam respeitadas. Em Cuba isso tudo já acontece, ou não? Luto por isso, sem pretensões de cargos, você age da mesma forma?
6. Que Cuba você quer para o futuro? Qual o principal defeito de Cuba hoje e qual a sua maior virtude? Consegue enxergar os avanços na luta pelo fim das desigualdades sociais no socialismo? Reconhece algo positivo ou só enxerga defeitos?
7. Hoje você já é uma pessoa diferenciada dentro de Cuba, vive com uma renda advinda de atividades não normais, até com sustentação do exterior. Isso é normal e correto? Pretende voltar a se integrar em atividades normais dentro do país?
8. Por que não consegue mais dialogar com as autoridades cubanas? Já parou para pensar nisso? Não seria por causa de atividades contra-revolucionárias, na defesa de uma mudança do regime político?
9. Cuba deveria seguir dentro do socialismo ou buscar outra forma de governo, mais voltado para o capital? Você sabe que com o país mais aberto, seriam muito grandes as possibilidades de Cuba não conseguir mais garantir todos os benefícios de hoje. Perder tudo isso é um bom negócio? Você também quer isso?
10. Não acharia melhor para Cuba usar toda sua inteligência e discernimento político para ajudar o povo cubano na resistência de tudo o que já foi conquistado? Lutando pelo contrário, não acha justo o Governo Cubano agir da forma como age contigo?
Adoraria ver essas perguntas respondidas, podendo divulgá-las Brasil afora, talvez até numa revista de circulação nacional.
Com os abracitos brasileiros do
Henrique Perazzi de Aquino, cidade de Bauru, estado de São Paulo, país Brasil (professor de História, pequeno comerciante e um lutador das causas sociais no Brasil e no mundo)

6 comentários:

Henrique disse...

MEUS CAROS (AS)
Fui censurado no blog da tal da Yoani. Postei as perguntas que havia enviado a ela e hoje ao voltar de uma viagem abro para ler as pauleiras que levaria, fui surpreendido com a retirada do comentário com os seguintes dizeres:

Noviembre 25th, 2009 en 04:06
Si se quieren agregar largos documentos para apoyar un comentario, lo mejor será escribir solamente el enlace a la página web donde se puede leer el texto del mismo.

CORTE Y PEGA. PARA NOTICIAS PONER EL ENLACE SOLAMENTE


Ela, que critica tanto ser censurada, promove censura. Confiram o que escrevo no post nº 4211. Mais uma vez a máscara cai. Já não tenho dúvidas de quem é, de verdade, a tal filóloga Yoani.

Henrique, direto do mafuá

Anônimo disse...

Senhor Henrique:

Li seu relato lá no blog da Yoani e vim abrir o seu, pois percebi que o texto maior, esse mesmo que está publicado aqui, havia sido expurgado de lá. Eles alegam o tamanho, mas assim como costumam fazer estardalhaço quando isso acontece com eles, acho que deveria fazer o mesmo nesse caso. criticam a censura, mas censuram quando algo não lhes interessam, como voce mesmo diz no seu comentário.

um abraço de Santo André

Paulo Ribeiro Couto

Mafuá do HPA disse...

Por essa eu não esperava. Alguém que leu o texto lá no blog da Yoani e veio me prestar solidariedade aqui.

A internet em alguns momentos é valiosa e surpreende. É a tal coisa da garrafa lançada ao mar, que já havia se manifestado comigo na história do mendigo que apareceu aqui no portão de casa e que encontrei seus familiares, via internet, em Itaqui RS.

Só tenho a agradecer. Hoje nem tive tempo de entrar lá blog da cubana e ver se tem algo mais. Acho que não, pois ela já postou novo texto, mudou de assunto e o grosso dos comentários emigram para esse. Obrigado, meu caro Paulo Ribeiro Couto.

Henrique, direto do mafuá

Anônimo disse...

sem argumento...paredon nela.

Anônimo disse...

los hermanos CASTRO estao muito amaveis com a mocinha do blog.
PAREDAO NELA
um abraço.----------
lazaro carneiro

Anônimo disse...

Acompanho voto do relator
Paredón já

Marcos Paulo
Comunismo em Ação - A RETOMADA