segunda-feira, 11 de julho de 2011

INTERVENÇÕES SUPER-HERÓI BAURUENSE (07) e FRASE – GILETE PRESS (78)

ESTÃO PREPARANDO O “DAE” PARA O SACRIFÍCIO FINAL
Diante de pedidos para que o Guardião desse uma olhada no que está a acontecer com o DAE – Departamento de Água e Esgoto de Bauru, antes uma unanimidade de eficiência e hoje, um caos assumido e incentivado, algo paira no ar. Por que estão a detonar com a autarquia? O interesse evidente é uma torcida de muitos pela privatização, ou seja, a entrega de mão mais do que beijada para a SABESP, a indefectível empresa do governo paulista a administrar a água no estado ou até mesmo para uma empresa particular. O sucateamento é evidente e o que não possui uma liga é por que o PT, tão contrário à privatizações no passado, hoje instalado lá dentro da autarquia, faz vistas grossas para o que acontece? Estaria de acordo com tudo e a incentivar o descaminho atual? São perguntas ainda sem resposta, mas no campo das suposições estão fomentando uma discussão acalorada pela cidade.

Guardião, o super-herói bauruense, após questionar o que estão a fazer com a SEAR, as obras antecipadas no viaduto inacabado, o processo de reforma na Câmara Municipal e o aumento abusivo no preço das passagens urbanas, resolveu sobrevoar o prédio administrativo do DAE e na charge da semana, deixa uma pergunta no ar: Seria mesmo possível uma revolta popular a garantir que o DAE não se vá para mãos indevidas e insanas? Um sonho, o mesmo que teve quando pensou ser possível o povo bauruense ir para as ruas impondo uma revisão no preço das passagens de ônibus urbano.

Mais estranho que tudo isso é a leitura de comentários aqui e ali de gente já a aceitar como favas contadas um DAE longe do poder público municipal. Silvio Rodrigues, jornalista responsável pela Revista Já, em sua edição de junho 2011, afirma no editorial, “O que fazer com o DAE?” algo dessa lavra: “Não podemos repassar a autarquia para a SABESP, de outro, é ponto pacífico que o DAE se transformou numa ilha da fantasia dentro de Bauru. A solução está no controle externo. (...) O DAE tem que participar da dinâmica história de Bauru. Inúmeras atividades podem ser realizadas aproveitando a infraestrutura logística daquela autarquia. Os próprios funcionários do DAE são altamente qualificados”. Sentiram o clima? Nadica de nada sobre os que o transformaram na tal ilha da fantasia. Não seria melhor devolver o DAE aos seus proprietários, Sr Silvio, ao invés de incentivar sua derrocada final? E o que seria essa tal de "dinâmica história de Bauru?". Folheio a revista e leio matérias levantando a bola de gente tucana, justamente os que estão a incentivar a privatização, como “Marcelo Borges luta por um novo fórum em Bauru”, “Pedro Tobias em busca da faculdade de medicina”, “Nações-Norte: uma obra que reoxigena nossa autoestima” e “Faculdade de Medicina em Bauru: sim ou não?”. Silvio precisa se explicar melhor. É isento ou não? Possui um lado – sim ou não? O Guardião, segundo a concepção de textos iguais ao do Silvio é uma peça arcaica, um verdadeiro dinossauro, defendendo algo ultrapassado e sem evolução. Seria isso mesmo?

OUTRA COISA, MAS COM TUDO A VER: Leandro Gonçalez, o desenhista e idealizador do Guardião está mais essa semana no Templo Bar com a Exposição "TERRAS TUPINIQUIM". Confiram seu traço lá ou no seu blog (http://www.desenhogoncalez.blogspot.com/ ), onde a charge semanal do Guardião sai publicada aos DOMINGOS, um dia antes do que nesse mafuento blog.

8 comentários:

Anônimo disse...

O PT faz vistas grossas Henrique porque é capitalista e tá cheio de safados lá no partido e dentro do DAE é só ver tb o que estão fazendo com os Correios e privatizações mil pelo país. é evidente que o que falta nesse ponto da autarquia é administração forte e ideais nobres aos que governam, dar um jeito tb na mafia de vagabundos sabotadores que há lá dentro levando o caos, tb é preciso mexer na questão do funcionalismo público Henrique, não dá para ficar essa disputa mesquinha de cargos entre os servidores lá dentro, é um querendo passar o rodo no outro, aí se abre toda essa estrutura debilitada das negociatas, uma pena.
Quanto a revista de matérias pagas, lembra quando eu chamava a atenção para os "patrocínios da informação"?? é isso meu amigo, todos tem um lado, o problema é que esse lado pra direita cheira bosta, talvez podemos usar estas folhas para algo bem sugestivo heim??

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

HENRIQUE

Pensava que Bauru ainda estivesse disposta a lutar por essa e outras causas, mas hoje não acredito em mais nada disso. Virou tudo uma festança e o que vale mesmo é ir num show gratuito lá na Expo 2011. Tá tudo dominado.

Faniel Proença

Anônimo disse...

Henrique,

trabalhamos juntos na administração Tuga e o presidente do DAE era o Clemente, api do seu amigo Marcos. Quanto tempo faz isso? Quatro, cinco anos no máximo. Nessa época, o DAE apresentava problemas, mas nenhum igual ao de hoje. Ainda eram o que de melhor existia dentro da estrutura da Prefeitura. Lembra que eles não queria executar obras junto com o pessoal da Prefeitura, pois eram rápidos. Mal terminavam de fazer um buraco de água, quase no mesmo dia já estava tapado. Quansdo se falava em privatização, vozes se levantavam. Não existia essa hipótese, mesmo já tendo um grupo opositor entro da estrutura a jogar areia. Hoje a coisa tomou uma proporção imensa, quase irrecuperável, incentivada por gente que quer o DAE nas mãos da iniciativa privada. Como puderam deixar acontecer isso? Quem está por trás disso? E o PT lá dentro, muito bem lembvrado por ti, não faz nada para impedir isso? Quanta indignação. Saudades daqueles tempos, hem meu caro Henrique.

Eu continuo aqui, mas mais calado que mudo no meio de comício.

Anônimo disse...

Henrique só acho que fica melhor para debater idéias quando nos identificamos, nada mais justo, já que se atiramos e colocamos a cara pra bater nada melhor que todos o façam, e só peço para não misturar eu Marcos, comunista com parentes que participam desta bosta de politica, já que sempre critiquei tb os muitos erros e falta de firmeza da administração passada nas autarquias.
Esse problema do Dae é mais um do capitalismo, os grandes empresários financiam campanhas com muito dinheiro hj, cercam os politicos, e a troca de favores come solta, muitos irão chiar, mas no final aceitam passivamente esse sistema predador, infelizmente.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

De: Silvio Rodrigues
P/: Henrique Aquino
Nós, bauruenses, temos uma gratidão com o prefeito Osvaldo Sbeghen. Em 1982, ele impediu a entrada da Sabesp em Bauru. Com a impressionante expansão demográfica de Bauru, essa autarquia teria transformado nossas vidas num verdadeiro caos. Inúmeros projetos de expansão ficariam anos e anos aguardando a autorização da direção paulistana da Sabesp.
Somos gratos aos diretores e funcionários do DAE. E tem quer ser assim. De outro lado, os bauruenses devem ter acesso às demonstrações mensais de contas do DAE. Quanto ganha um topógrafo do DAE? Um engenheiro? Os funcionários do Departamento Financeiro? São salários condizentes com a realidade de Bauru e até mesmo dos demais funcionários da Prefeitura? Qual o grau de comprometimento deles com o povo de Bauru?
Os diretores do DAE acompanham as novidades tecnológicas do setor? Como podemos ter a certeza disso?
Inúmeras atividades podem ser feitas a partir da infraestrutura do DAE. Há alguns anos foi aventada a possibilidade de cada torcedor noroestino colaborar com R$ 5,00 mensais com o time. O lançamento do crédito seria feito na impressão da conta mensal e o dinheiro repassado ao Noroeste. Há outros exemplos.
O povo bauruense, representado por seus líderes, tem o direito de conhecer melhor o DAE; daí a expressão ilha da fantasia.
Quanto ao restante do noticiário da revista, ficou no ar uma sensação agradável, a de que chegou a hora de contratar um estagiário de jornalismo ou mesmo um jornalista profissional para que eu possa me dedicar às vendas de espaços publicitários com aquela famosa guaiaca.
Grato.

Anônimo disse...

Gratidão com o Sbeghen, mas é piada ou é o que isso aí hein?? E esse papo de a população saber quanto ganha fulano, ciclano muda o que??? O que ela precisa saber é o efeito de causa disso tudo sem esse papo burocrático do sistema, de resto é sempre propaganda e não informação sólida.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

HENRIQUE,
lembrei-me de uma frase do Luiz Edmundo Coube, quando presidente do DAE:
Defendam o DAE, vocês só saberão o valor dele quando virar SABESP...
É isso que desejam?
Abs.
MURICY DOMINGUES

Anônimo disse...

Henrique

O Cafeo falou hoje na 94FM pela manhã algo assim: "Ninguém sabe o que acontecerá com o DAE". Estão todos a nos preparar e ninguém, ou pouquissimos fazem a sua defesa. Por que, hem?

Leandro Silva