quarta-feira, 13 de julho de 2011

OS QUE FAZEM FALTA E OS QUE SOBRARAM (23)

COMO A MÚSICA EMBALA MINHA VIDA – ONDE ELA ME LEVA – SHOWS E EVENTOS
1. Domingo pela manhã não resisti e fui conhecer pessoalmente uma voz que ouço pelas ondas do rádio desde muito tempo. Falo de GERMANITO, uma pessoa ligada à cultura popular e a música sertaneja de raiz. Desde que me conheço por gente ele tem um programa onde só toca essa vertente caipira, o que de certa forma me atrai. Acordei muitas vezes embalado por sua voz e um falatório de reuniões que realiza em uma chácara com gente a tocar só coisa boa (dia 06/08 fui convidado para um convescote desses). Como conheço o Zanello, violeiro e fotógrafo da melhor qualidade, baixei na porta da rádio Bandeirantes AM Bauru no domingo passado, quase no final do programa, o SERTÃO BANDEIRANTE. Fui recebido com festa, falei ao vivo sobre as caipirices que ando aprontando na vizinha Reginópolis e da admiração de ver um programa com uma programação desprezando o que de ruim existe dentro do universo sertanejo. Já tivemos um Walter Neto, na Auri-Verde, temos o Walter Lisboa na Unesp FM e o Lázaro Carneiro agora na TV Preve, além disso o Tião Camargo, com uma coleção de discos raros a encher uma casa e o mais velho em atuação, o Germanito. Naquela manhã o telefone da rádio não estava funcionando e ele falou no ar algo certeiro: “Antigamente a gente quando tinha um probleminha desses, ligava para a Telesp e eles na hora vinham resolver e tudo voltava ao normal. Hoje não, você liga e atende em Campinas, mas nada é resolvido. Nem ligamos mais, estamos no mato sem cachorro”. Um programa dedicado a viola e aos violeiros, os reconhecidamente raiz. Fiquei de voltar domingo que vem e deixo aqui uma saudação especial a esses abnegados, que resistem no rádio bauruense, comprando um horário dentro da programação quase toda religiosa na antiga Bauru Rádio Clube, para continuar tocando e irradiando coisa boa. Da rádio ouço de um amigo do Sindicato dos Radialistas, que eles faturam tanto com os religiosos, que quando a coisa aperta lá pelos lados da Band Prudente, recorrem ao caixa-forte daqui. Sai do convívio caipira cheio de saudade e mais ainda da antiga PRG8.

2. Está programado para este final de semana agora em Iacanga um reencontro da galera que esteve nas famosas edições do Festival de Águas Claras em Iacanga. Manu Saggioro, nossa cantante e encantante figura humana foi quem me deu o toque. Ela, muito nova de idade, com certeza não teve o prazer de desfrutar daquelas edições musicais no meio do mato, mas deve ter lido e visto muito coisa ao longo desses últimos anos, tanto que procurou um algo mais sobre o evento. Ligou para a organizadora e obteve a informação: “ É um reencontro daqueles que vieram nas edições famosas do festival, com intuito de programar um revival oficial.... tô querendo aparecer lá pra sentir o clima. Espero conseguir ir... Tá aqui o blog deles: http://reencontrandoaguasclaras.blogspot.com/ . A página no facebook: http://www.facebook.com/event.php?eid=117416565012958#!/event.php?eid=117416565012958 Qualquer informação me avisem! Beijos, Manu”. Tá tudo lá no blog e eu, que infelizmente só fui em uma das edições, ciente de ter perdido as outras oportunidades, também penso em aparecer por lá. E hoje, pergunto eu, teríamos clima para reviver algo daquela magnitude, não só aqui, mas no Brasil e no mundo?

3. Uma das coisas que mais gosto de fazer é assistir shows com meus artistas preferidos, os de meu agrado, verdadeiros e idolatrados ídolos, onde eles estiverem acontecendo. Tento fazer tudo dentro de minhas parcas possibilidades. Aqui algo a ocorrer nos próximos dias em Bauru e região. Sexta, 16/07, um inesperado show com JOÃO BOSCO, no Espaço Bauru, em comemoração a uma data redonda da Unimed, sem divulgação nenhuma (descubro que será só para médicos filiados à entidade) e já penso em cavar um túnel ao estilo do feito aqui na Nações só para lá estar ou pular um alto muro, quem sabe. No dia seguinte, sábado, no SESC, um show com o mestre DOMINGUINHOS, a preços mais do que convidativos. Batida de cartão obrigatório. Quem perder esse show dele por aqui, ainda terá a oportunidade de no dia seguinte ir até Ourinhos e vê-lo por lá no XI Festival de Música de Ourinhos (http://www.ourinhosfestivaldemusica.com.br/ ). Tá tudo no site deles, que nessa edição tem como músico homenageado o mestre Luiz Gonzaga e assim sendo, o baião. Mas algo além disso me chamou a atenção, é que na próxima terça, 19/07 tem um imperdível show com nada menos que HERMETO PASCOAL. Não gostaria de perder isso (fazem uns 15 anos, pelo menos, que não vejo o bruxo) e estamos organizando uma lotação, com 5 pessoas no carro (a minha e da Ana já garantidas – Sivaldo quase confirmado). É dessa forma que procuro tocar minha vida, pelas beiradas, adiando o pagamento de algumas pendengas, mas não deixando de estar nos lugares onde ainda acontece algo de aproveitável e saudável.

Obs.: Dos citados aqui, Germanito, João Bosco, Dominguinhos e Hermeto são do time dos que “sobraram” e o Festival de Águas Claras é o que “faz falta”, muita por sinal.

3 comentários:

Wellington Leite disse...

Oi Henrique! Tudo azul?
Me perdoe, mas pela bela iniciativa, recortei e colei seu texto no blog dos Radialistas de Bauru e região que mantenho.
Por pura falta de tempo (duas rádios, mestrado, direção do Sindicato dos Radialistas e compromissos familiares) tenho feito pouca pesquisa.
Abração
W.Leite

Anônimo disse...

Grande Henrique, eu também não curti o Festival de Águas Claras, mas ajudei na produção de um documentário apresentado pela TV FIB em 2001/2002, por aí. Se eu conseguir encontrar a fita, te mostro o material. Grande abraço, Ademir.
Em tempo: Gostei da observação sobre a diferença de tratamento que se dispensa entre o Governo Federal e o Governo Estadual.

Mafuá do HPA disse...

AMIGOS NOVOS E ANTIGOS:

Alguns esclarecimentos
1. O show do João Bosco será dia 22 aqui em Bauru e pelo visto é mesmo só para médicos da Unimed Bauru. Sem chance, ou só com convite, o que para mim, adianto, difícil de conseguir. Contatei, eu e Ana, a produção do JB e aguardo resposta de um encontro com admiradores de sua obra num outro local. Veremos...

2. O Evento em Iacanaga começa manhã, sexta à noite e deve mesmo fervere no sábado e domingo. É um primeiro de muitos outros pela frente e a pouca divulgação, segundo Rosa, uma das organizadoras, fone 97050778 e por não terem organização para público de grande monta. Farão isso com mais apuro nos próximos encontros.

3. O show do Hermeto, na terça, 19/7 custa R$ 15 antecipado e R$ 20 na hora. Contatamos uma vã, que sai por R$ 380, com lugara para 14 pessoas. Tem lugar, mas precisamos ser rápidos. Se não der certo a vã, eu e a Ana acho que iremos de carro, com mais 3 vagas disponíveis e seis pedágios pela frente, 3 na ida e 3 na volta.

Henrique - direto do mafuá