quinta-feira, 7 de julho de 2011

PRECONCEITO AO SAPO BARBUDO (38) E PERGUNTAR NÃO OFENDE ou QUE SAUDADE DE ERNESTO VARELA (52)

PALOCCI E NASCIMENTO LÁ, PAGURA E TARDELLI AQUI, MAS COM TRATAMENTOS DIFERENTES E POR QUE?
A notícia é publicada com o devido estardalhaço, afinal trata-se de algo condenável. Primeiro a repercussão do caso Antonio Palocci e agora a do já defenestrado ministro dos Transportes Alfredo Nascimento, que arrebanhava comissões vultuosas para os seus do PR – Partido da República. Estiveram e estão em todas as manchetes. Não existe um só órgão de imprensa não dando o devido destaque para ambos. Sinto o clima fazendo uma breve pesquisa pelos jornais aqui de Bauru, em ambos manchetes, charges e cartas, muitas com algo sobre a corrupção no governo federal. Nos dois casos tentam resvalar o ocorrido a procedimentos do governo anterior, o do sapo barbudo, Lula.

Por outro lado, o mesmo ocorre aqui em São Paulo, com dois escândalos e a queda de dois secretários do governo do estado, o do Sr Alckmin. Exonerados por causa da máfia de fraudes médicas em hospitais paulistas, o secretário Jorge Roberto Pagura, ligado ao PTB e Ricardo Tardelli, Coordenador dos Serviços de Saúde de SP, expondo a existência de uma máfia no setor e a gestão tucana estar na UTI, justamente quando Bauru passará a ter hospitais administrados por grana estadual. Li sim sobre o assunto, mas pouca coisa e nada, mas nada mesmo com associações entre ambos e os gestores, o atual Alckmim ou o anterior, o Serra. Crise de grande vulto, mas como se nada estivesse a ocorrer no coração de uma administração. Lá em Brasília, o Governo federal com maioria na Assembléia e no Senado, aqui em SP, o governo estadual com maioria na ALESP – Assembléia Legislativa. É a raposa cuidando do galinheiro, sem tirar nem por. Alckmin passou por Bauru no dia do estouro da boiada, mas ninguém lhe perguntou nada sobre o assunto. Preferiram almoçar e jantar com o dito cujo e aparecer nas fotografias, todos daqui muito sorridentes.

Dois pesos e duas medidas. A corrupção é endêmica ao sistema capitalista, ocorrendo com todos, quase sem distinção. Raríssimas exceções. O tratamento aos corruptos e corruptores é que é muito diferenciado. Para um a execração pública, tudo de mal; para o outro, um pegar mais leve, quase nenhuma associação do criminoso com quem o mantém por lá. Mas por que isso?

A pergunta que não quer calar é somente uma: É nítido o tratamento desigual para corruptos e corruptores da banda governamental federal da estadual paulista. Não seriam ambos criminosos a merecer o pelourinho? E por que isso não ocorre? Por que a imprensa que lemos, vemos e ouvimos defende com unhas e dentes um corrupto e execra o outro? Estariam em jogo alguns benefícios, benesses, favores? Está tudo tão explícito, só não enxergando quem não quer. Ernesto Varela nos seus áureos e saudosos tempos faria uma devassa nisso, mas hoje nem espaço para isso teria. Faço uso desse internético espaço para isso. Mas e daí, alguém estaria interessado em discutir isso? Estaria vendo fantasmas?
OBS.: As quatro fotos são na ordem, Palocci, Nascimento, Pagura e Tardelli. A ilustração, do Daniel Paz, publicada na primeira página do Página 12 de hoje.

OUTRA COISA, DESSA VEZ MUITO BOA: Hoje à noite um show no Bar Templo (rua Benjamin Constant 1-34), o "TOM E SEUS TONS GENIAIS", com a reunião de uma turma da pesada (das que não fazem negociatas, nem negócios escusos), um quinteto de ouro, Bitenka, Marco Belinasi, Regina Mancebo, Paula e Ma Vellozzo. Estive presente em algo muito parecido ano passado lá na Oficina Cultural e até acho que o show de hoje seja o mesmo, merecendo ser visto e ouvido quantas vezes estiverem se apresentando. Sabe quanto custa? R$ 4,80 o couvert. Além disso, por lá a exposição de desenhos do Leandro Gonçalez. Mais informações: 14.32233493.

3 comentários:

Anônimo disse...

HENRIQUE

O PIG, O PARTIDO DA IMPRENSA GOLPISTA NÃO FOI DESATIVADO, ENCONTRANDO-SE ME PLENO FUNCIONAMENTO. SABEMOS QUE TODOS SÃO CONDENÁVEIS, MAS NO BRASIL UNS SEMPRE FORAM MAIS CONDENÁVEIS QUE OS OUTROS.

EXISTE TAMBÉM UMA AVERSÃO ATÁVICA AO PT. ELES, OS DO PIG USAM COMO ARGUMENTO PARA OS ATAQUES SÓ AOS DO PT PELO FATO DELES TEREM DITO DURANTE MUITOS ANOS SEREM DIFERENTES, OS IMPOLUTOS E HOJE SABEMOS, QUE AQUILO TUDO NÃO PASSOU DE FIGURA DE RETÓRICA.

UM ABRAÇO CARIOCA DO

PASQUAL

Anônimo disse...

Não presta nenhum, Henrique.
Desses não quero nem ouvir falar, nenhum desses.
Me enoja essa podridão toda.
Devassidão e perversidade pública.
"Mamãe eu quero ir para Cuba".
Aurora

Ser torcida do B é : disse...

meu caro

o que vc esperava do PIG?
Só pensam em lucro e negócios...

R.