segunda-feira, 4 de julho de 2011

INTERVENÇÕES DO SUPER-HERÓI BAURUENSE (06)

A MUDANÇA NA “SEAR” SERÁ PARA RESOLVER O SEU PROBLEMA OU O DE ALGUNS?
Ouço dizer que o assunto do dia dentro da pauta de discussão na Câmara de vereadores será sobre o destino dado à SEAR – Secretaria das Administrações Regionais de Bauru? Ciente disso, o super-herói GUARDIÃO, mais antenadíssimo do que muita gente imagina, foi até à frente do prédio da Prefeitura Municipal e munido de uma faixa protestou contra o uso desmedido de politicagem na composição das atuais secretarias. Diante de tantas perguntas, mais uma feita pelo atento capa e espada: “Não existiria mais espaço dentro do atual mundo político para alguém ocupando um espaço como esse e que venha somente para resolver os problemas da pasta? Por que tudo tem que ser preenchido só com políticos de uma base de sustentação dos governos? E os problemas como ficam? E esse alguém chegando vem com que intenção, só para acomodar interesses?”. Por fim, ele mesmo enuncia em alto e bom som: “TÔ FICANDO DE SACO CHEIO!!!”. Acredito que os que agem assim deveriam colocar as barbas de molho, pois ainda não viram um homem com super-poderes bravo e espumando de raiva.

Aproveitando a deixa do GUARDIÃO, esse mafuá foi um pouco mais a fundo e relacionou todos os secretários municipais e pede ajuda de todos para uma constatação: Quais são técnicos do setor e quais seriam meros instrumentos de sustentação do governo? Poucos estão ali por imposição partidária, mas... Constatem:
Administração – Richard Vendramini – TÉCNICO, Escolha pessoal prefeito.
Administrações Regionais – Miguel Hernandes – INTERINO, aguardando remoção. E o que virá por aí???
Agricultura – Zito Garcia – INDICAÇÃO de seu partido, escolhido pelo PSB, gosta muito de feira. Bem Estar Social – Darlene Tendolo – TÉCNICA atuante no setor, escolhida pelo prefeito.
Cultura – Elson Reis – Funcionário de carreira, após 2 outros a apresentarem problemas, incompatibilidades com o cargo.
Desenvolvimento – Paulo Ferrari – Escolha pessoal do Prefeito, alguém de sua confiança e núcleo de amizade.
Educação – Vera Casério – TÉCNICA, escolhida pelo prefeito, depois de demissão de apoiadora de campanha.
Esportes – José Carlos Batata – Ex-vereador, INDICADO pelo partido pelo predicado de gostar de jogar bola e pelo partido não possuir outro nome.
Finanças – Marcos Garcia – TÉCNICO, funcionário de carreira e já tendo exercido cargo na administração anterior.
Negócios Jurídicos – Maurício Porto – TÉCNICO, funcionário de carreira e experiente.
Meio Ambiente – Valcirlei Silva – TÉCNICO, funcionário de carreira, já tendo exercido cargo na administração anterior.
Obras – Eliseu Areco Neto – TÉCNICO, escolha pessoal do prefeito e experiente.
Planejamento – Rodrigo Riad Said – TÉCNICO, escolha pessoal do prefeito.
Saúde – Fernando Monti – TÉCNICO, porém escolha do partido.
COHAB – Edson Bastos Gasparini Jr – Escolha do partido, tendo exercido cargo na administração anterior.
EMDURB – Nico Mondelli – Escolha pessoal do prefeito.
DAE – André Luiz Andreolli – Escolha do partido, num dos piores momentos do Depto em toda sua trajetória. Ainda fico sem saber se é ou não favorável à privatização e entrega para iniciativa privada.

OBS SOBRE LEANDRO GONÇALEZ, CRIADOR DO “GUARDIÃO”: Essa charge semanal sai aos domingos no blog www.desenhogoncalez.blogspot.com e segunda aqui nesse mafuento espaço. GONÇALEZ está expondo de 05 a 16/07 em lugar nobre na cidade, o interior do Bar Templo, trabalhos com uma temática versando sobre Caricaturas de Personagens da MPB e Cultura Popular. Além de verem seus trabalhos, quem quiser ser caricaturado paga um valor irrisório e leva um desenho único e feito com exclusividade. Quem perder é a mulher do padre.

11 comentários:

Anônimo disse...

Henrique

Permita que escreva no seu blog e de forma anônima. Trabalho na Prefeitura e não acho conveniente me identificar nesse momento. Não sinto perseguição por aqui, mas não gosto de dar sopa pro azar.

Gostei de sua avaliação feita com os secretários atuais. Perceba que não são muitos os que estão lá por indicação dos partidos e possuindo pouca qualificação. Não sou do partido do prefeito e estando aqui, noto mais nitidamente seus acertos e erros. Ele tem feito muita coisa pela cidade, veja as obras que já foram inauguradas e tantas outras em execução. Está realizando algo, que tantos outros não fizeram. Decide tudo meio sózinho, se acha meio que sem chances de perder o próximo pleito, mas inovou em algumas coisas.

Tem gente boa trabalhando por aqui, gente valorosa, com potencial e trabalhando duro. Tens uns molões, esses na sua maioria, cargos de confiança, apesar de ter gente do quadro antigo empurrando com a barriga.

No caso da Sear seria ótimo mesmo ver isso que voce propos aqui, mas acho difícil. A escolha do prefeito foi por se eleger ao lado de alguns partidos e isso tem um preço. E o partido que quer continuar no comando não tem ninguém com qualificação para exercer a função como ela deveria ser exercida de fato.

Dando sempre uns trancos, uns apertos, a coisa vai se adequando para o bem da cidade. Por isso gostei do seu artigo. Será que eles vão ler isso aqui e levar isso em consideração.

de uma amigo aqui de dentro da Prefeitura

Anônimo disse...

Desde quando participar da politicagem, que é suja por natureza, por origem dos negocios do capital, pode-se chamar algo de inovação??
Nunca vi tanto como hj o ideal malufista perpetuar pelas mentes das pessoas falando nas tais obras, ora gente, a maior obra em termos de grandeza é quando vc dignifica o ser humano, essas obras publicitárias são apenas para movimentar campanhas e dar dinheiro para empreiteiras que financiam eleições, entre um asfalto porcaria, sou mais dar atenção a porcaria de vida que o povo leva, cada vez mais sofrendo em maior numero, sem saber porque, sem rumo, sem referencias e um monte de caras de pau, safados fazendo joguinhos politicos, sem opinião sólida, sem nada, abraçam qualquer cor, qualquer bandeira que possa render proventos eleitorais.
No caso citado das secretarias, quando se olha desde o começo se perceberá que onde houve trocas, denuncias é onde havia gente indicadas por partidos da base aliada, ou seja, será que ninguém percebe que o prefeito só se mantém ainda pq cede todas as pressões, inclusive do maior grupo que comanda a cidade e que tem o maior jornal da região??? E que só seguram o prefeito até hj pq a vice não atende os interesses deles pq esta é daquelas que fecha os interesses corruptos a seu proprio grupo apenas??? E tem gente que acha que isso é inovar, parece piada.
E ao Guardião uma dica, ao invés de ficar sempre voando em circulos nesses debates chatos da politica que só afastam a população, poderia começar a mostrar ao povo o porque de tanto sofrimento e como lutar e liderar.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

Henrique, Gonçalez e Marcos:

O papel do Guardião não é o de ensinar a fazer revolução, pois ela nunca será aprendida dessa forma. Quem não teve formação de entendimento histórico desde a mais tenra idade, dificilmente a terá por uma charge. Tenho gostado da atuação do super-herói, ele não voa em círculos, ele cutuca o poder estabelecido, coisa que poucos hoje o fazem. O Marcos sabe melhor do que ninguém e percebo isso nos seus escritos que uma andorinha só não faz verão. Ele sabe que sózinho não vai transformar o mundo e a sua contestação contra o sistema capitalista é cada vez mais difícil e dolorosa, pois alcança cada vez menos pessoas, todas envolvidas no ritmo de vida onde o capital manda e impõe as condições. Deixe o Guardião cutucar os pontos fracos dessa cidade e ir vendo as reações na fisionomia dos cutucados. E ele não mostra ser oriundo disso tudo por ele retratado os motivos de tanto sofrimento? Lutar e liderar hoje em dia, como? me mostrem o caminho, por favor. Como encutir na mente de quem está tão distante algo que só uns poucos enxergam?

André Ramos

Anônimo disse...

Por que o sr não aproveita e defende a manutenção do DAE, fala dos desmandos atuais, do pessoal que joga abertamente lá dentro pela sua privatização e promove o sucateamento de uma das mais nobres instituições dessa cidade. Isso que ocorre lá é uma grande de uma vergonha.

Valerinha

Anônimo disse...

Caro André, a história é um processo de ações do homem, conheça bem todo o processo histórico, os efeitos que causam as mazelas da sociedade, aí quando quiser dar o passo adiante, estaremos juntos, a questão é, querem lutar realmente???? ou no fundo todas as atitudes são dentro de um contexto individualista???
Hj claro, com um cerco moderno de alienação da informação, a morte cultural do acesso as massas, a superpopulação, pessoas cada vez mais desesperadas, a falta de referencias e lideranças, da falta de atitudes ousadas daqueles que poderiam mudar algo, tudo isso leva a esse grande campo de exterminio invisivel imperialista que temos hj, agora veja que vc disse "mostrar os pontos fracos da cidade", mas esses pontos são os mesmo no país todo e não tem nada a ver com ceninhas politiqueiras, se acha que cutucar só pra ver a fisionomia desses escrotos é algo demais, parabens, siga em frente, eu disse outro dia ao Henrique que é uma pena como ficamos mediocres, resumidos a isso, os grandes caras do passado, Marx, Che, Lenin etc, nunca usaram seu tempo, pensamentos, atitudes para com a politicagem, para cutucar as picuinhas dos senhores do capital, eles pensavam a vida, a sociedade, transmitiam isso as pessoas e lutavam, aí sim pode-se dizer que uma geração abalou as estruturas do mundo, acho que isso responde a sua ultima pergunta das dificuldades do mundo de hj.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

Marcos

Você é uma cara inteligente e já perdeu a paciência. Não tem mais tolerância com alguns que ainda temos. Desce o sarrado de cima embaixo, sem dó e piedade e a maioria ainda tolera alguns, faz vistas grossas. O Henrique mesmo, escreve bem, mas assim como eu e a maioria, ainda se serve de alguns espaços dentro da sociedade atual e para preservar isso, cede, não vai ao cerne da questão. Gosto desse seu posicionamento, mas ainda não consigo ser totalmente assim. E concordo também que hoje a geração atual é bem diferente da citada por ti, o ideal é outro, o que se busca são outras coisas. Assim fica difícil. Estamos sem referência. Ajude mais o Henrique e o Gonçalez a provocar o toque no cerne da questão, pois assim, como você diz provocarão mais, deixarão "eles" todos mais intranquilos. Discutindo aqui eu vou reorganizando minhas idéias.

André Ramos

Anônimo disse...

É o que falei André, quando mais pessoas realmente ousarem nas atitudes, estaremos juntos como autenticos camaradas a lutar, estou mesmo sem paciencia como vc disse, alguns falam que me isolo das coisas, mas quando na verdade as pessoas é que se isolaram dos ideais, até os que se dizem de esquerda na prática estão longe disso, todos vendidos numa encruzilhada, eu prefiro morrer, sair da vida ao invés de ser um entreguista, fazendo acordos na encruzilhada da vida.
Veja bem André um exemplo de amarração que parece não ter nada com isso, mas tem, esses dias saiu a denuncia do doping do nadador Cesar Cielo, um rapaz que falava o que queria, espinafrou com a confederação varias vezes, denunciou a falta de incentivo do esporte no país, agora diante disso tudo a confederação passou a mão na cabeça dele, enquanto outros já foram pelo mesmo motivo punidos por doping, ele por representar medalhas(dinheiro), aliviaram a barra, agora pergunto, vc acha que daqui pra frente como será o relacionamento dele com a cartolagem corrupta?? sacas o que acontece dia após dia nesse sistema de amarras???
Hj mesmo tb, abro pra ver a porcaria do jornal da cidade, veiculo da burguesia bauruense, mas que é bom nós como criticos lermos algumas coisas até para contra-argumentarmos vários fanfarrões que por lá desfilam palavras insanas, mas vejo um grupo cultural da cidade de mãos dadas, fazendo uma roda de "união pela cultura local", mas bate bem nisso que falamos, amarras, primeiro que o jornal só dá um espaço desse se for o tipo de coisa que lhe agrade, nada de subversão, e outro ponto que chama a atenção, a velha prática de "diálogo forte com lideranças politicas da cidade", como podemos encarar a arte como transformação, subversão se amarramos o chapéu de esmolas publicas com politicos, visto que até o vereador nada cultural Giba já deu as caras por lá, roda unida talvez para rodar até o precipício, se é que já não chegamos lá.
É isso meu amigo, se não nos amarramos, sofremos, e a maioria não quer sofrer, e assim sobram poucos pobres diabos como nós, cada vez mais endividados pq não aceitamos amarras e escravidão do capitalismo e claro, tb não perdemos a ideologia e a vergonha na cara como muitos que aí estão enfiados na politica.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

Aqui nesse blog o gostoso é o texto e depois alguns dos seus comentários. Esse debate entre os dois está elevado e esclarecedor, sem ataques e um entendo e compreendendo o outro. Estou aprendendo e gostando muito.

Também acho que o fim do DAE ou sua privatização é algo a merecer uma bela de uma charge. Estou longe de Bauru, mas sou daí e não aceito certas coisas que acontecem na cidade e com os vereadores que a população escolheu. Agora reformam a Panela de Pressão e não vejo nada acontecer por lá, a não ser os jogos de um time particular, que lá mandará seus jogos. Quero ver o que mais irá contecer por lá. Me deixem informado disso.

Daniel Carbone

Anônimo disse...

Isso é sempre bom Daniel, quando há pessoas inteligentes dispostas a debater idéias para algo grandioso que é nossa luta.
Quanto a essa decisão da Panela de pressão é uma vergonha mesmo, uma safadeza, mais uma vez os interesses do empresariado grande desta cidade rapidamente atendidos, e nenhum, repito nenhum vereador se colocou contra essa safadeza, incrivel até a maquiada que deram para aprovar o projeto, espero que o tribunal de contas realmente tome uma atitude contra isso, é revoltante ver como as pessoas são manipuladas em suas desgraças, elas nunca serão atendidas neste sistema, pq os canalhas precisam sempre mante-las a beira da ignorancia e desgraça para seus fins politicos, o país está sendo colonizado, vejo amigos perdendo emprego em suas empresas vendidas a multi nacionais, a humilhação a que é colocado o trabalhador no dia a dia, mas para os grandes empresarios da cidade o lobby é forte, rapidamente são atendidos, é mesmo uma safadeza sem fim, canalhas.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Mafuá do HPA disse...

Meus caros e caras:
Fico muito contente quando vejo uma interação e um entendimento de propósitos e idéias aqui dentro desse liberto espaço de comentários. O intuito é esse mesmo, fluir e deixar fluir, com respeito e cada um podendo expor sua linha de pensamento e ação, respeitando a do outro. Quando isso ocorre, todos expondo claramente o que pensam, nós do lado de cá, podendo analisar cada uma delas, chegaremos aquela que melhor se enquadre ou se adeque ao que pensamos. Estou gostando de ler.

Quanto a questão do DAE, sempre instigante, veremos com o Gonçalez o que pode ser feito. Continuem dando mais dicas para produzirmos algo contundente.

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Caro Henrique - Parabens pela bela análise do quadro de escalão do governo. Isaias