terça-feira, 26 de julho de 2011

UMA MÚSICA (76)

BUENOS AIRES, com SABINA & PAEZ e SOBREVIVIENDO, com GIECO y HEREDIA
De 24 a 31 de julho estou junto de Ana Bia e do filho Henrique em BUENOS AIRES. Ela num Congresso de Design na Faculdade de Palermo, eu e o filho perambulando pelas ruas portenhas, com uma agenda previamente combinada. Não somos decididamente turistas. Não me queiram ver nos lugares dos mais visitados e o roteiro mais usual por aqui. Longe disso, passo na Rádio Urquiza FM para entrevistar o radialista Jose Luiz Ajzenmesser, que aos 20 anos do programa La Guagua (http://www.laguagua.com.ar/ ) produz algo inusitado até no Brasil: adora a música brasileira e toca ela diariamente. Depois passo na sede do Página 12, um jornal de esquerda, me perco pela Rua Corrientes, a das mais lindas livrarias do sul do mundo, vou conhecer a sede do grupo Madres de Praça de Maio (a rádio delas é linda: http://www.madres.org/ ) e participo durante toda a semana nas ruas da campanha do segundo turno para a Prefeitura de Buenos Aires, para conhecer in loco um pouco mais de como o esquentamento político se processo no país do peronismo. E, é claro, vou ver Ana em Palermo no seu Congresso, talvez ver meu sobrinho que está estagiando num Zoológico numa cidade vizinha, tomo umas Kilmes e como umas carnes ao estilo parrilla. O rescaldo disso tudo, só na volta.

Dos meus CDs, escolhi duas músicas que gosto muito de ouvir no som do meu “elefantinho branco” (como Ana chama meu velho e surrado Palio). A primeira é BUENOS AIRES, do CD “Sabina & Paez – Enemigos Intimos”, Warner 1988. Parem um pouquinho só e ouçam clicando a seguir: http://www.youtube.com/watch?v=BFxGpQRJEHE&feature=related . Semana passada, não resisti e comprei um lindo álbum, o “MÚSICA ARGENTINA SEM FRONTEIRAS – VICTOR HEREDIA, TERESA PARODI E LEÓN GIECO” e escolhi como a faixa mais pulsante a “SOBREVIVIENDO”, na voz de León Gieco. Esse show foi gravado no Brasil, em São Paulo, no Memorial da América Latina e o longo relato é algo para arrepiar qualquer um que ainda pulse com as coisas dessa nossa América. Parem só mais um pouquinho e ouçam isso: http://www.youtube.com/watch?v=tSCnnDmnEXc . É com esse espírito que volto aqui, depois de uma curta passagem em 2007, quando junto de Marcos Paulo viemos assistir uma fala de Hugo Chávez aos argentinos. Será um intensa semana e a viverei dessa forma, como tudo que faço na vida.
OBS.: Desplugo o computador nesse momento e só devo voltar a vê-lo amanhã. Inté então...

2 comentários:

Anônimo disse...

Só retificando, "Enemigos Intimos", de Sabina Y Paez, é de 1998...

Anônimo disse...

Sim, foi um erro datlográfico, como diria antigamente e de teclagem internética nos dias atuais.
É um dos CDs que mais ouço dentre todos os de m´suica latina. Chego aqui e vejo um clip de Fito num canal argentino com um clip de Buenos Aires.
Abracitos do
Henrique - direto de um cantyinho buenarista