sábado, 16 de julho de 2011

MEUS TEXTOS NO BOM DIA (133 e 134) e CHARGES ESCOLHIDAS A DEDO (42)*
* Sempre gostei muito de escrevinhar tendo como ilustração charges, como faço com esses dois textos. Na maioria das vezes conheço o seu criador, mas nessa, não. As encontrei na internet e elas se encaixam muito bem ao meu texto. Ficam valendo, mesmo sem a citação da fonte, para um melhor entendimento do que escrevi, um complementando o outro.

HEDIONDO, PERO NO MUCHO – publicado diário bauruense BOM DIA, 09/07/2011
No BOM DIA de 05/07 algo me chama a atenção, “Homem é preso acusado de estuprar menina de 11 anos”. Lamentável, aposentado, pai de filhas já maiores de idade, presenteia menina e seguidamente a sevicia. Imagino-o preso ao lado de tantos outros e esses ao saberem do seu delito o barbarizando. Seu ato faz parte da degradação humana, desvio total e absoluto de conduta. Poucos comentários, todos de total menosprezo. Por outro lado, outro idêntico desvio de conduta não merece o mesmo imediatismo, tanto da Justiça, da repulsa popular e muito menos dos colegas de cela, se prisão houver. Falo dos crimes de colarinho branco, dos que saqueiam verbas públicas, beneficiam-se de informações privilegiadas, aumentam suas contas bancárias desmedidamente e conseguem protelar até uma mera prisão, tão necessária em ambos os casos. O que faz uma pessoa estando numa posição política privilegiada buscar brechas para roubar desmedidamente? Outra querer ter cada vez mais, tornar-se a mais rica do planeta, ter milhares de imóveis, todos com o único e exclusivo interesse de lucro desmedido? E um especulador negociar bilhões em benefício próprio, prejudicando milhões de pessoas? Um desvio total de caráter, até mais irrecuperável do que o senhor no citado caso. Qualquer religiosidade sensata repudia qualquer coisa nesse sentido. Porém, até ela própria nos dias atuais adora estar envolvida em questões financeiras e também nas de sodomia, vide os padres pedófilos. Isso tudo se deve ao modo de vida que somos levados a ter. Desde cedo nos é incutido que o ter é de uma importância vital na vida moderna. Sem o consumo, a troca desmedida de aparelhos renováveis não conseguiremos mais viver. O ter é sinal de sucesso e ninguém mais quer ter uma vida simples na sua plenitude, com somente o necessário para transpô-la sem sobressaltos. Ser hediondo hoje tem tonalidades e concepções diferentes. Um precisa ser preso já, afastado do convívio e o outro, o ganancioso ladrão de dinheiro público, o “esperto”, nem tanto. Sinais evidentes de estarmos todos doentes.

NÃO CREIO NO CRIACIONISMO – publicado no diário bauruense BOM DIA, 16/07/2011
Tem coisas que não se encaixam por mais que alguns tentem fazer dela algo palatável. A teoria criacionista É uma delas. Conferi a fala de um renomado pastor daqui a defendê-la com unhas e dentes. Não é desses sem argumentos, estudou o tema, tem preparo, é quase um “phd”, mas por mais que se esforce, não existe liga possível para tornar crível algo inventado pela mente humana. O crer cegamente é um perigo. Prefiro sempre o ser questionador, mais revelador, me instiga a continuar buscando. Religião é uma coisa, mas, quando se faz uso dela para convencer outrem de algo descabido passa a ser um mal desnecessário, descartável. Fico a imaginar uma prova de Biologia baseada nessa teoria. Todas as respostas seriam uma só: Deus. E ele não tem todas as respostas buscadas. Simplista demais jogar tudo em suas costas. Desmerecer a ciência torna o homem um despreparado, um joguete na mão de interesses retrógrados, descabidos. Quase o mesmo que acreditar em história da carochinha. Já passei do tempo e da idade de me opor à religião. Perda de tempo. Prefiro desferir algumas flechadas nos que passam dos limites do tolerável. Naqueles a misturarem alhos com bugalhos. Não tolero mais o argumento simplista dado nessas ocasiões: “A bíblia é tão clara, leia, deixe Deus iluminar seu coração e ele te dará a verdadeira resposta”. E o além disso? A religião quando questionadora é instigante, mas virou algo para confirmação da dominação do forte sobre o fraco, o pobre. Tudo que é imposto não é bom e gostaria muito de propor para esses a defenderem o criacionismo um debate público, talvez até mesmo em suas igrejas, cada um munido somente de seus argumentos, deixando o outro expor os seus e diante dos fiéis. Disso, eles fogem. Mas a idéia está lançada.
OBS.: Legenda dessa charge: "Abram seu livro texto".

14 comentários:

Anônimo disse...

"Religião como questionadora???", impossivel Henrique, ela é o pano de fundo da alienação do estado opressor, se ela questionasse deixaria de existir pq descobriria não haver razão.
Solta o freio de mão Henrique.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

PAU NA JACA NA HIPOCRISIA NACIONAL

GRAÇA ARTESANATO

Anônimo disse...

Paz no Cristo amigos.
Sou Pastor Aldo Peroni da igreja Metodista e professor universitário com doutorado no exterior.
Uma querida amiga pediu-me para ler este artigo referente as religiões e é triste constatar cada vez maior o ódio e a intolerância religiosa, um distanciamento do Criador e Pai Celestial.
Buscamos a paz e a grandeza de espírito na presença do divino e o senhor Jesus nos alertou sobre o final dos tempos em que falsos profetas passariam pela Terra falseando as escrituras.
Triste também é ver o ódio das pessoas em vários comentários contra a Fé neste blog, concordo que devemos sempre explicações e já que falam tanto em argumentos, deixo aqui uma pergunta para o "cientista" Marcos Paulo:

"Vossa senhoria conhece o trabalho do cientista Michael Behe que já refutou a teoria da Evolução, mostrando que a bactéria E. Coli(flagelo bacteriano) é complexamente irredutível? Ao que se refere a "co-optação" evolucionista já foi também refutada, já que na estrutura do flagelo mais de trinta são únicas?
O que diria a "ciência" da evolução, senhor Marcos Paulo?

Que a misericórdia de Cristo ilumine a todos. Grato pela oportunidade de expressão.

Pr. Prof. Aldo Peroni

Anônimo disse...

Olha aí apareceu um pastor agora, e ainda "professor" que perigo, nossas universidades estão em perigo, infestadas de mentes obscurantistas, não se formam mais doutores nível A, e nem mesmo pessoas a criar uma resistência, fico horrorisado quando vejo uma pessoa que se coloca como "professor" numa universidade ser tão cego e mal informado(já responderei sua pergunta), típico de sectários, vc impor as coisas como na charge do "abra seu livro texto" é algo abominável, a ciência se permite questionar o tempo todo a procura de evidências, agora vcs alienam as mentes jovens com esse livro venenoso, já com receitas prontas, tirar a chance de a pessoa aproveitar e conhecer a única vida que tem é crueldade. Sabe pastor, alguns me chamam de arrogante, mas sei o meu lugar na natureza, então quem é mais arrogante, eu ou esses que se usam de palavras vazias no simples acreditar pq foi assim q está escrito no livro sagrado??
Quanto a sua pergunta, se deu mal pastor, mirou o cara errado, assim como sempre procurei estudar muito o comunismo, esta sociedade e etc, faz um bom tempo que procurei me envolver no meio cientifico, não cientista, procuro ser cientifico, conhecer o universo que vivo e sempre procurar evidências para que não viva enganado numa ilusão, já participei de vários debates de criacionismo e evolucionismo e em todas apareciam "phds" com esse argumento tosco, ridiculo do flagelo bacteriano, a evolução, o E. Coli, só foram refutados em rodas criacionistas, o sr. citado Michael Behe, é um ridiculo, passou a maior vergonha com esse papo no julgamento de 2005 de ktizmiller vs dover, se quiser tenho o livro do julgamento na integra, entre em contato com o blog que empresto se quiser, Behe defendia a educação criacionista nas escolas e se utilizou deste argumento do flagelo, dizendo ao juiz que não havia estudos que mostrassem que o flagelo poderia evoluir e ele tinha chegado a essa conclusão, ei que entra um cientista com uma pilha de livros de estudos e pesquisas sobre o flagelo e joga no chão perguntado, "o sr. Behe já leu estes??" ele responde que não, o juiz dá vitória aos defensores da ciencia nas escolas e o sr. Behe saiu com vexame e as pessoas rindo da cara dele.
Continua...

Anônimo disse...

Se vc não tem como mostra gabarito pastor para falar da evolução como pode querer dar opinião do que não conhece?? veja o mal que deve fazer aos seus alunos. Sobre a "co-optação" como disse só entre criacionistas diz ser refutada, isso não é argumento com pesquisa evidencias, a co-optação não é uma coisa a se acreditar, é algo provado, está lá, Behe como um idiota sectário disse que se colocarmos uma bactéria sem flagelo sob pressão seletiva ela vai desenvolver flagelo. Mentira pastor, se fosse assim todas as bactérias teriam flagelo e não existiriam, por exemplo colônias. Behe não desfaz o argumento evolucionista em seu livro, ele simplesmente reafirma sua "falta de imaginação" e aponta que, se não houvesse uma pressão em direção à locomoção flagelar, o flagelo não se desenvolveria, não a partir do sistema de secreção tipo 3,TTSS. Ele não consegue enxergar que evolução não é direcionada, não existe um objetivo evolutivo, isso é uma visão de 2 séculos atrás, quando o homem era visto como o auge da escala biológica. Behe ainda fica circulando no velho "há peças que são indispensáveis". Não há. Um órgão "irredutivelmente complexo" não terá função sem uma de suas parte. UMA caro pastor. Por definição, no momento em que essa uma parte foi retirada, o argumento de Behe se dobra para algumas peças são indispensáveis. A questão é que, se já temos uma meia estrutura com uma função, adicionar uma função a ela é fácil, adicionar as "peças indispensáveis" ocorreria pelo mesmo processo da associação da bomba iônica. Na verdade, no TTSS boa parte do "motor" já está formado. E você há de convir pastor que o filamento não é a parte mais difícil de se construir. E o melhor é que quem destruiu o argumento do flagelo foi Kenneth Miller que é um dos cientistas mais religiosos de quem já ouvi falar. Um gene é uma parte do DNA que codifica proteínas e, em última análise, é ele quem sofre ação da seleção, somente o gene que for capaz de se perpetuar através do organismo que ajudou a construir sobreviverá.
continua...

Anônimo disse...

Se temos caro pastor, digamos, algumas dezenas de proteínas diferentes no flagelo, devemos ter algumas dezenas de genes envolvidos. O que eu quero que você entenda é que para que esse gene seja passado para frente, não é preciso nem que ele tenha função, a evolução não é direcional. Ela nem sempre vai em direção ao melhor também (observe peixes cegos e albinos e outras deformadas mutações). Se quiser tb te empresto o livro de pesquisas do cientista Richard Lenski que desde 1988 vem colocando bactérias E. coli para se reproduzir e evoluir em frascos. A essa altura, ele já conseguiu observar cerca de 50 milhões de gerações. O meio de cultura que ele usa tem, dentre outras substâncias, uma quantidade limitada de açúcar que limitaria o crescimento dessas bactérias. Por volta da 33.000ª geração, um dos frascos teve uma "explosão" e se reproduziu muito mais do que o esperado. O q ocorreu foi que, aquela linhagem passou a ser capaz de utilizar outra substância do meio como fonte de energia além do açúcar, só uma linhagem obteve essa vantagem. Por quê??? Porque, na verdade, não foi uma mutação, mas duas. Uma delas simplesmente não fazia diferença sem a outra. As outras linhagens todas adquirido uma mutação, mas não obtiveram a segunda e não puderam usar citrato além do açúcar. O que quero demonstrar meu caro é que as várias proteínas do flagelo podem ter vindo em momentos diferentes, tido funções diferentes e até nenhuma função. Se elas não causassem desvantagem, não precisariam ser eliminadas. Outra coisa interessante nesse experimento é q TODAS as linhagens se tornaram melhores para competir a cada geração (e Lenski pode comprovar porque mantinha exemplares de todas as gerações congelados como fósseis). Todas as gerações ganhavam a competição com todas as anteriores. Mas isso porque o meio foi mantido, se houvesse uma pressão direcional, isso só seria observado no ambiente direcionado.
Você pastor jamais deveria ter tocado no assunto evolução, nem vc e nem outros N pastores "professores" com quem já debati sobre isso, pq simplesmente não conhecem nada, só tem fé e por isso, tem ingenuidade, alienação, espero que pelo menos consiga refletir isso, qualquer dúvida sobre a evolução é só perguntar, é um prazer poder argumentar, mesmo com provocações, ah e quero assinar seu diploma, viu "professor"???

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

Marcos

Agora gostei e demais.
Gosto de te ver assim, mas mesmo assim, foi um pouco duro demais com o pastor. Poderia pegar mais leve.
Acredito que diante do conhecimento demonstrado, ele nem volta mais para contra argumentar.
Você vê como posso te elogiar e sem constrangimentos.
Aurora

Anônimo disse...

"PQP" marcão o pastor deve ter perdido ate o dizimo agora kkkkkkk
Valeu garotooooo

Anônimo disse...

uma pena quem não acredita que a religião possa ser questionadora. frei betto, leonardo boff e demais companheiros que foram comunistas - pastores, na época da ditadura militar... que, realmente estiveram diante de armas e de tortura em quartéis.... lamentável não reconhecer o mérito e a memória destas pessoas, bem como utilizar argumentos não teológicos para conversar sobre algo tão fundamental para o ser humano que é a fé. ana bia andrade

Mafuá do HPA disse...

Ana querida:

Nem todos desmerecem o papel de Boff, frei Beto (o frei, não o padre), Padim, Casaldaliga, Helder Câmara, Ernesto Cardenal e outros. A discussão aqui é outra. Desviar disso é besteira, provocação feita para receber o troco.

Li atentamente a indagação do pastor/professor e a resposta contundente do Marcos Paulo, aguardando agora a réplica do pastor para ver se terá argumentos para continuar o debate. Fora isso, acredito será alfo desnecessário no momento.

Abracitos a todos

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Aurora, agradeço os elogios, mas pode ter certeza que jamais escrevo ou falo para ser elogiado, quero apenas que as pessoas possam refletir, pensar, questionar e estarem livres para lutar. Veja que embora o pastor venha com a falácia de sempre sectária, só foi possivel o debate, argumentar a partir de uma pergunta, seria otimo se fosse na maior parte das vezes assim, só q me atacarem pelo lado pessoal e equivocadamente tem sido uma constante nesse blog, é só fazer uma critica mais forte que aparece varios para atacar e não argumentar, converso muito com meu amigo Henrique sobre isso, é incrivel como as pessoas paralisaram com o absorver cientifico, literário, só discutem picuinhas, não saem do lugar, esse é o grande problema do mundo hj.
A fé não é questionadora, religiões nascem e morrerm com civilizações, eu fui criado em berço cristão, davam a biblia para ler, rezar, mas foi a partir do questionar, buscar evidencias que sustentassem aquela fé que não encontrei nenhuma e vi que tudo era uma farsa e a ciencia era o oposto disso, se a pessoa tivesse nascido na grecia antiga acreditaria em zeus, na dinamarca dos vikings em thor, na india no deus hindu, não há o menor fundamento em acreditar no cristianismo só pq acidentalmente a pessoa nasceu aqui no ocidente, meu vizinho aqui passou pela mesma questão recentemente, era religioso, após muitos debates com ele, ele ousou se auto questionar e foi atrás, viu que não havia nada que justificasse em evidencias sua fé e hj é um ateu convicto. Se eu disser que sou comunista e ateu seria redundancia pq todo comunista de verdade é ateu, nós somos pela dialética materialista, Marx mesmo numa edição do Capital prestou homenagens a Darwin, a ciencia poderia estar bem mais avançada se não fossem as forças obscurantistas até hj a travar a consciencia.
Tenho algum respeito por gente como os citados Frei Betto e Boff, mas não o quanto eu já tive, pois temos que entender que um contexto historico do passado os levaram honradamente a lutar, mas hj eles não são mais o que eram no passado, o Fausto Wolff fez uma critica legal uma vez ao se referir ao frei Betto, algo como "não deve ser fácil pra ele ser padre, largar as benesses da igreja", sacam isso?? Comunistas eles nunca foram, simpatizantes sim, mas hj tb estão inseridos numa certa burocracia, o que falta é isso primeiramente, a crítica, o questionamento, se tivermos isso, o levante vem naturalmente pq a propria consciencia leva as pessoas a isso, mas um debate com argumentos será feito sempre?? A contaminação sectária está demais, é como uma charge do Laerte onde um homem está sentado num banco da praça lendo um livro e ao redor dele uma multidão com um cara no megafone dizendo, "ei vc com o livro, vc está cercado de ignorantes, solte o livro e levante com as mãos na cabeça, é por aí a sociedade, jogue a boa literatura no lixo e preencha os vazios com a fé, e teremos uma nação como está, inerte, podem até aposentarem o exército.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

Não preciso que assine meu diploma querido irmão, ele está muito bem assinado.
A existência do Divino está em um todo, a harmonia que regula os mecanismos do Universo patenteia combinações e visões determinadas e,por isso mesmo, revela um poder inteligente. Atribuir a formação primeira ao acaso seria um contra-senso,pois o acaso é cego e não pode produzir os efeitos da inteligência. Um acaso inteligente não seria mais o acaso. Pela obra se reconhece o artista. Pois bem! Vede a obra e procurai o artista. É o orgulho que engendra a incredulidade. O homem orgulhoso nada quer ter acima de si.

"Assim é a revelação celeste no coração humano. Se não purificamos o vaso da alma,o conhecimento, não obstante superior, se confunde com as sujidades de nosso íntimo, como que se degenerando, reduzindo a proporção dos bens que poderíamos recolher. Em verdade,Moisés e os Profetas foram valorosos portadores de mensagens divinas, mas os descendentes do Povo Escolhido não purificaram suficientemente o receptáculo vivo do espírito para recebê-las."

Pr. Aldo Peroni

Anônimo disse...

CARO PASTOR ALDO

Li primeiro sua indagação.

Achei que havias colocado o meninão na parede.

Depois li a longa resposta dele, da qual não entendi muita coisa, pois sou leigo nesse tema.

Agora volto a ler algo de ti e fico triste.

Primeiro porque não respondeu nada do que o meninão lhe indagou. Ele lhe disse algo estranho que não domina e não quiz entrar nessa seara?

Sua resposta é só versando sobre a religião, mas desmerecendo totalmente a ciência. É isso mesmo? Parece nem ter dado importância nenhuma a tudo o que ele havia lhe respondido? Por que?

Deixo outra pergunta: Como quer que ele passe a olhar o que achas correto como o certo, se não faz o mesmo com ele? Reconhecer algo no outro também é algo religioso.

Pensemos nisso tudo antes de acirrarmos a questão.

Eu quero entender melhor os dois lados antes de me posicionar. Não é melhor assim?

Não participei até agora de nenhum debate nesse blog, mas acho que esse está elucidativo. Achei pelo google sobre esse tema onde procuro me atualizar. Acredito que possa haver crenças religiosas que acreditam em algo supremo, mas deixando de lado o criacionismo, algo inventado pelo homem e que estão a nos fazer acreditar como verdade suprema.

Que religiões, onde posso encontrar cultos que não falem disso, ou até desmereçam isso como líquido e certo?

Parabéns, sr Henrique.

Manuel Dias
São Paulo SP

Anônimo disse...

Pastor, vc não está argumentando, isso é pregação, mas não surpreende pq em todos os debates é para isso que recorrem os religiosos. Nenhuma virgula sua sobre o flagelo foi citada, se foi esclarecedor para ti, ótimo. Agora, novamente vc volta ao papo furado de quem nunca se atreveu a ler um livro de ciencias, primeiro que, as leis da física no universo não são uma "inteligencia", são constantes que proporcionam as estruturas como as conhecemos, não é harmonico, o universo é um lugar extremamente violento, imenso, cheio de lugares que nos matariam instantaneamente, não chame isso de inteligente, nem mesmo vc ocupar um sistema solar inteiro com formações estelares que nem deram certo, isso não seria trabalho de um projetista inteligente correto pastor??? Nem mesmo a vida neste planeta ou em qualquer outro é algo projetado, inteligente, como escrevi aqui um gene é parte do DNA que codifica proteinas, e isso é uma constante e não projeto, pois estamos sujeitos as doenças, mutações mal feitas, tudo isso meu caro, vc precisa de N fatores para desenvolver microorganismos, e quem disse que o universo é o acaso?? A ciencia não diz isso, as coisas começam simples e evoluem para algo mais complexo, e isso depende dessas constantes, com certeza temos um grande número de universos onde os valores dessas constantes não são os mesmos, portanto podem não desenvolver nada como podem desenvolver diferente do nosso universo onde temos essas constantes das leis da física, não há nada de inteligente nisso ou projeto, apenas constantes. Agora sim somos parte de um todo do universo, crescemos com ele e compartilhamos da quimica que se encontra abundante neste universo, como falei, não coloque o ser humano num patamar superior, divino, isso é pensamento de 2 séculos atrás, com o DNA sabemos que dividimos as mesmas estruturas e necessidades com todas as espécies, Darwin destronou deus meu caro ao mostrar aos humanos o seu lugar na natureza, a ciencia deve ser exaltada e não o vazio das mentes da fé, pois qualquer um que estuda as religiões perceberá o braço do estado opressor, sou sim como Richard Dawkins um inimigo declarado das religiões e não há uma em que se encontre algo diferente, pois foge das evidencias, veja como as pessoas cada vez menos conhecem um basico que seja da ciencia, ano passado tive acesso a uma apostila do colégio batista, é assustador os absurdos ali ensinados, qualquer país sério todos os academicos ali estariam presos, tamanho atentado a ciencia, esse mundo da fé, dos livros de "auto-ajuda", do "segredo do sucesso e da felicidade" estão minando com a resistencia, eu aprendi a ser critico, ouvindo gente como Lennon, Brizolla, Che e tantos outros que falavam sem contemporizar nada, criavam polemicas e seguiam firmes, hj qualquer coisa que saia do script, pronto, já é radical e tem que ser banido, mas jamais calará minha voz, sempre contra o obscurantismo, meu caro.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação