segunda-feira, 18 de julho de 2011

INTERVENÇÕES SUPER-HERÓI BAURUENSE (08)

CERRADO PADECE NAS MÃOS DOS DEVASTORES DE TODAS MATIZES
O cerrado é nossa vegetação nativa e alvo de predadores e dilapidadores de todos os quilates e calibres. O entorno da cidade já está parecendo uma desdentada boca, tal o desmatamento desenfreado e quase sem fiscalização. Irregularidades é o que não faltam. Fumaça é vista regularmente pelos quatro cantos. A justificativa é sempre a mesma: “Não podemos impedir o avanço do progresso”. Não fosse somente a ação de invasores, posseiros e da especulação imobiliária, hoje parece estar em moda mais uma justificativa para alavancar o avanço das moto-serras sobre a mata: “Precisamos de mais e mais áreas para ampliação do parque industrial bauruense”. Mas como, pergunto eu, se nem os anteriores foram totalmente preenchidos e os muitos vazios urbanos existentes comprovam ainda existir muitos outros locais onde essas indústrias poderiam ser levantadas? Mas não, o que querem mesmo é continuar avançando e derrubando o que ainda nos resta de mata nativa.

Como combater isso se até nossos doutos e devotos vereadores parecem estar do lado do serrote? Só mesmo um intrépido e perspicaz GUARDIÃO, investido em seus super poderes de herói para estancar esse mal e segurar de vez a ação do machado, impedindo que a devassa continue. Se não existe mais consciência ecológica, se o dinheiro é mesmo a mola propulsora de tudo e todos, que alguém com poderes supersônicos se alevante, pois do contrário muito em breve nem um mero matinho avistaremos para nos sombrear o cocuruto. Debater seriamente a questão, parece estar fora de cogitação, assim sendo, GUARDIÃO NELES!

Obs.: o Guardião é criação do desenhista Leandro Gonçalez (http://www.desenhogoncalez.blogspot.com/ ) e na idealização das atuais charges conta com a colaboração desse mafuento blogueiro. Aos domingos a charge sai de forma antecipada no seu blog e na segunda, por aqui.

3 comentários:

Anônimo disse...

Caro Henrique, toda generalização é muito perigosa. Nosso mandato tem defendido a Lei de Preservação do Serrado de maneira prática. Fizemos isso quando combatemos emendas ao PL que demarcava o perímetro urbano que autorizava desmatar. Conseguimos. Combatemos para retira a Fazenda Boa Sorte da área urbana (fomos derrotados por maioria).Temos dois projetos que serão votados pela Câmara: IPTU Progressivo no Tempo e o Relatório de Impacto de Vizinhança que pode dar uma grande contribuição para barrarmos a especulação desenfreada. Faço este registro, porque dentro dos limites que temos na atuação como vereador temos travado este combate quase de forma solitária. Seria muito importante que setores da sociedade se oerganizassem para esta luta. Muitos gritam, bradam, mas se recusam a combater, a se expor. Outros, se curvam aos interesses dos donos do poder.Sofrem do Mal de Alzídem. Abraço.
Roque.

Mafuá do HPA disse...

Roque,
O texto não foi feito a ti, apesar da generalização, pois tenho plena certeza de quem se pronunciou favorável a um desmatamento predatório, desmedido e até desnecessário, feito na semana passado foi o vereador Moisés Rossi. Pelo que havia entendido da fala dele, queria simplesmente ampliação de áreas para Distritos Industriais, tudo em nome de um tal de progresso (para quem e com quem), sem aventar uma mínima possibilidade de que se assim o fizesse estaria ajudando na devastação predatória.

Um abracito do Henrique - direto do mafuá

Lidiane Oliveira disse...

Henrique, aqui é a jornalista Lidiane Oliveira. Gostaria de entrevistá-lo. Procurei aqui no blog seu e-mail, mas não encontrei. Poderia entrar em contato comigo? Meu e-mail é: lidioliveirasantos@gmail.com. Acesso o dia todo. Aguardo seu contato, é urgente! Abraços, parabéns pelo trabalho no blog e no jornal Bom Dia.