quinta-feira, 6 de junho de 2013


CARTAS (104)

ATÉ TU CORREIOS? POR ESSA EU NÃO ESPERAVA - carta de minha lavra e responsabilidade publicada hoje na Tribuna do Leitor, Jornal da Cidade de Bauru, edição de hoje.
Cada um tem as suas preferências. Numa simplista comparação entre o atual governo, o de Lula/Dilma com o antecessor, o de FHC, não existe meios de se posicionar ao lado do de FHC, privatista e péssimo administrador, entregando o país quebrado ao seu sucessor. A guinada ocorreu, o país avançou, pagou suas dívidas antes eternas, hoje respeitado, não está mais de pires nas mãos e ante uma quebradeira mundial sobrevive sem precisar abrir mão de suas reservas. Com louváveis posições humanistas e anti-imperialistas se mantém como líder, não pela força, mas por seus acertados posicionamentos. Louvo essa trilha, empolgante.

Poderia estar melhor? Sim, evidente. Quero muito continuar defendendo esse caminhar sempre “adelante”, pois não consigo ver avanço nenhum, por exemplo, com Aécio assumindo o país e junto dele um lado retrógrado e perverso voltando ao poder. Voltariam para acabar o serviço iniciado e o país seria dilapidado num curto espaço de tempo. Bato na madeira só de pensar, mas quando vejo algumas atitudes, pequenas que sejam, do atual governo, coço a cabeça e vejo que algo não anda muito bem, tudo por alguns descaminhos nunca dantes navegados. E pelo visto, provados e repetidos com dolorida frequência.

Sou cliente dos Correios e pouco reclamo desse serviço, custo bom e cumprindo bem sua missão. Uma eficiência que poderia melhorar, nunca piorar. Hoje, ao postar alguns Sedex, perto do horário do fechamento da agência, 17hs, sou informado que minha mercadoria não seguiria mais no dia. “Mas como?”, pergunto. “Bauru sempre foi excelência nesse quesito, com agências funcionando até 20h, algo inédito no Brasil”, concluo. Na explicação quase caio das pernas, justo hoje quando li pela internet que a EBCT – Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos está prestes a comprar o Correios de Portugal. Pensei grande, mercado novo, tudo seguindo a passos largos sempre para frente.

Ledo engano. A moça do balcão me informa que na Regional Bauru e em todas do interior paulista, os Correios terceirizaram o serviço de coleta de cartas e encomendas e o tempo foi reduzido. Dois problemas. Primeiro o serviço piorou, pois teve espaço reduzido e depois, quem deveria dar o exemplo, o Governo Federal, jáprestando e bem o serviço de coleta, dá o péssimo exemplo e terceiriza, algo como uma espécie de início de privatização. Inimaginável para mim, pois entendo que o pregado até hoje é que o emprego tem que ser mantido, mas justamente quem deveria fazê-lo, promove uma terceirização e desvaloriza ou desmonta um quadro existente e atuante. E introduz a figura do terceirizado, sempre ganhando menos do que funcionário de carreira, com menos direitos trabalhistas e mais insegurança. Tudo por um tal de funcionalismo. Dou a isso outro nome, incompetência. Capitularam e com isso, andaram para trás.

Quero continuar a defender Dilma, mas me vejo num mato sem cachorro quando me abordam com o questionamento: “Tá vendo, eles também estão a privatizar tudo”. Não existe justificativa a me satisfazer vendo o que estou vendo, não me venham os Correios com lenga-lenga e nem o Governo Federal com discurso idêntico. Justo numa estatal onde ocorria algo salutar, bom serviço prestado, nem aí conseguem manter o purismo do serviço público executado na sua excelência, quanto mais em outros setores onde os problemas abundam. Quem abre as pernas nessas pequenas coisas, com certeza está a promover um desmonte de tudo o que anteriormente foi motivo de seu próprio discurso de sobrevivência. Diante disso tudo, só me resta indagar os Correios, com o mesmo questionamento do romano Julio Cesar: “Até tu, Brutus?” E mais, essa para Dilma e sua equipe, pois ainda está em tempo de recuar, dar uma banana a decisões neoliberais, além do permitido para quem foi eleito justamente para atuar na contramão do pensamento único.
OBS FINAL NÃO ENVIADO AO JC: Por favor, empedermidos tucanos, não me venham encher o saco, pois nada ainda é igual ao que vocês fizeram ou fazem. Eu queria e muito é ver a Dilma regenerada, recuperada, revitalizada e não se enfiando de cara nesse caminho sem volta.

6 comentários:

Anônimo disse...

Caro Henrique,

Na política não há santo... Só mudam as moscas, sejam de direita, centro ou esquerda.

Num país com mais de 25 partidos políticos, onde apenas 2 se revesam no poder, a "caixa preta" da real situação do país nunca será encontrada ou está muito bem escondida.

Os tucanos privatizaram...
Os petistas terceirizaram...
Poucos ganharam...
E os eleitores dançaram...

Eu da minha parte, continuarei votando, votando, votando... NULO !!!

Abs.

Carmo

duiliodukadesouza@gmail.com disse...

É, meu querido amigo Henrique Perazzi de Aquino, nós, que pensamos e agimos de acordo com a nossa consciência individual, coletiva e histórica, às vezes nos deparamos com essa falta de respeito aos nossos atos e opções. Se agíssemos não pela consciência mas, pela conveniência ou subserviência, não sofreríamos tanto. Creio que a maior tristeza para um ser humano política e socialmente ético, é sentir o sabor amargo da traição daqueles nos quais se confiava um futuro melhor. É a sensação de sentir-se impotente diante da desonestidade dos políticos na política. É, por fim, sentir-se vítima da perversidade que habita o coração e a mente desses políticos que chegam ao poder e acham dicotomicamente ou que nada podem ou tudo podem fazer.

DUILIO DUKA DE SOUZA ZANNI

Anônimo disse...

Quem vota nulo não pode se manifestar, pois o NULO diz que tanto faz quem esteja no poder

Anônimo disse...

Isso vale também para quem se manifesta anonimamente.

Aurora

Anônimo disse...

Henrique
Só lembrando que Correios deixou os tempos de glória para trás...há séculos...pós internet realmente o mundo das cartas não é mais o mesmo.
Dulce Marli Kernbeis

Anônimo disse...

Prezado(a) anônimo(a) “6 de junho de 2013 15:16”:

Parece que você não vive no Brasil. Age como um censor Sírio, Iraniano etc... Criticando minha liberdade de expressão no blog do Henrique, que é um canal altamente democrático à nossa participação/interação, independentemente da ideologia política.

Caríssimo(a) anônimo(a), meu voto nulo nada mais é do que um repúdio pessoal ao estado das coisas que aí estão, pois não sinto identificação com nenhum candidato, mas me expresso como cidadão, pois pago meus impostos assim como você. É meu direito independente de quem esteja no poder !

Sr.(a) Anônimo(a), saiba que a minha opção pela NÃO ESCOLHA de um candidato é apenas mais uma prova de que vivemos em um estado de direito, plenamente democrático, tal qual algumas nações mais desenvolvidas em que, por exemplo, o voto não é obrigatório, o que não é fator impeditivo para uma sociedade avançar em todos os setores, inclusive, pelo simples fato de não haver discriminação contra quem optou em não votar.

Democracia é isso !

Abs.

Carmo