segunda-feira, 17 de junho de 2013

UM LUGAR POR AÍ (37)

“AOS QUE IRÃO À MANIFESTAÇÃO, EM ESPECIAL AOS MEUS ALUNOS:
Os conservadores (ou o que chamamos de direita) querem sequestrar a pauta das manifestações em prol de seus interesses. Isso ficou claro na mudança brusca de opinião de jornais, de revistas e de figuras notoriamente reacionárias que antes criticavam as manifestações, e agora as apoiam. Ficou mais evidente ainda quando vi a foto de "artistas" com o olho pintado de roxo, em protesto contra a violência policial. Não me consta que esses mesmos "artistas" se pintem de “vermelho sangue” quando a mesma polícia mata os jovens pobres e pretos da periferia. Por isso, digo com todas as letras: a causa de Datena, Arnaldo Jabor, Marcelo Tas, Pondé e esses "artistas" não é a causa pela qual lutamos. Eles apenas mudaram de posição porque viram que a manipulação ideológica tem limite e que as pessoas não ficariam apenas na petição online. Pense: eles se dizem contra a corrupção dos políticos, mas se calam quanto à corrupção de empresas privadas; eles reclamam da má qualidade do serviço público, mas são favoráveis à privatização e contra o aumento dos impostos dos mais ricos; eles estão "cansados da violência", mas nada dizem sobre a violência cotidiana a que a população pobre - em especial negros, mulheres e gays - estão expostos; eles são contra a "gastança de dinheiro público" apenas quando se trata dos programas sociais, mas não veem problemas quando o BNDES financia empresas privadas a juros baixos; eles se dizem contrários ao aumento da passagem, mas acham absurdo falar de “tarifa zero” – mesmo sendo algo juridicamente possível. Então, meu caro, não seja idiota: essas pessoas não querem o mesmo que você. Elas não PODEM querer o mesmo que você, pois os privilégios que têm dependem de quão ruim a sua vida continuará a ser. Conservadores, por óbvio, querem conservar e não transformar. Por isso, não é por vinte centavos. É pela construção de um horizonte político que estas pessoas não querem, mas que você precisa acreditar ser possível. Elas não são nossas aliadas. Definitivamente, não são”, professor Silvio Almeida. 


É irreversível, o povo está nas ruas e isso não vai parar tão cedo. De minha parte, farei o impossível e o impossível para demonstrar o que a DIREITA está tentando fazer, convulsionando ao seu modo, culpabilizando tudo no Governo Federal. A oposição brasileira é do tipo de agarrar-se até em FIO DESENCAPADO, só para derrubar esse governo e voltar ao poder, Estão vendo nas manifestações, uma oportunidade de fazê-lo pelas vias anormais. Ou vamos todos para as ruas ou talvez isso possa até acontecer. Faço a minha parte a partir de agora. As fotos abaixo são de agorinha pouco em Bauru, num movimento ainda meio sem rumo, sem lideranças e sem uma bandeira definida. Tudo isso é propício para a chegada de aproveitadores e algo mais do que perigoso no ar. Quero permanecer em permanente vigília.

7 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Henrique, é isso mesmo. O que ci hoje por exemplo: bandeiras enormes do PSTU, que graças a Deus repudiaram, pois com certeza vão querer usar imagens na campanha política do ano que vem. O haddad, o alckimin e a dilma elogiando as manifestações. é muita muita hipocrisia, estamos vivendo a política do Pão e Circo. ACORDA BRASIL 2014
PAULO ROBERTO

Anônimo disse...

Caro HPA a situação está saindo fora de controle. No RS, saiu uma liminar proibindo o aumento da passagem de ônibus, mesmo assim os manifestantes continuam na rua. Esse pessoal que se diz contra a atual política do país, são os mesmos que perderam as eleições para a situação. Estão tomando como mote os investimentos feito para a copa do mundo. Mas, como vc disse em seu texto, esse pessoal que está na rua é o mesmo que apoio privatizações, vota sempre nos mesmos políticos corruptos. Se for um movimento para troca a forma da política no país, que troquemos, sem termos que ficar reelegendo as moscas varejeiras que ha décadas estão no poder. Fiquemos atentos!...
Ademar Aleixo

Anônimo disse...

Eu sempre fui a favor do povo se manifestar,meter a boca no trombone, achei até que demorou, só acho que ñ precisa fazer baderna, quebrar tudo!!! É isso.
Maria José Caniati

Anônimo disse...

...sempre que assisto ou vejo manifestações, penso: ...onde estará o HPA neste exato momento? ...que bom que você esta aí Henrique!
Antonio Carlos Pavanato

Anônimo disse...

HENRIQUE
Perfeito sua analise, acho que nos todos temos que ir para a rua manifestar junto com o povo, e vigiar, pois ninguem sabe ao certo que rumo este movimento ira tomar!
EDUARDO COIENCA - AMERICANA SP

Anônimo disse...

QUEM TEM O "RABO PRESO" A ESTA ALTURA JÁ PERDEU O SONO...
JOSÉ LUIZ SCHUBERT

Anônimo disse...

Henqrique sem palavras para ouvir o besteirol de professor sobre o assunto........uns rancorosos dizem que a Educação está assim, por causa as Dilma, mandam seus alunos, que não possuem o menor respeito por eles, ir para a praça manifestar indignação contra a corrupção do país..........não informam não dão texto da ditadura para ler........não fazem debate, sobre os riscos que a democracia corre.

Esse aí foi ótimo.

MARA ROCHA