sexta-feira, 14 de junho de 2013

CENA BAURUENSE (108)

A COMIC É A CARA JOVEM DE SEU JOVEM REALIZADOR – PONTO POSITIVO
Uma rápida escrevinhação para essa sexta, pois a rua me espera para atividades outras.

Desde ontem está rolando o 4º COMIC FAN FEST, no saguão do Teatro Municipal de Bauru, ali no conglomerado da Nações Unidas. A programação é toda gratuita e conta com muitas oficinas, palestras, games, cosplay, livros variados com temática de HQ, roupas e buttons. Dentro da Galeria de Arte, no primeiro andar foi montado um aparato de recepção do público, com lojas variadas, mas o mais interessante é o público que eventos dessa natureza atraem. Eles vem em busca de games, RPG, jogos, oficinas e um algo aindasendo desvendado, reencontro para troca de ideias. Certa vez, ainda mal informado, invoquei com meu filho pela fixação nos HQs. Não me respondeu nada, simplesmente me passando alguns para ler, escolhidos a dedo. Pronto, fiquei apaixonado e hoje, assim como ele adoro eventos como esse. Além de ler a a maioria do que me cai às mãos sobre o tema.

O universo das HQs é de imensas possibilidades e ali se encontra de tudo. Quem imagina que o conteúdo é limitado, está redondamente enganado e perdido no espaço. Nada escapa ao crivo dos autores. Esse um mercado sempre em expansão e já era mesmo o momento da Secretaria Municipal de Cultura, que por anos realizou o evento e o interrompeu por outros, proporcionasse seu retorno. E pelo visto ele ocorre de forma triunfal. Casa cheia.

Ariane Barros, uma das organizadoras, ontem me confessava que todos por lá tem ciência que, por mais divulgação que ocorra aos eventos, a frequência é pequena. No COMIC, já no primeiro dia ela estava surpresa como em eventos dessa natureza surge um público novo, renovado, surgindo mesmo quando a divulgação não é tão intensa. Daí o acerto de se investir em outros e mais outros. Que assim ocorra.

Olhando para o evento num todo e aqui do lado de fora, poderia citar como realizadores o secretário, mas prefiro me ater a uma pessoa, abnegada e com os olhos totalmente voltados para que o mesmo pudesse ocorrer sem incidentes. Falo de NILSON JUNIOR, um sempre jovem servidor municipal, desenhista como poucos (minha caricatura na abertura do blog é dele), traço consistente, que já fez de tudo por lá, desde praticamente ser uma espécie de faz tudo na Gibiteca, depois comandou a Biblioteca Central e hoje bate nas onze, faz de tudo e esse evento tem a sua cara. Impossível dissociar um do outro. Até Gonçález, desenhista e criador do personagem Gaurdião lá estava promovendo uma oficina de caricatura e com cadeiras quase todas ocupadas.


Esse é um dos eventos que alguns servidores lá lotados fazem com gosto, um desdobramento de encher os olhos e quando isso acontece, tem tudo para dar certo. Do lado de fora, rola um final de semana, com algumas possibilidades, mas aposto nessa com das melhores do final desemana. Leiam mais no http://www.facebook.com/events/489199234473092/?fref=ts

5 comentários:

Anônimo disse...

E ESSE QUARTETO FANTÁSTICO, SERIAM POR ACASO SUPER HERÓIS DE ALGUM HQ DA MOSTRA?

TEM UM AÍ QUE NÃO LEVANTA VÔO DE JEITO NENHUM.

PIADINHA. GOSTO DELES TODOS.

SAMUCA

Anônimo disse...

Henrique

Passei por lá ontem e volto hoje e amanhã. Tenho muitos elogios a fazer e uma só reclamação. Ela é simples. Ninguém vive de brisa. Convidar pessoas para fazer oficinas, gente de ponta no tema da comic, mas eles precisam receber cachê e não somente serem convidados graciosamente. Falta esse lado mais profissional. Fica o toque, pois se os pontos comerciais foram vendidos, porque não se usa isso para pagar os oficineiros. Profissionalismo tem que ser completo, de cabo a rabo. Vou curtir muito o evento hoje, pois a galera toda que conheço já disse marcar presença.

Prefiro não citar meu nome, uma vez que o blog permite isso. Entenda. Melhor assim.

Elson Reis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Elson Reis disse...

Você tem razão Henrique, esse evento já estava mais do que na hora de retornar, estávamos tentando desde o ano passado, mas graças a Deus esse ano deu certo, aliás muito certo mesmo...tanto que estamos pensando em realizar, ainda esse ano, um outro evento para atender a esse público. Quanto ao empenho da equipe, nesse caso representada pelo Nilson, são sempre fundamentais para que qualquer evento tenha sucesso ou não, parabéns e obrigado a todos os amigos funcionários envolvidos.

Dois esclarecimentos precisam ser feitos. Primeiro que os espaços não são vendidos, são disponibilizados gratuitamente aos expositores convidados. Segundo esclarecimento é que, se em algum instante, o "gracejo" sobre um integrante da foto "não levantar vôo" ter sido para este que vos escreve, engano seu, pois não há nada que um bom motor de 747 não possa resolver...Grande abraço.
Elson

Anônimo disse...

Sr secretário

Passei a admirar mais o evento quando li o qye escreveu, afirmando que os que lá comercializaram produtos tiveram todos seus espaços cedidos. Vi que que estavam ali comerciantes que realmente são ligados ao tema. Parabéns.

deixo uma pergunta:
Por que não arrecada com esses da próxima vez um certo valor para remunerar os convidados que fazem oficinas durante o evento?

Não é um boa idéia?

ALVARENGA