quinta-feira, 20 de junho de 2013

DROPS – HISTÓRIAS REALMENTE ACONTECIDAS (90)

ALGUMAS HISTORINHAS GERADAS PELO MOVIMENTO “VEM PARA AS RUAS” (ISSO PARECE COISA DA FIAT!)
Encontro no elevador logo pela manhã uma estudante, com uma blusa estampada “ENGENHARIA UNESP”. Querendo ser cortês lhe pergunto: “E a greve, como anda?”. Com um maroto sorrisinho me responde: “Eu não estou em greve. Engenharia dificilmente entra em greve, estou tendo aulas normalmente”. Não lhe falo mais nada, fico só a matutar e entendo mais um pouco dos motivos dessa geração estar cada vez mais preparada para o “mercado’ e cada vez também mais “desumanizada”. Só pensam na profissão, sucesso profissional e em mais nada.

Tenho um amigo comunista de verdade, o Marcos Paulo, intitulando-se Comunista em Ação e ao papearmos sobre esse quebra-quebra nas ruas, atos de vandalismo foi preciso na resposta: “Isso não tem nada a ver com luta por um ideal. Socialista e comunista são além de tudo preservacionistas para não causar danos à população que mais necessita dos serviços públicos. Esses vândalos possuem um ideal, o fascista. Eu quero derrubar o regime, o sistema, mas nunca destruir o bem público”. Dei um baita abraço no gajo.
Outro amigo é comerciante e revende produtos para essas
 galras que estão nas ruas, as tais tribos. Paro-o para uma conversa e ouço: “Você nem imagina como agem essas tribos. No facebook tem um grupo fascista, cujo líder tem 16 anos e na capa uma foto dele diante de um túmulo integralista e fazendo o sinal ao Anauê. Reverenciam o Mussolini e pregam abertamente contra as minorias. O que acontece hoje é bom, além de devolver o povo às ruas para mostrar que não somos nada unidos, tem um monte de maluco misturado no meio e pregando aberrações. E eles estão crescendo, sem ler nada, só incorporando essas ideias que seus líderes vão passando. Os mais jovens entram achando tudo bonito e por se mostrarem diferentes, são provocadores, causam”.

Nas ruas na segunda passada, 17/06 encontro encostado numa parede uma pessoa muito próxima, conservadora até a medula e fico espantado: “Você aqui?”. Eis sua resposta: “Você sabe sou contra esse governo e só estou aqui porque minha filha quis vir, não pude impedir e estou aqui vigiando ela de longe. Ela é muito bobinha, mal conhece o centro da
 cidade, mas foi convocada pelos amigos no facebook. E ela depois que liguei umas três vezes, desligou o celular e não sei onde ela está no meio dessa confusão”. Deixo ele preocupado com a filha e não conseguindo prestar a atenção em mais nada ao seu redor.


Essa não é do movimento, mas ilustra bem esses nossos tempos. Um conhecido está procurando uma quitinete para alugar e me liga para contar sua história: “Achei uma dentro do que queria e posso pagar. Fui na imobiliária e como não tenho fiador, me propus a pagar o ano inteiro antecipado. Sabe o que o dono me disse? Só trabalhamos com fiador, negócios dessa forma não são confiáveis. E não fechou comigo. Estou indignado, precisava compartilhar isso com alguém. O que fazer para mudar a cabeça dessas pessoas que só pensam em bens materiais?”. Me fez a pergunta quase chorando de raiva e me fez ficar pensando em outra coisa: De que lado estariam pessoas assim dentro do movimento nas ruas, querem derrubar o que?”.
Depois tem uma sobre o posicionamento de alguns conservadores professores e como repassam sua visão de mundo para seus alunos. É longa e merece um texto só para ela.

6 comentários:

Anônimo disse...

Henrique
Adorei esse Sócrates. Mas para ficar melhor tire esse símbolo do anarquismo do peito dele. Sócrates não era anarquista, era socialista e esses, como diz o camarada Marcos, não gostam de quem promove baderna e depredações.

Gostei também da historinha do pai que foi vigiar a filha. Já fiz isso com minha filha, mas depois, claro, tive que deixar isso de lado, pois ela me olhava com uma cara. Hoje, pode ri, é ela que me vigia, para ver onde ando.

Essa da imobiliária, precisa dizer o nome dela, pois existem algumas que aboliram o tal do avalista quando o locatário paga antecipado um número X de parcelas. O cara aí queria pagar um ano e não o deixaram. Trogloditas esses insensíveis donos de algumas delas.

Quando voce conta historinhas fica menos sisudo e de melhor digestão.

Continue.

Aurora

Henrique disse...

RESIDENT EVIL: OS ZUMBIS DO FACEBOOK - texto do militante MARCOS PAULO, do Comunismo em Ação, repassado hoje a mim e como ele não possui e não quer possuir facebook o publico, pois é ótima discussão em cima do tema:

Fica óbvio quando abro a caixa de emails e me deparo com um linchamento virtual tudo por causa de denunciar algo constatado nestas manifestações, que a falta de conhecimento para argumentar algo, um vazio ideológico é fato.

Quero dizer algo a estes e também a camaradas que entraram nessa de gaiatos, não me venham estes que nunca leram um livro sequer, que não conhecem as histórias das revoluções pelo mundo, que nunca vivenciaram uma real manifestação, não sabem o que é passar horas varando a noite numa delegacia por causa de um verdadeiro manifesto de fundo socialista.

Todas as históricas manifestações havia grandes lideranças, movimentos estudantil e sindical no auge de suas atuações, havia bandeiras e um ideal claramente socialista, assim como movimentações do início do MST, estas eram organizadas, denunciavam o sistema e colocavam imprensa e conservadores no mais profundo desespero. Mas quando vejo imprensa, pessoas claramente reacionárias, jovens que não sabem diferenciar um jumento de um extintor de incêndio, que nunca se importaram com manifestação alguma, todos esses apoiando claramente, com tudo o que já vi e conheci, é para entender que uma merda está por vir.

Essa de o povo nas ruas é sempre lindo, é um puta de um clichê furado, a ascensão do nazismo na Alemanha se deu com o povo nas ruas, não foi coisa de golpe de meia dúzia, povo nas ruas, movimentos sociais, e ainda há uma diferença no que acontece aqui, lá havia um ideal e bandeiras definidos, aqui o fascismo usa máscara, é covarde, não se expõe para denunciar e incitar as pessoas ao nada, é um anônimo no facebook.

Foi de assustar o que vi num dos dias em São Paulo, um bando de reaças nas ruas, uma clara aproximação da classe média e burgueses, essa coisa de apartidário, sem bandeiras e ideologias, é o campo fértil ao fascismo moderno, vocês estão alimentando o ovo da serpente sem perceber, muitos fazem a comparação com a chamada Primavera Árabe, mas esta foi uma primavera sem flores, exatamente como estão fazendo aqui, um quebra-quebra nas ruas sem direção e algo nefasto e obscuro nascendo do ovo da serpente.

Revolução não cria caos, o capitalismo sim, recebo mensagens de gente chamando a sair quebrando tudo, gritando por caos total, são os acéfalos, zumbis do facebook, das redes sociais, e o que é grave, posam de revolucionários ao lado da imagem do Che Guevara, desconhecem a ideologia, desconhecem o próprio Che, aprendi com ele e a dialética materialista, que nunca, nunca devemos colocar o impulso na frente da razão, Che também dizia sobre a revolução do indivíduo, a formação do ser comunista, do homem novo, que haveria de estudar a obra marxista, trabalhar e pegar no fuzil quando necessário, nenhuma, digo nenhuma revolução na história do mundo se deu sem organização de um movimento, de um partido e lideranças, tudo é parte de um processo histórico, nada é de repente, a revolução cubana por exemplo, do começo da luta pela independência do país com Antonio Maceo, José Martí, houve um período de quase 100 anos até a vitória da revolução em 1959, de Baraguá a Sierra Maestra, mas veio de uma construção de um ideal dentro de um processo histórico a criar um ambiente sócio-cultural propício a acontecer uma revolução. Fidel Castro uma vez perguntado pelo Ignacio Ramonet o que definia a personalidade e ideais de Fidel, o comandante respondeu, "Meus ideais são de Marx e meu caráter e espírito de luta são de José Martí", há nele claramente ideais, referências históricas, assim como havia no Che, no Marulanda na Colômbia, como havia na Frente Sandinista na Nicarágua, no Exército Zapatista no México, na importância de Bolívar para o socialismo na Venezuela.

continua

Henrique disse...

continuação...

Aqui não há nada meus caros, sair quebrando tudo ou gritar sem conhecimento de causa, ideologia, denunciar e lutar contra o verdadeiro vilão, é ser peça de manipulação, chocadores de ovos, uma revolução possui ideais e armas para lutar, os revolucionários sempre procuraram garantir o bem estar dos trabalhadores, sempre existiu uma honra revolucionária, e nada era feito por impulso, esse oba-oba de vamos lá, promover o caos, sair quebrando tudo, destruir com ônibus, a linha 9 da CPTM que ficou um dia parada por vandalismo e fudendo mais ainda com os trabalhadores, isso não é revolução, ver reaças e maricotas gritando nas ruas me faz perguntar, é com esse tipo de gente que você vai se posicionar ao lado??

Jovens de hoje que nada vivem além das redes sociais é compreensível de serem manipulados, mas espanta ver antigos militantes, que viveram uma época, que pegaram os ecos da contra cultura, de um mundo bipolar, hoje parecem que esqueceram tudo e também não estão conseguindo diferenciar um boi de um poste. Uma coisa escancara algo das redes sociais, do facebook que venho dizendo faz tempo sobre um gueto virtual, bastou um clique e um monte de gente que nunca viveu nada, nunca se interessou por política, acéfalos, de repente, bum, todos foram para as ruas, vejam o quanto de informações curtas e aleatórias são processadas diariamente no facebook, nada é aprofundado, são tiros curtos que desviam o foco das pessoas, eu percebo em amigos que antes liam demais, tinham uma visão ampla das coisas, grandes embates, hoje minguam pela rede, esse cenário das ruas lembra do filme Resident Evil, um bando de zumbis tomando conta das cidades destruindo tudo, sem partidos, sem bandeiras, caos total e do caos surgindo a "serpente".

Se é uma primavera árabe que querem, que sejam responsabilizados por restruturar o fascismo do capital, isso é o que ocorre no mundo árabe, é o que ocorre na Europa, onde o quebra ocorre nas ruas, mas sem a base ideológica, como falei antes, o sociólogo Zygmunt Bauman foi preciso ao dizer que os protestos dessa forma, eram de pessoas que apenas queriam fazer parte do sistema e não mudá-lo, você com certeza conhece muita gente que jamais se levantaria contra o sistema, gente que são anti-comunistas e estão nas ruas agora falando de corrupção onde todos na verdade são extensão desse sistema corrupto, tanto no mundo árabe, quanto na Europa está ocorrendo um processo forte de conservadorismo, na crise e sem ideais e armas, o capitalismo está se reestruturando em algo ainda mais trágico aos trabalhadores, "parabéns" se vocês trouxas que entraram nesse oba-oba conseguirem o mesmo.

Quero lembrar também quando falam em caos, que a vida no capitalismo já é assim, ao invés de ficarem neste impulso besta, nesta briguinha de egos políticos, observem uma família que na noite fria vivendo embaixo de um viaduto acende sua fogueira para aquecerem-se, observem quem nasce e vive permanentemente na fome, nas ruas, trabalhadores que vivem explorados, humilhados diariamente, que vivem apenas de sonhos para garantirem a realidade do patrão, muitos miseráveis nem viver mal conseguem, porque tamanha é a desgraça em suas vidas, levar questionamento, denunciar o sistema, confrontar com críticas ácidas que contrariam realmente os interesses de uma corja, fortalecer um ideal a desenvolver um amplo alcance das massas, quem sabe daqui uns 100 anos mais possamos ter enfim nossa Sierra Maestra, mas não será por movimento desorientado, sem bandeiras, sem direção.

continua

Henrique disse...

continuação...

Assisti a entrevista dos líderes do movimento passe livre, é incrível a despolitização de quem se acha tão politizado, mostram uma falta de ideologia, de crítica, quando questionados sobre o poder privado no transporte público, disseram que lutam pela tarifa zero independente se o transporte está nas mãos do público ou privado, que a questão não era os 20 centavos, mas bastou o recuo para dizerem que hoje será dia de festa, tudo muito esquisito, cada hora muda-se o papo, adapta-se ao momento, só lembrando que os manifestos logo irão se cessar, os desdobramentos não serão coisa boa para as pessoas, o capitalismo continuará, os empresários do transporte continuarão a faturar horrores, porque eles nunca perdem e os trouxas continuarão a pagar caro, porque desviar dinheiro público para "compensar" o recuo da tarifa, ainda assim é povo que continuará a pagar e encher os bolsos dos predadores. Vocês tem visto o quanto está custando o litro do leite no supermercado?? O preço do básico do básico dos alimentos?? O quanto estão enforcando o trabalhador em dívidas para saciar os banqueiros?? Alguém viu esses dias atrás enquanto gritavam nas ruas, que o governo deu sequencia a privatização dos portos?? E qual foi um dos grupos a ganhar os portos?? Tcharam, Eike Batista, sempre ele, o maior "trabalhador" do partido dos trabalhadores, quem diria hein?? Que ironia da vida.

E pra encerrar, se querem dar uma de mano quebra tudo, incendeia tudo em nome da pseudo-revolução que nada sabem, quero lembrá-los que tal ato nada tem a ver com a luta e honra dos grandes guerrilheiros heroicos, isso em nada difere daqueles playboys que enchem a cara na tal balada e depois saem chutando placas de transito, quebrando iluminação pública, ou torcidas organizadas quando viajam pra ver jogos saem quebrando, depredando tudo. E aos acéfalos que irão me xingar, nem percam o tempo, só respondo a pessoas com conteúdo válido nas cabeças e que sabem argumentar numa boa troca de ideias, e reforço a atenção aos demais, não choquem o ovo da serpente, lembrem-se dos manifestos nas ruas em 64 no que deu, lembrem-se do outro movimento burguês dos caras pintadas orquestrados pela Globo e a burguesia nacional, lembrem-se no que meteram o país depois na sequencia com a onda neoliberal com o thatcherismo brasileiro, não sejam cegos novamente.

Anônimo disse...

VAMOS EXPULSAR OS CORRU P.T OS DO PT E OS COMUNISTAS DO BRASIL
UH CADE O PT SUMIU
O GIGANTE ACORDOU

Anônimo disse...

ouvi um bela frase agora:

VAMOS DEVOLVER O BRASIL PARA OS ÍNDIOS.....

eu completei,

VAMOS VER SE AGORA ELES QUEREM DE VOLTA......


Sds

Eduardo Lopes