sábado, 28 de março de 2015

BAURU POR AÍ (111)


COMO FOI A MANIFESTAÇÃO PRÓ OFICINA CULTURAL NA BATISTA DE CARVALHO
Hoje pela manhã, concentrados na praça Machado de Mello a partir das 9h30 da manhã e descendo o Calçadão da Batista a partir das 10h20 uma legião de gente conhecida, artistas, populares e interessados nas questões culturais de Bauru. O fechamento da Oficina Cultural Glauco Pinto de Moraes pelo Governo Estadual comandado há vinte anos pelo tucanato é a demonstração de como não se deve praticar Cultura em nenhuma instância. Tudo onde estão prevalesce a truculência, autoritarismo e decisões de cima para baixo. Daí uns se juntaram nas ruas muito bem organizados, gente preocupada ali em Cultura e não na política como ocorre nas hostes estaduais. Tomara que, nos próximos dias o deputado estadual por Bauru, Pedro Tobias não queira se arvorar de Salvador da Pátria, pois ninguém dos seus deu as caras e estamos mais que cheios de jogos de bastidores. Valeu a presença do grupo do Alberto da Capoeira com seu batuque, muitos agentes culturais da cidade, o próprio secretário de Cultura de Bauru, o direto da Oficina Paulinho e essa pá de gente do bem expostas nas fotos. Fiz questão de retratar nos meus flashes as pessoas que lá estiveram. Elas são a cara dessa cidade e representam vários dos seus segmentos. Foi um belo reencontro com muitos e muitas nessa manhã de sábado. Amanhã, mais uma manifestação, mas na Getúlio, praça da Copaíba, lugar que após o lá ocorrido no último dia 15/03, fica marcada como local de aglutinação de interesses outros que não os da maioria da população. Daí, encerro minha participação hoje com a publicação dessas fotos. Que todos e todas não se deixem levar pelo canto da sereia e estejamos todos focados pela continuidade da Oficina e se isso ocorrer, numa reesruturação interna e externa. Bauru ganhará com algo novo, com muito disso que vi hoje nas ruas e fluia nas conversas entre os presentes. Ver algo em prol da Cultura nas ruas é sempre bom. Rua é bom pra tudo, inclusive para lavar a alma.


O PONTO ALTO DA MANIFESTAÇÃO CONTRA O FECHAMENTO DA OFICINA CULTURAL GLAUCO PINTO DE MORAES ONTEM NA BATISTA
Subiamos o Calçadão da Batista desde a praça Machado de Mello, a da estação férrea em direção à praça Rui Barbosa, a da Catedral numa justa manifestação e no meio de uma das quadras, todos pararam um tanto estáticos diante de um autêntico artista das ruas e lutas. Respeitosamente ficamos a ouvi-lo atentamente no seu sentido lamento com os acordes de sua chorosa sanfona. Foi para mim o momento mais significativo do movimento, algo tocando lá no fundo de todos e todas: O que pode ser feito de fato e de direito por todos os praticantes de uma original Cultura? Quem souber algo mais sobre esse senhor me diga por aqui, pois quero fazer um perfil com ele lá no meu diário Personagens sem Carimbo - Lado B de Bauru. Com a reprodução desse vídeo o desejo de um bom final de semana a tudo, todas e todos.

Cliquem a seguir para assistir o vídeo: https://www.facebook.com/video.php?v=1036276329735709&set=vb.100000600555767&type=2&theater 
HPA

Nenhum comentário: