quinta-feira, 19 de março de 2015

CENA BAURUENSE (132)


CONSIDERAÇÕES HOSPITALARES DE UM QUASE DENGOSO – QUEM EU APLAUDO, UMA DAS CAUSAS E UMA MENTIRINHA

LADO A - Domingo à tarde comecei a sentir meu corpo ruim. Segunda foi horrível. Na terá tomei o tal do comprimido permitido para portadores de dengue, Dipirona. Ufa, foi um alívio. Daí passei a ir seguidamente no Pronto Atendimento da Unimed junto à Beneficência. Com minha última ida hoje, foram quatro vezes. Fiz dois exames de sangue e o diagnóstico não é definitivo. Dizem que no sábado, após o terceiro exame, acreditam terei uma resposta. Mas falo de algo surgido e me dizem: é dengue. A doutora de hoje, ao ver o que lhe mostrei, diz e com os exames de minhas plaquetas despencando pelas tabelas que os caminhos levam para a dengue. Ontem a mesma coisa disse a outro médico (já passei por três diferentes) e ao olhar para mim e com o papel do exame nas mãos: “cara de dengue”. Sim, é daí? Outro me diz que é assim mesmo, que devo continuar sendo torturado até o sétimo dia, quando me farão um outro exame e daí o veredicto.
No auge da crise me deram uma injeção nas nádegas desse tal de Dipirona. Suei frio e confesso, foi difícil sair do lugar. Uma dor que de localizada vai se espalhando e quase me travou. Hoje tomei um esperto de um sorinho. Essa tem sido minha rotina na semana. Deixei todos meus compromissos de lado (quase todos, fui em alguns, os inadiáveis) e estou aqui para me justificar pelo sumiço. Temporário, espero. Das condições da Beneficência, pouca coisa a relatar. Voltei sem ser atendido por três vezes e escolhi horários menos agitados. Muita gente com algo muito parecido com o meu. Predominância absoluta de gente com aquela carinha de ruim, encostados por tudo quanto é canto. O que gostei mais não foi tanto do atendimento da Unimed (acho deficitário na comparação do custo beneficio), mas dos funcionários internos, desdobrando-se para o atendimento excessivo de pacientes. Questionado se ocorreu aumento no número de plantonistas, a resposta foi lacônica: “Não, estamos nos virando”. Deles nenhuma reclamação.

LADO B – De quatrocentos e poucos casos no ano passado todo em Bauru, nesse quando nem foi ainda terminado o terceiro mês do ano, já estamos perto dos dois casos. O que mais se reproduz por aí é que estamos passando de cem novos casos por dia. Uma epidemia sem controle. A exclusividade não é de Bauru. Ufa! Existe algo de culpabilidade por aqui, mas o momento é de nesse momento encontrar a solução e resolver o problema e depois ir a fundo nisso. Conto só o que ouvi quando da passagem em casa dessas fiscais residenciais da dengue. Ele me disse que tem encontrado em grande parte das residências um grande número de imensos recipientes utilizados como reservatório de água. Isso se deve à crise no estado, reflexo da pífia atuação do governo estadual na área. O homem pediu para guardar água e muitos o fizeram das mais inesperadas formas e jeitos. Ela disse estar assombrada com o que tem visto e pior que tudo, nenhuma ação do governo paulista assumindo mais um erro e propiciando algum reparo. Danem-se todos, o que vale mesmo é o governador não sair chamuscado na questão. Claro que a culpa não é só por causa disso, mas o agravamento, sim. E a mídia, essa que isenta o Alckmin de tudo, nada expõe de mais essa particularidade exclusivamente paulista. E por fim, uma de Bauru e da Administração Municipal. Não é novidade, mas essa ouvi lá de dentro da salinha de espera, aguardando atendimento da Beneficência. O índice propagado por aí como oficial, os tais dos cem casos dias é auferido somente nos atendimentos na rede pública. Não estão sendo computados os casos cuidados pela rede particular, incluindo essas dos planos de saúde. Não se assustem, mas quando afirmam serem cem casos dia e pelo que tenho visto nos meus retornos quase diários na rede particular, acho que ultrapassamos os duzentos por dia. E como aprendi que mentir é feio, sinto em informar, mas tem gente mentindo para gente, viu!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Minha mãe pegou dengue no começo do mês também. A primeira semana é que foi fogo, depois melhorou. Agora que vc é cheio de dengo não precisava do mosquito pra mostrar rsrsrs humor do dia rs.

Camarada Insurgente Marcos

Henrique disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK:

Léo Lima TE CUIDA MEU AMIGO....E DEIXE DE SER "DENGOSO"
19 de março às 20:21 · Curtir

Fatima Brasilia Faria Melhoras meu amigo.
19 de março às 21:01 · Curtir

Marcia Pestana Mota Foco na imunidade.
19 de março às 21:02 · Curtir

Oswaldo Luiz Oliveira Pensou que era fácil morar do lado do quintalzinho do Seu Carlos e de fundo com aquela merda de oficina. Tbem quebrei minha cara aí Henrique Perazzi de Aquino.
19 de março às 21:06 · Descurtir · 1

Wellington Leite Melhoras, Henrique! Ponha telas nas portas e janelas pra poupar seu pai. Abração!
19 de março às 21:10 · Curtir · 1

Sueli Lima
19 de março às 21:11 · Curtir

Sueli Lima
19 de março às 21:11 · Curtir

Gioconda Aguirre Espero que te mejores rápido. Toma bastante agua y jugo de manzana que te ayudará bastante. Abrazos.
Ver tradução
19 de março às 21:13 · Descurtir · 2

Henrique Perazzi de Aquino O jornal de hoje iniste estarmos com mil duzents casos, mas somando com os casos registrados na rede particular já pssamos de dois mil. Por que não somam tudo? É para evitar o que? Danados nós já estamos. E ninguém bota culpa nenhuma no governo estadual que fez todo mundo ficar guardando algo em baci]oes pelas casas, caixas d'água meio que destamapdas pela quintal. Ele não tem culpa nanhuma/
22 h · Curtir · 1

Helena Aquino cuidado mano ..... descanso, m bom livro e muita água ...potável heim ..... rsss
18 h · Curtir