terça-feira, 17 de março de 2015

RETRATOS DE BAURU (171)


SUZI SILVA E ALGO DA LIDERANÇA NA ATUAL GREVE DOS PROFESSORES
Um dia após a manifestação nas ruas, ocorrida domingo, 15/03, quando o que se viu principalmente em São Paulo, não foi algo clamando contra a corrupção, mas só e tão somente por impeachment e Fora Dilma!, eis aqui uma voz mostrando a existência de outro lado: a dos professores da rede pública de Educação. Decidem por iniciar um movimento grevista no estado todo e a reação do governador demonstra como esse trata os servidores públicos: “Todo ano essa mesma novela”. A frase serve e cairia mesmo como uma luva para ele, que ano após anos, vinte anos instalados no governo estadual deixaram a Educação chegar na situação atual. No exato momento onde tudo conspira para encobrir desmandos de um e linchamento de outros, eis aqui uma corajosa de plantão.

SUZI SILVA é professora da rede pública estadual e dirigente do sindicato da categoria, a Apeoesp em sua regional Bauru. Está no comando há alguns mandatos, com dedicação quase exclusiva para as atividades sindicais. Final de semana esteve à frente de um grupo de professores que estiveram em SP decidindo pela greve e ontem estava na Tribuna Livre da Câmara Municipal, deixando claro dos motivos necessários para a eclosão do movimento. Não se assustem, Suzi não é petista. Milita sim pelo social, estando engajada em todas as lutas de sua categoria, independente da bandeira partidária. Os motivos para se aderir a uma greve extrapolam isso, mesmo que muitos hoje insistam em fazer questão de associar greve com PT (Será que nem isso é mais permitido?). Como é triste isso. Como se trabalhador não tivesse mais o direito de se organizar. Formada em Pedagogia, turma de 1995, por décadas atuou em salas de aula e hoje, pode ser vista sempre ali na Gerson França, sede do sindicato, ou como nesses dias, nas muitas frentes de luta brigando por direitos e a manutenção de conquistas. A Suzi esbanja simpatia e algo a diferencia de todos os demais pobres mortais: possui o maior tirador de fotos que se tem notícia na face da Terra. Quando diante dele e fotografando, impossível descobrir quem está do outro lado da peça. Uma batalhadora da maior responsa.

Um comentário:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK:

Roberto Claro Suzi tu es uma guerreira e me representa e muito parabéns meu guru Henrique pela bela homenagem a esta gigante das ruas e das lutas.
17 de março às 20:18 · Curtir · 1

Almir Ribeiro Tenho total divergência desta caracterização. Na verdade, eu resumira sua ação sindical em uma única palavra. Que não será dita neste momento em respeito à possível greve dos professores.
17 de março às 20:38 · Curtir · 1

Camys Fernandes Suzy é exemplo de luta!
17 de março às 23:04 · Curtir · 1

Cirineu Zambonatto · 2 amigos em comum
parabens susi, admiravel pessoa .
17 de março às 23:13 · Curtir · 1

Vera Lucia Tamião Gigante das lutas ! Como não concordar ? Parabéns, Suzi !
17 de março às 23:27 · Curtir · 2

Denilze Souza Exemplo de Garra e determinação.Parabéns!!!
Ontem às 02:48 · Curtir · 1

Gaspar Moreira Concordo com Denilze ! Parabéns !!!
Ontem às 10:57 · Curtir · 1

Agnaldo Lulinha Silva Suzi uma Negra guerreira na luta pela Educação
Ontem às 17:04 · Curtir · 1