sexta-feira, 13 de março de 2015

PRECONCEITO AO SAPO BARBUDO (86) e PARTICIPI


DE COMO O LAVA JATO TEM RAMIFICAÇÃO EM BAURU E POUCOS TOMAM CONHECIMENTO - E COMO ALGUNS SE SAFAM

Publiquei isso assim dias atrás, como quem não quer nada, só para informar que Bauru estava no Lava Jata e pior, incriminando Aécio, o indefectível, o impoluto, o ilibado. Vejam:

PERA LÁ - QUERER PEGAR A DILMA DE TUDO QUANTO É JEITO É UMA COISA, MAS DESMERECER QUE YOUSSEFF JÁ PASSOU POR BAURU PARA BUSCAR GRANA É ALGO QUE A MÍDIA NATIVA NÃO DEVIA FAZER - AÉCIO NA PARADA - ISSO É UMA BAITA DE UMA NOTÍCIA - E POR QUE NÃO SAIU EM LUGAR NENHUM POR AQUI??? - Vejam os fatos...
http://www.viomundo.com.br/…/ao-livrar-aecio-neves-de-inque…

Daí ontem enviei para publicação no portal PARTICIPI, meu texto semanal sobre o mesmo assunto. Eis sua reprodução a seguir:http://goo.gl/zXdKqw.

O LAVA JATO CHEGOU EM BAURU: NINGUÉM VIU, NINGUÉM SABE DE NADA
Mafuá também é cultura!

Sexta passada, 08/03 Bauru recebe mais uma notícia vinda da Operação Lava Jato, dessa vez algo bem próximo, ou melhor, proveniente de suas próprias entranhas. Algo já esperado, mas ótimo para avaliações sobre o que é de fato a tal Liberdade de Expressão, Informação, Censura e Aborto de Natureza Política. Vamos aos fatos.

O doleiro Yousseff, principal personagem da citada operação, o malversador número um da nação disse em depoimento na Polícia Federal que havia passado aproximadamente umas dez vezes por Bauru para buscar pessoalmente grana viva, em alta quantidade, para suas negociações intestinas, ilegais e multiplicadoras. Mas como ninguém nunca soube de nada?

Informação com um teor mais do que bombástico deveria estar na manchete de tudo quanto é órgão de imprensa no dia seguinte. A notícia deveria ser disputada a tapa. Os detalhes todos escrachados, esmiuçados e revelados em cada centímetro. Sabe o que saiu publicado? Nada. Minto, a 94FM deu no noticiário da hora do almoço, mas foi só e depois também calou-se. Nada mais.

O fato repercutiu em matérias de canto de página nos grandes órgãos nacionais. Todos dão sempre algo, informam e depois se omitem. Citam, mas como isso não faz parte do alvo principal, tudo o que vira manchete tem que ter um nome no meio, PT. Não tendo, cai nos ostracismo. Com essa não foi diferente. Em Bauru virou silêncio sepulcral desde o nascedouro.

Será porque o caso remete a algo ainda sem solução, sem resposta para a cidade? Vejamos. Tempos atrás, coisas de alguns anos, a Polícia Federal apreende no apartamento do filho do sr Airton Daré, dono de uma das maiores empreiteiras do país, a Bauruense, mais de um milhão em espécie. O dinheiro foi levado, nunca reclamado e a cidade até então não sabia dos motivos da apreensão. Hoje sabe. Furnas, Minas Gerais, governador Aécio Neves e como sempre, Yousseff.
Aprenda a separar o joio do trigo.

Não vou me estender sobre isso. O jornalista Luiz Carlos Azenha produziu um texto didático esmiuçando tudo. Virou referência. Leiam clicando a seguir: http://www.viomundo.com.br/…/ao-livrar-aecio-neves-de-inque…. Esse texto foi lido em todas as redações bauruenses e circula intramuros pela cidade afora. Mas só aí. Fora disso, existe uma ordem: Nada sobre o assunto. E assim está sendo feito. Passados quase uma semana, todos de bicos mais do que calados. Minha modesta pergunta: Se não fosse com um empresário e sim, com alguém, por exemplo, desse partido hoje na berlinda, o PT, a reação seria a mesma?

Escrevi algo ontem e reproduzi o texto do Azenha no facebook. Sabe o que mais me impressionou? Tenho amizades em redações diversas. Três pessoas, todos jornalistas me procuraram pelo reservado e com a mesma fala: “Temos ordem para nada ser dito ou escrito. (...) Me sinto censurado, de mãos atadas”. Entendam como quiser o que venha a ser a tal da Liberdade de Expressão, Informação, Censura e Aborto de Natureza Política. Eu não tenho mais saco para discutir nada. Tô nervoso, vou pescar.

Nenhum comentário: