domingo, 15 de março de 2015

DOCUMENTOS DO FUNDO DO BAÚ (76)


A HISTÓRIA DE ROMEU CAJUEIRO EM BAURU PODE SE REPETIR A QUALQUER MOMENTO – CAÇA A SUPOSTOS E DITOS COMUNISTAS
Enquanto rola lá na Getúlio Vargas um desfile nada cívico e um dos gritos mais ouvidos deverá ser e de “Fora Comunistas!”, aproveito o alvissareiro momento para relembrar o ocorrido aqui mesmo nessa cidade e com grandes possibilidades de repetir-se logo mais nos próximos capítulos dessa intrincada novela.

ROMEU CAJUEIRO é pernambucano e o pai um usineiro naquele estado. Bancou os estudos do filho na Sourbonne, França. O filho retorna com consciência social e tenta mostrar ao pai que, aquela forma de manter os funcionários sob o jugo de um armazém, onde nunca conseguem pagar suas contas é escravidão. Sugere ao pai algo mais justo. Repudiado e chamado por esse de ‘comunista’, brigam e vai tentar a vida no Rio de Janeiro. Consegue um emprego na Noroeste do Brasil e ali, anos depois, começo dos anos 60, tenta implantar o primeiro serviço de aferição da biometria de cada funcionário, um perfil individual do ferroviário, segundo concepções sociológicas. Vai tentando sem sucesso isso ao longo dos anos.

Por volta de 1963, um alto dirigente da Noroeste em Bauru conhece na sede nacional da empresa Romeu, apresentado por pessoas que acreditavam em suas ideias. O bauruense compra a ideia e consegue a transferência de Romeu para Bauru. Foi conseguido mais que isso. Dentro da área onde antes era o Hospital Salles Gomes, altos do Bela Vista (hoje conjunto prédios da MRV, antigo Banuth) foi criado um laboratório só para Romeu implantar seu projeto. Tudo caminhava bem, até o momento em que Romeu se vendo sem muitas atividades na cidade aceita o convite do amigo para irem num final de semana na Hípica. Romeu não jogava bola e enquanto o amigo foi jogar, foi apresentado a um senhor, nada menos que Sérvio Túlio Coube.

A conversa não foi nada proveitosa. Romeu tentou ser agradável e contou a esse sua história. Não sabia ser Sérvio um dos mais empedernidos direitistas da cidade, comandando grupos contrários a qualquer atividade esquerdista. Sérvio disse aos gritos que ele era sim ‘comunista’ e que seu pai tinha toda razão em agir da forma como o fazia com os funcionários. Tiveram que ser apartados. Romeu saiu de lá chateado e não mais voltou ao clube. Não era comunista, queria só algo mais justo na relação patrão e empregado e nem nisso era compreendido por muitos. Continuou tocando sua vida até o momento em que foi dado o golpe militar em 1964. A situação de todos os que se diziam esquerdistas mudou da água para o vinho. Com ele, mesmo não tendo nenhuma atividade dita como subversiva, teve sua vida transformada a partir dali.

Vingativo, Sérvio Tulio passa o nome de Romeu para o delegado Silvio Marques Marques (o abominável homem da perseguição em Bauru), truculento na perseguição a tudo o que podia ter qualquer tipo de conotação ‘comunista’. Viam fantasmas até onde não existiam e dessa forma Romeu foi preso e sem nenhuma possibilidade de se defender. Levado para uma masmorra, jaula sem ventilação, mais de quarenta presos acumulados em precárias condições, comendo em latas e fazendo as necessidades em jornais. Ali permanecia como tantos outros, numa bestialidade proveniente de regimes de exceção. Seu caso era de gritante injustiça e autoritarismo. Uma denúncia totalmente infundada e inócua, bem própria daqueles tempos e dos personagens nela envolvidos.

Esse amigo que o trouxe do Rio sabendo da situação e conhecendo outros delegados conseguiu ir visitá-lo e constatou, além da precariedade da situação, a latente injustiça. Conseguiu com muito custo reverter a prisão e Romeu acabou sendo solto. Desgostoso com o ocorrido não mais quis continuar em Bauru e após alguns contatos conseguiu sua transferência para o interior do Paraná. Ficou lá uns tempos e pelo que se soube ao seu respeito, também se indispôs com a situação enfrentada e vivia situação de confronto, perigo e instabilidade total. Ainda novo, uma vida toda pela frente, cabeça fervilhando de projetos, não resistiu e morreu lá em decorrência de um enfarte fulminante. Não tinha nem quarenta anos.

Viveu em Bauru aproximadamente seis meses. Nenhum resquício do local de seu laboratório existem mais, pois o Salles Gomes foi derrubado. A história porém, sobrevive na memória dos poucos que dele se recordam. Esse amigo daquela época, hoje aposentado, 80 e poucos anos, possui muitos documentos sobre essa passagem em seu poder. Essa história em particular ele se recorda cheio de emoção, primeiro pela amizade adquira com Romeu, depois pelo baita profissional que sabia ter diante de si, depois pela injustiça cometida, nítida e evidente e por fim, por ter a mais absoluta certeza dele não ser ‘comunista’ e sim, simplesmente uma pessoa buscando nivelar as injustiças dentro do mundo onde vivia. Nem isso era possível nos anos de ditadura.

Recordo essa história hoje, dia de uma passeata pela Getúlio Vargas, onde o ‘comunismo’ volta a ser execrado como o pior dos males do mundo e daí, talvez a um passo de todos com essa pecha voltarem a ser denunciados de forma vil, atroz, inconsequente e perniciosa. Esse um dos vitais motivos porque quero distância de participar de algo cujo comando tem por nome agrupamentos como Movimento Brasil Livre e Direita Bauru.

Histórias como a de ROMEU CAJUEIRO existem aos borbotões. Não podemos deixar que elas se repitam.

RESTABELECIDA A VERDADE SOBRE POLÍTICA INTERNACIONAL – UFA!!!
Algo muito me incomodava desde a semana passada. Hoje o restabelecimento da verdade dos fatos. Os tais que organizaram o ato de hoje pelo impedimento da presidenta e pelos privilégios de todos continuarem sob um comando único, indissolúvel estiveram na redação do JC. Lá um deles, o estudante de Relações Internacionais, Vinícius Bessa, 26 anos, disse isso à reportagem do JC: “...o país está sem credibilidade mundo afora”, dentre outras barbaridades. O cara estuda política internacional e não havia visto nenhum avanço nessa área, justamente uma onde ocorre uma das melhores atuações de toda nossa história. Não consegui entender como alguém, nível universitário conseguia desvirtuar tanto, chegando até a mudar a história, tudo para atender seus interesses políticos. Não me segurava nas calças. Hoje pela manhã, ao abrir o JC, na sua seção de cartas, a Tribuna do Leitor, algo recoloca tudo no seu devido lugar. Ufa!!! Criticar Lula e Dilma eu posso fazê-lo a todo instante (e faço), mas mentir, falsear a verdade e até mudar a história é algo deprimente. Vejam o belo texto reestabelecendo a verdade: http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=237976
Coisas dominicais do HPA

5 comentários:

Anônimo disse...

Meu Caro
Henrique Perazzi de Aquino.
Porque quando o lado dos pobres coitados guerrilheiros contam sua história...
não falam que raptavam, matavam, roubavam bancos... destruiam propriedades publicas e particulares...destruiam vidas, inclusive a deles...
Isso os pobres bandidos não contam...
Waldir Noronha de Oliveira

Anônimo disse...

Os dois lados estão falseando a verdade, mas isso nem vou perder mais tempo, estou escrevendo algo forte e com base para enviar nos próximos dias na tribuna, aguarde.
E fique sossegado se alguém começa a caçar comunista em Bauru, pois o que sobrou é faixa preta de Karatê, discípulo do Mestre Cyborg, capaz de quebrar blocos de tijolos com um único golpe, imagina só cabeças??

Camarada Insurgente Marcos

Anônimo disse...

E ai seu comunista filho duma cadela, sua hora esta chegando! Vou te cata e estourar esse sua cara de comunista seu filho da Eni... Seu 4 olhos do inferno, ESTA CHEGANDO! E ISSO NAO É UMA AMEAÇA, ISSO É UMA PROMESSA!

NUNCA VAI CANSAR DE DEFENDER O INDEFENSIVEL, SEU ALIENADO, SEU ESTRUME ATE O TITO MADI JA HAVIA RECLAMADO DE VC... SEU ESCROTINHO.

Chega de fica alisando e sorrindo p vc na rua! vou quebra sua cara inteira e vai a sua e de quem tentar impedir...

O povo de Bauru e da periferia esta cansado de gentalha como vc!

ja o camarada insurgente eu me lembro bem, sua mã fazia ponto perto da rodoviaria, las pelos inicio dos anos 90, seu pai virou traveco e depois da opração voltou a ser homem e adotou o nome de HPA!

tb te aguardo para a batalha campal, seu monte de estrume ambulante.

Nao sera o povo que vai caçar comunista, vai como antigamento, o EB, a Marinha e a Aeronautica, vao buscar em casa e debulhar no pau de arara e c ctz nos veremos por la tb... altas diversoes nos poroes..

Ja seu filho temos grandes planos para que nao sejam imundos como os pais...

ass.

C18 - SP

Anônimo disse...

chutar su culo su cabron su puto! venga a la bolivia ver bolivarianismo tu hijo de puta! vai apanhar mucho!

estas muy viejo e quedara en la UTI

y alaputcha de la su madre como estas

Anônimo disse...

v ai toma no seu cu comunista aidetico!