terça-feira, 24 de março de 2015

UM LUGAR POR AÍ (65) e PARTICIPI


O FIM DA OFICINA CULTURAL GLAUCO PINTO DE MORAES

Incoerência e falta de planejamento. Essa a marca do atual governo estadual não só no quesito cultural, em tudo, mas evidenciado nesse momento com a divulgação do fechamento de algumas de suas antológicas Oficinas Culturais espalhadas pelo interior do estado.


Vejam o caso de Bauru. A Oficina, como é sabido está localizada lá na rua Amazonas, onde antes já havia sido uma escola estadual e depois até a Delegacia Regional de Ensino. Por ser prédio público estadual para lá foi transferida nossa Oficina, com adaptações e funcionando ali até bem pouco tempo. Devido a esforço magnânimo dos agentes culturais locais foi conseguido junto aos órgãos estaduais a completa reforma do local. A reforma foi iniciada e está em pleno funcionamento e todo o operacional da citada Oficina foi transferido para imóvel alugado à Rua Rio Branco, uma quadra acima da Prefeitura Municipal de Bauru.

Daí minhas perguntas: Foi ou não um total descalabro financeiro, administrativo e demonstração inequívoca de falta de planejamento o anúncio ontem da desativação da unidade? Claro que sim. Primeiro, se houvesse algum planejamento não seria dado início à reforma total das antigas instalações. E como ficam as instalações com a reforma pela metade? Serão paralisadas? Outro ponto, no primeiro aperto a primeira providência sempre é eliminar algo cultural. Isso me parece bem dentro do pouco caso como o tucanato toca a questão cultural no Estado. Com esses não existe diálogo, decisão tomada e sempre de cima para baixo, sem nenhuma possibilidade de interpelação. Se ocorrer alguma, podem ter certeza, nenhuma ocorrerá pelas instâncias internas, pois todos por lá de cagam com seus superiores. Algo ocorrendo, terá que vir das ruas e lutas, da cidade e seus artistas.

Eu não tenho mais saco para mobilizações junto a esse insensato Governo estadual. São insensíveis até a medula e, sinceramente, não sei como até hoje ainda perdura por aqui a Virada Paulista, pois é mais do que sabido que sempre priorizaram fazer Cultura nas cidades onde existe o mando do partido deles. Tudo o mais é relegado a um segundo plano, sem tirar nem por, vide a programação reservada a BAuru nos últimos anos. Os vejo sempre com sérias restrições e desconfianças no quesito cultural, comprovadas a cada nova ação desse tipo. Cá do meu canto só tenho a lamentar profundamente, principalmente pelo projeto de reforma pela metade. Acho até que a Prefeitura Municipal de Bauru ou mesmo um agrupamento de artistas locais deveria assumir a dianteira e se dizer interessado em administrar o espólio da Oficina e nas instalações quase reformadas, pois pelo que sei, lá terá amplo auditório, teatro ampliado, área de lazer externa e interna e salas variadas de multiuso. E isso não pode ficar ocioso e abandonado. Bauru precisa assumir isso e já, dando uma pernada no que o estado alckmista acaba de fazer com a cidade.

BAURU E O MUNDO NÃO ESTARIAM PRECISANDO DE ALGO ASSIM?*
*Texto semanal desse HPA para o portal PARTICIPI:
Quando vejo as já esquentadas negociações e movimentações visando o cargo máximo da Prefeitura Municipal de Bauru, ou seja, uma fraticida e intestina disputa para saber quem vai ser o próximo prefeito de Bauru, penso imediatamente no que ocorre na cidade de Dresden, na Alemanha.

Leiam isso: http://www.cartacapital.com.br/…/drag-queen-concorre-a-pref…

Eis a solução definitiva para nossos problemas. Sua promessa eleitoral é simples, reta e direta: curar a alma ferida da cidade. "Quero ser a tia de Dresden, a mamãezinha, sua melhor amiga. Quero que todos venham e chorem no meu ombro e, então, se sintam melhor a respeito de tudo", afirmou Liqueur em entrevista à DW.

Bauru não estaria nesse exato momento necessitando de alguém como uma boa e velha tia, sempre pronta a colocar nossa cabeça no colo e onde pudéssemos chorar a cântaros? Pois então que surja uma candidata no estilo dessa tia alemã, a Lara Liqueur, DJ profissional e drag queen.

Sou pela colocação de um coletivo divã no gabinete da Prefeitura e à disposição de todos da comunidade bauruense. Quero entrar na fila desde já para chorar e desabafar. Não existem mais paliativos e meio termos. O momento bauruense requer um tratamento de choque. Diante de tantos e insolúveis problemas e pior, diante de nomes altamente problemáticos postulando serem alçados ao cargo de prefeito, não existe mais como contemporizar.

O caso é grave. De todos os sugeridos até agora (Raul, Clodoaldo, Purini, Telma, Darlene e Estela), nenhum de saco roxo (não na acepção da palavra), mas fazendo parte do time dos continuadores do modus operandis onde nada de produtivo poderá surgir para devolver a alegria para a população bauruense.

Bauru anda triste, macambuzia, sorumbática e buraquenta, descuidada e desalmada. Nos falta mesmo é surgir alguém com esse espírito brioso ali na curva na esquina. O momento é propício. Torço por ele. Quero uma tia como prefeito. Mas uma tia boa, com humanidade na veia (nem véia precisa ser!). Bastam de tias más!

8 comentários:

Anônimo disse...

Lamentável , essa administração , um descaso quanto com os alunos , colaboradores e profissionais que dedicam seu tempo para promover a cultura nessa cidade , qual será o próximo passo , parar com a Virada Cultural , ou até o carnaval de Bauru mais uma vez tbm ( Um pedido , divulguem ao maximo de pessoas que puderem , esse é nosso pedido para que não acabem com a Cultura em nossa cidade , que já vem sofrendo com tantos descaso , tanto na saúde , transporte , e a cada chuva que cai que dure apenas 30 minutos em nossa cidade mas traz tremendos estragos ... )
Franciane Brito

Anônimo disse...

Notícia absurda sobre o fechamento da Oficina Cultural Glauco Pinto de Moraes parece piada de mau gosto mas é a gestão do Alckmin!!!!! Isso é uma baixaria, rasteira em artistas, frequentadores e produtores culturais, já tínhamos muita opção cultural na cidade, não é? Tristeza e indignação é pouco!
Faço coro com o Henrique Perazzi de Aquino: "A Prefeitura Municipal de Bauru ou mesmo um agrupamento de artistas locais deveria assumir a dianteira e se dizer interessado em administrar o espólio da Oficina e nas instalações quase reformadas, pois pelo que sei, lá terá amplo auditório, teatro ampliado, área de lazer externa e interna e salas variadas de multiuso. E isso não pode ficar ocioso e abandonado. Bauru precisa assumir isso e já, dando uma pernada no que o estado alckmista acaba de fazer com a cidade"

Amanda Rocha

Anônimo disse...

Com muita sorte e algum esforço, estudei em boas escolas de arte. As Oficinas Culturais, foram importantes em ampliar meus conhecimentos, mas não foram determinantes. Meus proventos também nunca dependeram delas, nunca fui "oficineiro" profissional, aliás, gostava muito da época em que se fazia um projeto com cronograma e bibliografia. Minha luta para manter as oficinas foi na campanha de Padilha, sugeri várias propostas culturais, inclusive para as Oficinas e na época, eu já sabia que o futuro delas na mão dos tucanos era incerto.
Não farei campanha na rua, não assinarei AVAAZ. Mas se Pedro Tobias e toda liderança do PSDB de Bauru, estiverem na manifestação, quem sabe eu vá....
Silvio Selva

Henrique disse...

COMENTÁRIOS DO FACEBOOK 1:

Wellington Leite que pena...
22 h · Curtir · 1

Silvio Selva Contribuí ativamente com as oficinas culturais desde a primeira, em SP. E quando da mudança de prédio para a rua Amazonas, cheguei até ficar de vigia para cuidar dos equipamentos acondicionados num predio abandonado e sem vidros sequer. Nunca foi interesse real do estado a manutençao das Oficinas e que só resistiram graças ao heroísmo de alguns funcionarios e simpaizantes. No mais, era um mini CDHU que empregava vários "amigos dos amigos".
22 h · Curtir · 7

Jaqueline Andrade Lamentável!!
22 h · Curtir · 1

João Fernando Paluan · 7 amigos em comum
Triste.. Lamentável... Vergonhoso....
21 h · Curtir · 1

Sandra Rubin caro amigo e companheiro de oficinas... ao ver esta noticia no JC logo pela manha fiquei indignada... triste...mt triste... revoltada!!!! necessitamos urgente fzr algo em prol do não fechamento da nossa oficina... POR FAVOR... vms repassar e organizar protestos, msm q pelo meio virtual!!!! LUTOOOOOO
Foto de Sandra Rubin.
21 h · Curtir · 5

Denise Amaral Sem palavras....muito triste isso....muito triste mesmo.
21 h · Curtir · 1

Ding Disc Jóquei · 95 amigos em comum
esse é o meu sentimento, sem palavras....
Foto de Ding Disc Jóquei.
21 h · Curtir · 2

Giselle Cintya Fiquei triste.
21 h · Curtir

Larissa Zulian Triste, mas infelizmente não me surpreende!
21 h · Curtir

Camila Oliveira · 70 amigos em comum
Lamentável
21 h · Curtir

Atb Gestão Kyn Junior CONCLAMOS A TODOS OS AMIGOS QUE APOIAM A CULTURA EM BAURU E REGIÃO APOIAREM A INICIATIVA PARA PERMANÊNCIA DESTA QUE É A HISTÓRICA E PRIMEIRA OFICINA CULTURAL DO ESTADO DE SÃO PAULO, VAMOS MANTER ABERTA A OFICINA CULTURAL GLAUCO PINTO DE MORAES!!!
21 h · Curtir · 9

Ding Disc Jóquei · 95 amigos em comum
Apoiada Sandra Rubin
21 h · Curtir · 2

Andre Timex Triste notica para a cultura em bauru que foi destruída a cada ano, e não tem uma política de nível para levanta-la e incentiva-la . Muito triste isso
20 h · Curtir · 2

Henrique disse...

COMENTÁRIOS DO FACEBOOK 2:

Coaracy Domingues HPA, concordo plenamente com você. As administrações públicas municipal, estadual e federal estão perdidas em seus próprios erros. A informação que tenho é que na Secretaria da Cultura do Estado, na capital, ninguém sabia da desativação. Me parece ser jogo da OS que administra as oficinas para conseguir mais verbas. Estou, via PSDB-Bauru, pressionando para obter uma manifestação oficial do Secretário da Cultura do Estado e não de burocratas de plantão !
20 h · Curtir · 3

Guilherme Alves · 4 amigos em comum
Allan Razuk
19 h · Curtir · 1

Allan Razuk · Amigo de Amanda Rocha e outras 12 pessoas
Como assim? É sério mesmo?
19 h · Curtir · 1

Alexandra Ayello TEMPORARIAMENTE A OFICINA ESTÁ NA RIO BRANCO.
19 h · Curtir

Coaracy Domingues Enquanto se reforma o prédio da Rua Amazonas (R$ 8 milhões) inclusive com a construção de anfiteatro e adaptação para deficientes...É UMA INSANIDADE A DESATIVAÇÃO !!!!
19 h · Curtir · 3

Allan Razuk · Amigo de Amanda Rocha e outras 12 pessoas
Pera, não to entendendo nada.
A Oficina foi fechada ou só esta com as atividades suspensas para reforma?
19 h · Curtir · 1

Amanda Rocha Em choque, rasteira na cultura da cidade, absurdo! Faço coro com vc Henrique Perazzi de Aquino , a Prefeitura, grupos de artistas e interessados pela cultura devem assumir e administrar de alguma forma a nossa oficina. Alguma coisa deve ser feita, não podemos perder um bem tão precioso assim!
19 h · Editado · Curtir · 5

Adib Axcar Jr. e ganha no primeiro turno esse governador.... onde estão os manifestantes da getúlio agora? onde estao pedro tobias, celso nascimento e tantos outros que levaram os votos daqui da terrinha?????
19 h · Curtir · 7

Márcio Marcuzzo · 9 amigos em comum
Cadê os deputados estaduais bauruenses para defender os interesses da cidade e região em uma hora como essa???
19 h · Curtir · 8

Madê Corrêa #acordaPedroTobias...
19 h · Curtir · 3

Kel Cuesta · Amigo de Tatiana Calmon e outras 36 pessoas
Patricia Grandini
19 h · Curtir

Ademir Elias É lamentavel sob todos os aspectos.
18 h · Curtir · 3

Silvio Selva Eleitor do Alckmin querendo manifestação pra manter Oficinas Culturais abertas? Nada disso tolinho, Alckmin está sendo coerente, você não. Você votou a favor de privatização e pelo Estado Mínimo. Alckmin está fazendo o proposto...
18 h · Descurtir · 8

Gilberto Truijo CADE O DEPUTADO PEIXINHO DO POVO. AGORA TEMOS DOIS. CADÊ O OUTRO.

Henrique disse...

COMENTÁRIOS DO FACEBOOK 3:

18 h · Curtir · 2

Helena Aquino Só posso lamentar .... muito triste isso, sem Cultura ñ temos avanço
17 h · Curtir · 2

Augusto Lagatta · 64 amigos em comum
#reformapolitica
17 h · Curtir

Maria Emilia Lomba Lamentável!!!
17 h · Curtir · 1

Wlad Corvo · Amigo(a) de José Vinagre
Lamentável mesmo!
17 h · Curtir · 1

Ricardo Coelho péssimo
17 h · Curtir · 2

Manoel Fernandes Bauru é PSDB.
Tomou feio.
Se fosse PT,...Ver mais
17 h · Curtir · 1

Sandra Rubin Pois eh Adib Axcar Jr. Coaracy Domingues e demais....
17 h · Curtir

André Zambelo Triste notícia é só o que posso dizer
16 h · Curtir · 1

Marli Baccan É um absurdo q estão fazendo com a cultura, vamos cobrar dos Deputados p pressionarem a Secretaria da Cultura do Estado em favor da permanência e uma adequada instalação da Oficina Cultural.
16 h · Curtir · 5

André Zambelo Apoiado
16 h · Curtir · 3

Lazaro Carneiro Carneiro para o psdb cultura , educação e saúde é lixo, os deputados da terrinha estão batendo palmas para o governa-dor
16 h · Descurtir · 7

Sandra Rubin Ehhh triste Lazaro Carneiro Carneiro...
16 h · Curtir · 1

Cassio Guarani Kaiowá Cardozo de Mello Um dia entraram neste jardim e desativaram e extinguiram as Delegacias Regionais da Cultura em todas as regiões administrativas do estado, Delegacias estas que eram órgãos oficiais de representação do secretário de estado da Cultura e ninguém ai disse nada!
16 h · Curtir · 3

Manoel Fernandes Faltava mais essa para Bauru caminhar ainda mais para trás.
Por que não acabam com a Virada Cultural ?
16 h · Curtir · 3

Manoel Fernandes Já mexeram na programação da Rádio Auriverde de Bauru.
Acabaram até com as bonitas vinhetas da AM
mais antiga da cidade e agora fecham a Oficina enquanto reformam o seu prédio fixo....Ver mais
15 h · Curtir · 2

Emerson Luiz lamentável!
15 h · Curtir · 1

Cassio Guarani Kaiowá Cardozo de Mello I
15 h · Curtir

Aparecido Ribeiro Educação e Cultura soam como palavrões nos meios tucanos !
15 h · Curtir · 3

Cassio Guarani Kaiowá Cardozo de Mello A programação será realizada normalmente pela Oficina Tarsila do Amaral de Marilia em parceria com os municípios da região de Bauru
15 h · Curtir · 2

Henrique disse...

COMENTÁRIOS DO FACEBOOK 4:

Ana Letícia San Juan · 2 amigos em comum
Um absurdo! Estou arrasada!
15 h · Curtir · 1

Nathalia Lazari Acorsi É muito revoltante que fechem a oficina, um dos poucos lugares que podemos ter um pouco mais de aprendizado sem custo. Precisamos fazer alguma coisa.
13 h · Curtir · 2

Eliza Carulo isto não interessa pra eles simplemente acabam este predio será outro fantasma na cidade?
13 h · Curtir

Coaracy Domingues Isto continua me cheirando a pressão da OS que administra as oficinas culturais para reajuste dos valores pagos...Estou investigando...Desativar com o prédio sendo reformado...O Geraldo Alckmin não rasga dinheiro, não faria a reforma do prédio da Rua Amazonas e fecharia o prédio, pois com a reforma não pode ter outra destinação senão a de polo cultural....São R$ 8 milhões....
12 h · Curtir · 2

Henrique Perazzi de Aquino Coaracy Domingues, ouvi outra e cheque essa também: O Clóvis Carvalho, homem forte dos sistema das Oficinas, diretor executivo do negócio, representante da POIESIS possui um salário que muitos acharam alto demais, por volta de R$ 38 mil mês e isso gerou um bafafá interno acomodativo. A pressão é em cima do cara, ganhando mais do que o próprio governador. Está dando o que falar. Que se acertem entre eles, mas não precisava interromper o trabalho das Oficinas pelo estado todo. Absurdos tucanos.
12 h · Curtir · 3

Silvio Trevisan · Amigo(a) de Wellington Leite
Se não formos unidos e lutar contra este descaso....
11 h · Curtir · 1

Cassio Guarani Kaiowá Cardozo de Mello Para quem leu a matéria no JC Bauru de hoje ficou que o corte de despesas ordenado através de um decreto do picolé de xuxú onde o mesmo proibe qualquer aumento salarial para todos os servidores públicos do estado, entre outros cortes. No caso das oficinas culturais foram extintas num total de sete sendo cinco no interior e duas na Capital tendo-se como um dos motivos as que pagam aluguel. Desta forma portanto devemos atentar que a Glauco Pinto de Morais esta extraordinariamente nesta situação pois tem uma sede própria sendo reformada com um investimento contratado bem razoável, o que assim faz-se estranhar que ela venha ser realmente desativada definitivamente.
Assim sendo aposto num plano muito bem elaborado para fazer a moral deste deputado despachante que Bauru e região insistem em eleger, subir perante a opinião pública de Bauru e região pois já li comentarios de integrantes da classe artística de Bauru sugerindo procurar por este tal de Pedro Tobias que de nenhuma forma vai deoxar os seus apaniguados de tantos anos na mão!
9 h · Descurtir · 4

Majo Jandreice Essa é a importância dada a cultura pelo Governador Alckmin.
9 h · Curtir · 3

Sandra Rubin faz mt sentido sua fala Cassio Guarani Kaiowá Cardozo de Mello!!!!! isso msm cobrar dos deputados!!!
8 h · Curtir · 3

Henrique disse...

COMENTÁRIOS DO FACEBOOK 5:

Coaracy Domingues O corte de despesas está sendo feito em todos os níveis em função da queda de arrecadação e o desgoverno federal que não está repassando o FPE-Fundo de Participação dos Estados e outros repasses constitucionais e previstos em Lei, mas este é um tema....
8 h · Curtir · 1

Cassio Guarani Kaiowá Cardozo de Mello Se continuar assim todo mundo ainda vai acendet velas para o despachante mor de Bauru. Que nojo!
8 h · Curtir · 4

Coaracy Domingues Continuando...o Governador assim como o Prefeito determinaram o corte, quem define onde são os Secretários....Me parece muito estranho que em São Paulo o Secretário Adjunto da Cultura desconheça o encerramento da Oficina, o que se sabe é que houve o corte da verba da OS e não o reajuste pedido pela OS...Me parece proposital o "fechamento" pela OS da Oficina de Bauru para fazer com que o Deputado Pedro Tobias "resolva" o problema da OS como um todo...reafirmo: independentemente de coloração partidária, o Governador e ninguém "joga fora" R$ 8 milhões que estão sendo gastos no prédio da Rua Amazonas...Vamos aguardar, e, tão logo tenhamos uma resposta do Secretário-Adjunto repassarei ao HPA....quanto ao salário do diretor-executivo da OS é um problema interno da OS, também acho um valor alto, mas é um problema interno deles, seria a mesma coisa que o Governador interferir no salário dos executivos da Camargo Correa, por exemplo.
8 h · Curtir

Reginaldo Tech Defender o indefensável é fogo!!! A responsabilidade é do Governo do Estado de São Paulo... Ponto.
7 h · Curtir · 2

Coaracy Domingues Não defendo, apenas dou o direito da dúvida, repito me parece "jogada" da OS...
7 h · Curtir

Reginaldo Tech Me parece jogo de palavras...
7 h · Curtir · 1

Luiz Bessi · Amigo de Ademir Elias e outras 143 pessoas
Sinceramente a pergunta é Quanto se gasta no funcionamento destas "oficinas" E mais: quem e quanto são os beneficiados? Ainda: quais os objetivos alcançados?
2 h · Curtir · 1

Cassio Guarani Kaiowá Cardozo de Mello Mas não se esqueçamos que o alto salário do Diretor da OS Poesis que administra entre outras coisas as oficinas culturais, é proveniente de verbas públicas e não da iniciativa privada. Portanto, além de ae estar aqui se discutindo o fim da oficina de Bauru, seria um bom momento de se checar realmente como estão sendo aplicados estes recursos para a Cultura no Estado
1 h · Descurtir · 1

Cassio Guarani Kaiowá Cardozo de Mello No passado, as oficinas culturais eram geridas pela ASSAOC, OS esta que foi desqualificada para contratar e receber recursos públicos da Cultura devido a uma gestão desastrosa e obscura, até hoje não explicada
1 h · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino O descontentamento pelo alto salário do diretor gerou desconforto no, como escreveu Cássio acertadamente sobre o papel do deputado, despachante mór de Bauru. São os tais jogos internos acomodativos em plena ocorrência. Na demonstração de poder, ameaçam acabar com tudo, para depois surgir a solução salvadora pelas mãos do de sempre. Daí de uma hora para outra aparece o salvador da pátria, consegue um adiamento e sai como o que sempre salva tudo, inclusive com manchete em letras garrafais no jornal. Vejamos se isso não vai acontecer de novo. Está cada vez mais evidente que ocorreu um descontentamento por algo que uns não concordavam e a queda de braço está em curso.
7 min · Curtir · 1