quinta-feira, 20 de abril de 2017

ALFINETADA (155)


TEXTOS DO HPA PUBLICADOS N'O ALFINETE DE PIRAJUÍ – JULHO 2005, O FALECIMENTO DE MARCELO PAVANATO E MEU RETORNO, AGORA NA EDIÇÃO VIRTUAL*
*Mais uma batelada de textos meus publicados no começo de 2015 n’O Alfinete – Pica mas não fere! No primeiro deles, algo da morte de Marcelo Pavanato, ocorrida no mês de junho de 2005. E lá se vão mais de doze anos. Hoje, recomeço o envio de textos semanais para publicação no até então semanário de Pirajuí, porém, não mais pela via impressa e sim, somente, pela via virtual. Alex Rodrigues Palopoli, atual diretor, recepcionará toda quarta e publicará no www.oalfinete.com um texto de minha lavra e responsabilidade. O primeiro segue abaixo e, logo a seguir, os de 2005. Espero que gostem.

O QUE MUDOU?
Ano passado vicejou por todas as cidades aqui da região algo inflamado pela mídia: a de que, o Governo de dona Dilma Rousseff era o pior que podíamos ter, antro de corrupção e de desmandos. A TV, rádios e jornais despejaram diariamente algo pernicioso sobre os petistas e (quase) todos acreditaram piamente no que viam, ouviam ou liam sem pestanejar. Imensas manifestações ocorreram país afora e também em todas as cidades, de Bauru, Pirajuí e mesmo menores, como Reginópolis. O que mais se via eram adeptos para seguir cegamente o que profetizava aquele tal de “pato amarelo”, criação da FIESP para incutir nas massas estarmos no pior dos mundos. A maioria caiu como patinhos, endossou o golpe e deu no que deu.

Claro, só podia dar em algo, fomos todos ludibriados, glamourosamente enganados. Digam-me com toda a sinceridade deste mundo: Alguma coisa mudou para melhor desde então? Michel Temer e os seus deram o golpe, assumiram o poder e tudo só piorou. O desemprego aumentou, as leis trabalhistas estão se evaporando, as liberdade democráticas se esvaem no ralo, a Judiciário comete seguidas irregularidades nunca vistas até então e até a Polícia Federal vai na valsa e segue os prescrito pelos atuais donos do poder. “Tá tudo dominado”, não se cansa de repetir um vereador aqui de Bauru. Agora, mais do que nunca.

Toda aquela movimentação feita para retirar de forma vil Dilma do poder hoje não mais ocorre, mesmo a sacanagem tendo atingido índices estratosféricos com o nível corruptivo desse um ano de (des)Governo Temer. Cadê o povo pedindo e clamando pelo fim da corrupção? Se ela só aumentou, por que não o fazem mais? Seriam todos teleguiados pela TV Globo e como ela é golpista e defende o que aí está, calada fica e os que a seguem fazem o mesmo? Algo para se pensar. Por fim, a pergunta a envergonhar a nação: Foi para isso que estiveram nas ruas?

Digo o que mudou. Muito simples. A indiferença de gente acovardada, medrosa e se escondendo até envergonhadas pelo triste papel cumprido. Para muitos a ficha já caiu e estão cientes da besteira feita. Se ruim estava com Dilma, a que menos culpa tem nessa balbúdia toda, hoje tudo piorado e nem reclamar já podem, pois grassa o medo. O sujeito hoje tem medo de perder o emprego, de ser cerceado no que ainda lhe resta de assistência, de ser perseguido pelos atuais donos do poder, tanto locais como estaduais e federais. Incautos e bobalhões ainda conseguem querer culpabilizar Lula e Dilma pelo atual estado de coisas, mas devem morrer de vergonha, pois já faz um ano que esses estão fora do poder e tudo só piora. Piorará. Reconhecer ao menos isso é salutar para combater o que está em curso e o que ainda virá de ruim sob nossos costados.

HENRIQUE PERAZZI DE AQUINO – jornalista e professor de História (www.mafuadohpa.com.br).


Edição 329 – VAZIO (pelo falecimento de Marcelo Pavanato) – 25.06.2005
Edição 330 – nº 254 – Templo do consumismo desenfreado – 09.07.2005
Edição 331 – nº 255 – Assunto do momento e o momento do PT – 16.07.2005
Edição 332 –nº 256 – Pirajuí e os Tempos de Chumbo – 23.07.2005
Edição 333 – nº 257 – Algumas coisinhas sobre os últimos acontecimentos... – 30.07.2005

Nenhum comentário: