terça-feira, 4 de abril de 2017

COMENDO PELAS BEIRADAS (38)


DONA MARIA, A CARA E O NOME DE UM RESTAURANTE “PURO SABOR” - A SIMPLICIDADE EM PESSOA

Eu gosto cada vez mais de lugares assim. Ando cortando volta de requinte e rococós, tribufus e quetais. A fome quando bate aqui pelo meu estomago, diante de tanta diversidade, tanto de cardápio, como de preços, tenho preferido ficar com os de preço baixo e com cara de ambiente familiar. Tenho acertado em cheio. Fujo de preço alto e espuminhas caraminholais em cima do prato. Conheci tempos atrás um e o uso como referências para falar de tantos outros, com características um tanto parecidas. Esse que vos falo fica ali na rua Araújo Leite, quadra 22, bem em frente ao supermercado Pão de Açucar. Do outro lado da rua, uma fachada baixa, sem letreiro. Tiraram para reformar e não sabem se o devolverão ao lugar, pois o nome lá constante, 'Puro Sabor', hoje diz pouco e todos chamam o lugar, carinhosamente pelo nome de sua proprietária, DONA MARIA.

MARIA APARECIDA CARVALHO FONTES, tem 57 anos, casada com o Jose Augusto, 3 filhos e um neto, mora na vila Souto e há 16 (fundou o estabelecimento em 1998) anos está a frente do restaurante caseiro, familiar e a juntar ali nos arredores dos Altos da Cidades todos os que gostam de comer bem e barato. Uma placa do lado de fora diz tudo: “Promoção – Prato Feito R$ 10,00”. Lá dentro, dois expositores. No primeiro, legumes variados e noutro os pratos quentes, também variados, sempre de três a quatro carnes, mas pelo preço da promoção, com direito de escolher somente uma (na sua casa você come quantas carnes por refeição?). No meio deles, um panelão cheio de arroz sempre quentinho. Ouço ela explicar do motivo do arroz não estar todo soltinho e o que diz me convence: “Se solto esfria mais rápido e quando ainda em placas, demora bem mais, mas se mexer nele, solta fácil”. Gostei. Enfim, gostei de tudo. Dona Maria é oriunda de Cabrália Paulista, com 30 anos de Bauru e antes deste, teve outro, na Antonio Alves, perto da Jalovi do Estoril. “Naquele tempo só tinham dois nessa região, eu e o Tutti Fratelli”, diz.

Esse que caiu nas minhas graças é muito simples, uma empresa eminentemente familiar. A mãe dela ajuda quando não cuida do bisneto, a filha Bibi idem e por ali, tudo parece uma grande casa, pois a vejo chamando a maioria dos clientes pelo nome. Conhece quase todos e já oferece a eles o que mais gosta de comer. Diz que o segredo é ter paciência, a chave do negócio. Dona Maria é especialista em fazer tortas, principalmente as doces, como a de limão e um brigadeiro que, dizem, é de babar nos queixos. A novidade é que está começando abrir o restaurante às 10h e logo a seguir já servindo almoço, esses para o pessoal da Maternidade ali ao lado e para quem mais quiser. Relembra dos tempos quando chegou na cidade e foi trabalhar lá na Decoração Costa. Quando a família cresceu, disse para si mesma, “tenho que me virar e criar meu próprio negócio”. Criou e não mais parou, sendo hoje, como já descobri, uma das boas opções na cidade para quem quer comer bem e barato.

Diante de dias como os de hoje, crise estabelecida, quando passei defronte seu restaurante pela primeira vez, logo que vi a placa, disse para mim mesmo: “Vou experimentar”. Entrei junto de um amigo, Maurício Passos, de Pederneiras que me visitava naquele dia. Chegamos quase na hora de fechar, ela se virou nos trinta e nos atendeu com uma primazia, que além de fazer valer os R$ 10 pagos, nos ganhou pelo jeito como nos tratou. Hoje, diante de tanta coisa cara e com gosto duvidoso, não tenho receio nenhum em informar para quem estiver a fim de provar algo cheio de sapiência culinária, uma passadinha sem compromisso por lugar tão dadivoso. Escrevo dele neste momento, numa espécie de Ode para lugares iguais a este e espalhados Bauru afora. Gostaria de escrever ao mesmo tempo de todos e ao enaltecer Dona Maria, acarinho esses todos, bravos guerreiros sobrevivendo nessa perdição desses tempos e com preços inimagináveis de bons. Como que me farto e pago sempre pouco. Não existe melhor. Dos demais, prometo, escrevo pouco a pouco, em drops, cada um com sua bela história e seu jeito de ganhar a freguesia que, como eu, não tem muito para gastar, mas gosta de comer bem.

Descobrir lugares pelo cheiro e bom preço é algo a ocorrer com certa frequência por aqui.

Nenhum comentário: