quinta-feira, 6 de abril de 2017

RELATOS PORTENHOS / LATINOS (37)


NÓS, OS LATINOS, NOSSAS QUESTÕES E ALGUNS ENTRE NÓS, AQUI NA ALDEIA BAURUENSE...
“A Argentina amanheceu nesta quinta-feira apagada: sem voos nacionais ou internacionais, nenhum meio de transporte público e com ruas bloqueadas devido a uma greve geral de 24 horas contra o modelo econômico aplicado há 16 meses pelo presidente Mauricio Macri.”, advogada Maria Cristina Zanin. O assunto é este: Greve Geral parou a Argentina hoje - http://brasil.elpais.com/…/internaci…/1491441490_387006.html

Ótimo quando vejo brasileiros se interessando pelas coisas dos demais países desta América Latina. Nós, queiramos ou não, somos talvez o país mais isolado dentre todos. Nossos jornais, TVs e rádios quase nada dizem sobre nenhum outro país latino, mas desabrocham a tecer comentários sobre tudo o que se passa lá no Grande Irmão do Norte, os EUA. Agora mesmo, volto da rua e uma amiga numa esquina, ela com baita cara de sono me diz ter dormido pouco, pois ficou até tarde vendo uma série na TV. Quis saber qual era e, é claro, a mesma só podia ser mais uma norte-americana. No caso Talking Dead. Nada contra, enfim, essa não é das piores, mas não existe uma só série latina passando em nossos canais. Minto. Existe, deve passar alguma mexicana no SBT, mas só, nada mais.

Agora mesmo queria muito ver o que amigos equatorianos estão a dizer da eleição em seu país, quando Correa conseguiu eleger seu sucessor. Fui a busca de uma, morando aqui pertinho de casa, Gioconda Aguirre, minha professora de espanhol. Ela não publicou nada, sequer uma opinião sobre sua Pátria. Fico triste, mas busco informação via redes sociais, cruzando nomes aqui e ali, procurando achar opiniões vindas de lá. Faço isso constantemente. Achei isso postado por ela e me encanta a coragem da senadora mexicana da tribuna legislativa de seu país, pelo pronunciamento feito: https://www.facebook.com/televisaodomundo/videos/1829744723961095/. Eu queria muito ler o que o Beto Maringoni está achando do que está a ocorrer na Venezuela, um país onde tem um belo livro desvendando o período Chávez. E hoje, Maduro errou ao decretar que a Corte de seu país é ilegítima ou acertou? Acho isso e me esclarece muito: https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=619642738246012&id=100006008748448&pnref=story.
Ainda outro dia, publicado nas redes sociais a opinião de uma quase bauruense, hoje morando na Alemanha, coisa de uns quinze anos. Veja como analisa o seu país no reencontro no mês passado, quando voltou para passar temporada entre nós: “O brasileiro não quer ver? Não quer pensar? Querem continuar como galinhas em vez de águias? Minha resposta é sim, depois de duas semanas no Brasil. Os brasileiros parecem estar satisfeitos com a vidinha mentirosa que a Rede Globo os oferece. Querem continuar vivendo na mentira assistindo a Rede Globo, a droga mais perigosa. Em vez de usar suas asas de Águia para voar longe e ser capazes de se independizar-se dos corruptos, egoístas!”, Rosângela Sanches Stucheli. Precisou ela ao voltar enxergar o que de fato ocorre e mostrar a um tanto de brasileiros vivendo como cegos, inertes, hipnotizados.

Volto a questão da paralisação ocorrida hoje na Argentina e lembro de conversa que tive lá no SESC com o amigo argentino, Manuel Hector Fernandez, semanas atrás. O encontrei por lá e, claro, aproveitei para puxar assunto sobre seu país. Foi bom demais. Falamos de Milagro Sala, rádios livres, Madres, Macri, Victor Hugo Morales, juiz Bonadio (o Moro lá deles), Malvinas, movimentos sociais, protesto nas ruas e tudo o mais. Quando falei com ele, Buenos Aires havia parado numa imensa manifestação dos professores e agora, o país todo para e nem a rádio que ouço todo dia está no ar. Abro seu facebook e vejo uma comparação muito simples e elucidativa do mau-caratismo de quem hoje está no Governo por lá. Tempos atrás, quando Cristina Kirchner era a governante, os que hoje estão no Governo eram opositores e estavam na frente de todas as paralisações e hoje, como as posições se inverterem estão todos a dizer que é um crime estarem querendo parar o país. Ele posta a capa do Clarín (o Globo lá deles) com as manchetes contra Cristina, uma pior que a outra e hoje, desdizendo das manifestações. Estou querendo muito prosear mais e mais com meu amigo argentino. Adoro conversar sobre América Latina e leio tudo o que me cai às mãos.

Nenhum comentário: