domingo, 9 de abril de 2017

AMIGOS DO PEITO (131)


PRIMEIRO ALGO DE UMA ELEIÇÃO A OCORRER NO DOMINGO E DEPOIS UM ALGO A MAIS DO SEU DESDOBRAMENTO

o antes
AMANHÃ, DOMINGO, DAS 9 ÀS 17H, PT NA CÂMARA MUNICIPAL
Amanhã tem eleição para renovar os quadros dirigentes do PT - PARTIDO DOS TRABALHADORES. Será em nível nacional, desde o presidente nacional da sigla (estou com Lindberg Farias), ao dirigente estadual (estou com João Paulo Rillo) e local, no caso Diretório Municipal. Também será eleito o dirigente da Macro Região de Bauru (estou com o Marquinho de Pirajuí). Em Bauru serão três chapas e eu, ainda acreditando na real possibilidade de que a militância das bases deste partido o façam renascer, me engajei na construção coletiva, primeiro de um Núcleo de Base, o DNA Petista e depois, colocando meu nome à disposição para uma das chapas no pleito, a cujo nome a encabeçá-la está o militante de todas as horas Cláudio Lago. Nossa proposta é não fazer concessões aos golpistas, nem acordo com a parte contrária e lutar pelo pleno restabelecimento de um PT, outrora, defensor intransigente do trabalhador brasileiro. Na impossibilidade de me me engajar em outras siglas, vejo no PT e com pessoas como os componentes desta chapa uma real possibilidade de um verdadeiro renascimento. Não discuto as demais chapas, discuto a que participo e nela me sinto muito bem, sem nenhum time de trauma ou constrangimento. Aposto nisso e solicito ao amigos, ainda filiados em condições de votar, que amanhã compareçam na Câmara Municipal de Bauru e sufraguem seus votos em prol da realização deste imenso sonho coletivo. Eu coloco a minha cara para bater e afirmo, só entrei nessa por ainda acreditar numa possibilidade concreta de transformação. Veja com quem ando e dirás quem sou. Nela aposto minhas fichas. Se existe salvação para o PT ela virá das bases.

o depois
ELEIÇÃO DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PT BAURU E O FELIZ REENCONTRO COM UMA PESSOA A ENXERGAR O QUE DE FATO ACONTECE EM BASTIDORES PARTIDÁRIOS - VER E VIVENCIAR PARA CRER
O resultado dessa contenda muito me importa (três chapas disputando o Diretório Municipal), mas o que me traz aqui não é divulgar quem ganhou, quem perdeu, mas enaltecer essa pessoa da foto aqui publicada. Ganhei o domingo ao revê-la hoje. Conto só um bocadinho do que tomo conhecimento.

Seu nome, Kátia Valérya. Uma arretada nordestina, dessa com largo sorriso a preencher uma sala inteira e ainda sobrar espaço. Faz amizades fáceis e do jeito que as conquista, difícil desfazê-las. Ano passado, quando da eleição municipal, eu e ela militando pelos votos petistas, situação mais que adversa, pau pra tudo quanto é lado, nos vimos em situação oposta. Ela no apoio incondicional ao PT, tudo pelo partido ao qual milita desde os 13 anos, seguiu quase cegamente o que foi imposto à legenda, servindo de aluguel para o PRB. Algo foi tentado junto a ela para que entendesse não só dos erros, mas de como o partido sempre foi conduzido pelas mãos inábeis de quem o enfiou na situação onde se encontra hoje. Ela nem aceitou ouvir, seguia em frente pelo que acredita, o PT.

Por ser de uma simpatia sem igual, preferi não me atritar, me afastei e fiquei a observar o que iria acontecer. Aconteceu, é claro, o pior, a legenda não elegeu ninguém e foi mais uma vez desacreditada. O tempo passou, hoje a reencontro e fico muito feliz de a ver sorridente como sempre, mas com um algo a mais. Para minha felicidade vejo que sua ficha caiu, ela não mais apóia o que antes apoiava. Soube fazer a autocrítica e reconhecer estar apoiando algo inapoiável para quem quer ver o partido renascer das cinzas.

Minha ida para votar hoje na Câmara valeu muito mais por descobrir histórias como essas a cada novo reencontro. Pessoas queridas, desses tantos que, para descobrir de fato o lado certo da questão, até não ouvem vozes a lhe dizer do contrário, seguem ao seu jeito, mas quando ali no dia a dia, tudo lhe é comprovado, não exitam e fazem o que tem que ser feito. Rompem com tudo e humildemente reconhecem terem sido envolvidas pelo canto da sereia. Fazem a mea culpa e se voltam em busca do lado mais sensato e correto na questão. O sorriso de Kátia está até mais radiante, evidencia isso. Existem, é claro, os que sabem e continuam insistindo em apoiar o que não vai dar certo nunca. Os motivos são muitos: quando empregos em questão, até aceitável, mas nem por isso precisam defender agressivamente o indefensável. Calados, não pagariam o mico, que se não ocorre hoje, mais dia menos dia, certamente ocorrerá. Kátia, felizmente, percebeu tudo a tempo e alegre está, militando como nunca, mais petista que antes e conhecendo melhor o algo mais de um lado esquisito na sigla partidária que tanto ama. E se reencontrou consigo mesma, fazendo parte dessa onda que não mais terminará, a da reconstrução do partido que pensa e age em função dos trabalhadores.

Dedico esse meus escrito para ela e sua valorosa militância. e a tantos outros, que estão aí na lida em busca de novos tempos e pelos caminhos e ação dos que fundaram a legenda.

Nenhum comentário: