quinta-feira, 13 de abril de 2017

ALGO DA INTERNET (127)


MAS VOCÊ AINDA ACREDITA NESSAS COISAS?
Foi com uma pergunta desse tipo, a forma escolhida por um amigo a me interpelar na fila do supermercado hoje pela manhã. Ainda hoje assisti um vídeo nas redes sociais e nele um senhora tenta falar aos passageiros dentro de uma vagão do metrô, na cidade do Rio de Janeiro (do falante ouço Estação Glória) e o que mais me impressiona em sua fala, emocionante do começo ao fim foi a reação das pessoas. A maioria com profunda inquietação, abaixando a cabeça, não vendo a hora de se ver livre da presença daquela pessoa, sorrindo com o canto da boca e nenhum veio lhe dar um abraço, como faria. O vídeo que vos falo é esse: https://www.facebook.com/enioverri/videos/999808283482581/.

Muitos ainda betem palma para tão singela pessoa humana, sensível a tudo à sua volta. Eu sou desses que, poderia muito bem estar com um emprego público, de cabeça baixa, sem reagir a nada do que acontece ao país, dizendo amém a tudo e com um salário razoável no final de cada mês. Preferi escrever tudo o que vem à cabeça e me posicionar contra todo esse estado de coisas possibilitadas pelo Golpe. Escolhi em lado e pago o preço. Aqui mesmo nas redes sociais a resposta é clara. Quando posto uma foto minha numa festa, chego a duzentas curtições, mas quando posto algo sobre a política, o número de curtições não passa de DEZ. Quando o tema é algo de Bauru, pior ainda. Ninguém quer estar associado a alguém escrevendo contra um poderoso de plantão. Todos estão acuados, mas quando nas ruas, percebo que ainda sou lido. Ontem mesmo, fui ao teatro ver o musical “Cartola” e sou abordado por um casal de idosos, ele com 83, ela com 70. Ambos me leem, tanto aqui como no jornal e se abrem quando ninguém mais presencia a cena. No final me dizem: “Queria te encontrar para dizer isso, pois lá não tenho coragem”.

E o que faço é tão diferente assim? Nada, sou ameno, brigo pouco, cutuco com intensidade diminuída e mesmo assim, ainda bem, tenho boa repercussão. Isso me incentiva a tocar o barco, escrever e continuar trilhando por esse tal de outro mundo, ainda possível, algo bem distante deste cruel golpe a nos cravar uma estaca nas liberdades. Outro amigo me disse recentemente: “Cuidado Henrique, você se expõe demais, pegue mais leve”. Respondo: “mas antes de mim, existirão muitos outros, grandes figuras nacionais, fazendo muito mais do que faço”. Sua resposta me faz voltar os olhos para minha aldeia e o que me cerca: “o problema está aqui, na sua Bauru, quantos não te olham e te enquadram. Tão logo surja a oportunidade, no caça as bruxas daqui, alguns nomes já estão elencados e daí...”. Não dou muita bola, pois não acredito numa reversão tão absurda dos direitos a ponto de cercearem tudo.

Tem quem acredite. Osmar Brito, candidato a prefeito pelo PCO publica um longo texto e nele diz dos preparativos e exercícios dos militares para no dia 3/5, no exato momento em que Lula for depor um Curitiba, o Golpe no Golpe ocorrerá e fecharão tudo, as luzes serão todas apagadas. Será possível? O texto do Osmar está aqui: https://www.facebook.com/osmarpereirabrito.brito/posts/1649341561744386. Pode ser loucura, paranoia absoluta, mas vivemos tempos onde tudo é possível. E não descarto isso tudo estar realmente em curso, pois até bem pouco tempo isentava a Odebrecht de tamanha culpa, depositando-a toda na classe política e na presunção de que, já que não existe mais obra pública no país sem corrupção e as tais porcentagens aos políticos de plantão, seriam esses os culpados de tudo e empresas como a famosa construtora, meros instrumentos destes para chegar ao objetivo de depenarem tudo o que vem pela frente. Ao tomar conhecimento de que, até indígenas os caras pagaram para conseguir intentos devastadores e da manipulação televisiva com o deputado candidato evangélico na última eleição presidencial, vejo que são tão piores quanto. Poucos, mas muito poucos se salvam.

E daí chego ao cara do mercado, quando tento argumentar da existência de um lado mais palatável e ele me sai com a pergunta que intitula este texto. Saio do encontro e me pergunto: existiriam ainda os honestos nessa jogatina toda? Não sei mais. Sei uma coisa bem simples e disso não abro mão, os próprios julgadores e investigadores também estão no meio desse balaio todo. Onde estaria mesmo a honestidade? E quando tudo perde a credibilidade, tudo é nivelado por baixo, tudo perde o sentido e diante do vale tudo diante de nossos olhos, até o Golpe dentro do próprio Golpe é dado como solução palatável. Quando todos estão, de certa forma envolvidos, o que fazer? Agora mesmo, dois amigos discutiam a posição do PHA – Paulo Henrique Amorim, confesso defensor de Lula e querendo capitular, ou seja, já o criticando pela nova denúncia obradechiana. Vejam a fala do comunicador televisivo: https://www.youtube.com/watch?v=UAr7vUW0G2k. E agora, iremos acreditar em quem? É verdade? É armação? É tudo para que não concorra novamente na próxima eleição? Nada do que vejo acontecer me faz deixar de acreditar numa pá de coisas, uma delas é a completa falência do modelo capitalista, onde o roubo é institucionalizado, uns ganham muito e a maioria pena, capina e come grama. Como se dará essa renovação sonhada ainda não a tenho bem formatada, pois as peças neste tabuleiro se movimentam muito rapidamente, mas nem por isso deixo de crer. Só com um Governo onde a grande massa é verdadeiramente atendida em seus anseios, pleitos e tenha garantia de direitos, o novo poderá despontar e vicejar. Acredito nisso e por isso continuo na lida, escrevendo, publicando e pondo a cara para bater. Portanto, acredito sim, nessas coisas todas, mas não da forma como ocorre hoje. Entenderam? Vamos conversar mais a respeito.

Nenhum comentário: