quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

BAURU POR AÍ (161)


PRA MORRER BASTA ESTAR VIVO – DOIS QUE SE VÃO E UMA FATALIDADE NUM SINAL
“A morte do Prof. João Fernando Marar, dedicado pesquisador do PPG-MIT/UNESP, deixou-me muito triste. A vida é frágil e breve!”, professor Dino Magnoni. Outro que se pronunciou foi Antonio Pedroso Junior e desta forma: “Com pesar, recebi a notícia do falecimento do nosso querido Presidente do Diretório do PSB, amigo Dr Fernando Marar. Seu corpo foi encontrado pelo filho no apartamento em São Paulo hoje. Acredita se que tenha vindo a óbito no domingo. Quando tiver confirmação do translado e detalhes do velório, volto a informar os amigos. Sinto-me triste e desolado”. Marar é conhecido desde os tempos de moleque pelas ruas bauruenses e depois, já crescidos das conversas e afinidades. Quando Pedroso me disse da forma como foi encontrado pelo filho, lembrei de imediato do escritor João Antonio, sendo também encontrado muitos dias depois, tendo ambos morrido sozinhos, sem poder contar com a ajuda de ninguém.

Sarah Fernandes é mais que batalhadora. Soube cavar seu espaço, respeito e consideração de imensa legião de admiradores, dentre os quais me incluo. Cabeleireira de quatro costados e carnavalesca de primeira ordem, pioneira moradora do Mary Dota e musa do bloco do Tomate anos atrás. Baluarte a ser reverenciada na cidade. Dias atrás postei sobre o muso desse ano do Tomate, cito seu nome e ela me responde: “Pra mim foi uma honra participar pena que eu estava dodói”. Estava mesmo, desfilou da praça até a Primeiro de Agosto, quando a coloquei num táxi. Ainda respondi a ela no post: “Venha de novo este ano, sempre muito bem vinda. Musa uma vez, para nós, sempre musa”. Hoje pela manhã é levada ao PS do bairro onde vive, após um infarto e ali falece, para tristeza de todos nós. É dessas pessoas que fazem danada de falta, pois resolveu não viver como manada e sim, como condutora de boiada.

E hoje pela manhã, com essas tristes notícias na cabeça, cruzo a Rodrigues com a Ezequiel, malabaristas na esquina fazem suas evoluções, adentro a Secretaria Municipal de Cultura para protocolar um documento e de lá ouço um estrondo. As luzes se apagam, sinais de trânsito não mais funcionam e o estouro, numa dessas fatalidades da vida, provocado por um dos malabaristas quando joga sua peça para cima, garoando naquele momento e ela bate nos fios de eletricidade, que se juntam e provoca o curto. Um motociclista que passava justamente naquele momento, sofre ferimentos, mas nada grave, porém na região central da cidade tudo apagado, breu total. Por pouco, causado por algo mais do que inesperado, um acidente maior. Entre mortos e feridos, vida que segue, pois nada pior do que a perda de pessoas e quando tudo não passou de despesas materiais, toquemos o barco, nesses tempos de ventos surreais, nada altaneiros. Isso me faz viver cada vez mais a vida intensamente, pois de uma hora pra outra, tudo pode se esvair num piscar de olhos. Continuamos tristes, mas vivos e caminhando de uma forma e jeito bem nossa, usufruindo de cada momento tudo o que de melhor possa existir. Viver é isso, até o fim, sem carolismo e cabeça baixa.

OBS.: As fotos da Sarah e do Marar são minhas, a dela no coreto da praça num dia que me disse sobre aquele local: "Ah, se esse praça falasse e revelasse tudo o que sabe e que já fiz por aqui" e a dele na Feira do Rolo, onde nos encontrávamos sempre em busca de livros e papos, conversas muito além da seriedade da vida. Nós todos, eu e eles dois, felizmente somos rueiros e gastamos muitas solas de sapatos pela aí. Seguindo até não se sabe quando...

OUTRA COISA
ESTAVA DANDO UNS BORDEJOS PELA AÍ, QUANDO...
Descia a Nações, lá pelos lados do CEASA, chovia e ao parar no sinal, perto daquele posto de combustível Elefantinho, alguém buzinava insistentemente ao meu lado. Olhei e vi uma mulher me pedindo para abrir o vidro. Pensei ter acontecido algo e ela querendo me avisar. Abro e ela abre um baita sorriso e me pergunta: "Onde mandou fazer esse adesivo? Queria um igual". Nos molhamos, pois a chuva pegava a ambos, mas lhe disse que fui eu mesmo quem fiz. Expliquei ter achado a ilustração pelas redes sociais, imprimi em casa, cortei no tamanho adequado, juntei um pedaço de contact transparente por detrás e colei no vidro traseiro. Sorriu já com o rosto molhado, antes do sinal abrir e cada um seguir seu caminho, ainda deu tempo de me dizer: "Vou fazer um igual e se me encontrar de novo vai ver, seremos dois com o mesmo adesivo". Seguimos a descida das Nações e lá embaixo antes de nos perdermos de vista, nos buzinamos e adentramos a selva de pedra.

Nenhum comentário: